quarta-feira, 28 de abril de 2021

UNESP/2021 – VESTIBULAR – 1º SEMESTRE –ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS..

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES.

 ESTRUTURA-PROVA:
 14 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Tirinha | buttersafe.com |
 Text (2) – Anedota | The Language Nerds |
 Text (3) – Cartoon | who.int |
 Text (4) – When will the Amazon hit a tipping point? | nature.com |
 Text (5) – Cartoon | https://sustainabilityillustrated.com |
 Text (6) – Cartoon | https://drawnjournalism.com |
 Text (7) – Map Key | nature.com |
 Text (8) – The business of climate change | economist.com |
 Text (9) – Sapiens: A brief history of humankind |


❑ TEXTO 1:

 TRADUÇÃO - TEXT 1:

No 1º quadrinho, uma ladrão rouba uma bolsa da garota e  então, ela grita:
  • HELP A THIEF!!
  • AJUDEM UM LADRÃO!
No 2º quadrinho, a polícia se aproxima e a garota comemora.
  • YAH!
  • OBA!
No 3º quadrinho, a garota fica surpresa pois a polícia não a ajuda, e, na verdade, dá uma carona ao ladrão. A garota então questiona:
  • WHY AREN'T YOU ARRESTING HIM??
  • POR QUE VOCÊ NÃO O PRENDE?
No 4º quadrinho, o policial responde:
  • COMMAS, LADY!!
  • VÍRGULAS, MOCINHA!
01 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
Para que a história tivesse um desfecho favorável à garota, seria necessário
(A) inserir uma vírgula após “Help” (1o quadrinho) e suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho).
(B) inserir uma vírgula após “Help” (1o quadrinho), apenas.
(C) suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho), apenas.
(D) inserir uma vírgula após “Why” (3o quadrinho) e suprimir a vírgula após “Commas” (4o quadrinho).
(E) inserir uma vírgula após “Why” (3o quadrinho), apenas.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, VOCABULÁRIO, INFERÊNCIA, IMPORTÂNCIA DA VÍRGULA:
A comicidade do cartoon está no fato que, como no pedido de ajuda da moça não havia uma vírgula após HELP, a garota acabou dizendo “AJUDEM UM LADRÃO" em vez de “SOCORRO, UM LADRÃO”.
Sendo assim, para que a história tivesse um desfecho favorável à garota, seria necessário INSERIR UMA VÍRGULA  após “HELP” (1o quadrinho) apenas.

 TRADUÇÃO - TEXT 2
  • TWO MEN WALKED INTO A BAR. ONE MAN ORDERED H2O. THE OTHER MAN SAYS, "I'LL HAVE H2O, TOO."
  • DOIS HOMENS ENTRARAM EM UM BAR. UM HOMEM PEDIU H2O. O OUTRO HOMEM DIZ: "EU VOU BEBER H2O TAMBÉM."
  • THE SECOND MAN DIED.
  • O SEGUNDO HOMEM MORREU.
06 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
A anedota sugere que
(A) o segundo homem tomou, por engano, a bebida do primeiro.
(B) o funcionário do bar serviu a mesma bebida para os dois homens.
(C) o primeiro homem envenenou o segundo.
(D) o segundo homem pretendia envenenar o primeiro.
(E) o segundo homem ingeriu um líquido tóxico em lugar de água.
 👍  Comentários e Gabarito   E  
TÓPICO - PALAVRAS HOMÓFONAS 
:
Dois homens entraram em um bar. Um deles pediu H2O. O outro diz, “eu tomarei H2O, também.”
H2O = água
H2O2 = água oxigenada, tóxica.
IDEIA CONTEXTUAL / COMICIDADE:
A comicidade acontece porque o advérbio TOO (também) apresenta a mesma pronúncia do numeral TWO(dois), causando a confusão e gerando uma piada.
Sendo assim a anedota sugere que o segundo homem ingeriu um líquido tóxico em lugar de água. Alternativa correta é a (E). Demais alternativas incorretas.

 TRADUÇÃO - TEXT 3
11 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
Contribuem para o efeito de humor do cartum os seguintes recursos expressivos:
(A) hipérbole e paradoxo.
(B) paradoxo e personificação.
(C) antítese e pleonasmo.
(D) personificação e pleonasmo.
(E) ironia e hipérbole.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, VOCABULÁRIO, INFERÊNCIA, IDEIA CONTEXTUAL:
 TRADUÇÃO - TEXT 4
When will the Amazon hit a tipping point?


Scientists say climate change, deforestation and fires could cause the world’s largest rainforest to dry out. The big question is how soon that might happen. Seen from a monitoring tower above the treetops near Manaus, in the Brazilian Amazon, the rainforest canopy stretches to the horizon as an endless sea of green. It looks like a rich and healthy ecosystem, but appearances are deceiving. This rainforest — which holds 16,000 separate tree species — is slowly drying out.
Os cientistas dizem que as mudanças climáticas, o desmatamento e os incêndios podem causar a seca da maior floresta tropical do mundo. A grande questão é saber quando é que isso pode acontecer. Vista de uma torre de monitoramento acima das encostas das árvores perto de Manaus, na Amazônia brasileira, a cobertura da floresta tropical se estende até o horizonte como um mar interminável de verde. Parece um ecossistema rico e saudável, mas as aparências estão a enganar. Esta floresta tropical - que detém 16.000 espécies de árvores separadas - está lentamente secando.
Over the past century, the average temperature in the forest has risen by 1-1.5 ºC. In some parts, the dry season has expanded during the past 50 years, from four months to almost five. Severe droughts have hit three times since 2005. That’s all driving a shift in vegetation. In 2018, a study reported that trees that do best in moist conditions, such as tropical legumes from the genus Inga, are dying. Those adapted to drier climes, such as the Brazil nut tree (Bertholletia excelsa), are thriving.
No último século, a temperatura média na floresta aumentou de 1-1,5 ºC. Em algumas partes, a estação seca se expandiu nos últimos 50 anos, de quatro meses para quase cinco. Secas graves atingiram três vezes desde 2005. É tudo uma mudança na vegetação. Em 2018, um estudo relatou que árvores que fazem melhor em condições úmidas, como leguminosas tropicais do gênero Inga, estão morrendo. Aquelas adaptadas a escaladas mais secas, como a árvore do Brasil (Bertholletia excelsa), estão prosperando.
At the same time, large parts of the Amazon, the world’s largest rainforest, are being cut down and burnt. Tree clearing has already shrunk the forest by around 15% from its 1970s extent of more than 6 million square kilometres; in Brazil, which contains more than half the forest, more than 19% has disappeared. Last year, deforestation in Brazil spiked by around 30% to almost 10,000 km2 , the largest loss in a decade. And in August 2019, videos of wildfires in the Amazon made international headlines. The number of fires that month was the highest for any August since an extreme drought in 2010.
Ao mesmo tempo, grandes partes da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, estão sendo cortadas e queimadas. A depuração de árvores já encolheu a floresta em cerca de 15% a partir dos anos 70, com mais de 6 milhões de quilômetros quadrados; no Brasil, que contém mais da metade da floresta, mais de 19% desapareceu. No ano passado, o desmatamento no Brasil aumentou cerca de 30%, para quase 10.000 km2, a maior perda em uma década. E em agosto de 2019, vídeos de incêndios na Amazônia fizeram manchetes internacionais. O número de incêndios naquele mês foi o mais alto em qualquer mês de agosto desde uma seca extrema em 2010.
(www.nature.com, 25.02.2020. Adaptado.)

21 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
According to the first paragraph, the Amazon rainforest
(A) might eventually dry out due to climate change, deforestation and fires.
(B) has already regenerated itself since it looks green and healthy.
(C) has lost over 16 thousand tree species over last decade.
(D) appears large and resilient, so deforestation and fires will have a mild impact.
(E) has already reached a state that makes it difficult to recover from fires and deforestation.
👍 Comentários e Gabarito   A  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
22 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
According to the second paragraph, a change in vegetation can be noticed by
(A) the expansion of trees adapted to drier climate conditions. (B) the reduction of nut tree population hit by three severe droughts.
(C) adaptation of vegetable species to longer months of dry season.
(D) alteration of tree locations, like growing closer to rivers.
(E) substantial decrease of Inga and Brazil nut trees.
👍 Comentários e Gabarito   A  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
23 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
De acordo com o terceiro parágrafo, a floresta amazônica
(A) perdeu mais de 50% da cobertura vegetal na área localizada no Brasil.
(B) tem apresentado uma desaceleração contínua, porém insuficiente, no ritmo de desmatamento.
(C) teve uma redução de cerca de 15% da extensão que tinha nos anos 1970.
(D) perdeu 30% de sua área desde 2019 devido a queimadas e incêndios.
(E) enfrentou o mais longo período de queimadas e incêndios em 2010.
👍 Comentários e Gabarito   C  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
 TRADUÇÃO - TEXT 5:
24 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
O cartum ilustra que o aumento de temperatura, também citado no texto,
(A) causa mudanças substanciais apenas em climas frios.
(B) deve interromper a evaporação das águas e levar a chuvas ou secas intensas.
(C) irá causar grande impacto ambiental, climático e ecossistêmico.
(D) contribui indiretamente para a expansão de grandes biomas.
(E) pode postergar o aumento do nível dos rios e oceanos.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, VOCABULÁRIO, INFERÊNCIA, IDEIA CONTEXTUAL:
 TRADUÇÃO - TEXT 6:
25 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
De acordo com o cartum,
(A) o desmatador certamente atenderia à solicitação da menina se retirasse seu equipamento.
(B) os desmatadores apenas cumprem ordens.
(C) os ambientalistas não apresentam argumentos convincentes.
(D) os desmatadores não ouvem os argumentos dos ambientalistas.
(E) as crianças são mais sensíveis ao mundo natural.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - ELEMENTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS, VOCABULÁRIO, INFERÊNCIA, IDEIA CONTEXTUAL:
 TRADUÇÃO - TEXT 7:

26 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
O retângulo destacado no mapa e seu texto informam que, muitas vezes, o desmatamento
(A) precede a abertura de estradas para o escoamento de madeira ilegal.
(B) ocorre em entradas perpendiculares após a construção de estradas.
(C) provoca a morte de peixes em rios e igarapés próximos.
(D) provoca desertificação nas regiões que margeiam as estradas.
(E) toma forma de espinha de peixe ao longo das margens de rios.
👍 Comentários e Gabarito   B  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
27 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
The country covered by the Amazon rainforest presented in the map that displays less signs of forest clearing is
(A) Ecuador.
(B) Colombia.
(C) Peru.
(D) French Guiana.
(E) Bolivia.
👍 Comentários e Gabarito   D  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
28 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
In the excerpt
“Deforestation often follows a fishbone pattern”,
the underlined word expresses
(A) manner.
(B) graduality.
(C) confirmation. 
(D) denial.
(E) frequency.
👍 Comentários e Gabarito   E  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
 TRADUÇÃO - TEXT 8:
The business of climate change
O negócio das mudanças climáticas

A UN assessment published this week on the progress made in stemming the global loss of species made depressing reading. Not one of the 20 targets adopted by 196 countries in a convention on biodiversity in 2010 has been met. And the latest biennial Living Planet Report from the WWF, an environmental group, found that animal populations worldwide shrank by an average of two-thirds between 1970 and 2016. The falls were greatest in the tropics. In Latin America and the Caribbean animal populations fell by 94%, on average, during the period. It is some comfort that around the world biodiversity and climate change have become big political issues. In Australia koala bears have almost brought down a state government.
Uma avaliação da ONU publicada esta semana sobre os progressos realizados na contenção da perda global de espécies tornou a leitura deprimente. Nenhum dos 20 objetivos adoptados por 196 países numa convenção sobre biodiversidade em 2010 foi atingido. E o último relatório bienal Living Planet do WWF, um grupo ambiental, descobriu que as populações de animais em todo o mundo diminuíram em média dois terços entre 1970 e 2016. As quedas foram maiores nos trópicos. Na América Latina e no Caribe, as populações animais caíram 94%, em média, durante o período. É um certo conforto que, em todo o mundo, a biodiversidade e as alterações climáticas se tenham tornado grandes questões políticas. Na Austrália, os ursos coala quase derrubaram um governo estadual.
(www.economist.com, 18.09.2020.)

29 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
The United Nations (UN) publication mentioned in the text provides
(A) criticism about the 20 targets adopted in a convention.
(B) bad news concerning biodiversity loss.
(C) interesting ideas on biodiversity preservation to be followed.
(D) an encouraging climate perspective.
(E) a discussion about political views on global heating.
👍 Comentários e Gabarito   B  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
30 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
The chart shows details about the following excerpt from the text:
(A) “In Latin America and the Caribbean animal populations fell by 94%, on average, during the period”.
(B) “In Australia koala bears have almost brought down a state government”.
(C) “Not one of the 20 targets adopted by 196 countries in a convention on biodiversity in 2010 has been met”.
(D) “A UN assessment published this week on the progress made in stemming the global loss of species”.
(E) “It is some comfort that around the world biodiversity and climate change have become big political issues”.
👍 Comentários e Gabarito   A  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
 TRADUÇÃO - TEXT 9:
No livro Sapiens: A brief history of humankind, do autor Yuval Noah Harari, há o seguinte trecho:

Like it or not, we are members of a large and particularly noisy family called the great apes. Our closest living relatives include chimpanzees, gorillas and orangutans. The chimpanzees are the closest. Just 6 million years ago, a single female ape had two daughters. One became the ancestor of all chimpanzees, the other is our own grandmother.
Gostemos ou não, somos membros de uma grande e particularmente barulhenta família chamada de grandes macacos. Nossos parentes vivos mais próximos incluem chimpanzés, gorilas e orangotangos. Os chimpanzés são os mais próximos. Há apenas 6 milhões de anos, uma única mulher tinha duas filhas. Um tornou-se o ancestral de todos os chimpanzés, o outro é a nossa própria avó.
(Sapiens: A brief history of humankind, 2014.)

Em trecho anterior, o autor indica que o surgimento de organismos vivos data de 3,8 bilhões de anos atrás. Comparada a essa informação anterior, a expressão “Just 6 million years ago”, presente no trecho transcrito, justifica-se por indicar que a origem da espécie humana é ________, pois corresponde a _______ do período do surgimento dos organismos vivos.

84 – (UNESP-2021-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-ÁREA DE EXATAS E HUMANIDADES)
Os termos que completam as lacunas da frase são, respectivamente:
(A) antiga – mais de dois terços.
(B) recente – pouco mais de 1 milésimo.
(C) recente – precisamente 15 centésimos.
(D) antiga – aproximadamente 63%.
(E) precoce – aproximadamente 1%.
👍 Comentários e Gabarito   B  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário