❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2003-VESTIBULAR-1º SEMESTRE.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
➭ 14 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
➭ Text (1) – Television and our children | www.media-awareness.ca |
➭ Text (2) – Violence on television | www.apa.org |
❑ PROVA:
Television and our children
A televisão e os nossos filhos
How do children watch television?Children and adults watch, think about and understand television very differently. Between the ages of 2-5, children’s interest in television is growing. Many young children may have trouble following and remembering the stories.
Como é que as crianças vêem televisão?
As crianças e os adultos vêem, pensam e compreendem a televisão de forma muito diferente. Entre os 2 e os 5 anos de idade, o interesse das crianças pela televisão está aumentando. Muitas crianças pequenas podem ter dificuldade em seguir e recordar as histórias.
They are more interested in the action on
the screen than on how the story is going to end.
Before age 4 many children don’t know that commercials and programs are different and they trust
commercials.
Eles estão mais interessados na ação na tela do que em como a história vai terminar. Antes dos 4 anos, muitas crianças não sabem que os comerciais e os programas são diferentes e confiam nos comerciais.
Between the ages of 6 and 8, children’s interest in TV continues to grow. They understand and remember what they watch. Most children in this age range know that not all of what they see on the screen is real.
Eles estão mais interessados na ação na tela do que em como a história vai terminar. Antes dos 4 anos, muitas crianças não sabem que os comerciais e os programas são diferentes e confiam nos comerciais.
Between the ages of 6 and 8, children’s interest in TV continues to grow. They understand and remember what they watch. Most children in this age range know that not all of what they see on the screen is real.
Entre as idades de 6 e 8 anos, o interesse das crianças pela TV continua a crescer. Eles entendem e lembram o que assistem. A maioria das crianças nessa faixa etária sabe que nem tudo o que vê na tela é real.
They
can tell the difference between the commercials and
the programs and, by the age of 8, many children know
that the purpose of a commercial is to persuade. Still,
they watch ads with great interest.
Eles podem dizer a diferença entre os comerciais e os programas e, aos 8 anos de idade, muitas crianças sabem que o objetivo de um comercial é persuadir. Ainda assim, eles assistem aos anúncios com grande interesse.
Between the ages of 10 and 14, children’s attention to TV stops increasing and decreases into adulthood. They understand some of the persuasion techniques used in commercials and begin to turn their attention away from the TV when commercials start.
Entre os 10 e os 14 anos, a atenção das crianças à televisão pára de aumentar e diminui até à idade adulta. Compreendem algumas das técnicas de persuasão utilizadas nos anúncios e começam a desviar a atenção da televisão quando os anúncios começam.
What is the impact of television on our children? Childhood is a time of learning. Whatever children are doing, whether they are in school, talking to their parents, playing, helping with household chores or watching television, they are gathering clues to help them make sense of the world around them.
Eles podem dizer a diferença entre os comerciais e os programas e, aos 8 anos de idade, muitas crianças sabem que o objetivo de um comercial é persuadir. Ainda assim, eles assistem aos anúncios com grande interesse.
Between the ages of 10 and 14, children’s attention to TV stops increasing and decreases into adulthood. They understand some of the persuasion techniques used in commercials and begin to turn their attention away from the TV when commercials start.
Entre os 10 e os 14 anos, a atenção das crianças à televisão pára de aumentar e diminui até à idade adulta. Compreendem algumas das técnicas de persuasão utilizadas nos anúncios e começam a desviar a atenção da televisão quando os anúncios começam.
What is the impact of television on our children? Childhood is a time of learning. Whatever children are doing, whether they are in school, talking to their parents, playing, helping with household chores or watching television, they are gathering clues to help them make sense of the world around them.
Qual é o impacto da televisão em nossos filhos? A infância é uma época de aprendizado. O que quer que as crianças estejam fazendo, seja na escola, conversando com os pais, brincando, ajudando nas tarefas domésticas ou assistindo televisão, elas estão reunindo pistas para ajudá-las a entender o mundo ao seu redor.
They are
developing skills, values and thinking strategies that
they will use throughout their lives. Watching TV, children encounter a wide range of places, people, and
information that they might not meet in their communities. They are exposed to issues, ideas and values
that might not be found in their own homes.
Eles estão desenvolvendo habilidades, valores e estratégias de pensamento que usarão ao longo de suas vidas. Assistindo TV, as crianças encontram uma ampla gama de lugares, pessoas e informações que talvez não encontrem em suas comunidades. Eles são expostos a questões, ideias e valores que podem não ser encontrados em suas próprias casas.
As they try to understand the world and how it works, children draw on both real life and television experiences. The more TV they watch, the more information and ideas they take away from it.
Eles estão desenvolvendo habilidades, valores e estratégias de pensamento que usarão ao longo de suas vidas. Assistindo TV, as crianças encontram uma ampla gama de lugares, pessoas e informações que talvez não encontrem em suas comunidades. Eles são expostos a questões, ideias e valores que podem não ser encontrados em suas próprias casas.
As they try to understand the world and how it works, children draw on both real life and television experiences. The more TV they watch, the more information and ideas they take away from it.
Ao tentarem compreender o mundo e o seu funcionamento, as crianças baseiam-se tanto na vida real como nas experiências televisivas. Quanto mais vêem televisão, mais informações e ideias retiram dela.
Com base nas informações contidas no texto 1, é possível afirmar que
a) crianças entre 2 e 5 anos estão muito mais interessadas no desfecho do que na ação dos programas a que assistem na TV.
b) o interesse da criança pela TV é crescente mas, na faixa etária compreendida entre 10 e 14 anos, seu interesse pára de crescer e começa a diminuir até a idade adulta.
c) antes de completar 4 anos, a criança já é capaz de perceber, claramente, a diferença entre programas e comerciais.
d) por volta dos 8 anos, a criança já demonstra interesse particular pelos comerciais, embora não consiga identificar que o propósito deles é persuadir.
e) o interesse da criança pela TV começa a se desenvolver a partir dos 2 anos, quando já consegue acompanhar e lembrar das histórias a que assiste.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
Com base nas informações contidas no texto 1, é possível afirmar que
➭ Entre os 10 e os 14 anos, a atenção das crianças à televisão pára de aumentar e diminui até à idade adulta.
(Extraído de www.media-awareness.
ca/eng/med/home/resource/oma.htm)
👉 Questão 73 :Com base nas informações contidas no texto 1, é possível afirmar que
a) crianças entre 2 e 5 anos estão muito mais interessadas no desfecho do que na ação dos programas a que assistem na TV.
b) o interesse da criança pela TV é crescente mas, na faixa etária compreendida entre 10 e 14 anos, seu interesse pára de crescer e começa a diminuir até a idade adulta.
c) antes de completar 4 anos, a criança já é capaz de perceber, claramente, a diferença entre programas e comerciais.
d) por volta dos 8 anos, a criança já demonstra interesse particular pelos comerciais, embora não consiga identificar que o propósito deles é persuadir.
e) o interesse da criança pela TV começa a se desenvolver a partir dos 2 anos, quando já consegue acompanhar e lembrar das histórias a que assiste.
👍 Comentários e Gabarito B
Com base nas informações contidas no texto 1, é possível afirmar que
❑ o interesse da criança pela TV é crescente mas, na faixa etária compreendida entre 10 e 14 anos, seu interesse pára de crescer e começa a diminuir até a idade adulta. conforme o trecho:
➭ Between the ages of 10 and 14, children’s attention to TV stops increasing and decreases into adulthood.👉 Questão 74 :
Partindo da afirmação de que crianças e adultos assistem, encaram e entendem a TV de formas diferentes, o texto 1
a) apresenta como crianças de 2 e 14 anos gostam da TV e ressalta que, como a infância é um período de aprendizagem, quanto maior for a experiência com a TV, maior será o entendimento sobre a vida real.
b) especifica o que chama a atenção das crianças quando estas assistem à TV e afirma que, como elas estão desenvolvendo habilidades, valores e estratégias, precisam ver muitas experiências na TV.
c) apresenta o que crianças de 2 a 14 anos preferem
assistir na TV e enfatiza a importância de uma programação variada para que elas possam aprender
quais informações e idéias devem ser descartadas.
d) destaca como a TV é percebida em cada faixa etária e condena o papel que desempenha ao expor a
criança a experiências que, com certeza, jamais
poderá viver em sua casa ou comunidade.
e) apresenta como o interesse pela TV se modifica
com a idade e argumenta o papel que ela exerce
quando expõe a criança a informações, idéias e valores que a ajudam a entender o mundo real.
👍 Comentários e Gabarito E
Partindo da afirmação de que crianças e adultos assistem, encaram e entendem a TV de formas diferentes, o texto 1
❑ apresenta como o interesse pela TV se modifica com a idade e argumenta o papel que ela exerce quando expõe a criança a informações, idéias e valores que a ajudam a entender o mundo real.
❑ apresenta como o interesse pela TV se modifica com a idade e argumenta o papel que ela exerce quando expõe a criança a informações, idéias e valores que a ajudam a entender o mundo real.
➭ As they try to understand the world and how it works, children draw on both real life and television experiences. The more TV they watch, the more information and ideas they take away from it.
➭ Enquanto tentam entender o mundo e como ele funciona, as crianças se baseiam tanto na vida real quanto nas experiências da televisão. Quanto mais TV eles assistem, mais informações e ideias eles tiram dela.
no texto 1, assinale a alternativa correta para as questões de números 75 a 77.
👉 Questão 75 :
Children’s interest in TV _____ between ages of 5 and 10.
a) keeps on growing
b) kept on grow
c) is keeping in growing
d) keep
e) keeps to grow
👍 Comentários e Gabarito A
From: https://dictionary.cambridge.org
❑ SENTENÇA:
➭ Children’s interest in TV _____ between ages of 5 and 10.
➭ O interesse das crianças pela TV CONTINUA CRESCENDO entre 5 e 10 anos.
➭ Na lacuna, cabe a estrutura "keeps on growing", onde "keeps" concorda com o sujeito (3ª pessoa do singular) e é seguido de gerúndio porque o verbos "TO KEEP" ou "TO KEEP ON" são sempre seguido por verbo no gerúndio (growing).
👉 Questão 76 :
Indique a alternativa que expressa o mesmo significado de:
When children watch TV, they encounter a wide range of places, people, and information.
a) When children watch TV, a wide range of places, people, and information will be encounter.
b) When children watch TV, a wide range of places, people, and information are encountered.
c) When children watch TV, a wide range of places, people, and information is encountered.
d) When TV was watched, a wide range of places, people, and information are encountered by children.
e) A wide range of places, people, and information will be encountered when children watched TV.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - PASSIVE VOICE :
Indique a alternativa que expressa o mesmo significado de:
When children watch TV, they encounter a wide range of places, people, and information.
a) When children watch TV, a wide range of places, people, and information will be encounter.
b) When children watch TV, a wide range of places, people, and information are encountered.
c) When children watch TV, a wide range of places, people, and information is encountered.
d) When TV was watched, a wide range of places, people, and information are encountered by children.
e) A wide range of places, people, and information will be encountered when children watched TV.
👍 Comentários e Gabarito C
❑ SENTENÇA:
➭ When children watch TV, they encounter a wide range of places, people, and information.
➭ Quando as crianças assistem TV, elas encontram uma grande variedade de lugares, pessoas e informações.
❑ SENTENÇA NA VOZ PASSIVA (BE + Past Participle):
➭ When children watch TV, a wide range of places, people, and information is encountered.
➭ O verbo BE na passiva é "IS" visto que o verbo "encounter" na ativa está no Simple Present,
➭ O verbo PRINCIPAL (encounter) vai para o particípio passado "encountered" para formar gramaticalmente a estrutura na voz passiva "is encountered".
👉 Questão 77 :
Children who are exposed to TV can learn _____
ideas may be taken away from it.
a) whoever
b) whom
c) who
d) which
e) where
👍 Comentários e Gabarito D
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
Children who are exposed to TV can learn _____
ideas may be taken away from it.
a) whoever
b) whom
c) who
d) which
e) where
👍 Comentários e Gabarito D
❑ SENTENÇA:
➭ Children who are exposed to TV can learn which
ideas may be taken away from it.
ideas may be taken away from it.
➭ As crianças que estão expostas à TV podem ficar sabendo quais idéias podem ser extraídas dela.
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 2:
of seeing violence on television:
Violence on television
Violência na televisão
Psychological research has shown three major effectsof seeing violence on television:
A pesquisa psicológica mostrou três efeitos principais
de ver violência na televisão:
• Children may become less sensitive to the pain andsuffering of others.
As crianças podem tornar-se menos sensíveis à dor e ao
sofrimento dos outros.
• Children may be more fearful of the world around them.As crianças podem ter mais medo do mundo que as rodeia à sua volta.
• Children may be more likely to behave in aggressive or harmful ways toward others.As crianças podem ter maior probabilidade de se comportar de forma agressiva ou prejudicial para com os outros.
Children who watch a lot of TV are less aroused by violent scenes than are those who only watch a little; in other words, they’re less bothered by violence in general, and less likely to see anything wrong with it.
As crianças que vêem muita televisão ficam menos excitadas com cenas de violência do que as que vêem pouca; por outras palavras, ficam menos incomodadas com a violência em geral e têm menos probabilidades de ver algo de errado nela.
One example: in several studies, those who watched a violent program instead of a nonviolent one were slower to intervene or to call for help when, a little later, they saw younger children fighting or playing destructively.
Um exemplo: em vários estudos, as pessoas que viram um programa violento em vez de um programa não violento foram mais lentas a intervir ou a pedir ajuda quando, um pouco mais tarde, viram crianças mais novas a lutar ou a brincar de forma destrutiva.
Studies by George Gerbner, Ph.D., at the University of Pennsylvania, have shown that children’s TV shows contain about 20 violent acts each hour and also that children who watch a lot of television are more likely to think that the world is a mean and dangerous place.
Estudos realizados por George Gerbner, Ph.D., da Universidade da Pensilvânia, mostraram que os programas de televisão infantis contêm cerca de 20 actos violentos por hora e também que as crianças que vêem muita televisão têm maior probabilidade de pensar que o mundo é um lugar mau e perigoso.
Children often behave differently after they’ve been
watching violent programs on TV. In one study done at Pennsylvania State University, about 100 preschool
children were observed both before and after watching television; some watched cartoons that had a lot of aggressive and violent acts in them, and others watched shows that didn’t have any kind of violence.
kids who watched the violent shows and those who
watched nonviolent ones.
Estudos realizados por George Gerbner, Ph.D., da Universidade da Pensilvânia, mostraram que os programas de televisão infantis contêm cerca de 20 actos violentos por hora e também que as crianças que vêem muita televisão têm maior probabilidade de pensar que o mundo é um lugar mau e perigoso.
Children often behave differently after they’ve been
watching violent programs on TV. In one study done at Pennsylvania State University, about 100 preschool
children were observed both before and after watching television; some watched cartoons that had a lot of aggressive and violent acts in them, and others watched shows that didn’t have any kind of violence.
As crianças comportam-se muitas vezes de forma diferente depois de terem assistir a programas violentos na televisão. Num estudo realizado na Universidade Estatal da Pensilvânia, cerca de 100 crianças em idade pré-escolar foram observadas antes e depois de verem televisão crianças em idade pré-escolar foram observadas antes e depois de verem televisão; algumas viram desenhos animados que continham muitos actos agressivos e violentos e outras viram programas que não tinham qualquer tipo de violência.
The researchers noticed real differences between thekids who watched the violent shows and those who
watched nonviolent ones.
Os investigadores notaram diferenças reais entre as
crianças que viam os programas violentos e as que
assistiam a programas não violentos.
“Children who watch the violent shows, even ‘just funny’ cartoons, were more likely to hit out at their playmates, argue, disobey class rules, leave tasks unfinished, and were less willing to wait for things than those who watched the nonviolent programs,” says Aletha Huston, Ph.D., now at the University of Kansas.As crianças que vêem os programas violentos, mesmo
desenhos animados 'engraçados', eram mais susceptíveis de bater nos seus As crianças que viam programas violentos, mesmo que 'apenas engraçados', eram mais propensas a bater nos colegas, a discutir, a desobedecer às regras da turma, a deixar tarefas por acabar e estavam menos dispostas a esperar pelas coisas do que as que viam programas não violentos", diz Aletha Huston, doutorada, atualmente na Universidade do Kansas.
(Extraído de www.apa.org/pubinfo/violence.html)
👉 Questão 78 :Conforme o texto 2, pesquisas revelam que crianças
expostas à violência na TV
a) podem se tornar menos sensíveis à dor e sofrimento alheios, mais apreensivas com o mundo ao seu redor e estar mais sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
b) podem se tornar menos sensíveis à dor e sofrimento alheios, menos apreensivas com o mundo ao seu redor e estar menos sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
c) podem se tornar menos sensíveis à dor e sofrimento alheios, menos apreensivas com o mundo ao seu redor e estar mais sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
d) podem se tornar mais sensíveis à dor e sofrimento
alheios, mais apreensivas com o mundo ao seu redor e estar sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
e) podem se tornar mais sensíveis à dor e sofrimento
alheios, mais corajosas em relação ao mundo ao seu
redor e gostar mais de se comportar agressivamente com os outros.
👍 Comentários e Gabarito A
a) podem se tornar menos sensíveis à dor e sofrimento alheios, mais apreensivas com o mundo ao seu redor e estar mais sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
b) podem se tornar menos sensíveis à dor e sofrimento alheios, menos apreensivas com o mundo ao seu redor e estar menos sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
c) podem se tornar menos sensíveis à dor e sofrimento alheios, menos apreensivas com o mundo ao seu redor e estar mais sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
d) podem se tornar mais sensíveis à dor e sofrimento
alheios, mais apreensivas com o mundo ao seu redor e estar sujeitas a apresentar um comportamento agressivo em relação aos outros.
e) podem se tornar mais sensíveis à dor e sofrimento
alheios, mais corajosas em relação ao mundo ao seu
redor e gostar mais de se comportar agressivamente com os outros.
👉 Questão 79 :
Ao argumentar sobre a violência na TV, o texto 2
a) afirma que, como as crianças reagem diferentemente ao assistir a programas violentos na TV, esta não pode ser apontada como causa de agressividade infantil.
b) afirma que pesquisas psicológicas não revelam diferenças marcantes entre crianças que assistem a
programas violentos e a programas inofensivos.
c) garante que, embora programas infantis contenham 20 atos violentos por hora, eles jamais levam as crianças a ver o mundo como um lugar ruim e perigoso.
d) afirma que o hábito de assistir a programas violentos na TV faz com que as crianças se acostumem a atitudes destrutivas que passam a ser vistas por elas como normais.
e) comprova, através de pesquisas, que as crianças
que não assistem à TV não estão sujeitas à agressividade com colegas e desobediência às regras.
👍 Comentários e Gabarito A
a) afirma que, como as crianças reagem diferentemente ao assistir a programas violentos na TV, esta não pode ser apontada como causa de agressividade infantil.
b) afirma que pesquisas psicológicas não revelam diferenças marcantes entre crianças que assistem a
programas violentos e a programas inofensivos.
c) garante que, embora programas infantis contenham 20 atos violentos por hora, eles jamais levam as crianças a ver o mundo como um lugar ruim e perigoso.
d) afirma que o hábito de assistir a programas violentos na TV faz com que as crianças se acostumem a atitudes destrutivas que passam a ser vistas por elas como normais.
e) comprova, através de pesquisas, que as crianças
que não assistem à TV não estão sujeitas à agressividade com colegas e desobediência às regras.
❑ INSTRUÇÃO: De acordo com as informações contidas
no texto 2, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas para as questões de números 80 a 82.
no texto 2, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas para as questões de números 80 a 82.
👉 Questão 80 :
When children are frequently exposed to violent scenes on TV, they _____ about violence anymore because they ______ anything wrong in it.
a) care … don’t see
b) don’t care … can’t see
c) don’t care … didn’t see
d) didn’t care … couldn’t see
e) don’t care … couldn’t see
👍 Comentários e Gabarito B
❑ SENTENÇA:
➭ When children are frequently exposed to violent scenes on TV, they _____ about violence anymore because they ______ anything wrong in it.
➭ O verbo "ARE" na estrutura passiva "are frequently exposed" é um indicativo do tempo verbal contextual PRESENT SIMPLE.
➭ Sendo assim, as lacunas devem ser preenchidas tambem com verbos no PRESENT SIMPLE (don’t care, can’t see):
➭ When children are frequently exposed to violent scenes on TV, they don’t care about violence anymore because they can’t see anything wrong in it.
➭ Quando as crianças são frequentemente expostas a cenas violentas na TV, elas não se importam mais com a violência porque não conseguem ver nada de errado nela.
👉 Questão 81 :
The text ______ a study in which 100 preschool children ______ both before and after watching TV.
a) reported … is observed
b) reports … observed
c) reported … had been observed
d) had reported … were observed
e) reports … had observed
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - VERB TENSE - PAST PERFECT & PAST SIMPLE :
The text ______ a study in which 100 preschool children ______ both before and after watching TV.
a) reported … is observed
b) reports … observed
c) reported … had been observed
d) had reported … were observed
e) reports … had observed
👍 Comentários e Gabarito C
❑ SENTENÇA:
➭ The text ______ a study in which 100 preschool children ______ both before and after watching TV.
➭ No contexto, as lacunas devem ser preenchidas com verbos no tempo passado, indicando que uma ação antecedeu a outra.
➭ Sendo assim, há a necessidade do uso de um Simple Past (reported) e de um Past Perfect (had been observed).
➭ The text reported a study in which 100 preschool children had been observed both before and after watching TV.
➭ O texto relatava um estudo no qual 100 crianças em idade pré-escolar foram observadas antes e depois de assistir TV.
Indique a alternativa que expressa o mesmo significado de:
Children who watch TV are sometimes aroused by violent scenes.
a) Violent scenes sometimes aroused children who
watch TV.
b) Violent scenes sometimes arouse children who watched TV.
c) Children sometimes arouse violent scenes when
they watch TV.
d) Children sometimes aroused TV when they watched violent scenes.
e) Violent scenes sometimes arouse children who
watch TV.
👍 Comentários e Gabarito E
❑ SENTENÇA:
➭ Children who watch TV are sometimes aroused by violent scenes. (VOZ PASSIVA)
➭ Na voz ativa, o verbo principal (TO AROUSE) deve estar no mesmo tempo verbal do verbo to be (are) que é PRESENT SIMPLE na voz passiva.
➭ Sendo assim, "aroused" da voz passiva, vira "arouse" na voz ativa.
➭ Violent scenes sometimes arouse children who
watch TV.👉 Questão 83 :
Considerando os textos lidos, é possível afirmar que
a) eles não possuem nenhum ponto comum porque,
enquanto o primeiro não aborda o impacto positivo
daTV sobre as crianças, o segundo aponta as causas
da violência infantil.
b) ambos estão relacionados na medida em que apresentam o impacto positivo e o negativo que a TV
pode ter sobre nossas crianças, respectivamente.
c) o primeiro relaciona o comportamento agressivo das crianças aos programas violentos da TV, e o segundo comprova essa idéia através de pesquisas realizadas.
d) eles são totalmente contraditórios porque, enquanto o primeiro rejeita, o segundo defende a influência positiva da TV sobre as crianças.
e) crianças entre 2 e 5 anos podem se tornar muito violentas pois, nessa idade, prestam muita atenção à
ação contida nos desenhos animados a que assistem.
👍 Comentários e Gabarito B
a) eles não possuem nenhum ponto comum porque,
enquanto o primeiro não aborda o impacto positivo
daTV sobre as crianças, o segundo aponta as causas
da violência infantil.
b) ambos estão relacionados na medida em que apresentam o impacto positivo e o negativo que a TV
pode ter sobre nossas crianças, respectivamente.
c) o primeiro relaciona o comportamento agressivo das crianças aos programas violentos da TV, e o segundo comprova essa idéia através de pesquisas realizadas.
d) eles são totalmente contraditórios porque, enquanto o primeiro rejeita, o segundo defende a influência positiva da TV sobre as crianças.
e) crianças entre 2 e 5 anos podem se tornar muito violentas pois, nessa idade, prestam muita atenção à
ação contida nos desenhos animados a que assistem.
👉 Questão 84 :
A leitura dos dois textos indica que
a) a TV tem um impacto tão negativo no desenvolvimento infantil que deveria ser proibida para crianças menores de 10 anos.
b) a TV é um fator tão positivo no desenvolvimento infantil que deveria ser assistida por crianças a partir
de 2 anos de idade.
c) ainda não se tem nenhuma idéia sobre o impacto da TV no desenvolvimento infantil, mas várias pesquisas revelam que ele é positivo.
d) a TV tanto pode ser uma influência negativa como
um instrumento de aprendizagem para as crianças
que a assistem.
d) pesquisadores americanos concluíram que o comportamento agressivo pré-escolar é causado pelos programas de TV que as crianças assistem.
👍 Comentários e Gabarito D
a) a TV tem um impacto tão negativo no desenvolvimento infantil que deveria ser proibida para crianças menores de 10 anos.
b) a TV é um fator tão positivo no desenvolvimento infantil que deveria ser assistida por crianças a partir
de 2 anos de idade.
c) ainda não se tem nenhuma idéia sobre o impacto da TV no desenvolvimento infantil, mas várias pesquisas revelam que ele é positivo.
d) a TV tanto pode ser uma influência negativa como
um instrumento de aprendizagem para as crianças
que a assistem.
d) pesquisadores americanos concluíram que o comportamento agressivo pré-escolar é causado pelos programas de TV que as crianças assistem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário