Calvin and Hobbes by Bill WattersonDisponível em:https://www.gocomics.com/calvinandhobbes/1986/09/16. Acesso em 20 de jul. 2018.31 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) From the cartoon, we can assume that
(A) Calvin is a 6 year-old-boy who doesn’t have time to do his homework.
(B) Calvin is a misbehaving boy who doesn’t do his homework.
(C) Hobbes likes doing Calvin’s homework.
(D) Calvin did a lot of things this summer.
(E) Calvin is excited about doing homework.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:From the cartoon, we can assume thatDo cartoon, podemos afirmar que(A) Calvin is a 6 year-old-boy who doesn’t have time to do his homework.Calvin é um garoto de 6 anos que não tem tempo para fazer sua lição de casa.(B) Calvin is a misbehaving boy who doesn’t do his homework.Calvin é um garoto malcomportado que não faz sua lição de casa.(C) Hobbes likes doing Calvin’s homework.Hobbes gosta de fazer a lição de casa de Calvin.(D) Calvin did a lot of things this summer.Calvin fez muitas coisas neste verão.(E) Calvin is excited about doing homework.Calvin está animado para fazer a lição de casa.
32 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) Hobbes can’t succeed in writing the paragraph because
(A) Calvin did lots of activities during his vacation.
(B) He doesn’t know how to write.
(C) All Calvin did was watching TV this summer.
(D) He has to go to work.
(E) He doesn’t have enough time.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:Hobbes can’t succeed in writing the paragraph becauseHobbes não consegue escrever o parágrafo porque(A) Calvin did lots of activities during his vacation.Calvin fez muitas atividades durante suas férias.(B) He doesn’t know how to write.Ele não sabe escrever.(C) All Calvin did was watching TV this summer.Tudo o que Calvin fez foi assistir TV neste verão.(D) He has to go to work.Ele tem que ir trabalhar.(E) He doesn’t have enough time.Ele não tem tempo suficiente.
33 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) How’s it coming could be replaced in this context by
(A) How is it going?
(B) How far are you?
(C) Are you on the right pace?
(D) Could you go faster?
(E) So what?
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:"How’s it coming" poderia ser substituído neste contexto por(A) How is it going?Como vai?(B) How far are you?Quão longe você está?(C) Are you on the right pace?Você está no ritmo certo?(D) Could you go faster?Você poderia ir mais rápido?(E) So what?E daí?
34 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) What can’t Calvin believe?
(A) Summer is over.
(B) He has to do homework.
(C) He will never write.
(D) He has no homework.
(E) Hobbies is not done writng the paragraph.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:What can’t Calvin believe?No que Calvin não consegue acreditar?(A) Summer is over.O verão acabou.(B) He has to do homework.Ele tem que fazer o dever de casa.(C) He will never write.Ele nunca vai escrever.(D) He has no homework.Ele não tem dever de casa.(E) Hobbies is not done writng the paragraph.Hobbies não terminou de escrever o parágrafo.
35 – (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)Calvin and Hobbes by Bill Watterson(Disponível em http://www.gocomics.com/canvinandhobbes/2012/05/21. Acessado 19/09/2012.)(a) O que Calvin, o menino da tirinha acima, pretende fazer quando crescer?(b) Indique duas razões pelas quais Calvin pretende agir desse modo. 👍 Comentários e Gabarito
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:(a) O que Calvin, o menino da tirinha acima, pretende fazer quando crescer?>> Calvin não vai ler jornal, não vai acompanhar questões complexas e nem vai votar, conforme no 1º quadrinho.(b) Indique duas razões pelas quais Calvin pretende agir desse modo.>> RAZÃO 1: Calvin 'poderá reclamar que o governo não o representa' e ainda, quando tudo estiver arruinado, ele dirá que 'o sistema não funciona', justificando desse modo, sua falta de participação.>> RAZÃO 2: É muito mais divertido culpar as coisas do que consertá-las.>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:- CALVIN:
- When I grew up, I'm not going to read the newspaper and I'm not going to follow complex issues and I'm not going to vote.
- Quando eu crescer, não vou ler jornal, não vou acompanhar questões complexas e não vou votar.
- That way I can complain that the government doesn't represent me.
- Dessa forma posso reclamar que o governo não me representa.
- Then when everything goes down the tubes, I can say the system doesn't work and justify my further lack of participation.
- Então, quando tudo estiver arruinado, posso dizer que o sistema não funciona e justificar minha falta de participação.
- HOBBES:
- an ingeniously self-fulfilling plan.
- Um plano engenhosamente auto-realizável.
- CALVIN:
- It's a lot more fun to blame things than to fix them.
- É muito mais divertido culpar as coisas do que consertá-las.
❑ INSTRUÇÃO: As questões de 36 a 39 referem-se à tirinha a seguir.Calvin and Hobbes by Bill Wattersonnezhavu.files.wordpress.com>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:[Calvin, your mom and I looked over your report card and we think you could be pointed better. But I don't like school. Why not? You like to read and you like to learn. I know you do. I mean, you've read every dinosaur book ever written, and you've learned a lot, right? Reading and learning are fun. Yeah. So why you don't you like school? We don't read about dinosaur.]- CALVIN'S DAD:
- "Calvin, your mom and I looked over your report card and we think you could be pointed better."
- Calvin, sua mãe e eu examinamos seu boletim e achamos que você poderia ser melhor apontado.
- CALVIN:
- "But I don't like school."
- Mas eu não gosto da escola.
- CALVIN'S DAD:
- "Why not? You like to read and you like to learn. I know you do."
- Por que não? Você gosta de ler e gosta de aprender. Eu sei que você faz.
- "I mean, you've read every dinosaur book ever written, and you've learned a lot, right? Reading and learning are fun."
- Quero dizer, você leu todos os livros de dinossauros já escritos e aprendeu muito, certo? Ler e aprender são divertidos.
- CALVIN:
- Yeah.
- Sim.
- CALVIN'S DAD:
- "So why you don't you like school?"
- Então, por que você não gosta da escola?.
- CALVIN:
- "We don't read about dinosaur." – Agente não ler sobre dinossauros.
>> IDEIA CONTEXTUAL:- O pai diz ao Calvin que ele e a mãe examinaram o seu boletim escolar e acham que ele poderia fazer melhor.
- Calvin diz que não gosta da escola.
- O pai explica que o Calvin gosta de ler e de aprender. Sabe que Calvin leu todos os livros sobre dinossauros já escritos e aprendeu muito. Diz que ler e aprender são divertidos.
- O pai pergunta-lhe então porque é que ele não gosta da escola.
- Calvin explicita que na escola não se lê sobre dinossauros.
- Em outras palavras, o que o Calvin quis dizer é que a escola não ensina o que os alunos querem realmente aprender.
36 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO) Na tirinha, Calvin e seu pai conversam sobre um assunto importante.Com base no primeiro quadrinho, indique o que motivou essa conversa. Identifique, ainda, os referentes do pronome we no primeiro e no último quadrinho, respectivamente.
RESPOSTAS
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:a) Motivo da conversa:
- As notas do boletim de Calvin.
b) referentes do pronome WE:
- 1º quadrinho: WE → Os pais de Calvin.
- 4º quadrinho: WE → Calvin mais os colegas de turma.
37 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)- Why not? You like to read and you like to learn. I know you do. (2º quadrinho)
Explicite o que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima. Em seguida, retire do texto, em inglês, a frase substituída por do.
RESPOSTAS
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:a) O que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima:- O porquê de Calvin não gostar de escola.
b) Em inglês, a frase substituída por do.:
- You like to read and you like to learn.
38 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)- I mean, you've read every dinosaur book ever written, (3º quadrinho)
Com base nesse trecho da fala do pai, aponte a função da expressão sublinhada e transcreva, em inglês, as duas palavras que indicam ênfase.
👍 RESPOSTAS
TÓPICO - EXPRESSÃO DE ESCLARECIMENTO "I MEAN":a) A função da expressão "I mean":
- Introduzir um esclarecimento.
b) Duas palavras que indicam ênfase:
- every
- ever
39 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO) No último quadrinho, Calvin esclarece a dúvida de seu pai. O mesmo quadrinho também traz implícita uma crítica à escola.Identifique o esclarecimento apresentado por Calvin e explicite, também, a crítica relacionada à escola.
👍 RESPOSTAS
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:a) O esclarecimento:- Não se lê sobre dinossauros na escola.
b) A crítica:
- A escola não ensina o que os alunos querem REALMENTE aprender.
40 – (UEMG-VESTIBULAR-2024)
Calvin and Hobbes by Bill WattersonNa tirinha acima o pai de Calvin usa a palavra “boring” como um adjetivo.
Nas frases, a palavra BORING também está sendo usada como adjetivo com exceção em:
(A) Boring games to some are extremely exciting to others.(B) All these lectures are boring everyone in this auditorium.(C) You may think that a weekend playing golf would be boring, but I assure you that the game will surprise you.(D) That was definitely the most boring book I have ever read!
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - ADJETIVOS COM "ING" descrevem coisas que induzem (provocam) sentimento:- And when they're not boring, they're preachy.
- E quando não são chatos, são moralistas.
- "BORING" (ADJECTIVE) - not interesting; making you feel tired and impatient. - algo chato, entediante, sem graça, maçante.
Nas frases, a palavra BORING também está sendo usada como adjetivo com exceção em:
(A) Boring games to some are extremely exciting to others. (ADJECTIVE) Jogos chatos para alguns são extremamente emocionantes para outros.(B) All these lectures are boring everyone in this auditorium.(PRESENT PARTICIPLE)Todas essas palestras estão entediando todo mundo neste auditório.- "PRESENT CONTINOUOS"= be + Present Participle.
(C) You may think that a weekend playing golf would be boring, but I assure you that the game will surprise you.(ADJECTIVE)Você pode pensar que um fim de semana jogando golfe seria chato, mas eu lhe asseguro que o jogo irá surpreendê-lo.(D) That was definitely the most boring book I have ever read!(ADJECTIVE)Esse foi definitivamente o livro mais chato que eu já li!
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:- Calvin’s Dad:
- How can you stand these cartoons?
- Como você consegue suportar esses desenhos animados?
- They're just half-hour commercials for toys. And when they're not boring, they're preachy.
- Eles são apenas comerciais de meia hora para brinquedos. E quando não são chatos, são moralistas.
- And these characters don't even move. They just stand around blinking! What kind of cartoon is that?
- E esses personagens nem se movem. Eles só ficam parados piscando! Que tipo de desenho animado é esse?
- CALVIN:
- Meet, my Dad, the Gene Siskel of Saturday morning TV.
- Conheça meu pai, o Gene Siskel da TV de sábado de manhã.
>> ADJETIVOS COM "-ING"(INDUZEM UM SENTIMENTO)- Por exemplo, você pode assistir a um BORING MOVIE (filme entediante) ou conversar com a sua INTERESTING FRIEND (amiga interessante). Você também pode ter um EXCITING DAY (dia empolgante) ou ouvir uma música que é ANNOYING (irritante).
- The movie is boring. O filme é chato.
>> ADJETIVOS COM "-ED" (DESCREVEM UM ESTADO EMOCIONAL)- The movie is boring, so you feel bored.
- O filme é chato, então você se sente entediado.
- This is an exciting soccer game, so Eddy is very excited.
- Este é um jogo de futebol emocionante, então Eddy está muito animado.
❑ TEXTO: (questões 71 e 72)
71 – (UPE-UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-VESTIBULAR-2015) Na última fala do personagem Calvin (3º balão), percebe-se uma intertextualidade com
a) um conhecido provérbio de conotação religiosa.b) um verso de um poema consagrado na literatura mundial.c) uma conhecida frase de um político contemporâneo.d) uma mensagem (ou moral) de uma fábula clássica.e) um grito de guerra de um estrategista histórico.
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:Na última fala do personagem Calvin (3º balão), percebe-se uma intertextualidade com
a) um conhecido provérbio de conotação religiosa.b) um verso de um poema consagrado na literatura mundial.c) uma conhecida frase de um político contemporâneo.d) uma mensagem (ou moral) de uma fábula clássica.e) um grito de guerra de um estrategista histórico.
>> TRADUÇÃO-TIRINHA:- CALVIN:
- You can't trust a girl to do anything right! We go to all this trouble to lure Susie into a trap, and she doesn't show up!
- Você não pode confiar que uma garota faça algo certo! Nós nos damos ao trabalho de atrair Susie para uma armadilha, e ela não aparece!
- As soon as I find out where she is, I'll get Hobbes and the water balloons and we'll let her have it!
- Assim que eu descobrir onde ela está, vou pegar o Hobbes e os balões de água e vamos deixá-la ficar com ele!
- If she won't come to the ambush, we'll bring the ambush to her..
- Se ela não vier para a emboscada, nós levaremos a emboscada até ela..
- SUSIE:
- Five ... four ... three ... two ...
- Cinco... quatro... três... dois...
72 – (UPE-UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-VESTIBULAR-2015)- Os phrasal verbs ‘show up’ (1º balão) e ‘find out’ (2º balão)
são importantes para se compreenderem
os “objetivos” de Calvin na situação acima.Eles significam, respectivamente,
(A) apresentar-se – enganar.(B) aparecer / vir – encontrar.(C) desistir – pegar.(D) aparecer / vir – pagar.(E) cumprir – vingar-se.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - "TO SHOW UP", "TO FIND OUT" :- Os phrasal verbs ‘show up’ (1º balão) e ‘find out’ (2º balão)
são importantes para se compreenderem os “objetivos” de Calvin na situação acima.Eles significam, respectivamente,
(A) apresentar-se – enganar.(B) aparecer / vir – encontrar.(C) desistir – pegar.(D) aparecer / vir – pagar.(E) cumprir – vingar-se.
73 – (UNISUL-2016-PM/BIGUAÇU/SC-PROFESSOR) Based on this comic strip, it is possible to infer
that:Calvin and Hobbes by Bill Watterson(A) Calvin didn’t pay attention to the class he was
attending.(B) Calvin is very amused because the clock makes a
funny noise.(C) Calvin is happy because he has just learnt how
to read.(D) Calvin thought the class was very important.(E) Calvin lost track of time and forgot the time of
the bus.
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & EFEITO DE COMICIDADE:(A) Calvin didn't pay attention to the class he was attending.Calvin não prestou atenção na aula que estava assistindo.(B) Calvin is very amused because the clock makes a funny noise.Calvin está muito entretido porque o relógio faz um barulho engraçado.(C) Calvin is happy because he has just learnt how to read.Calvin está feliz porque acabou de aprender a ler.(D) Calvin thought the class was very important.Calvin achou a aula muito importante.(E) Calvin lost track of time and forgot the time of the bus.Calvin perdeu a noção do tempo e esqueceu o horário do ônibus.
>> TRADUÇÃO:- Look! It's almost 11 o'clock!
- Olha! São quase 11 horas!
- Wow! the last two hours really flew by!
- Uau! As últimas duas horas realmente passaram voando!
- I hope the teacher didn't say anything important.
- Espero que o professor não tenha dito nada importante.
>> MENSAGEM IMPLÍCITA NA TIRINHA:- Calvin não prestou atenção na aula que estava assistindo.
>> "LOST TRACK OF TIME" - perdeu a noção do tempo.- I just lost all track of time. - Eu simplesmente perdi a noção do tempo. (www.ldoceonline.com)
74 – (UNISUL-2016-PM/BIGUAÇU/SC-PROFESSOR) What is the infinitive form of the phrasal verb "flew by" that appears in the second box of the comic strip above.
(A) Flight by.(B) Fly by.(C) Flown by.(D) Fight by.(E) Flaw by.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - TO FLY BY (fly by - flew by - flown by) :What is the infinitive form of the phrasal verb "flew by" that appears in the second box of the comic strip above.
(A) Flight by.(B) Fly by.(C) Flown by.(D) Fight by.(E) Flaw by.
75 – (UERR–VESTIBULAR–2021) Examine a tira Calvin and Hobbes, de Bill Watterson.
- (www.gocomics.com)
O tema central da tira é a
(A) admiração.(B) perseverança.(C) cumplicidade.(D) nostalgia.(E) procrastinação.
Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO :O tema central da tira é a(A) admiração. (B) perseverança.(C) cumplicidade.(D) nostalgia.(E) procrastinação. (é o ato de adiar ou atrasar uma tarefa, compromisso ou atividade. É uma ação consciente, sabendo que isso pode gerar impactos negativos no futuro. )
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:Do you have an idea for your story yet? No, I'm waiting for inspiration. You can't just turn on creativity like a faucet. You have to be in the right mood. What mood is that? Last-minute panic.- HOBBES:
- Do you have an idea for your story yet?
- Já tens uma ideia para a sua história?
- CALVIN:
- No, I'm waiting for inspiration.
- Não, estou à espera de inspiração.
- You can't just turn on creativity like a faucet. You have to be in the right mood.
- Não pode simplesmente abrir a criatividade como uma torneira. Tem que estar de bom humor.
- HOBBES:
- What mood is that?
- Que humor é este?
- CALVIN:
- Last-minute panic.
- Pânico de última hora.
>> EFEITO DE HUMOR DA TIRINHA:- Calvin viaja no tempo em vez de escrever uma história para o seu jornal. O efeito de humor está presente na resposta de Calvin: "NÃO SE PODE ABRIR A CRIATIVIDADE COMO UMA TORNEIRA. PORQUE TEM QUE ESTAR NO HUMOR CERTO."
- Na verdade Calvin está procrastinando a sua tarefa.
76 – (UFRGS-VESTIBULAR-2012) Select the correct alternative to fill the gap in panel 1.
(A) At the time.(B) No yet.(C) No longer.(D) Just now.(E) Right now.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:Select the correct alternative to fill the gap in panel 1.Selecione a alternativa correta para preencher a lacuna no painel 1.(A) At the time.Na época.(B) No yet.Ainda não.(C) No longer.Não mais.(D) Just now.Agora mesmo.(E) Right now.Agora mesmo.>> TRADUÇÃO:- CALVIN:
- See any UFOS?
- Viu algum OVNI?
- CALVIN:
- See any UFOS?
- Viu algum OVNI?
77 – (UFRGS-VESTIBULAR-2012) According to the comic strip, Calvin
(A) says that his parents are shaking with fright.(B) watches the stars during the night.(C) makes his friend Hobbes very worried about him.(D) has the courage to confront some UFOs.(E) expects to find an unidentified flying object.
👍 Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:According to the comic strip, CalvinDe acordo com a história em quadrinhos, Calvin(A) says that his parents are shaking with fright.diz que seus pais estão tremendo de medo.(B) watches the stars during the night.observa as estrelas durante a noite.(C) makes his friend Hobbes very worried about him.deixa seu amigo Hobbes muito preocupado com ele.(D) has the courage to confront some UFOs.tem coragem de confrontar alguns OVNIs.(E) expects to find an unidentified flying object.espera encontrar um objeto voador não identificado.
78 – (UFRGS-VESTIBULAR-2012) The best translation for sooner or later (panel 2) is
(A) antes tarde do que nunca.(B) logo cedo ou mais tarde.(C) mais cedo ou mais tarde.(D) o mais cedo possível.(E) quanto mais cedo melhor.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:The best translation for sooner or later (panel 2) is(A) antes tarde do que nunca.>> "BETTER LATE THAN NEVER".(B) logo cedo ou mais tarde.(C) mais cedo ou mais tarde.>> "SOONER OR LATER".(D) o mais cedo possível.>> "AS SOON AS POSSIBLE".(E) quanto mais cedo melhor.>> "THE SOONER THE BETTER".
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
Disponível em:https://www.gocomics.com/
calvinandhobbes/1986/09/16. Acesso em 20 de jul. 2018.
31 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) From the cartoon, we can assume that
(A) Calvin is a 6 year-old-boy who doesn’t have time to do his homework.
(B) Calvin is a misbehaving boy who doesn’t do his homework.
(C) Hobbes likes doing Calvin’s homework.
(D) Calvin did a lot of things this summer.
(E) Calvin is excited about doing homework.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
From the cartoon, we can assume that
Do cartoon, podemos afirmar que
(A) Calvin is a 6 year-old-boy who doesn’t have time to do his homework.
Calvin é um garoto de 6 anos que não tem tempo para fazer sua lição de casa.
(B) Calvin is a misbehaving boy who doesn’t do his homework.
Calvin é um garoto malcomportado que não faz sua lição de casa.
(C) Hobbes likes doing Calvin’s homework.
Hobbes gosta de fazer a lição de casa de Calvin.
(D) Calvin did a lot of things this summer.
Calvin fez muitas coisas neste verão.
(E) Calvin is excited about doing homework.
Calvin está animado para fazer a lição de casa.
32 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) Hobbes can’t succeed in writing the paragraph because
(A) Calvin did lots of activities during his vacation.
(B) He doesn’t know how to write.
(C) All Calvin did was watching TV this summer.
(D) He has to go to work.
(E) He doesn’t have enough time.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
Hobbes can’t succeed in writing the paragraph because
Hobbes não consegue escrever o parágrafo porque
(A) Calvin did lots of activities during his vacation.
Calvin fez muitas atividades durante suas férias.
(B) He doesn’t know how to write.
Ele não sabe escrever.
(C) All Calvin did was watching TV this summer.
Tudo o que Calvin fez foi assistir TV neste verão.
(D) He has to go to work.
Ele tem que ir trabalhar.
(E) He doesn’t have enough time.
Ele não tem tempo suficiente.
33 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) How’s it coming could be replaced in this context by
(A) How is it going?
(B) How far are you?
(C) Are you on the right pace?
(D) Could you go faster?
(E) So what?
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
"How’s it coming" poderia ser substituído neste contexto por
(A) How is it going?
Como vai?
(B) How far are you?
Quão longe você está?
(C) Are you on the right pace?
Você está no ritmo certo?
(D) Could you go faster?
Você poderia ir mais rápido?
(E) So what?
E daí?
34 – (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-VESTIBULAR-2019) What can’t Calvin believe?
(A) Summer is over.
(B) He has to do homework.
(C) He will never write.
(D) He has no homework.
(E) Hobbies is not done writng the paragraph.
What can’t Calvin believe?
No que Calvin não consegue acreditar?
(A) Summer is over.
O verão acabou.
(B) He has to do homework.
Ele tem que fazer o dever de casa.
(C) He will never write.
Ele nunca vai escrever.
(D) He has no homework.
Ele não tem dever de casa.
(E) Hobbies is not done writng the paragraph.
Hobbies não terminou de escrever o parágrafo.
35 – (UNICAMP-SP-2013-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
(Disponível em http://www.gocomics.com/
canvinandhobbes/2012/05/21. Acessado 19/09/2012.)
(a) O que Calvin, o menino da tirinha acima, pretende fazer quando crescer?
(b) Indique duas razões pelas quais Calvin pretende agir desse modo.
👍 Comentários e Gabarito (a) O que Calvin, o menino da tirinha acima, pretende fazer quando crescer?
>> Calvin não vai ler jornal, não vai acompanhar questões complexas e nem vai votar, conforme no 1º quadrinho.
(b) Indique duas razões pelas quais Calvin pretende agir desse modo.
>> RAZÃO 1: Calvin 'poderá reclamar que o governo não o representa' e ainda, quando tudo estiver arruinado, ele dirá que 'o sistema não funciona', justificando desse modo, sua falta de participação.
>> RAZÃO 2: É muito mais divertido culpar as coisas do que consertá-las.
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
- CALVIN:
- When I grew up, I'm not going to read the newspaper and I'm not going to follow complex issues and I'm not going to vote.
- Quando eu crescer, não vou ler jornal, não vou acompanhar questões complexas e não vou votar.
- That way I can complain that the government doesn't represent me.
- Dessa forma posso reclamar que o governo não me representa.
- Then when everything goes down the tubes, I can say the system doesn't work and justify my further lack of participation.
- Então, quando tudo estiver arruinado, posso dizer que o sistema não funciona e justificar minha falta de participação.
- HOBBES:
- an ingeniously self-fulfilling plan.
- Um plano engenhosamente auto-realizável.
- CALVIN:
- It's a lot more fun to blame things than to fix them.
- É muito mais divertido culpar as coisas do que consertá-las.
❑ INSTRUÇÃO: As questões de 36 a 39 referem-se à tirinha a seguir.
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
nezhavu.files.wordpress.com
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
[Calvin, your mom and I looked over your report card and we think you could be pointed better. But I don't like school. Why not? You like to read and you like to learn. I know you do. I mean, you've read every dinosaur book ever written, and you've learned a lot, right? Reading and learning are fun. Yeah. So why you don't you like school? We don't read about dinosaur.]
- CALVIN'S DAD:
- "Calvin, your mom and I looked over your report card and we think you could be pointed better."
- Calvin, sua mãe e eu examinamos seu boletim e achamos que você poderia ser melhor apontado.
- CALVIN:
- "But I don't like school."
- Mas eu não gosto da escola.
- CALVIN'S DAD:
- "Why not? You like to read and you like to learn. I know you do."
- Por que não? Você gosta de ler e gosta de aprender. Eu sei que você faz.
- "I mean, you've read every dinosaur book ever written, and you've learned a lot, right? Reading and learning are fun."
- Quero dizer, você leu todos os livros de dinossauros já escritos e aprendeu muito, certo? Ler e aprender são divertidos.
- CALVIN:
- Yeah.
- Sim.
- CALVIN'S DAD:
- "So why you don't you like school?"
- Então, por que você não gosta da escola?.
- CALVIN:
- "We don't read about dinosaur." – Agente não ler sobre dinossauros.
>> IDEIA CONTEXTUAL:
- O pai diz ao Calvin que ele e a mãe examinaram o seu boletim escolar e acham que ele poderia fazer melhor.
- Calvin diz que não gosta da escola.
- O pai explica que o Calvin gosta de ler e de aprender. Sabe que Calvin leu todos os livros sobre dinossauros já escritos e aprendeu muito. Diz que ler e aprender são divertidos.
- O pai pergunta-lhe então porque é que ele não gosta da escola.
- Calvin explicita que na escola não se lê sobre dinossauros.
- Em outras palavras, o que o Calvin quis dizer é que a escola não ensina o que os alunos querem realmente aprender.
36 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO) Na tirinha, Calvin e seu pai conversam sobre um assunto importante.
Com base no primeiro quadrinho, indique o que motivou essa conversa. Identifique, ainda, os referentes do pronome we no primeiro e no último quadrinho, respectivamente.
RESPOSTAS
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
a) Motivo da conversa:
- As notas do boletim de Calvin.
- 1º quadrinho: WE → Os pais de Calvin.
- 4º quadrinho: WE → Calvin mais os colegas de turma.
37 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
- Why not? You like to read and you like to learn. I know you do. (2º quadrinho)
Explicite o que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima. Em seguida, retire do texto, em inglês, a frase substituída por do.
RESPOSTAS
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
a) O que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima:
- O porquê de Calvin não gostar de escola.
- You like to read and you like to learn.
38 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
- I mean, you've read every dinosaur book ever written, (3º quadrinho)
Com base nesse trecho da fala do pai, aponte a função da expressão sublinhada e transcreva, em inglês, as duas palavras que indicam ênfase.
👍 RESPOSTAS
TÓPICO - EXPRESSÃO DE ESCLARECIMENTO "I MEAN":
a) A função da expressão "I mean":
- Introduzir um esclarecimento.
- every
- ever
39 – (UERJ-2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO) No último quadrinho, Calvin esclarece a dúvida de seu pai. O mesmo quadrinho também traz implícita uma crítica à escola.
Identifique o esclarecimento apresentado por Calvin e explicite, também, a crítica relacionada à escola.
👍 RESPOSTAS
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
a) O esclarecimento:
- Não se lê sobre dinossauros na escola.
b) A crítica:
- A escola não ensina o que os alunos querem REALMENTE aprender.
40 – (UEMG-VESTIBULAR-2024)
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
Na tirinha acima o pai de Calvin usa a palavra “boring” como um adjetivo.
Nas frases, a palavra BORING também está sendo usada como adjetivo com exceção em:
(A) Boring games to some are extremely exciting to others.
(B) All these lectures are boring everyone in this auditorium.
(C) You may think that a weekend playing golf would be boring, but I assure you that the game will surprise you.
(D) That was definitely the most boring book I have ever read!
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - ADJETIVOS COM "ING" descrevem coisas que induzem (provocam) sentimento:
- And when they're not boring, they're preachy.
- E quando não são chatos, são moralistas.
- "BORING" (ADJECTIVE) - not interesting; making you feel tired and impatient. - algo chato, entediante, sem graça, maçante.
Nas frases, a palavra BORING também está sendo usada como adjetivo com exceção em:
(A) Boring games to some are extremely exciting to others. (ADJECTIVE)
Jogos chatos para alguns são extremamente emocionantes para outros.
(B) All these lectures are boring everyone in this auditorium.(PRESENT PARTICIPLE)
Todas essas palestras estão entediando todo mundo neste auditório.
- "PRESENT CONTINOUOS"= be + Present Participle.
(C) You may think that a weekend playing golf would be boring, but I assure you that the game will surprise you.(ADJECTIVE)
Você pode pensar que um fim de semana jogando golfe seria chato, mas eu lhe asseguro que o jogo irá surpreendê-lo.
(D) That was definitely the most boring book I have ever read!(ADJECTIVE)
Esse foi definitivamente o livro mais chato que eu já li!
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
- Calvin’s Dad:
- How can you stand these cartoons?
- Como você consegue suportar esses desenhos animados?
- They're just half-hour commercials for toys. And when they're not boring, they're preachy.
- Eles são apenas comerciais de meia hora para brinquedos. E quando não são chatos, são moralistas.
- And these characters don't even move. They just stand around blinking! What kind of cartoon is that?
- E esses personagens nem se movem. Eles só ficam parados piscando! Que tipo de desenho animado é esse?
- CALVIN:
- Meet, my Dad, the Gene Siskel of Saturday morning TV.
- Conheça meu pai, o Gene Siskel da TV de sábado de manhã.
>> ADJETIVOS COM "-ING"(INDUZEM UM SENTIMENTO)
- Por exemplo, você pode assistir a um BORING MOVIE (filme entediante) ou conversar com a sua INTERESTING FRIEND (amiga interessante). Você também pode ter um EXCITING DAY (dia empolgante) ou ouvir uma música que é ANNOYING (irritante).
- The movie is boring. O filme é chato.
>> ADJETIVOS COM "-ED" (DESCREVEM UM ESTADO EMOCIONAL)
- The movie is boring, so you feel bored.
- O filme é chato, então você se sente entediado.
- This is an exciting soccer game, so Eddy is very excited.
- Este é um jogo de futebol emocionante, então Eddy está muito animado.
❑ TEXTO: (questões 71 e 72)
71 – (UPE-UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-VESTIBULAR-2015) Na última fala do personagem Calvin (3º balão), percebe-se uma intertextualidade com
a) um conhecido provérbio de conotação religiosa.
b) um verso de um poema consagrado na literatura mundial.
c) uma conhecida frase de um político contemporâneo.
d) uma mensagem (ou moral) de uma fábula clássica.
e) um grito de guerra de um estrategista histórico.
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
Na última fala do personagem Calvin (3º balão), percebe-se uma intertextualidade com
a) um conhecido provérbio de conotação religiosa.
b) um verso de um poema consagrado na literatura mundial.
c) uma conhecida frase de um político contemporâneo.
d) uma mensagem (ou moral) de uma fábula clássica.
e) um grito de guerra de um estrategista histórico.
>> TRADUÇÃO-TIRINHA:
- CALVIN:
- You can't trust a girl to do anything right! We go to all this trouble to lure Susie into a trap, and she doesn't show up!
- Você não pode confiar que uma garota faça algo certo! Nós nos damos ao trabalho de atrair Susie para uma armadilha, e ela não aparece!
- As soon as I find out where she is, I'll get Hobbes and the water balloons and we'll let her have it!
- Assim que eu descobrir onde ela está, vou pegar o Hobbes e os balões de água e vamos deixá-la ficar com ele!
- If she won't come to the ambush, we'll bring the ambush to her..
- Se ela não vier para a emboscada, nós levaremos a emboscada até ela..
- SUSIE:
- Five ... four ... three ... two ...
- Cinco... quatro... três... dois...
72 – (UPE-UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-VESTIBULAR-2015)
- Os phrasal verbs ‘show up’ (1º balão) e ‘find out’ (2º balão)
são importantes para se compreenderem
os “objetivos” de Calvin na situação acima.
Eles significam, respectivamente,
(A) apresentar-se – enganar.
(B) aparecer / vir – encontrar.
(C) desistir – pegar.
(D) aparecer / vir – pagar.
(E) cumprir – vingar-se.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - "TO SHOW UP", "TO FIND OUT" :
- Os phrasal verbs ‘show up’ (1º balão) e ‘find out’ (2º balão)
são importantes para se compreenderem os “objetivos” de Calvin na situação acima.
Eles significam, respectivamente,
(A) apresentar-se – enganar.
(B) aparecer / vir – encontrar.
(C) desistir – pegar.
(D) aparecer / vir – pagar.
(E) cumprir – vingar-se.
73 – (UNISUL-2016-PM/BIGUAÇU/SC-PROFESSOR) Based on this comic strip, it is possible to infer
that:
Calvin and Hobbes by Bill Watterson
(A) Calvin didn’t pay attention to the class he was
attending.
(B) Calvin is very amused because the clock makes a
funny noise.
(C) Calvin is happy because he has just learnt how
to read.
(D) Calvin thought the class was very important.
(E) Calvin lost track of time and forgot the time of
the bus.
👍 Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & EFEITO DE COMICIDADE:
(A) Calvin didn't pay attention to the class he was attending.
Calvin não prestou atenção na aula que estava assistindo.
(B) Calvin is very amused because the clock makes a funny noise.
Calvin está muito entretido porque o relógio faz um barulho engraçado.
(C) Calvin is happy because he has just learnt how to read.
Calvin está feliz porque acabou de aprender a ler.
(D) Calvin thought the class was very important.
Calvin achou a aula muito importante.
(E) Calvin lost track of time and forgot the time of the bus.
Calvin perdeu a noção do tempo e esqueceu o horário do ônibus.
>> TRADUÇÃO:
- Look! It's almost 11 o'clock!
- Olha! São quase 11 horas!
- Wow! the last two hours really flew by!
- Uau! As últimas duas horas realmente passaram voando!
- I hope the teacher didn't say anything important.
- Espero que o professor não tenha dito nada importante.
- Calvin não prestou atenção na aula que estava assistindo.
- I just lost all track of time. - Eu simplesmente perdi a noção do tempo. (www.ldoceonline.com)
74 – (UNISUL-2016-PM/BIGUAÇU/SC-PROFESSOR) What is the infinitive form of the phrasal verb "flew by" that appears in the second box of the comic strip above.
(A) Flight by.
(B) Fly by.
(C) Flown by.
(D) Fight by.
(E) Flaw by.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - TO FLY BY (fly by - flew by - flown by) :
What is the infinitive form of the phrasal verb "flew by" that appears in the second box of the comic strip above.
(A) Flight by.
(B) Fly by.
(C) Flown by.
(D) Fight by.
(E) Flaw by.
75 – (UERR–VESTIBULAR–2021) Examine a tira Calvin and Hobbes, de Bill Watterson.
- (www.gocomics.com)
O tema central da tira é a
(A) admiração.
(B) perseverança.
(C) cumplicidade.
(D) nostalgia.
(E) procrastinação.
Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO :
O tema central da tira é a
(A) admiração.
(B) perseverança.
(C) cumplicidade.
(D) nostalgia.
(E) procrastinação. (é o ato de adiar ou atrasar uma tarefa, compromisso ou atividade. É uma ação consciente, sabendo que isso pode gerar impactos negativos no futuro. )
>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
Do you have an idea for your story yet? No, I'm waiting for inspiration. You can't just turn on creativity like a faucet. You have to be in the right mood. What mood is that? Last-minute panic.
- HOBBES:
- Do you have an idea for your story yet?
- Já tens uma ideia para a sua história?
- CALVIN:
- No, I'm waiting for inspiration.
- Não, estou à espera de inspiração.
- You can't just turn on creativity like a faucet. You have to be in the right mood.
- Não pode simplesmente abrir a criatividade como uma torneira. Tem que estar de bom humor.
- HOBBES:
- What mood is that?
- Que humor é este?
- CALVIN:
- Last-minute panic.
- Pânico de última hora.
>> EFEITO DE HUMOR DA TIRINHA:
- Calvin viaja no tempo em vez de escrever uma história para o seu jornal. O efeito de humor está presente na resposta de Calvin: "NÃO SE PODE ABRIR A CRIATIVIDADE COMO UMA TORNEIRA. PORQUE TEM QUE ESTAR NO HUMOR CERTO."
- Na verdade Calvin está procrastinando a sua tarefa.
76 – (UFRGS-VESTIBULAR-2012) Select the correct alternative to fill the gap in panel 1.
(A) At the time.
(B) No yet.
(C) No longer.
(D) Just now.
(E) Right now.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
Select the correct alternative to fill the gap in panel 1.
Selecione a alternativa correta para preencher a lacuna no painel 1.
(A) At the time.
Na época.
(B) No yet.
Ainda não.
(C) No longer.
Não mais.
(D) Just now.
Agora mesmo.
(E) Right now.
Agora mesmo.
>> TRADUÇÃO:
- CALVIN:
- See any UFOS?
- Viu algum OVNI?
- CALVIN:
- See any UFOS?
- Viu algum OVNI?
77 – (UFRGS-VESTIBULAR-2012) According to the comic strip, Calvin
(A) says that his parents are shaking with fright.
(B) watches the stars during the night.
(C) makes his friend Hobbes very worried about him.
(D) has the courage to confront some UFOs.
(E) expects to find an unidentified flying object.
👍 Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
According to the comic strip, Calvin
De acordo com a história em quadrinhos, Calvin
(A) says that his parents are shaking with fright.
diz que seus pais estão tremendo de medo.
(B) watches the stars during the night.
observa as estrelas durante a noite.
(C) makes his friend Hobbes very worried about him.
deixa seu amigo Hobbes muito preocupado com ele.
(D) has the courage to confront some UFOs.
tem coragem de confrontar alguns OVNIs.
(E) expects to find an unidentified flying object.
espera encontrar um objeto voador não identificado.
78 – (UFRGS-VESTIBULAR-2012) The best translation for sooner or later (panel 2) is
(A) antes tarde do que nunca.
(B) logo cedo ou mais tarde.
(C) mais cedo ou mais tarde.
(D) o mais cedo possível.
(E) quanto mais cedo melhor.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
The best translation for sooner or later (panel 2) is
(A) antes tarde do que nunca.
>> "BETTER LATE THAN NEVER".
(B) logo cedo ou mais tarde.
(C) mais cedo ou mais tarde.
>> "SOONER OR LATER".
(D) o mais cedo possível.
>> "AS SOON AS POSSIBLE".
(E) quanto mais cedo melhor.
>> "THE SOONER THE BETTER".
teste