•
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-FUNDAÇÃO VUNESP-VESTIBULAR-2013. From https://www.ufscar.br.
❑ ESTRUTURA DA PROVA:• 06 MCQs (Multiple Choice Question) / 5 Options Each Question.• Texto (1) – | Your Brain Knows the Difference Between Phony Smiles and Real Ones | discovermagazine.com |
• UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-FUNDAÇÃO VUNESP-VESTIBULAR-2013. From https://www.ufscar.br.
❑ ESTRUTURA DA PROVA:
• 06 MCQs (Multiple Choice Question) / 5 Options Each Question.
• Texto (1) – | Your Brain Knows the Difference Between Phony Smiles and Real Ones | discovermagazine.com |
• Texto (2) – | Anúncio | adsoftheworld.com |
• Texto (3) – | Cartoon | gocomics.com |
❑ TEXTO 1: Leia o texto para responder às questões de números 11 a 14.
Your Brain Knows the Difference Between
Phony Smiles and Real Ones
By Breanna Draxler
June 12, 2013
Smiling comes in two distinct forms: genuine and polite. The
genuine kind are those that result from a friend showing you a
hilarious new Internet video. These smiles are spontaneous and
indicative of pleasure. Polite smiles, on the other hand, are the
ones reserved for the awkward encounters with your coworker
at the coffee machine. You don’t want to be rude, but you’re not
actually enjoying the exchange. You just feel like you have to go
through the motions.
Whether or not a smile is genuine, it is generally a reciprocal
social action. When a person smiles at you, you usually smile
back. And more often than not, you respond with the same kind of
smile you perceive. Socially, the smiles have different meanings:
a genuine smile is a social reward, whereas the polite version
is a social obligation. Since people learn to anticipate rewards,
researchers wanted to know if people anticipate rewarding
smiles.
To figure this out, the researchers conducted a study. Thirtyfive participants learned to play a button-pressing game in
which correct answers were rewarded with a smiling animated
face. Two of the faces gave fake smiles, and two gave real
smiles. While playing this game, participants were hooked up
to an electromyography machine which monitored the neurons
responsible for contracting smile muscles.
This test showed that participants’ facial muscles started
contracting even before the genuine smile was given —
confirming that we’re subconsciously prepared for the real thing,
according to the findings published in Psychological Science.
Keep that in mind next time you try to fool your angry landlord
with phony politesse.
(www.discovermagazine.com. Adaptado.)
11 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)
A expressão polite smile, no primeiro parágrafo do texto, pode
ser substituída, sem alteração de sentido, por:
(A) real smile.
(B) rewarding smile.
(C) genuine smile.
(D) phony smile.
(E) usually smile.
👍 Comentários e Gabarito D
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
A expressão polite smile, no primeiro parágrafo do texto, pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
*Alternativa (A): real smile.
*Alternativa (B): rewarding smile.
*Alternativa (C): genuine smile.
*Alternativa (D): phony smile.
*Alternativa (E): usually smile.
12 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)
De acordo com o texto,
(A) os sorrisos genuínos podem ser considerados uma ação
social recíproca, ao passo que os sorrisos por educação não
provocam ações sociais.
(B) o teste mostrou que os músculos faciais dos participantes
levavam mais tempo para se contrair em reação a um sorriso
genuíno.
(C) é mais comum respondermos o sorriso de alguém com o mesmo tipo de sorriso que percebemos que essa pessoa nos deu.
(D) comparando um sorriso genuíno a um sorriso por educação,
o segundo pode ser considerado uma recompensa social.
(E) é possível enganar o proprietário de um apartamento alugado que está bravo com você dando a ele um sorriso por
educação.
👍 Comentários e Gabarito C
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
De acordo com o texto,
*Alternativa (A): os sorrisos genuínos podem ser considerados uma ação social recíproca, ao passo que os sorrisos por educação não provocam ações sociais.
*Alternativa (B): o teste mostrou que os músculos faciais dos participantes levavam mais tempo para se contrair em reação a um sorriso genuíno.
*Alternativa (C): é mais comum respondermos o sorriso de alguém com o mesmo tipo de sorriso que percebemos que essa pessoa nos deu.
*Alternativa (D): comparando um sorriso genuíno a um sorriso por educação, o segundo pode ser considerado uma recompensa social.
*Alternativa (E): é possível enganar o proprietário de um apartamento alugado que está bravo com você dando a ele um sorriso por educação.
13 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)
No trecho do primeiro parágrafo – Polite smiles, on the other
hand, are the ones reserved for the awkward encounters with
your coworker at the coffee machine. –, a expressão em destaque
indica uma ideia de
(A) complementaridade.
(B) oposição.
(C) conclusão.
(D) explicação.
(E) adição.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
*Alternativa (A): complementaridade.
*Alternativa (B): oposição.
*Alternativa (C): conclusão.
*Alternativa (D): explicação.
*Alternativa (E): adição.
14 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)
No trecho do terceiro parágrafo – To figure this out, the
researchers conducted a study. –, o pronome this retoma:
(A) since people learn to anticipate rewards.
(B) the polite version is a social obligation.
(C) the researchers conducted a study.
(D) researchers wanted to know.
(E) if people anticipate rewarding smiles.
👍 Comentários e Gabarito E
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
*Alternativa (A): since people learn to anticipate rewards.(já que as pessoas aprendem a antecipar recompensas.)
*Alternativa (B): the polite version is a social obligation.(a versão educada é uma obrigação social.)
*Alternativa (C): the researchers conducted a study.(os pesquisadores realizaram um estudo.)
*Alternativa (D): researchers wanted to know.(pesquisadores queriam saber.)
*Alternativa (E): if people anticipate rewarding smiles.(se as pessoas anteciparem sorrisos gratificantes.)
❑ TEXTO 2: Examine o anúncio de uma famosa marca de água mineral.
(www.adsoftheworld.com)
15 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)
A qualidade exaltada pelo anúncio são as pequenas bolhas na
água com gás que tornam o produto mais agradável para beber.
Sobre a construção do contexto criado para que o leitor se convença dessa qualidade, é correto afirmar que
(A) o médico mostra sua preocupação com a perna da paciente,
mas a mulher não se importa com a notícia, pois está com
muita sede.
(B) o médico dá uma notícia ruim para a paciente, mas, como
ele faz isso disfarçando com o uso de pequenas bolhas, ela
reage positivamente.
(C) o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua
vez, se mostra animada com uma possível recuperação rápida da cirurgia.
(D) a paciente não se importa com a má notícia dada pelo
médico, porque sabe que ele está mentindo, devido ao uso
de pequenas bolhas.
(E) o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua
vez, fica feliz, porque os dois poderão comemorar bebendo
a água mineral anunciada.
👍 Comentários e Gabarito B
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
*Alternativa (A): o médico mostra sua preocupação com a perna da paciente, mas a mulher não se importa com a notícia, pois está com muita sede.
*Alternativa (B): o médico dá uma notícia ruim para a paciente, mas, como ele faz isso disfarçando com o uso de pequenas bolhas, ela reage positivamente.
*Alternativa (C): o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua vez, se mostra animada com uma possível recuperação rápida da cirurgia.
*Alternativa (D): a paciente não se importa com a má notícia dada pelo médico, porque sabe que ele está mentindo, devido ao uso de pequenas bolhas.
*Alternativa (E): o médico dá uma ótima notícia para a paciente, que, por sua vez, fica feliz, porque os dois poderão comemorar bebendo a água mineral anunciada.
➧TRADUÇÃO LIVRE:
-We cut off your wrong leg!
(Cortamos sua perna errada!)
-Great!
(Legal)
-Smal bubbles make it easy to swallow.
(As pequenas bolhas facilitam a deglutição.)
❑ TEXTO 3:
(www.gocomics.com)
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 3:
- Mom says she wants to wash your blanket! Mamãe diz que quer lavar seu cobertor!
- Okay... Here, take it... Ok ... Aqui, pegue!
- You mean you can give it up just like that? Quer dizer que você consegue desistir assim?
- Sure, it doesn't bother me a bit... Claro, isso não me incomoda nem um pouco.
- All I have to do is spend the day in bed with an ice-bag on my head! Só preciso passar o dia na cama com um saco de gelo na cabeça!
16 – (UFSCar/2013-VESTIBULAR)
A partir da leitura do cartoon, é correto afirmar que
(A) a menina achava que o irmãozinho iria deixar que ela levasse
seu cobertor para lavar sem que ele oferecesse resistência.
(B) o menino fica doente porque está passando frio, uma vez que
seu cobertor está sendo lavado.
(C) o menino se encontra na situação em que está no último quadrinho porque falou a verdade para a sua irmã.
(D) o menino tenta disfarçar seu apego ao cobertor, mas a sua
atitude no último quadrinho denuncia que ele mentiu para
a irmã.
(E) o menino está prestando atenção na televisão e deixa que sua
irmã leve seu cobertor, não se arrependendo dessa atitude
posteriormente.
👍 Comentários e Gabarito D
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO :
A partir da leitura do cartoon, é correto afirmar que...
*Alternativa (A): a menina achava que o irmãozinho iria deixar que ela levasse seu cobertor para lavar sem que ele oferecesse resistência.
*Alternativa (B): o menino fica doente porque está passando frio, uma vez que seu cobertor está sendo lavado.
*Alternativa (C): o menino se encontra na situação em que está no último quadrinho porque falou a verdade para a sua irmã.
*Alternativa (D): o menino tenta disfarçar seu apego ao cobertor, mas a sua atitude no último quadrinho denuncia que ele mentiu para a irmã.
*Alternativa (E): o menino está prestando atenção na televisão e deixa que sua irmã leve seu cobertor, não se arrependendo dessa atitude posteriormente.