quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

IVIN/2023 – PM/VALENÇA/PI – PROFESSOR – LÍNGUA INGLESA – PREFEITURA DE VALENÇA DO PIAUÍ – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: 

• QUADRIX-2017-INSTITUTO VICENTE NELSON-PROFESSOR-18/11/2023.




❑ ESTRUTURA-PROVA:

 15 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto – (1) | Mental Health Conditions | samhsa.gov |
 Texto – (2) | Techniques and Principles in Language Teaching | Oxford University Press |


 TEXTO 1:

 TRADUÇÃO - TEXTO 1:

Mental Health Conditions

Problemas de saúde mental

Mental illnesses are disorders, ranging from mild to severe, that affect a person’s thinking, mood, and/or behavior. As doenças mentais são distúrbios, que variam de leves a graves, que afetam o pensamento, o humor e/ou o comportamento de uma pessoa.

According to the National Institute of Mental Health, nearly one-in-five adults live with a mental illness. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, quase um em cada cinco adultos vive com uma doença mental. 

Many factors contribute to mental health conditions, including: Muitos fatores contribuem para os problemas de saúde mental, incluindo:

Biological factors, such as genes or brain chemistry, life experiences, such as trauma or abuse and family history of mental health problems. Fatores biológicos, como genes ou química cerebral, experiências de vida, como trauma ou abuso e histórico familiar de problemas de saúde mental.

Tips for Living Well with a Mental Health Condition Dicas para viver bem com um problema de saúde mental

Having a mental health condition can make it a struggle to work, keep up with school, stick to a regular schedule, have healthy relationships, socialize, maintain hygiene, and more. Ter um problema de saúde mental pode dificultar o trabalho, acompanhar os estudos, seguir horários regulares, ter relacionamentos saudáveis, socializar, manter a higiene e muito mais.

However, with early and consistent treatment — often a combination of medication and psychotherapy — it is possible to manage these conditions, overcome challenges, and lead a meaningful, productive life. No entanto, com tratamento precoce e consistente – muitas vezes uma combinação de medicação e psicoterapia – é possível gerir estas doenças, superar desafios e levar uma vida significativa e produtiva. 

Today, there are new tools, evidence-based treatments, and social support systems that help people feel better and pursue their goals. Hoje, existem novas ferramentas, tratamentos baseados em evidências e sistemas de apoio social que ajudam as pessoas a sentirem-se melhor e a perseguirem os seus objetivos.

Some of these tips, tools and strategies include: Algumas dessas dicas, ferramentas e estratégias incluem:

Stick to a treatment plan. Siga um plano de tratamento.

Even if you feel better, don’t stop going to therapy or taking medication without a doctor’s guidance. Mesmo que você se sinta melhor, não pare de fazer terapia ou tomar medicamentos sem orientação médica.

Work with a doctor to safely adjust doses or medication if needed to continue a treatment plan. Trabalhe com um médico para ajustar com segurança as doses ou medicamentos, se necessário, para continuar um plano de tratamento.

Keep your primary care physician updated. Mantenha seu médico de cuidados primários atualizado.

Primary care physicians are an important part of long-term management, even if you also see a psychiatrist.Os médicos de cuidados primários são uma parte importante do tratamento a longo prazo, mesmo que você também consulte um psiquiatra. 

Learn about the condition. Aprenda sobre a doença.

Being educated can help you stick to your treatment plan. Ser instruído pode ajudá-lo a seguir seu plano de tratamento.

Education can also help your loved ones be more supportive and compassionate. O ensino também pode ajudar seus entes queridos a serem mais solidários e compassivos.

Practice good self-care. Pratique um bom autocuidado.

Control stress with activities such as meditation or tai-chi; eat healthy and exercise; and get enough sleep. Controle o estresse com atividades como meditação ou tai-chi; alimente-se de forma saudável e faça exercícios; e durma o suficiente.

Reach out to family and friends. Entre em contato com familiares e amigos.

Maintaining relationships with others is important. In times of crisis or rough spells, reach out to them for support and help. Em tempos de crise ou períodos difíceis, procure-os para obter apoio e ajuda.

Develop coping skills. Desenvolver habilidades de enfrentamento.

Establishing healthy coping skills can help people deal with stress easier. Estabelecer habilidades de enfrentamento saudáveis pode ajudar as pessoas a lidar com o estresse com mais facilidade.

Get enough sleep. Durma o suficiente.

Good sleep improves your brain performance, mood and overall health. Um bom sono melhora o desempenho do cérebro, o humor e a saúde geral.

Consistently poor sleep is associated with anxiety, depression, and other mental health conditions. O sono consistentemente insatisfatório está associado à ansiedade, depressão e outras doenças de saúde mental.

Available in:< https://www.samhsa.gov/mental-health>

26 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

According to the text above, the alternative that best describes the comprehensive analysis of the text 1 is:

A) Mental health includes only social well-being. It affects how we think, feel, and act, and helps determine how we handle stress, relate to others, and make choices.

B) When a person has a depressive episode, they feel overly excited, productive, and even invincible. On the other hand, sometimes a person feels extremely sad.

C) Each type of mental ilnesses includes periods between manic or depressive episodes when symptoms lessen, or people feel stable.

D) Being sleep deprived can put people at risk for manic or depressive episodes. Sleeping more than usual may be a sign of a depressive episode and limit caffeine levels.

E) Mental illness is a group of illnesses that may impact on a person's life, feelings and others areas. Counselling, medication and good behaviors can help treat mental illness.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

De acordo com o texto acima, a alternativa que melhor descreve a análise abrangente do texto 1 é:

A) Mental health includes only social well-being. It affects how we think, feel, and act, and helps determine how we handle stress, relate to others, and make choices. A saúde mental inclui apenas o bem-estar social. Afeta a forma como pensamos, sentimos e agimos e ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e fazemos escolhas.

B) When a person has a depressive episode, they feel overly excited, productive, and even invincible. On the other hand, sometimes a person feels extremely sad. Quando uma pessoa tem um episódio depressivo, ela se sente excessivamente animada, produtiva e até invencível. Por outro lado, às vezes a pessoa se sente extremamente triste.

C) Each type of mental ilnesses includes periods between manic or depressive episodes when symptoms lessen, or people feel stable. Cada tipo de doença mental inclui períodos entre episódios maníacos ou depressivos, quando os sintomas diminuem ou as pessoas se sentem estáveis.

D) Being sleep deprived can put people at risk for manic or depressive episodes. Sleeping more than usual may be a sign of a depressive episode and limit caffeine levels. A privação de sono pode colocar as pessoas em risco de episódios maníacos ou depressivos. Dormir mais do que o normal pode ser sinal de episódio depressivo e limitar os níveis de cafeína.

E) Mental illness is a group of illnesses that may impact on a person's life, feelings and others areas. Counselling, medication and good behaviors can help treat mental illness. A doença mental é um grupo de doenças que podem impactar a vida, os sentimentos e outras áreas de uma pessoa. Aconselhamento, medicação e bons comportamentos podem ajudar a tratar doenças mentais.

27 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Analyze the following sentences below about the excerpt of the text 1 “Today, there are new tools, evidence-based treatments, and social support systems that help people feel better and pursue their goals”.

I. The structure “there are new tools” is in the Simple Past Tense.

II. The structure “evidence-based treatments”is a nominal group connected to “social support systems that help people feel better” and the headnoun is “systems”.

III. The word “pursue” can be replace by “seek”.

IV. In the expression “that help people feel better” it refers to “social support systems”, “evidence-based treatments” and “new tools”.

Which ones are correct?

A) Only I and II.

B) Only II and III.

C) Only III and IV.

D) Only I and IV.

E) Only II and IV.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

Analise as frases abaixo sobre o trecho do texto 1 “Hoje, existem novas ferramentas, tratamentos baseados em evidências e sistemas de apoio social que ajudam as pessoas a se sentirem melhor e a perseguirem seus objetivos”.

I. The structure “there are new tools” is in the Simple Past Tense. A estrutura “há novas ferramentas” está no Simple Past Tense.

II. The structure “evidence-based treatments”is a nominal group connected to “social support systems that help people feel better” and the headnoun is “systems”. A estrutura “tratamentos baseados em evidências” é um grupo nominal ligado a “sistemas de apoio social que ajudam as pessoas a se sentirem melhor” e o nome principal é “sistemas”

III. The word “pursue” can be replace by “seek”. A palavra “perseguir” pode ser substituída por “procurar”

IV. In the expression “that help people feel better” it refers to “social support systems”, “evidence-based treatments” and “new tools”. Na expressão “que ajudam as pessoas a sentirem-se melhor” refere-se a “sistemas de apoio social”, “tratamentos baseados em evidências” e “novas ferramentas”.

28 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

The past simple and past participle of the verb “to stick” are, respectively:

A) Stick, Stick.

B) Stiken, Stiken.

C) Stucken, Stucken.

D) Stuck, Stuck.

E) Stuck, Stucken.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

29 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Analyze the sentences:

I - “Mental illnesses are disorders, ranging from mild to severe, that affect a person’s thinking, mood, and/or behavior.”

II - "According to the National Institute of Mental Health, nearly one-in-five adults live with a mental illness."

A) Both sentences are in the Present Continuous.

B) Both sentences are in the Simple Present.

C) The first sentence is in the Simple Present and the second sentence is in the Present Continuous.

D) The first sentence is in the Imperative and the second sentence is in the Present Continuous.

E) Both sentences are in the Infinitive Tense.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

Analise as sentenças:

I - “Mental illnesses are disorders, ranging from mild to severe, that affect a person’s thinking, mood, and/or behavior.” “As doenças mentais são transtornos, de níveis a graves, que afetam o pensamento, o humor e/ou o comportamento de uma pessoa”.

II - "According to the National Institute of Mental Health, nearly one-in-five adults live with a mental illness." “Segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental, quase um em cada cinco adultos vive com alguma doença mental”.

 TEXTO 2:

 TRADUÇÃO - TEXTO 2:

The Audio-Lingual Method, like the Direct Method is also an oral-based approach. O Método Audiolingual, assim como o Método Direto, também é uma abordagem oral. 

However, it is very different in that rather than emphasizing vocabulary acquisition through exposure to its use in situations, the Audio-Lingual Method drills students in the use of grammatical sentence patterns. No entanto, é muito diferente porque, em vez de enfatizar a aquisição de vocabulário através da exposição ao seu uso em situações, o Método Audiolingual treina os alunos no uso de padrões gramaticais de frases.

It also, unlike the Direct Method, has a strong theoretical base in linguistics and psychology. Também, ao contrário do Método Direto, tem uma forte base teórica em linguística e psicologia.

Charles Fries (1945) of the University of Michigan led the way in applying principles from structural linguistics in developing the method. and for this reason, it has sometimes been referred to as the 'Michigan Method'. Charles Fries (1945), da Universidade de Michigan, abriu o caminho na aplicação de princípios da linguística estrutural no desenvolvimento do método. e por esta razão, tem sido por vezes referido como o “Método Michigan”.

Later in its development, principles from behavior al psychology (Skinner 1957) were incorporated. Mais tarde em seu desenvolvimento, foram incorporados princípios da psicologia comportamental (Skinner 1957).

It was thought that the way to acquire the sentence parterns of the target language was through conditioning- helping learners to respond correctly to stimuli through shaping and reinforcement. Pensava-se que a forma de adquirir os componentes das frases da língua-alvo era através do condicionamento - ajudando os alunos a responder corretamente aos estímulos através da modelagem e do reforço.

Learners could over come the habits of their native language and form the new habits required to be target language speakers. Os alunos poderiam superar os hábitos de sua língua nativa e formar os novos hábitos necessários para serem falantes da língua-alvo.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Técnicas e Princípios no Ensino de Línguas. 3ª edição. Oxford; Nova York: Oxford University Press, 2011.

30 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

About the Audio-Lingual Method, its the typical features are:

A) teacher-centred, oral pattern-drills of key structures from dialogues, and reading and written work based on earlier oral work, sometimes given as homework.

B) vocabulary taught through wordlists, translation, reading of literary passages even at low levels, and elaborate presentation of grammar rules.

C) bright, cheerful classrooms with comfortable chairs, soothing background music positive suggestion and negative desuggestion by teacher.

D) reading of dialogues by teacher, rhythm and intonation matched to music, reading of dialogues by learners just before sleeping and on rising (homework).

E) functional language exercises, real-life interactive activities including information gap, role-play plenty of actual listening, speaking, reading and writing games.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

Sobre o Método Áudio lingual, suas características típicas são:

A) teacher-centred, oral pattern-drills of key structures from dialogues, and reading and written work based on earlier oral work, sometimes given as homework. exercícios orais centrados no professor sobre estruturas-chave de diálogos e trabalhos de leitura e escrita baseados em trabalhos orais anteriores, às vezes dados como lição de casa.

B) vocabulary taught through wordlists, translation, reading of literary passages even at low levels, and elaborate presentation of grammar rules. vocabulário ensinado por meio de listas de palavras, tradução, leitura de passagens literárias mesmo em níveis baixos e apresentação elaborada de regras gramaticais.

C) bright, cheerful classrooms with comfortable chairs, soothing background music positive suggestion and negative desuggestion by teacher. salas de aula iluminadas e alegres, com cadeiras confortáveis, música de fundo suave, sugestões positivas e sugestões negativas do professor.

D) reading of dialogues by teacher, rhythm and intonation matched to music, reading of dialogues by learners just before sleeping and on rising (homework). leitura dos diálogos pelo professor, ritmo e entonação condizentes com a música, leitura dos diálogos pelos alunos antes de dormir e ao levantar (dever de casa).

E) functional language exercises, real-life interactive activities including information gap, role-play plenty of actual listening, speaking, reading and writing games. exercícios funcionais de linguagem, atividades interativas da vida real, incluindo lacunas de informação, dramatização de muitos jogos reais de ouvir, falar, ler e escrever.

31 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Which noun does not have the correct definition? Choose the incorrect answer:

A) Reseach (Uncountable).

B) Knowledge (Uncountable).

C) Beauty (Countable).

D) Rice (Uncountable).

E) Grapes (Countable).

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
NOUNS
:

Qual substantivo não tem a definição correta? Escolha a resposta incorreta:

A) Reseach (Uncountable). Pesquisa (incontável).

B) Knowledge (Uncountable). Conhecimento (incontável).

C) Beauty (Countable). Beleza (Contável).

D) Rice (Uncountable). Arroz (incontável).

E) Grapes (Countable). Uvas (Contável).

32 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Identify the type of Figurative Language used in the following sentences:

I. I am a deeply superficial person.

II. Round the rugged rocks the ragged rascal ran.

III. Mellow wedding bells.

IV. The mind is an ocean.

Select the alternative that identifies correctly them:

A) I – Metaphor / II – Assonance / III – Alliteration / IV - Synecdoche.

B) I – Oxymoron / II – Alliteration / III – Assonance / IV – Metaphor.

C) I – Metaphor / II – Assonance / III – Alliteration / IV - Oxymoron.

D) I – Hyperbole / II – Simile / III – Assonance / IV – Metaphor.

E) I – Oxymoron / II – Alliteration / III – Antithesis / IV – Synecdoche.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

Identifique o tipo de linguagem figurativa utilizada nas seguintes sentenças:

I. I am a deeply superficial person. Sou uma pessoa profundamente superficial.

II. Round the rugged rocks the ragged rascal ran. Em volta das rochas escarpadas, o patife esfarrapado correu.

III. Mellow wedding bells. Sinos suaves de casamento.

IV. The mind is an ocean. A mente é um oceano.


33 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Analyze the following sentences below:

I. “What will you have been doing?” is in the simple future and future perfect tense.

II. “I was studying English when you called yesteday” is in the past continuous.

III. “She wrote last night” is in simple past.

IV. “Have they ever been abroad?” is in the past perfect.

V. “What are you doing now?” is in the present continuous. 

Which ones are correct?

A) Only I and III.

B) Only II, III and V.

C) Only III, IV and V .

D) Only I, II and IV.

E) Only I, II, III, IV.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

34 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

The nouns below follow a different spelling rule when in its plural form:

I. child > children

II. country > countries

III. sheep > sheep

IV. day > days

V. stereo > stereos

Which combination of words below follow the same rules, in the same order?

A) people – especies – heroes – boys – zoos.

B) teeth – series – deer – donkeys – echoos.

C) mice – parties – fish – keys – rádios.

D) feet – quizzes – salmon – aircrafts – gallows.

E) moose – apendices – formula – radius – kangaroos.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

35 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Which of the following sentences is an example of a third conditional structure?

A) If I owned a zoo, I might let people interact with the animals more.

B) If I inherited a billion dollars, I would travel to the moon.

C) If you set your mind to a goal, you’ll eventually achieve it.

D) When people smoke cigarettes, their health suffers.

E) If you had told me you needed a ride, I would have left earlier.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

36 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

No Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014) consta uma meta específica referente à gestão democrática do ensino: a Meta 19. Essa visa assegurar condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. Fazem parte da referida meta as seguintes estratégias, exceto:

A) Incentivar os estados, o Distrito Federal e os municípios a constituírem Fóruns Permanentes de Educação.

B) Estimular, em todas as redes de educação básica, a constituição e o fortalecimento de grêmios estudantis e associações de pais.

C) Favorecer processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira nos estabelecimentos de ensino.

D) Fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio nas redes públicas estaduais de ensino.

E) Estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

37 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Segundo Joseuda Borges Castro LOPES et al., em seu livro Educação Inclusiva (Porto Alegre: Sagah, 2018), o tratamento dado às pessoas com deficiência, com TGD e com altas habilidades/superdotação, passou por várias fases no decorrer da história. Com base nessa periodização, que é adotada por toda literatura da área, assinale a única alternativa que agrupa tais fases na ordem cronológica correta:

A) Aniquilação, integração, segregação e inclusão.

B) Segregação, aniquilação, inclusão e integração.

C) Inclusão, segregação, aniquilação e integração.

D) Integração, segregação, aniquilação e inclusão.

E) Aniquilação, segregação, integração e inclusão.

      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

38 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

Desdobrado em cinco capítulos, o Título II do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990) trata especificamente dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, os quais devem ser efetivados pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo Poder Público. Dentre esses direitos fundamentais, não constam:

A) Direito à vida e à saúde.

B) Direito à moradia condigna.

C) Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

D) Direito à convivência familiar e comunitária.

E) Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

39 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

A Constituição Federal (1988) determina, em seu art. 211, §2º, que os Sistemas Municipais de Educação atuem prioritariamente:

A) No ensino fundamental e na educação infantil.

B) No ensino fundamental e no ensino médio.

C) No ensino fundamental e na educação de jovens e adultos (EJA).

D) Na educação infantil e na educação especial.

E) No ensino fundamental e na educação préescolar.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:

40 – (IVIN/2023-PM/VALENÇA/PI-PROFESSOR)

A respeito das competências gerais para a educação básica, de que trata BNCC (2018), é correto afirmar:

I. As dez competências gerais devem ser trabalhadas de forma transversal em todo o conteúdo, desde a educação infantil até o ensino médio.

II. Cabe aos professores usarem as competências gerais apenas como uma indicação pro forma de como deve ser encaminhado o currículo na sala de aula.

III. Competência deve ser entendida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores por parte do aluno, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Assinale:

A) Se apenas I estiver correto.

B) Se apenas II estiver correto.

C) Se apenas I e III estiverem corretos.

D) Se apenas III estiver correto.

E) Se I e II estiverem corretos. 

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário