•
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-FUNDAÇÃO VUNESP-VESTIBULAR-2007. From https://www.ufscar.br.
❑ ESTRUTURA DA PROVA:• 06 MCQs (Multiple Choice Question) / 5 Options Each Question.• 04 Discursive Questions.
• UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-FUNDAÇÃO VUNESP-VESTIBULAR-2007. From https://www.ufscar.br.
❑ ESTRUTURA DA PROVA:
• 06 MCQs (Multiple Choice Question) / 5 Options Each Question.
• 04 Discursive Questions.
❑ 1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS: Leia o texto seguinte e assinale a alternativa correta das questões de números 01 a 06.
One of the common questions asked by anyone who has a
concern about the effect films may have on young people is: “What
kind of meaning can young people possibly be deriving about
humanity, the world, and the universe as they are portrayed in
this form of entertainment?” But a more revealing question is:
“What kind of meaning do young people search for about
humanity, the world and the universe when they go to the cinema?”
Rather than the full acceleration, care-free hedonist carnival that
some paint of adolescence, this is a time when the search for
meaning may reach its most serious heights.
Most young people go to the cinema these days for the same
reason: to be immersed in a particular world for a short while.
While this may be their aim, there are three quests that occur
within. In the mind of each young person there in that darkened
hall, one or a mixture of any three of these quests may be occurring:
1) The Confirmative Quest – firstly young people may go to
the cinema to see a film that confirms something of their current
perception of reality. This is an important quest within a film for
young people who by the very nature of adolescence are concerned
about who they are, and who they appear to be to others. They
may seek confirmation of values or beliefs, or ways of thinking
about the world, or even their own outward appearance.
2) The Escapist Quest – this may be connected with a negative
confirmation of present reality, or exist on its own. “I like a movie
if it enables me to forget who I am for a while and be in another
place,” may some young people say. For some, the guns and high
fashion/black leather exterior of an adventure film like The Matrix
may fulfill this quest. Movies we typically label “Feel Good”
may also exist here, for instance, romantic comedies like Notting
Hill. Or young people may wish to escape to a world that is more
exciting, more stimulating than their own.
3) The Aspirative Quest – the third quest that films may fulfill
for a youthful audience is a close relative of the escapist function.
That is, that young people may enjoy films because they allow the
viewer to aspire to a new reality. While escapism is a short term
goal, those who “aspire” would wish to escape in a more long term
sense, or to “stay escaped”, as some young people say. In one sense
there may be a danger in this function. If the reality that one aspires
to is a “Guns and Explosions” or “More Romantic time” model,
then excessive submersion in the genre may not be healthy.
(Jonathan Sargent. www.digitalorthodoxy.com. Adaptado.)
01 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) De acordo com o primeiro parágrafo, podemos concluir que
(A) quem se preocupa com a humanidade, o mundo e o universo questiona de duas maneiras o cinema como forma
de entretenimento para os jovens.
(B) a preocupação do autor está mais voltada para os tipos de
significado buscados pelos jovens quando vão ao cinema.
(C) os jovens podem transferir diferentes significados do
mundo, da humanidade e do universo ao filme a que
assistem.
(D) os jovens, quando vão ao cinema, questiona de duas maneiras diferentes os significados que lhe são apresentados.
(E) ao assistir a um filme, os jovem vêem-se confrontados
com dois tipos de significado para a humanidade, o mundo e o universo.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
De acordo com o primeiro parágrafo, podemos concluir que...
*Alternativa (B): a preocupação do autor está mais voltada para os tipos de significado buscados pelos jovens quando vão ao cinema.
02 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) De acordo com o texto,
(A) no escuro do cinema, três atitudes existenciais possíveis são apresentadas à mente do jovem.
(B) a sala escura do cinema cria no jovem a sensação de
estar em mundo diferente daquele em que vive.
(C) no escuro do cinema, um ou mais tipos de busca podem
ocorrer na mente do jovem que assiste ao filme.
(D) a maioria dos jovens, no escuro do cinema, procura identificar um dos três caminhos que leva à auto-definição.
(E) no escuro do cinema, o jovem busca algo que confirme
a adolescência como um período de carnaval despreocupado.
Comentários e Gabarito C
*Alternativa (C): no escuro do cinema, um ou mais tipos de busca podem ocorrer na mente do jovem que assiste ao filme.
03 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) No primeiro tipo de busca mencionado pelo texto,
(A) o jovem espera que o filme a que assiste possa lhe ensinar a ter uma percepção coerente da realidade.
(B) o cinema se apresenta como alternativa da percepção de
uma realidade que o jovem se preocupa em reconhecer
como sua.
(C) a própria natureza da adolescência confirma como coerente aquilo a que o jovem assiste num filme.
(D) o jovem espera encontrar no filme algo que confirme o
que ele entende como a realidade que está vivendo.
(E) o jovem que se preocupa com seus valores deixa de reconhecer no filme parte de sua realidade.
👍 Comentários e Gabarito D
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
No primeiro tipo de busca mencionado pelo texto,
*Alternativa (D): o jovem espera encontrar no filme algo que confirme o que ele entende como a realidade que está vivendo.
04 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) O segundo tipo de busca mencionado pelo texto
(A) permite que o jovem constate que sua realidade tem existência própria e se reflete em mais de um tipo de filme.
(B) ajuda o jovem a ter certeza de que sua presente realidade
é negativa e precisa ser esquecida permanentemente.
(C) possibilita ao jovem esquecer que sua presente realidade
é tão negativa quanto os mundos imaginários dos filmes.
(D) ou se relaciona com uma confirmação da realidade vivida
pelo jovem ou tem uma existência independente.
(E) encontra-se, de maneira típica, em filmes românticos
como Matrix e Um lugar chamado Notting Hill.
👍 Comentários e Gabarito D
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
O segundo tipo de busca mencionado pelo texto
*Alternativa (D): ou se relaciona com uma confirmação da realidade vivida pelo jovem ou tem uma existência independente.
05 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) A busca mencionada pelo último parágrafo do texto
(A) permite aos jovens que encontrem em certos filmes uma
realidade mais próxima da sua.
(B) está muito próxima à mencionada no parágrafo anterior,
embora seja mais longa em termos de tempo.
(C) é encontrada em filmes que mostram a aspiração por uma
realidade diferente.
(D) define aspiração e escapismo como coisas iguais em termos de tempo.
(E) refere-se a um período de tempo mais breve que o da
busca citada anteriormente.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
A busca mencionada pelo último parágrafo do texto
*Alternativa (B): está muito próxima à mencionada no parágrafo anterior, embora seja mais longa em termos de tempo.
06 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) No último parágrafo do texto, a palavra one aparece com dois
sentidos
(A) coincidentes.
(B) antitéticos.
(C) paradoxais.
(D) complementares.
(E) inequívocos.
👍 Comentários e Gabarito E
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
No último parágrafo do texto, a palavra one aparece com dois sentidos
*Alternativa (E): inequívocos.
❑ 2ª PARTE-QUESTÕES DISCURSIVAS: Leia o texto seguinte e responda às questões de
números 07 a 10, em português.
In 1894, W. K. Laurie Dickson, a researcher at Thomas A. Edison Laboratories, is credited with the invention of a practicable
form of celluloid strip containing a sequence of images, the basis
of a method of photographing and projecting moving images.
Americans often mention him as the inventor of the cinema.
Thomas Edison introduced to the public two pioneering inventions
based on this innovation: the Kinetograph, the first practical
moving picture camera, and the Kinetoscope (the word “kinos”
is Greek for “image”, and was later turned into “cine”). The latter
was a cabinet in which a continuous loop of Dickson’s celluloid
film (powdered by an electric motor) was projected by a lamp
and lens onto a glass. The spectator viewed the image individually
through an eye piece.
2
Kinetoscope parlors were supplied with
fifty-foot film snippets shot by Dickson, in Edison’s “Black Maria”
studio. These sequences recorded everyday life events (such as
Fred Ott’s Sneeze, 1894) as well as entertainment acts.
Kinetescope parlors soon spread successfully to Europe.
Edison, however, never cared to patent these instruments on the
other side of the Atlantic, since they relied so heavily on previous
experiments and innovations from Britain and Europe. This left
the field open for imitations, such as the camera devised by British electrician and scientific instrument maker Robert W. Paul and
his partner Brit Acres in 1896. The British often regard them as
the parents of moving pictures.
3
But the Frenchman Louis Lumiere is sometimes credited
as inventor of the motion picture one year after Diskison created
his device in America. Although he was preceded by others,
Lumiere’s portable, suitcase-sized cinematographe served as a
camera, film processing unit, and projector all in one. His
invention, at first, was seen as a “devilish thing”, since people
believed the images it projected could acquire life and harm the
audience.
- (www.en.wikipedia.org, Adaptado.)
07 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) Segundo o texto,
a) quem inventou o cinema?
b) em que ano?
08 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) O texto menciona duas invenções de Thomas A. Edison.
a) Como os espectadores viam seus “filmes”?
b) O que mostravam eles?
09 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) Com relação a Thomas A. Edison,
a) em que parte do mundo ele não patenteou suas invenções?
b) por quê?
10 – (UFSCar-2007-VESTIBULAR) Quanto ao cinematógrafo de Lumiere,
a) como ele foi visto a princípio?
b) por quê?