domingo, 25 de outubro de 2020

UEMA – 2018 – VESTIBULAR – 1ª SEMESTRE – 1ª ETAPA – LÍNGUA INGLESA – PAES – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – PROVA COM GABARITO & TRADUÇÃO DE TEXTOS.

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUEMA-2018-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ªETAPA-PAES-22/10/2017.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
➭ 5 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
➭ Text (1) – Some General Dos and Don’ts | www. lifecareer.com |
➭ Text (2) – | www.thecomicstrips.com |
➭ Text (3) – 5 Best Job Interview Tips for Jobseekers | www. livecareer.com |
➭ Text (4) – AsK Annie! | Pratical Grammar Level 3 | HUGHES, J.; JONES, C. |
 PROVA:
 TRADUÇÃO - TEXTO 1:
 TRADUÇÃO - TEXTO 1:
Some General Dos and Don’ts
Algumas medidas gerais a tomar e a não tomar
Dos:
O que fazer:
° Arrive in good time. The interview panel may be interviewing a lot of candidates so do not keep them waiting. Dress appropriately. Some organizations, especially technology companies, have a very casual dress code but, for most, a suit will be appropriate interview wear. Remember that you are being judged on the appearance that you present.
° Chegar a tempo. O painel de entrevista pode estar a entrevistar muitos candidatos, por isso não os deixe à espera. Vista-se adequadamente. Algumas organizações, especialmente as empresas de tecnologia, têm um código de vestuário muito informal, mas, para a maioria, um fato será a roupa adequada para a entrevista. Lembre-se de que está a ser julgado pela aparência que apresenta.
° Act appropriately, which usually means following the interviewer‟s lead. If you are offered a hand to shake, then shake it, by ut don‟t offer your own hand if nobody else seems interested.
° Atue de forma adequada, o que normalmente significa seguir as indicações do entrevistador. Se lhe oferecerem uma mão para apertar, aperte-a, mas não ofereça a sua própria mão se ninguém parecer interessado.
° Engage with the interviewers. Smile, make eye contact, and build rapport.
Envolver-se com os entrevistadores. Sorria, estabeleça contato visual e crie uma relação.
° Answer the questions that are asked, using relevant examples where at all possible.
° Responder às perguntas que lhe são colocadas, utilizando exemplos pertinentes sempre que possível.
Don’ts:
O que não fazer:
° Be afraid to blow your own trumpet a bit. After all, nobody else is going to blow it for you. Do not lie or exaggerate. If you want the job, be enthusiastic and positive.
° Ter medo de tocar um pouco a sua própria trombeta. Afinal de contas, mais ninguém o vai tocar por si. Não minta nem exagere. Se quer o emprego, mostre-se entusiasta e positivo.
° Be over-familiar or share too much information. For example, the interviewers don‟t want to know how you‟re going to manage your childcare.
° Ser demasiado familiar ou partilhar demasiada informação. Por exemplo, os entrevistadores não querem saber como é que vai gerir a guarda dos seus filhos.
Disponível em: www. lifecareer.com/
quintessential/job-interview-tips
16 – (UEMA-2018/1-VESTIBULAR-1ªETAPA)
The idiomatic expression “to blow your trumpet” means the same as
a) to lie about yourself.
b) to talk about family issues.
c) to say more than what you are.
d) to treat the employer very well.
e) to tell good things about yourself.
 👍  Gabarito  E 
TÓPICO – IDIOM – EXPRESSÃO IDIOMÁTICA 
 BLOW (ONE'S) OWN TRUMPET:
A expressão idiomática “to blow your trumpet”(tocar sua trombeta) significa o mesmo que
*Alternativa (A): to lie about yourself. – mentir sobre você mesmo.
*Alternativa (B): to talk about family issues.– falar sobre questões familiares.
*Alternativa (C): to say more than what you are. – dizer mais do que você é.
*Alternativa (D): to treat the employer very well. – tratar muito bem o empregador.
*Alternativa (E)to tell good things about yourself. – Dizer coisas boas sobre si próprio.
❑ BLOW (ONE'S) OWN TRUMPET – Dizer coisas boas sobre si próprio. – Vangloriar-se ou gabar-se das suas próprias capacidades, competências, sucesso, realizações, etc. – Contar a todos com orgulho sobre suas realizações.  

17 – (UEMA-2018/1-VESTIBULAR-1ªETAPA)
Os verbos – arrive, act, engage e answer – estão no
a) infinitivo progressivo.
b) infinitivo perfeito.
c) imperativo.
d) subjuntivo.
e) indicativo.
 👍   Gabarito    C  
TÓPICO – GRAMMAR – IMPERATIVE CLAUSES:
° Act appropriately, which usually means following the interviewer‟s lead. (verbo +instrução)
° Engage with the interviewers. (verbo +instrução)
° Answer the questions that are asked, using relevant examples where at all possible. (verbo +instrução)
IMPERATIVE CLAUSES - Orações imperativas geralmente funcionam como comandos, instruções ou ordens. A ordem usual das palavras é VERBO + X(comando). Normalmente não incluímos o sujeito em uma oração imperativa. Usamos a forma base do verbo:
 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
• I got a job at that new halloween store in the mall.
- Consegui um emprego naquela nova loja de halloween no shopping.
• That's good news and bad news.
- Isso é uma boa notícia e uma má notícia.
• Your's mother right, Dustin.
- Sua mãe está certa, Dustin.
• Think about it, that store won't even exist a week from now.
- Pense nisso, aquela loja nem existirá daqui a uma semana.
• Then you'll be out of work again.
- Então você ficará sem trabalho novamente.
• And back on the couch eating chips and binge watching game of thrones.
- E de volta no sofá comendo batatinhas e assistindo o jogo dos tronos.
• So what the bad news?
- Então, quais são as más notícias?

18 – (UEMA-2018/1-VESTIBULAR-1ªETAPA)
A leitura da sequência em quadrinhos leva o leitor a inferir que
a) os pais só veem aspectos positivos na iniciativa do filho em se empregar.
b) o rapaz terá um emprego de curta duração.
c) o rapaz terá um emprego fora do seu país.
d) o rapaz tem aversão à série de TV “Game of Thrones”.
e) o filho e os pais concordam que o “Halloween” dura o ano inteiro.
 👍   Gabarito    B  
TÓPICO – EXPRESSÕES NOMINAIS DE INFERÊNCIA – ELEMENTOS VERBAIS 
 ELEMENTOS NÃO-VERBAIS:
 Na tirinha, Dustin, é um universitário que não conseguiu encontrar um emprego regular na economia atual depois de se formar e, portanto, voltou para casa para morar com seus pais. Ele está constantemente preso em um ciclo de empregos temporários.
 Na cena, Dustin consegui um emprego na nova loja de halloween no shopping.
 Os pais (Ed e Helen) veem aspectos positivos e negativos na iniciativa do filho em se empregar.
 Entretanto, Dustin terá um emprego de curta duração, pois segundo a mãe, a loja não existirá em uma semana:
❑ "Think about it, that store won't even exist a week from
now." – Pensa bem, essa loja nem sequer existirá daqui a uma semana.
 TRADUÇÃO - TEXTO 3:
5 Best Job Interview Tips for Jobseekers
5 melhores dicas de entrevista de emprego para quem está à procura de emprego
1. Conduct Research on the Employer, Hiring Manager, and Job Opportunity
1. Realizar pesquisas sobre o empregador, o diretor de contratação e a oportunidade de emprego
Success in a job interview starts with a solid foundation of knowledge on the jobseeker‟s part. You should understand the employer, the requirements of the job, and the background of the person (or people) interviewing you.
O sucesso numa entrevista de emprego começa com uma base sólida de conhecimentos por parte do candidato a emprego. Deve compreender o empregador, os requisitos do emprego e os antecedentes da pessoa (ou pessoas) que o está a entrevistar.
2. Thank Interviewer(s) in Person, by Email, or Postal Mail
2. Agradeça ao(s) entrevistador(es) pessoalmente, por Email ou por correio postal
Common courtesy and politeness go far in interviewing; thus, the importance of thanking each person who interviews you should come as no surprise. Start the process.
A cortesia e a delicadeza vão longe numa entrevista; assim, a importância de agradecer a cada pessoa que o entrevista não deve ser uma surpresa. Inicie o processo.
3. Review Common Interview Questions and Prepare Your Responses
3. Reveja as perguntas mais comuns das entrevistas e prepare as suas respostas
Another key to interview success is preparing responses to expected interview questions. First, ask the hiring manager as to the type of interview to expect.
Outra chave para o sucesso da entrevista é preparar respostas para as perguntas esperadas da entrevista. Em primeiro lugar, pergunte ao diretor da empresa contratante que tipo de entrevista deve esperar.
4. Remember the Importance of Body Language
4. Lembre-se da importância da linguagem corporal
While the content of your interview responses is paramount, poor body language can be a distraction at best” or a reason not to hire you at worst. Effective forms of body language include smiling, eye contact, solid posture, active listening, and nodding.
Embora o conteúdo das suas respostas na entrevista seja fundamental, uma linguagem corporal deficiente pode ser uma distração, na melhor das hipóteses, ou uma razão para não o contratar, na pior. As formas eficazes de linguagem corporal incluem o sorriso, o contato visual, a postura sólida, a escuta ativa e o aceno de cabeça.
5. Dress for Success
5. Vista-se para o sucesso
Plan out a wardrobe that fits the organization and its culture, striving for the most professional appearance you can accomplish.
Planeje um guarda-roupa que se encaixe na organização e em sua cultura, buscando a aparência mais profissional possível.
Disponível em: www. livecareer.com (Adapted)
19 – (UEMA-2018/1-VESTIBULAR-1ªETAPA)
O texto III apresenta cinco “dicas” para uma boa entrevista de emprego. A “dica” que se refere ao vestuário é encontrada no item
a) 5
b) 4
c) 3
d) 2
e) 1
 👍   Gabarito    A  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
❑ 5. Dress for Success - Vista-se para o sucesso
❑ Plan out a wardrobe that fits the organization and its culture, striving for the most professional appearance you can accomplish.
❑ Planeje um guarda-roupa que se encaixe na organização e em sua cultura, buscando a aparência mais profissional possível.

 TRADUÇÃO - TEXTO 4:
O extrato abaixo faz parte de uma coluna social chamada “AsK Annie!”, cujo objetivo é orientar seus leitores sobre diversas situações. O leitor de nome Brad faz uma “consulta” à colunista Annie.
AsK Annie!
Pergunte a Annie!
End of the line?
Fim da linha?  
° My job's getting me down more and more every day! I spend more time at the office than I do at home and I have less time to spend with my family and friends. Of all the people I know. I`m the one who works the most hours and I`m also the one who has the fewest holidays! And now my boss has asked me to work on Saturdays as well! I'm already doing more than I want to, but if I say no, I'II lose my job. What should I do?
° O meu trabalho está a deixar-me cada vez mais em baixo todos os dias! Passo mais tempo no escritório do que em casa e tenho menos tempo para estar com a minha família e amigos. De todas as pessoas que conheço. Sou a pessoa que trabalha mais horas e também a que tem menos férias! E agora o meu patrão pediu-me para trabalhar também ao sábado! Já estou a fazer mais do que quero, mas se disser que não, perco o meu emprego. O que é que devo fazer?
Brad
° Try talking to your boss. Maybe you can negociate to work fewer hours during the week? Or get more holidays to make up for the extra work? If your boss won`t listen to sense, then you need to decide what matters most to you, your job or your personal life.
° Tente falar com o seu chefe. Talvez possa negociar a possibilidade de trabalhar menos horas durante a semana? Ou ter mais férias para compensar o trabalho extra? Se a sua chefia não lhe dá ouvidos, então tem de decidir o que é mais importante para si, o seu trabalho ou a sua vida pessoal.
Annie
HUGHES, J.; JONES, C. Pratical Grammar Level 3. Andover, Heinle, Cengage Learning, 2011.
20 – (UEMA-2018/1-VESTIBULAR-1ªETAPA)
Pode-se dizer que Brad reclama
a) da grande quantidade de horas que ele e os colegas passam em casa.
b) do pouco diálogo que ele mantém com os colegas de trabalho.
c) das horas extras que ele e a equipe realizam no trabalho.
d) da grande quantidade de horas que ele está trabalhando.
e) do pouco tempo que ele passa com a família.
 👍  Gabarito    D  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
❑ "[...] Of all the people I know. I`m the one who works the most hours and I`m also the one who has the fewest holidays!"
❑ De todas as pessoas que conheço. Sou a pessoa que trabalha mais horas e também a que tem menos férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário