quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ITA – 2014 – LÍNGUA INGLESA – INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• ITA-SP-VESTIBULAR-2014.

❑ ESTRUTURA-PROVA:

 20 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.


❑ TEXTO 1: As questões de 01 a 07 referem-se ao texto a seguir.

❑ TRADUÇÃO-TEXTO 1:

A HISTORY OF PY 

The history of Pi, says the author, though a small part of the history of mathematics, is nevertheless a mirror of the history of man. Petr Beckmann holds up this mirror, giving the background of the times when Pi made progress — and also when it did not, because science was being stifled by militarism or religious fanaticism. The mathematical level of this book is flexible, and there is plenty for readers of all ages and interests. A história de Pi, diz o autor, embora seja uma pequena parte da história da matemática, é, no entanto, um espelho da história do homem. Petr Beckmann segura este espelho, dando o pano de fundo dos tempos em que Pi fez progressos - e também quando não o fez, porque a ciência estava a ser sufocada pelo militarismo ou pelo fanatismo religioso. O nível matemático deste livro é flexível e há bastante para leitores de todas as idades e interesses.  

ABOUT THE AUTHOR  SOBRE O AUTOR       

Petr Beckmann was born in Prague, Czechoslovakia, in 1924.Until 1963, he worked as a research scientist for the Czechoslovak Academy of Sciences, when he was invited as a Visiting Professor to the University of Colorado, where he decided to stay permanently as professor of electrical engineering. Petr Beckmann nasceu em Praga, Tchecoslováquia, em 1924. Até 1963, trabalhou como cientista pesquisador da Academia de Ciências da Tchecoslováquia, quando foi convidado como professor visitante da Universidade do Colorado, onde decidiu permanecer permanentemente como professor. de engenharia elétrica.

Dr. Beckmann has authored 11 books and more than 50 scientific papers, mostly on probability theory and electromagnetic wave propagation. History is one of his side interests; another is linguistics (he is fluent in five languages and he has worked out a new generative grammar which enables a computer to construct trillions of grammatical sentences from a dictionary of less than 100 unprocessed words). Dr. Beckmann é autor de 11 livros e mais de 50 artigos científicos, principalmente sobre teoria de probabilidade e propagação de ondas eletromagnéticas. A história é um dos seus interesses secundários; outra é a linguística (ele é fluente em cinco línguas e elaborou uma nova gramática generativa que permite a um computador construir triliões de frases gramaticais a partir de um dicionário com menos de 100 palavras não processadas).

He also publishes a monthly pro-science, pro-technology, pro-free enterprise newsletter Access to Energy, in which he promotes the viewpoint that clean energy can be made plentiful, but that access to it is blocked by government interference and environmental paranoia. Ele também publica um boletim informativo mensal pró-ciência, pró-tecnologia e pró-livre empresa, Acesso à Energia, no qual promove o ponto de vista de que a energia limpa pode ser abundante, mas que o acesso a ela é bloqueado pela interferência do governo e pela paranóia ambiental.

BECKMANN, Petr. A History of Pi.New York: Barnes & Noble Books, 1983.

01 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

O texto foi extraído de um (a)

(A) aba / orelha de livro.
(B) prefácio de livro.
(C) roteiro de leitura.
(D) resenha literária.
(E) ensaio literário.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO: 

02 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

O livro A History of Pi

(A) descreve grande parte da história da matemática e da humanidade.
(B) é direcionado apenas para iniciantes em matemática.
(C) conta a história de Petr Beckmann em tempos de repressão ao conhecimento.
(D) associa conceitos matemáticos a fatos da vida cotidiana.
(E) é acessível a um público diversificado.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO: 

03 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

No contexto deste texto, o item lexical "stifled" (linha 3) pode ser traduzido por

(A) sufocada.
(B) desmascarada.
(C) organizada.
(D) promulgada.
(E) institucionalizada.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

04 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Dentre os interesses de Petr Beckmann, NÃO se encontra (m)

(A) a divulgação científica.
(B) a Geografia.
(C) a História.
(D) a pesquisa científica.
(E) as línguas estrangeiras.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

05 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Indique o item lexical que pode substituir o sublinhado no trecho "... mostly on probability theory and electromagnetic wave propagation." (linhas 11 e 12), sem prejudicar o seu sentido.

(A) absolutely
(B) chiefly
(C) inherently
(D) randomly
(E) utterly

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

06 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

A opção que contém a reescrita correta de "... science was being stifled by militarism or religious fanaticism."(linha 3) é:

Militarism or religious fanaticism

(A) were stifling science.
(B) had been stifling science.
(C) were being stifling science.
(D) has stifling science.
(E) have been stifling science.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

07 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Indique a alternativa que contém a referência correta para o termo sublinhado.

(A) "giving the background of the times when Pi made progress …"(linha 2) → background
(B) "Petr Beckmann holds up this mirror, giving the background of the times when Pi made progress — and also when it did not …"(linhas 2 e 3) → mirror
(C) "Until 1963, he worked as a research scientist for the Czechoslovak Academy of Sciences, when he was invited …"(linhas 8 e 9) → research scientist
(D) "he is fluent in five languages and he has worked out a new generative grammar which enables a computer to construct …"(linhas 12 e 13) → five languages
(E) "He also publishes a monthly pro-science, pro-technology, pro-free enterprise newsletter Access to Energy, in which he promotes the viewpoint …"(linha 15 e 16) → newsletter Access to Energy

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

❑ TEXTO 2: As questões de 08 a 10 referem-se ao texto a seguir.

❑ TRADUÇÃO-TEXTO 2:

Harvard conducted one of the longest and most comprehensive studies of human development — the 75 year old Grant Study — that's reached some fascinating conclusions regarding the recipe for leading a happy life. Harvard conduziu um dos estudos mais longos e abrangentes sobre o desenvolvimento humano – o Grant Study, de 75 anos – que chegou a algumas conclusões fascinantes sobre a receita para levar uma vida feliz.

The sample group was comprised of healthy male Harvard college students who, over the course of their lifetime, agreed to meet with an array of scientists and researchers who measured their psychological, physical and anthropological traits. O grupo de amostra era composto por estudantes universitários saudáveis de Harvard do sexo masculino que, ao longo da vida, concordaram em se reunir com uma série de cientistas e pesquisadores que mediram suas características psicológicas, físicas e antropológicas.

Though all identities are confidential, it was recently discovered that John F. Kennedy was a sample participant. Embora todas as identidades sejam confidenciais, descobriu-se recentemente que John F. Kennedy era um participante da amostra.

Following these men through times of war, their careers, parenthood and old age, the Grant Study has amassed an exorbitant amount of data that deeply reflects the human condition. Acompanhando estes homens em tempos de guerra, nas suas carreiras, na paternidade e na velhice, o Grant Study acumulou uma quantidade exorbitante de dados que refletem profundamente a condição humana.

What can be concluded from seven decades of data? O que pode ser concluído a partir de sete décadas de dados?

It is quite simple actually; warm relationships between parents, spouses, children and friends have the greatest impact on your health and happiness in old age. Na verdade, é bastante simples; relacionamentos afetuosos entre pais, cônjuges, filhos e amigos têm o maior impacto na sua saúde e felicidade na velhice.

The study found that 93 percent of the sample group who were thriving at age 65, had a close relationship with a sibling when they were younger. O estudo descobriu que 93% do grupo da amostra que estava prosperando aos 65 anos tinha um relacionamento próximo com um irmão quando era mais jovem.

As George Vaillant, the lead director of the study states, it can all be boiled down into five simple words: "Happiness is love. Full stop." (Business Insider.) Como afirma George Vaillant, diretor principal do estudo, tudo pode ser resumido em cinco palavras simples: "Felicidade é amor. Ponto final." (Informante de negócios.)

http://www.goodnet.org/articles/1055(acesso em 10/06/2013).

08 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

A Grant Study, pesquisa realizada pela Universidade de Harvard,

(A) teve por objetivo investigar o comportamento de pessoas idosas e felizes.
(B) possibilitou o levantamento gigantesco de dados sobre pesquisadores de Harvard.
(C) comprovou que John F. Kennedy foi um homem extremamente feliz.
(D) chama-se the 75 year old Grant Study por ser homenagem à faixa etária analisada.
(E) comprovou que felicidade na vida adulta está atrelada às relações afetivas ao longo da vida.

      Comentários e Gabarito    X  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

09 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Assinale a opção cuja reescrita não altera o sentido de:

 "Though all identities are confidential, it was recently discovered that John F. Kennedy was a sample participant." (linha 5)

(A) John F. Kennedy was a sample participant, although nobody knew that.
(B) In spite of being a sample participant, John F. Kennedy’s identity was never discovered.
(C) The study was confidential, thus the participation of John F. Kennedy was never discovered.
(D) Besides being a confidential study, John F. Kennedy said he used to be a participant.
(E) In spite of the fact that all identities are kept confidential, it was recently found out that John F. Kennedy was a sample participant.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

Assinale a opção cuja reescrita não altera o sentido de:

 "Though all identities are confidential, it was recently discovered that John F. Kennedy was a sample participant." Embora todas as identidades sejam confidenciais, descobriu-se recentemente que John F. Kennedy era um participante da amostra.

(A) John F. Kennedy was a sample participant, although nobody knew that. John F. Kennedy foi um participante da amostra, embora ninguém soubesse disso.
(B) In spite of being a sample participant, John F. Kennedy’s identity was never discovered. Apesar de ser um participante da amostra, a identidade de John F. Kennedy nunca foi descoberta.
(C) The study was confidential, thus the participation of John F. Kennedy was never discovered. Apesar de ser um participante da amostra, a identidade de John F. Kennedy nunca foi descoberta.
(D) Besides being a confidential study, John F. Kennedy said he used to be a participant. Além de ser um estudo confidencial, John F. Kennedy disse que já foi participante.
(E) In spite of the fact that all identities are kept confidential, it was recently found out that John F. Kennedy was a sample participant. 
Apesar de todas as identidades serem mantidas confidenciais, descobriu-se recentemente que John F. Kennedy era um participante da amostra.

10 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Substituindo os adjetivos long e comprehensive, respectivamente, por easy e rich na oração

"Harvard conducted one of the longest and most comprehensive studies of human development" (linha 1), 

teremos:

(A) the most easy - the richest
(B) the easiest - the most rich
(C) the more easy - the richer
(D) the easiest - the richest
(E) the most easy - the most rich

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

❑ TEXTO 3: As questões 11 e 12 referem-se à tirinha a seguir. 

Is this what really goes on in the staff room?

http://www.math-problem-solving.com/funny_math_cartoons.html

11 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Pelo contexto, pode-se depreender que os personagens são

(A) dois alunos e um professor de matemática.
(B) um aluno e dois professores de matemática.
(C) pelo menos um professor de matemática.
(D) três professores de matemática.
(E) de identificação impossível.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

12 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Em "the more I learn, the less clear anything gets", mantém-se o mesmo sentido em:

(A) more learning, less obscurity.
(B) more learning, more obscurity.
(C) less learning, more obscurity.
(D) less learning, less doubts.
(E) more doubts, more obscurity.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

❑ TEXTO 4: As questões 13 a 20 referem-se ao texto a seguir.


❑ TRADUÇÃO-TEXTO 4:

DISTANT PEAK CAR

CARRO DE PICO DISTANTE

Carmakers worry that one day demand for cars will stop rising. But that is a long way off.

As montadoras temem que um dia a demanda por automóveis pare de aumentar. Mas isso ainda está muito longe.   

IN 1924 FORD ran an advertisement headlined "His First Car", urging fathers to buy their teenage sons their first set of wheels. The idea caught on. For boys, especially, learning to drive became an essential part of growing up. By the late 1970s 86% of American 18-year-olds — of both sexes — had a driving licence. But then the trend went into reverse: researchers at the University of Michigan found that in 2010 only 61% of 18-year-old Americans had licences. Other rich countries are going the same way. Teenagers are showing less interest in cars as they turn their attention to smartphones and social networking. EM 1924, a FORD publicou um anúncio intitulado "Seu primeiro carro", instando os pais a comprarem o primeiro par de rodas para seus filhos adolescentes. A ideia pegou. Especialmente para os meninos, aprender a dirigir tornou-se uma parte essencial do crescimento. No final da década de 1970, 86% dos jovens americanos de 18 anos – de ambos os sexos – tinham carta de condução. Mas depois a tendência inverteu-se: investigadores da Universidade de Michigan descobriram que, em 2010, apenas 61% dos americanos de 18 anos tinham licenças. Outros países ricos estão a seguir o mesmo caminho. Os adolescentes estão demonstrando menos interesse em carros à medida que voltam sua atenção para smartphones e redes sociais.

This is a worry for carmakers, who are wondering where their future customers are going to come from. In the two decades to 2008 the number of miles driven by Americans in their 20s fell by 8%. In Britain a study for the RAC Foundation, a transport-research body, found a 30% drop among men in the same age group between 1996 and 2006. Esta é uma preocupação para os fabricantes de automóveis, que se perguntam de onde virão os seus futuros clientes. Nas duas décadas até 2008, o número de milhas percorridas por americanos na faixa dos 20 anos caiu 8%. Na Grã-Bretanha, um estudo para a Fundação RAC, um organismo de investigação em transportes, constatou uma queda de 30% entre os homens da mesma faixa etária entre 1996 e 2006.

One reason for concern is that half the world’s population now lives in towns and cities, which have only so much space for cars. Even in rapidly growing car markets such as China, city governments in the more prosperous parts of the country are beginning to restrict new car registrations and invest heavily in public transport. Um motivo de preocupação é que metade da população mundial vive agora em vilas e cidades, que têm pouco espaço para carros. Mesmo em mercados automóveis em rápido crescimento, como a China, os governos municipais nas zonas mais prósperas do país estão a começar a restringir o registo de novos automóveis e a investir fortemente nos transportes públicos.

Young urban residents may also be meeting up less often in person, thanks to social-networking sites that let them keep in touch digitally. So they have less need for a car, and when they do need one they turn to car clubs, which offer rental by the hour in their neighbourhood, and to car-sharing schemes. In particular, the generation who came of age after 2000, the so-called “millennials”, express a preference for having access to rather than owning cars. But some of that may be just talk. In a survey by McKinsey, American millennials said they expected to use car clubs in the future, but when asked if owning a car would remain an important status symbol, they were much more likely to answer “yes” than older consumers. Os jovens residentes urbanos também podem encontrar-se pessoalmente com menos frequência, graças aos sites de redes sociais que lhes permitem manter contacto digital. Assim, têm menos necessidade de um carro e, quando precisam, recorrem a clubes de automóveis, que oferecem aluguer à hora no seu bairro, e a programas de partilha de carros. Em particular, a geração que atingiu a maioridade depois de 2000, os chamados “millennials”, expressa uma preferência por ter acesso a carros em vez de possuí-los. Mas parte disso pode ser apenas conversa. Num inquérito realizado pela McKinsey, os millennials americanos disseram que esperavam utilizar clubes de automóveis no futuro, mas quando questionados se possuir um carro continuaria a ser um importante símbolo de estatuto, eram muito mais propensos a responder “sim” do que os consumidores mais velhos.

Economic factors, too, work against car ownership. Sheryl Connelly, Ford’s “global trends and futuring” manager, notes that a few decades ago teenagers in America often got free driving lessons at school, but now they may have to pay up to $800 for them before they can sit their test. The cost of adding a young driver to the family’s car-insurance policy too has risen sharply, she says. In Britain the RAC Foundation study found that fewer young men are driving because their employers have cut back on providing company cars. Os fatores económicos também atuam contra a posse de automóveis. Sheryl Connelly, gerente de “tendências globais e futuro” da Ford, observa que, há algumas décadas, os adolescentes nos Estados Unidos muitas vezes tinham aulas de direção gratuitas na escola, mas agora podem ter que pagar até US$ 800 por elas antes de poderem fazer o teste. O custo de adicionar um jovem condutor à apólice de seguro automóvel da família também aumentou acentuadamente, diz ela. Na Grã-Bretanha, o estudo da Fundação RAC concluiu que menos homens jovens conduzem porque os seus empregadores reduziram o fornecimento de automóveis da empresa.

However, studies also show a marked rise in the proportion of elderly people with driving licences. Babyboomers pretty much all learned to drive, and now that they are beginning to retire they expect to continue motoring. The development of assisted driving, followed one day by fully automated cars, will allow them to stay mobile for much longer. No entanto, os estudos mostram também um aumento acentuado na proporção de idosos com carta de condução. Praticamente todos os babyboomers aprenderam a dirigir e agora que estão começando a se aposentar esperam continuar dirigindo. O desenvolvimento da condução assistida, seguido um dia por carros totalmente automatizados, irá permitir-lhes permanecer móveis por muito mais tempo.

What may be happening in rich countries is a one-off shift in the timing of people’s driving careers, so that they start later but then continue well into old age. This may be no bad thing for carmakers. It has long been an open secret in the business that cars are advertised as being for the young but are bought mainly by the middle-aged with the necessary disposable income. In America the average Mercedes buyer is in his late 50s, and even the supposedly youth-oriented MINI Cooper is typically bought by people in their early 40s. The world’s biggest car markets — China, North America and Europe — are all greying. O que pode estar a acontecer nos países ricos é uma mudança pontual no calendário das carreiras de condução das pessoas, de modo que estas começam mais tarde, mas continuam até à velhice. Isso pode não ser ruim para as montadoras. Há muito que é um segredo aberto no negócio que os carros são anunciados como sendo para os jovens, mas são comprados principalmente por pessoas de meia-idade com o rendimento disponível necessário. Na América, o comprador médio de Mercedes está na casa dos 50 anos, e mesmo o MINI Cooper, supostamente voltado para os jovens, é normalmente comprado por pessoas na faixa dos 40 anos. Os maiores mercados automóveis do mundo – China, América do Norte e Europa – estão todos a envelhecer.

So it is not clear that declining car ownership among young urbanites will have more than a marginal effect on overall car sales. Besides, argues Renault-Nissan’s Mr Ghosn, for most people “their car is more than an object.” For some it is an extension of their home, he says, and most people would rather not share their home. For others it is their pet, and who wants to share their pet? Portanto, não é claro que o declínio da posse de automóveis entre os jovens urbanos terá mais do que um efeito marginal nas vendas globais de automóveis. Além disso, argumenta Ghosn, da Renault-Nissan, para a maioria das pessoas “o seu carro é mais do que um objeto”. Para alguns, é uma extensão da sua casa, diz ele, e a maioria das pessoas prefere não partilhar a sua casa. Para outros é o seu animal de estimação, e quem quer compartilhar o seu animal de estimação?

All in all, "peak car" — the point at which worldwide demand for cars will stop rising — still seems quite a long way off. In the rich world some of the economic factors that have deterred young people from taking up driving will fade away: as cars become increasingly self-piloting and accident rates fall, insurance costs should decrease, and in time there will be little or no need to take expensive lessons. Em suma, o “pico automóvel” – o ponto em que a procura mundial de automóveis deixará de aumentar – ainda parece muito distante. No mundo rico, alguns dos factores econômicos que dissuadiram os jovens de começarem a conduzir irão desaparecer: à medida que os automóveis se tornam cada vez mais autopilotados e as taxas de acidentes diminuem, os custos dos seguros deverão diminuir e, com o tempo, haverá pouca ou nenhuma necessidade de faça aulas caras.

The Economist, April 20th, 2013.

13 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Uma das razões para o menor uso de carros por jovens nos últimos anos é o (a)

(A) desinteresse em usar carro como símbolo de status social.
(B) realização de festas em clubes particulares.
(C) falta de segurança nas grandes cidades.
(D) uso de redes sociais digitais.
(E) insuficiência de estacionamentos e alto custo das vagas privativas.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

14 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Assinale a opção em que a retirada do termo sublinhado compromete o sentido da oração.

(A) “For boys, especially, learning to drive became an essential part of growing up.” (linha 2)
(B) “... to restrict new car registrations and invest heavily in public transport.” (linha 13)
(C) “... they were much more likely to answer “yes” than older consumers.” (linhas 19 e 20)
(D) “The cost of adding a young driver to the family’s car-insurance policy too has risen sharply …” (linhas 23 e 24)
(E) “... cars are advertised as being for the young but are bought mainly by the middle-aged …” 
(linha 32)

      Comentários e Gabarito    X  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

15 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Considere as sentenças:

I. A geração millennials não se incomoda com status social.

II. A geração millennials já atingiu os 40 anos de idade.

III. A geração baby boomers faz parte dos apreciadores da fabricante de carros Mercedes.

Está (ão) correta(s)

(A) apenas I.
(B) apenas II.
(C) apenas III.
(D) apenas I e II.
(E) apenas I e III.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

16 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Assinale a opção correta.

(A) O modelo MI I Cooper foi idealizado para o público consumidor jovem, apesar da maior comercialização para pessoas na faixa dos 40 anos.

(B) O mercado automobilístico em ascensão é constituído exclusivamente por consumidores aposentados.

(C) De acordo com a Fundação RAC, houve uma queda de 30% nos percursos feitos pelos americanos.

(D) O declínio de vendas de carro para o público jovem está diretamente relacionado ao alto custo de aulas de direção.

(E) Veículos fretados e transporte solidário estão entre as opções dos jovens chineses que não compram veículos.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

17 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Assinale a opção em que o emprego sintático do item lexical that é diferente dos demais.

(A) “... researchers at the University of Michigan found that ...” (linha 4)
(B) “One reason for concern is that ...” (linha 11)
(C) “… thanks to social-networking sites that …” (linha 14)
(D) “Sheryl Connelly, Ford’s “global trends and futuring” manager, notes that …” (linhas 21 e 22)
(E) “So it is not clear that ...” (linha 36)

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

18 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

De acordo com o texto, a expressão "a long way off" (no subtítulo e nas linhas 40 e 41) pode ser entendida como

(A) eminente retrocesso.
(B) acontecimento a longo prazo.
(C) grande possibilidade.
(D) evento fora de cogitação.
(E) preocupação factível.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

19 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

A expressão "this is a worry for carmakers" (linha 7) resgata o (a)

(A) decréscimo do número de habilitações para motoristas britânicos.
(B) generalização da baixa venda de veículos.
(C) pequena disponibilidade de estacionamentos.
(D) menor interesse dos jovens por carros.
(E) demora no amadurecimento dos adolescentes americanos.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

20 – (ITA/SP-VESTIBULAR-2014)

Considere as sentenças:

I. Houve queda no número de motoristas na Inglaterra até 1996.

II. No passado, estudantes americanos geralmente tinham aulas gratuitas de direção.

III. A propaganda “His First Car” tinha como público alvo pais de jovens rapazes.

Está (ão) correta (s)

(A) apenas I.
(B) apenas II.
(C) apenas III.
(D) apenas I e II.
(E) apenas II e III.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário