Welcome back to another post!
➧ NESTE POST: PROVA de INGLÊS da UNESP-2005-1ª FASE-VESTIBULAR 1º SEMESTRE, prova aplicada em 11/2004.
➧ PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: 12 (Doze) questões do tipo (A,B,C,D,E).
➧ GABARITO:
01-B, 02-E, 03-B, 04-A, 05-C, 06-B
07-C, 08-A, 09-D, 10-E, 11-D, 12-E
➧ PROVA:
➧ TEXT I: Leia o texto 1 e responda às questões de números 01 e 02.
Teen depression
Depression is defined as an illness when the feelings of sadness, hopelessness, and despair persist and interfere with a child or adolescent’s ability to function.
Though the term “depression” can describe a normal human emotion, it also can refer to a mental health illness. Depressive illness in children and teens is defined when the feelings of depression persist and interfere with a child or adolescent’s ability to function.
Depression is common in teens and younger children. About 5 percent of children and adolescents in the general population suffer from depression at any given point in time. Children under stress, who experience loss, or who have attentional, learning, conduct or anxiety disorders are at a higher risk for depression. Teenager girls are at especially high risk, as are minority youth. Depressed youth often have problems at home. In many cases, the parents are depressed, as depression tends to run in families. Over the past 50 years, depression rises, so does the teen suicide rate.
It is important to remember that the behavior of depressed children and teenagers may differ from the behavior of depressed adults. The characteristics vary, with most children and teens having additional psychiatric disorders, such as behavior disorders or substance abuse problems.
Mental health professionals advise parents to be aware of signs of depression in their children. Some of these signs may be: frequent sadness, tearfulness, crying; hopelessness; decreased interest in activities or inability to enjoy previously favorite activities; persistent boredom; low energy; social isolation; poor communication; poor concentration; extreme sensitivity to rejection or failure, and increased irritability, anger, or hostility; among others.
(Extraído de: www.focusas.com/Depression.html)
Escolha a alternativa correta.
a) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção humana normal ou uma doença mental que afeta
a maior parte das crianças e adolescentes.
Manifesta-se como doença quando sentimentos como tristeza, desesperança e desencanto persistem e
interferem no comportamento do indivíduo.
b) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção humana normal ou uma doença que também pode afetar crianças e adolescentes. Pode ser diagnosticada como doença quando sentimentos como tristeza, desesperança e desencanto persistem e interferem no comportamento do indivíduo.
c) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção normal ou uma doença mental que afeta 5% das crianças pequenas. Pode ser diagnosticada na adolescência quando sentimentos como tristeza, desesperança e desencanto interferem no comportamento do indivíduo.
d) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção humana normal que, quando persiste, gera uma doença que também pode afetar crianças e adolescentes. Caracteriza-se pela tristeza, desesperança e desencanto manifestadas na adolescência.
e) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção ou uma doença que apenas afeta as mulheres, na adolescência. Pode ser diagnosticada quando sentimentos como tristeza, desesperança e desencanto persistem e interferem no comportamento do indivíduo.
Escolha a alternativa correta, de acordo com o texto 1.
b) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção humana normal ou uma doença que também pode afetar crianças e adolescentes. Pode ser diagnosticada como doença quando sentimentos como tristeza, desesperança e desencanto persistem e interferem no comportamento do indivíduo.
c) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção normal ou uma doença mental que afeta 5% das crianças pequenas. Pode ser diagnosticada na adolescência quando sentimentos como tristeza, desesperança e desencanto interferem no comportamento do indivíduo.
d) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção humana normal que, quando persiste, gera uma doença que também pode afetar crianças e adolescentes. Caracteriza-se pela tristeza, desesperança e desencanto manifestadas na adolescência.
e) Depressão é um termo usado para indicar uma emoção ou uma doença que apenas afeta as mulheres, na adolescência. Pode ser diagnosticada quando sentimentos como tristeza, desesperança e desencanto persistem e interferem no comportamento do indivíduo.
02 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
a) O comportamento de um adulto e o de uma criança
ou adolescente com depressão podem ser diferenciados, pois o adulto sempre está consciente de que
sofre de depressão.
b) O comportamento de um adulto e de uma criança ou adolescente com depressão nunca são diferenciados, ainda que a criança ou adolescente tenha distúrbios psiquiátricos adicionais.
c) Nos últimos 50 anos, os índices de depressão entre adultos aumentaram consideravelmente e, como conseqüência, o índice de suicídios de adultos também aumentou.
d) Crianças que vivem sob pressão, que vivenciam perdas e que sofrem de ansiedade correm menos riscos de depressão do que adolescentes nas mesmas condições.
e) Crianças que vivem sob pressão, que vivenciam perdas e que sofrem de ansiedade, entre outros fatores, apresentam maior tendência a sofrer de depressão.
Indique a alternativa que expressa o mesmo significado
de:
b) O comportamento de um adulto e de uma criança ou adolescente com depressão nunca são diferenciados, ainda que a criança ou adolescente tenha distúrbios psiquiátricos adicionais.
c) Nos últimos 50 anos, os índices de depressão entre adultos aumentaram consideravelmente e, como conseqüência, o índice de suicídios de adultos também aumentou.
d) Crianças que vivem sob pressão, que vivenciam perdas e que sofrem de ansiedade correm menos riscos de depressão do que adolescentes nas mesmas condições.
e) Crianças que vivem sob pressão, que vivenciam perdas e que sofrem de ansiedade, entre outros fatores, apresentam maior tendência a sofrer de depressão.
03 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
Depression is defined by doctors as an illness that
affects the ability to function.
a) Doctors had defined depression as an illness that affects the ability to function.
b) Doctors define depression as an illness that affects the ability to function.
c) Doctors would define depression as an illness that affects the ability to function.
d) Doctors are defining depression as an illness that affects the ability to function.
e) Doctors are used to defining depression as an illness that affects the ability to function.
👍 Comentários e Gabarito B
➦Passive Voice: Depression is defined by doctors as an illness that affects the ability to function.
Verb to be no Simple Present (= is) seguido do Past Participle (= defined)
➦Active Voice: Doctors define depression as an illness that affects the ability to function.
Verbo principal no Simple Present (= define)
04 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
It is important to remember that the behavior of depressed children may change.
a) the depressed children’s behavior
b) the behavior’s depressed children
c) the behavior of the depressed children’s
d) the children’s depressed behavior
e) the depressed behavior’s children
05 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
When one or more signs of depression persist, parents ___________ professional help.
a) would have to look for
b) are looking for
c) have to look for
d) would have had to look for
e) looked for
➧ TEXT II: Leia o texto 2 e responda às questões de
números 06 e 07.
Adolescent Depression: Helping depressed teens
It’s not unusual for young people to experience “the blues” or feel “down in the dumps” occasionally. Adolescence is always an unsetting time, with the many physical, emotional, psychological and social changes that accompany this stage of life.
Unrealistic academic, social, or family expectations can create a strong sense of rejections and can lead to deep disappointment. When things go wrong at schools or at home, teens often overreact. Many young people feel that life is not fair or that things “never go their way.” They feel “stressed out” and confused. To make matters worse, teens are bombarded by conflicting messages from parents, friends and society. Today’s teens see more of what life has to offer – both good and bad – on television, at school, in magazines and on the Internet. They are also forced to learn about the threat of AIDS, even if they are nor sexually active or using drugs.
Teens need adult guidance more than ever to understand all the emotional and physical changes they are experiencing. When teens’ moods disrupt their ability to function on a day-to-day basis, it may indicate a serious emotional or mental disorder that needs attention – adolescent depression. Parents or caregivers must take action.
Depressions can be difficult to diagnose in teens because adults may expect teens to act moody. Also, adolescents do not always understand or express their feelings very well. They may not be aware of the symptoms of depression and may not seek help.
(Extraído de www.nmha.org/infoctr/factsheets/24.cfm)
06 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
a) Adolescentes tendem a ser mais sujeitos à pressão porque a adolescência é uma fase naturalmente marcada por pressões econômicas e confusões sociais. Por isso, eles necessitam de orientação do adulto para entender as mudanças pelas quais passam.
b) Adolescentes tendem a ser mais sujeitos à depressão porque a adolescência é uma fase marcada por transformações físicas, emocionais, psicológicas e sociais. Por isso, eles necessitam de orientação do adulto para entender as mudanças pelas quais passam.
c) Adolescentes não são tão sujeitos à depressão, embora a adolescência seja uma fase marcada por transformações físicas, emocionais, psicológicas e sociais que geram uma forte sensação de rejeição e um profundo descontentamento.
d) Adolescentes são sujeitos à depressão, pois a adolescência é uma fase marcada por transformações físicas, emocionais, psicológicas e sociais que sempre geram uma forte sensação de rejeição e um profundo descontentamento.
e) Adolescentes são sujeitos à rejeição e ao descontentamento, pois a adolescência é uma fase marcada por transformações físicas, emocionais, psicológicas e sociais. Apesar disso, eles conseguem entender sozinhos as mudanças que vivem.
07 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
a) A depressão na adolescência pode ser facilmente percebida pelos próprios adolescentes, apesar das constantes mudanças de humor pelas quais passam. Os adultos é que sentem dificuldade em diagnosticála, porque não conhecem os sintomas dessa doença.
b) A depressão na adolescência não é difícil de ser diagnosticada, pois as mudanças de humor, constantes nesse período, revelam a existência de um sério distúrbio emocional ou mental.
c) O diagnóstico da depressão na adolescência pode ser dificultado pelo fato de que se espera que os adolescentes tenham constantes mudanças de humor. Além disso, os próprios adolescentes nem sempre entendem e expressam seus sentimentos muito bem.
d) O diagnóstico da depressão na adolescência pode ser dificultado pelo fato de que os adolescentes não entendem as constantes mudanças de humor dos adultos. Os adultos, por sua vez, nem sempre entendem e expressam seus sentimentos muito bem.
e) A depressão na adolescência não é difícil de ser diagnosticada, pois os adolescentes sempre estão conscientes dos seus próprios sintomas e sempre procuram ajuda dos adultos para resolver esse distúrbio
emocional ou mental.
➧ INSTRUÇÃO: De acordo com as informações contidas
no texto 2, assinale a alternativa correta para cada uma
das questões de número 08 a 10.
Indique a alternativa que expressa o mesmo sentido da
expressão sublinhada na sentença:
08 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
Parents and caregivers have to try to help teenagers when they feel depressed.
a) feel down
b) feel confused
c) feel disappointed
d) feel excited
e) feel any mental disorders
👍 Comentários e Gabarito A
a) feel down
b) feel confused
c) feel disappointed
d) feel excited
e) feel any mental disorders
09 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
Adults expect teens to act moody.
a) Teens expected adults to act moody.
b) Adults are expected by teens to act moody.
c) Adults and teens are expected to act moody.
d) Teens are expected to act moody.
e) Teens always act moody, although it is never expected by adults.
👍 Comentários e Gabarito D
➦Active Voice: “Adults expect teens to act moody.” O verbo principal encontra-se no Simple Present (expect).
➦Passive Voice: Teens are expected to act moody.” O verbo to be deve ser colocado no Simple Present (are) e o verbo principal no Past Participle (expected).
10 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
a) When depressed, teens always ask for adult guidance.
b) Teens see more of what life has to offer and then they become depressed.
c) Adolescents who never make new friends become depressed.
d) Adolescents don’t try to make new friends when they feel depressed.
e) When teens become depressed, they should try to ask an adult for help.
👍 Comentários e Gabarito E
a) When depressed, teens always ask for adult guidance.
b) Teens see more of what life has to offer and then they become depressed.
c) Adolescents who never make new friends become depressed.
d) Adolescents don’t try to make new friends when they feel depressed.
e) When teens become depressed, they should try to ask an adult for help.
➧ INSTRUÇÃO: As questões de números 11 e 12 referem-se aos textos 1 e 2.
A leitura dos dois textos permite concluir que:
a) a depressão é uma doença hereditária que atinge crianças pequenas e adolescentes.
b) a falta de interesse e de entusiasmo por uma atividade que antes era prazerosa são dois indicadores infalíveis de depressão.
c) o padrão de comportamento de uma pessoa deprimida é sempre igual, em qualquer idade.
d) as mudanças de humor na adolescência não são, necessariamente, sintomas de depressão.
e) pressões e perdas sempre causam depressão em crianças e adolescentes.
Considerando os dois textos lidos, escolha a alternativa
que contém um conselho útil para um adolescente que
apresenta sintomas de depressão.
11 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
a) a depressão é uma doença hereditária que atinge crianças pequenas e adolescentes.
b) a falta de interesse e de entusiasmo por uma atividade que antes era prazerosa são dois indicadores infalíveis de depressão.
c) o padrão de comportamento de uma pessoa deprimida é sempre igual, em qualquer idade.
d) as mudanças de humor na adolescência não são, necessariamente, sintomas de depressão.
e) pressões e perdas sempre causam depressão em crianças e adolescentes.
12 – (UNESP-2005-VESTIBULAR-1º SEMESTRE):
a) Sempre exija o máximo de você mesmo e nunca peça nenhum tipo de orientação. Assim, sua depressão se transformará em auto-confiança.
b) Aprenda a reconhecer seus padrões de humor para fazer as coisas de que não gosta apenas quando estiver de mau humor.
c) Quando sentir vontade, passe o dia todo na cama, sem fazer nada. Dessa maneira, você não se sentirá tão deprimido.
d) Tome todas as decisões importantes sozinho, sem nunca pedir a ajuda de quem conhece você bem e de quem possa ter uma visão mais objetiva da situação.
e) Participe de atividades que façam bem a você e que façam você se sentir melhor; isso, no mínimo, distrairá você e fará com que não se sinta tão deprimido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário