terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

UEL-2015-Vestibular 2ª FASE-OBJETIVA da Universidade Estadual de Londrina - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova OBJETIVA DE INGLÊS-UEL(Universidade Estadual de Londrina)-Vestibular-2015-2ª FASE-OBJETIVA.
A prova OBJETIVA de inglês é na 2ª Fase e tem 10 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).
A prova DISCURSIVA de inglês também é na 2ª FASE e consta de 4 questões.

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da UFU.
www.dailymail.co.uk
www.guardian.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
Diretoria de Processos Seletivos
cops.uel.br/v2/
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 10 Questões, sendo:
* 10 Questões do tipo Múltipla Escolha (A,B,C,D).
➦ Prova com 04 textos e 02 CARTOONs.
➦ Foco: 
*Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
*Identificação da relação entre um PRONOME e o seu REFERENCIADO.
*Vocábulos sinônimos contextuais.
*Phrasal verbs contextuais.
*Conhecimento de prefixos.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS 
Jornal britânico, www.dailymail.co.uk.
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americano, www.seattlepi.com.


____________________________________________________________________________
Jornal digital: www.nytimes.com


____________________________________________________________________________

Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
🔄 PHRASAL VERBS:
[Turns out ➝ acontece que, verifica-se que, prova-se que]
"[...] Turns out, there may have been more suspicious factors behind FIFA's bizarre decision."
(Acontece que pode haver mais fatores suspeitos por trás da decisão bizarra da FIFA.)
*A expressão introdutória TURNS OUT  é usada para introduzir algo que se descobriu como verdadeiro.
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
[bizarre decision ➝ decisão bizarra]
[suspicious factors ➝ fatores suspeitos]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o Texto I a seguir e responda às questões 21 e 22.
_____________________________________________________________________________
Texto I
_____________________________________________________________________________
In 2013 medical journal, the Lancet, confirmed that malnutrition is the underlying cause behind 45% of child deaths under five. But the government is showing it has the political will to address the problem, having signed up to the Nutrition for Growth agreement and joined the Scaling Up Nutrition (Sun) movement, a collective effort from governments, civil society, the UN, donors, businesses and researchers. It’s involvement in Sun is being led by the vice-president’s office. “It’s come to the point where everybody knows it’s not just health related, you need to have all the players on board to tackle malnutrition,” says Aminata Shamit Koroma, director of food and nutrition at Sierra Leone’s the ministry of health. As the country moves from post-conflict to emerging market, the government realises that it must shift from treatment of malnutrition to prevention. Agriculture, education, gender equality and sanitation all have a role to play in this. “We’ve seen that women with a higher educational level are less likely to have malnourished children. You need good sanitation. You need food to be affordable, accessible for people to be able to purchase and feed themselves,” says Koroma. In Sierra Leone, Koroma focuses on promoting breastfeeding as a key policy for reducing stunting and malnutrition among younger generations. The message that babies should be exclusively breastfed for the first six months of their lives is broadcast over the radio, during awareness weeks and via mother-to-mother support groups. “Experienced mothers counsel young mothers,” she says. “We’ve found that the barrier to exclusive breastfeeding is tradition. Grandmothers tell mothers they need to give the baby water because it’s thirsty. We use this same medium [grandmothers] to go back to the mothers and say, you don’t have to give the baby water. Breast milk has everything the child needs for the first six months.”
(LEACH, Anna Veronica. Adaptado de: Guardian Professional, Monday 16 June 2014 12.39 BST.
Disponível em: . Acesso em: 1 jul. 2014.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  21 :
Em relação à subnutrição, considere as afirmativas a seguir.
I. O vice-presidente de Serra Leoa faz ações para, primeiro, tratar a subnutrição e, posteriormente, preveni-la.
II. As mães com menor nível de escolaridade são mais propensas a amamentar seus filhos.
III. Vários elementos estão envolvidos no combate à subnutrição, entre eles, a igualdade de gênero e o saneamento básico.
IV. O incentivo ao aleitamento materno tem sido o ponto central na política para diminuir a subnutrição. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
I. O vice-presidente de Serra Leoa faz ações para, primeiro, tratar a subnutrição e, posteriormente, preveni-la.
II. As mães com menor nível de escolaridade são mais propensas a amamentar seus filhos.
III. Vários elementos estão envolvidos no combate à subnutrição, entre eles, a igualdade de gênero e o saneamento básico.
IV. O incentivo ao aleitamento materno tem sido o ponto central na política para diminuir a subnutrição.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  22 :
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal objetivo do texto.
a) Divulgar ações do governo de Serra Leoa em relação ao combate à desnutrição infantil no país.
b) Demonstrar que a principal barreira em relação ao aleitamento materno é a tradição de oferecer água ao bebê.
c) Defender as vantagens da prática exclusiva do aleitamento materno durante os primeiros seis meses de vida.
d) Informar sobre as vantagens do aleitamento materno e da mamadeira na prevenção da subnutrição.
e) Promover a utilização da mamadeira como principal aliado no combate à desnutrição em países pobres.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Divulgar ações do governo de Serra Leoa em relação ao combate à desnutrição infantil no país.
b) Demonstrar que a principal barreira em relação ao aleitamento materno é a tradição de oferecer água ao bebê.
c) Defender as vantagens da prática exclusiva do aleitamento materno durante os primeiros seis meses de vida.
d) Informar sobre as vantagens do aleitamento materno e da mamadeira na prevenção da subnutrição.
e) Promover a utilização da mamadeira como principal aliado no combate à desnutrição em países pobres.
_____________________________________________________________________________
Leia os comentários sobre o Texto I a seguir e responda às questões 23 e 24.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
(LEACH, Anna Veronica. Disponível em: <http://www.theguardian.com/global-development-professionals-network/2014/jun/16/nutrition-sierra-leone-breastfeeding?commentpage=1>.
Acesso em: 1 jul. 2014.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  23 :
Em relação aos comentários sobre o Texto I, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Acreditam que a imagem transmite uma mensagem equivocada da notícia.
( ) Elogiam o uso da imagem porque ela representa a preocupação com a nutrição dos bebês.
( ) Apontam que o uso de uma enfermeira na foto pode desestimular o aleitamento materno.
( ) Defendem que o apoio de grandes empresas, como a Nestlé, é fundamental para o combate à desnutrição.
( ) Aprovam a relevância dada ao trabalho dos profissionais de saúde na prevenção da subnutrição transmitida pela imagem.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, F, V.
b) V, F, V, F, F.
c) V, F, F, V, V.
d) F, V, F, F, V.
e) F, F, V, V, F.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(V) Acreditam que a imagem transmite uma mensagem equivocada da notícia.
➦Os leitores criticam a imagem (de uma mulher alimentando um bebê com mamadeira) porque ela transmite uma mensagem equivocada da notícia.
(F) Elogiam o uso da imagem porque ela representa a preocupação com a nutrição dos bebês.
➦ Os leitores não elogiam; criticam a imagem porque ela transmite uma mensagem equivocada da notícia, como se pode notar nos trechos:
*"doing exactly the opposite of what the article recommends" e
*"The photograph is an example of what not to do".
(V) Apontam que o uso de uma enfermeira na foto pode desestimular o aleitamento materno.
➦No comentário "And bottle fed by a woman dressed in what looks like a nurse or midwife uniform – so a healthcare professional doing exactly the opposite of what the article recommends", o leitor salienta que a imagem de uma enfermeira usando a mamadeira para alimentar um bebê é exatamente o oposto do recomendado no texto.
(F) Defendem que o apoio de grandes empresas, como a Nestlé, é fundamental para o combate à desnutrição.
➦Os leitores não defendem; criticam a imagem porque ela transmite uma mensagem equivocada da notícia com efeitos alarmantes, como se pode notar no trecho “The photo does far more insidious damage than the simple explanation helps, especially as the newborn has been photographed being formula-fed by a medical professional, which lends the formula a stamp of approval it doesn’t deserve but which Nestlé et al uses to its advantage – marketing it needn’t pay for, even!”
(F) Aprovam a relevância dada ao trabalho dos profissionais de saúde na prevenção da subnutrição transmitida pela imagem.
➦Os leitores criticam a imagem em que uma mulher (talvez uma enfermeira) alimenta um bebê com uma mamadeira, conferindo à campanha do aleitamento materno um efeito nocivo. 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  24 :
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a posição da autora da matéria jornalística (Texto I) sobre os comentários feitos pelos leitores.
a) Analisa as opiniões dos leitores com a intenção de discordar dos comentários sobre a imagem veiculada.
b) Discorda dos leitores e argumenta que a imagem é um exemplo típico do que deve ser feito.
c) Discorda dos leitores, salientando que a imagem escolhida foi adequada ao propósito do texto.
d) Concorda com os leitores e salienta que a imagem contraria a matéria.
e) Ignora os comentários feitos sobre a imagem e ratifica a importância dela.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Analisa as opiniões dos leitores com a intenção de discordar dos comentários sobre a imagem veiculada.
b) Discorda dos leitores e argumenta que a imagem é um exemplo típico do que deve ser feito.
c) Discorda dos leitores, salientando que a imagem escolhida foi adequada ao propósito do texto.
d) Concorda com os leitores e salienta que a imagem contraria a matéria.
e) Ignora os comentários feitos sobre a imagem e ratifica a importância dela.
_____________________________________________________________________________
Leia a letra da canção a seguir e responda às questões 25 e 26.
_____________________________________________________________________________
LENS
Alanis Morissete
_____________________________________________________________________________

You and I are in the same room
We both think we’re fair
We both live for truths
But then how
Are we to define
Something so subjective
Living under the same roof
So here these battles of wills
They beg for some proof
Of right versus wrong
Your approach seems better than mine
Though it’s working for you
All I feel is disconnection

Chorus:

So now it’s your, your religion
Against my, my religion
My humble opinion against yours
This does not feel like love
It’s your, your conviction
Against my, my conviction
And I’d like to know what we’ve seen
Through the lens of love
And so now your grand assessment
Is that I’m not in your group
That I’m not your kind
And so we’re locked in a stalemate
With you in your corner and me
dismayed in mine
(Disponível em:<http://www.vagalume.com.br/alanis-morissette/lens.html#ixzz2TPDyIBFc>. Acesso em: 17 set. 2014.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  25 :
Em relação à letra da música, considere as afirmativas a seguir.
I. Os parceiros parecem discordar dos pensamentos e das atitudes um do outro.
II. Na identidade criada pela linguagem, o eu lírico se mostra impotente.
III. As expectativas do eu lírico relacionadas ao parceiro foram atingidas.
IV. A identidade construída por meio da linguagem é exclusivamente feminina.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Afirmativa (I). Os parceiros parecem discordar dos pensamentos e das atitudes um do outro.
*Afirmativa (II). Na identidade criada pela linguagem, o eu lírico se mostra impotente.
*Afirmativa (III). As expectativas do eu lírico relacionadas ao parceiro foram atingidas.
*Afirmativa (IV). A identidade construída por meio da linguagem é exclusivamente feminina.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  26 :
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o tema central da música.
a) A superação dos obstáculos através do amor construído ao longo de anos.
b) A separação de um casal resultante de uma traição.
c) A reconstrução do relacionamento de um casal após uma separação conturbada.
d) A dificuldade de um casal em ajustar-se à sociedade.
e) A divergência de opiniões e visões de mundo entre duas pessoas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): A superação dos obstáculos através do amor construído ao longo de anos.(O trecho "And I'd like to know what we've seen / Through the lens of love" – E eu gostaria de saber o que vimos / Através das lentes do amor – indica que o amor, antes presente no relacionamento, não é capaz de fazer os parceiros superarem as diferenças)
*Alternativa (B): A separação de um casal resultante de uma traição.(Não há menção que houve uma traição.)
*Alternativa (C): A reconstrução do relacionamento de um casal após uma separação conturbada.( Não há menção de que houve reconstrução do relacionamento do casal nem de que houve
separação conturbada.)
*Alternativa (D): A dificuldade de um casal em ajustar-se à sociedade.(Não há indícios de que o casal não se ajusta à sociedade. Há indícios de que o casal vê o relacionamento de diferentes perspectivas)
*Alternativa (E): A divergência de opiniões e visões de mundo entre duas pessoas.
➦IDEIA CONTEXTUAL: A letra da música trata de conflitos e obstáculos no relacionamento que não estão sendo superados pelo "amor".
_____________________________________________________________________________
Leia o texto a seguir e responda às questões de 27 a 30.
_____________________________________________________________________________
The world was shocked when Qatar won the bid to host the 2022 World Cup in 2010. Of course, there’s the weather: the Persian Gulf state suffers temperatures well north of 100 degrees – sometimes over 120 – in the World Cup months of June and July. And there’s the fact that the tiny, oil-rich nation has little soccer history or presence on the sport’s international stage: It’s never sent a team to the Cup to compete. Turns out, there may have been more suspicious factors behind FIFA’s bizarre decision. The British press have alleged that Qatari billionaire Mohamed bin Hammam paid off FIFA officials in order to secure their votes to bring the Cup to his country. If the allegations are true, FIFA Vice President Jim Boyce said he’d push to strip Qatar of the Cup and re-award it to another country. What could push all this to critical mass is ongoing outrage over Qatar’s mistreatment of the construction workers tasked with building Cup infrastructure. The long hours of hard labor in unbearably hot conditions have proven lethal: It’s estimated that 1200 workers have died in Qatar since the country was awarded the Cup. They are almost exclusively migrant workers from South and Southeast Asia and can only leave Qatar with the written permission of their employers – a system some watchers have compared to slavery. Five of the World Cup’s six top corporate sponsors (including Coca-Cola and Adidas) have voiced concern over corruption and worker abuse allegations, and publicly back formal investigations.

Blatter, in a rare off-message moment, admitted that giving Qatar the bid was a “mistake”. Qatari officials have denied wrong doing on corruption charges and promised to reform labor laws – but clearly, they have a lot more to worry about than air-conditioning their stadiums.
_____________________________________________________________________________

(Adaptado de: <http://www.motherjones.com/media/2014/06/fifa-world-cup-scandals-brazil-qatar>.
Acesso em: 17 set. 2014.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  27 :
De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Existe uma possibilidade de o Catar deixar de sediar a Copa do Mundo de 2022 devido a denúncias da imprensa internacional.
II. O Catar é conhecido por sua tradição futebolística, inclusive com participação em eventos esportivos internacionais.
III. Até 2022, há uma previsão de queda no número de mortos entre os operários que atuarão nas obras para a Copa do Mundo do Catar.
IV. Patrocinadores da Copa do Mundo de 2022 demonstraram preocupação com as alegações de corrupção e abusos contra os trabalhadores do evento.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
I. Existe uma possibilidade de o Catar deixar de sediar a Copa do Mundo de 2022 devido a denúncias da imprensa internacional.
II. O Catar é conhecido por sua tradição futebolística, inclusive com participação em eventos esportivos internacionais.
III. Até 2022, há uma previsão de queda no número de mortos entre os operários que atuarão nas obras para a Copa do Mundo do Catar.
IV. Patrocinadores da Copa do Mundo de 2022 demonstraram preocupação com as alegações de corrupção e abusos contra os trabalhadores do evento.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  28 :
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o argumento central no qual se baseia o texto.
a) A pouca tradição no futebol e a ausência em campeonatos mundiais anteriores foram fatores decisivos para a escolha do país sede.
b) O governo do Catar escraviza seus operários, o que preocupa as grandes empresas mundiais em termos de direitos humanos.
c) O clima do Catar, nos meses nos quais ocorrerá o Mundial, é um fator que impede sua realização nesse local.
d) A escolha do Catar como sede do Mundial de futebol está envolvida com suspeitas de suborno e alegações de abusos contra os trabalhadores.
e) Milionários do Catar pagarão as despesas para a realização do Mundial assim como os salários dos funcionários envolvidos na construção dos estádios.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) A pouca tradição no futebol e a ausência em campeonatos mundiais anteriores foram fatores decisivos para a escolha do país sede.
b) O governo do Catar escraviza seus operários, o que preocupa as grandes empresas mundiais em termos de direitos humanos.
c) O clima do Catar, nos meses nos quais ocorrerá o Mundial, é um fator que impede sua realização nesse local.
d) A escolha do Catar como sede do Mundial de futebol está envolvida com suspeitas de suborno e alegações de abusos contra os trabalhadores.
e) Milionários do Catar pagarão as despesas para a realização do Mundial assim como os salários dos funcionários envolvidos na construção dos estádios.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  29 :
Considere a frase a seguir.
_____________________________________________________________________________
"If the allegations are true, FIFA Vice President Jim Boyce said he'd push to strip Qatar of the Cup and re-award it to another country."
_____________________________________________________________________________
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que expressam os trechos sublinhados.
a) Condição cujo resultado independe da veracidade das alegações.
b) Condição futura improvável de se realizar.
c) Situação futura possível de se realizar subordinada a uma situação presente.
d) Situação atual hipotética e contrária aos fatos conhecidos.
e) Situação passada e já superada pelas evidências do presente.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): Condição cujo resultado independe da veracidade das alegações.
*Alternativa (B): Condição futura improvável de se realizar.
*Alternativa (C): Situação futura possível de se realizar subordinada a uma situação presente.
*Alternativa (D): Situação atual hipotética e contrária aos fatos conhecidos.
*Alternativa (E): Situação passada e já superada pelas evidências do presente.
➦CASO TÍPICO DE 1ª CONDICIONAL: utilizada para
descrever eventos ou situações futuras.
➦ESTRUTURA: If + simple present ... futuro (will + verbo). 
➦ Neste caso, a oração principal é formada pelo reported speech (discurso indireto), ou seja, há a mudança do verbo da frase que se está reportando. Dessa maneira, o WILL” torna-se WOULD, mas a frase continua expressando uma situação possível de se realizar no futuro.
"If the allegations are true, FIFA Vice President Jim Boyce said he'd push to strip Qatar of the Cup and re-award it to another country."
(Se as alegações forem verdadeiras, o vice-presidente da FIFA, Jim Boyce, disse que tentaria tirar o Qatar da copa e recompensá-lo novamente em outro país.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  30 :
Com base nas expressões sublinhadas no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Os termos long hours, hard labor e unbearably hot foram empregados com o propósito de dar imparcialidade ao texto.
II. O termo turns out introduz a ideia de que as informações apresentadas em seguida têm um caráter de veracidade.
III. Ao utilizar os vocábulos shocked e bizarre decision, o enunciador revela sua opinião sobre o assunto.
IV. A utilização da palavra slavery revela um aspecto negativo em torno da discussão acerca da escolha do
Catar.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Afirmativa (I): Os termos long hours, hard labor e unbearably hot foram empregados com o propósito de dar imparcialidade ao texto.(Os termos selecionados são formados por adjetivos (long, hard) e advérbios (unbearably) cuja função é qualificar os substantivos (hours, work) e o adjetivo (hot))
*Afirmativa (II): O termo turns out introduz a ideia de que as informações apresentadas em seguida têm um caráter de veracidade.
*Afirmativa (III): Ao utilizar os vocábulos shocked e bizarre decision, o enunciador revela sua opinião sobre o assunto.
*Afirmativa (IV): A utilização da palavra slavery revela um aspecto negativo em torno da discussão acerca da escolha do
Catar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário