Powered By Blogger

sábado, 5 de abril de 2025

PAS 1 UnB – Subprograma 2024 – 1ª Etapa – Universidade de Brasília – COLLEGE ENTRANCE EXAMINATION, ANSWERS & LEXICAL APPROACH.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
  UnB-PROCESSO SELETIVO-SUBPROGRAMA 2024-PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADO-1ª ETAPA-UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-Aplicação: 15/12/24.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
 09 True False Questions.
• 01 MCQs (Multiple Choice Questions) / 4 Options Each Question.


 PROVA:
 TEXTO 1:
Human understanding of what the universe is, how it works and how vast it is has changed over the ages. For countless lifetimes, humans had little or no means of understanding the universe. Our distant ancestors instead relied upon myth to explain the origins of everything. Because our ancestors themselves invented them, the myths reflect human concerns, hopes, aspirations or fears rather than the nature of reality.
A compreensão humana do que é o universo, como funciona e quão vasto é tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Durante inúmeras vidas, os humanos tiveram poucos ou nenhuns meios de compreender o universo. Em vez disso, os nossos antepassados ​​distantes confiaram no mito para explicar as origens de tudo. Como os nossos próprios antepassados ​​os inventaram, os mitos reflectem preocupações, esperanças, aspirações ou medos humanos, e não a natureza da realidade.
Several centuries ago, however, humans began to apply mathematics, writing and new investigative principles to the search for knowledge. Those principles were refined over time, as were scientific tools, eventually revealing hints about the nature of the universe. Only a few hundred years ago, when people began systematically investigating the nature of things, the word “scientist” didn’t even exist (researchers were instead called “natural philosophers” for a time). Since then, our knowledge of the universe has repeatedly leapt forward.
Há vários séculos, porém, os humanos começaram a aplicar a matemática, a escrita e novos princípios de investigação na busca do conhecimento. Estes princípios foram sendo refinados ao longo do tempo, assim como as ferramentas científicas, acabando por revelar pistas sobre a natureza do universo. Há apenas algumas centenas de anos, quando as pessoas começaram a investigar sistematicamente a natureza das coisas, a palavra “cientista” nem sequer existia (os investigadores foram chamados, durante algum tempo, de “filósofos naturais”). Desde então, o nosso conhecimento do universo avançou repetidamente.
In the span of a single human lifetime, space probes have voyaged to the outer solar system and sent back the first up-close images of the four giant outermost planets and their countless moons; rovers wheeled along the surface on Mars for the first time; and humans constructed a permanently crewed, Earth-orbiting space station. In the early 21st century alone, astronomers discovered thousands of planets around other stars, detected gravitational waves for the first time and produced the first image of a black hole.
No período de uma única vida humana, sondas espaciais viajaram até ao sistema solar exterior e enviaram as primeiras imagens de perto dos quatro planetas gigantes mais exteriores e das suas incontáveis ​​​​luas; rovers percorreram pela primeira vez a superfície de Marte; e os humanos construíram uma estação espacial em órbita da Terra com tripulação permanente. Só no início do século XXI, os astrônomos descobriram milhares de planetas em torno de outras estrelas, detetaram ondas gravitacionais pela primeira vez e produziram a primeira imagem de um buraco negro.
  • Internet: <science.nasa.gov> (adapted).
According to the previous text, judge the following items.

1. The word “however”, in the first sentence of the second paragraph, introduces information which contrasts with the mythical explanation of the universe presented in the first paragraph.
>> CORRETO: A palavra “however”, na primeira frase do segundo parágrafo, introduz informação que contrasta com a explicação mítica do universo apresentada no primeiro parágrafo.
2. With the text, the author wants to inform how human knowledge about the universe has developed through the centuries, and how much it has progressed in recent decades.
>CORRETO: Com o texto, o autor quer informar como se desenvolveu o conhecimento humano sobre o universo ao longo dos séculos e o quanto avançou nas últimas décadas.
3. By using the term “permanently crewed” (first sentence of the last paragraph), the author informs that there are always people aboard the space station.
>CORRETO: Ao utilizar o termo “tripulado permanentemente” (primeira frase do último parágrafo), o autor informa que há sempre pessoas a bordo da estação espacial.
4. There is an opposition between “countless lifetimes” (second sentence of the first paragraph) and “In the span of a single lifetime” (first sentence of the third paragraph), which helps to indicate how fast science applied to the universe has developed lately.
>> CORRETO: Existe uma oposição entre “incontáveis ​​​​vidas” (segunda frase do primeiro parágrafo) e “No período de uma única vida” (primeira frase do terceiro parágrafo), o que ajuda a indicar quão rápido a ciência aplicada ao universo se desenvolveu ultimamente.
5. According to the text, science didn’t exist a few centuries ago, thus there was no word for scientist.
>> ERRADO: Segundo o texto, a ciência não existia há alguns séculos, logo não existia uma palavra para cientista.
 TEXTO 2:
Based on the information presented in the preceding infographic, judge items 6 to 9 and choose the correct answer on item 10, which is tipo C.
>> ERRADO: Com base na informação apresentada na infografia anterior, julgue os itens 6 a 9 e escolha a resposta correta no item 10, que é do tipo C.
6. The author of the infographic shows evidence, in his text, of how Hans von Bülow gave The Well-Tempered Clavier collection the nickname “the old testament of music”.
>> ERRADO: O autor da infografia mostra evidências, no seu texto, de como Hans von Bülow deu à coleção Cravo Bem Temperado a alcunha de “antigo testamento da música”.
7. To make sense of the text inserted in the “DID YOU KNOW?” column, the reader has to be able to identify to whom the verbs of the sentences refer.
>> CORRETO: Para dar sentido ao texto inserido na secção “SABIA QUE?” coluna, o leitor deve ser capaz de identificar a quem se referem os verbos das frases.
8. According to the text, Bach knew about music composed in other regions of Europe because he used to travel to meet other composers.
>> ERRADO: Segundo o texto, Bach conhecia música composta noutras regiões da Europa porque costumava viajar para conhecer outros compositores.
9. In the text of the “FAMOUS FOR” column, the author uses words connected with the world of classical music to impress the readers and convince them to listen to Bach.
>> ERRADO: No texto da coluna “FAMOSOS POR”, o autor utiliza palavras ligadas ao mundo da música clássica para impressionar os leitores e convencê-los a ouvir Bach.
10. According to the text, which type of composition Bach created in which many melodies are played simultaneously?
(A) Fugue.
(B) Prelude.
(C) Conterpoint.
(D) Sponge.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO:
According to the text, which type of composition Bach created in which many melodies are played simultaneously?
De acordo com o texto, que tipo de composição criou Bach em que muitas melodias são tocadas  simultâneamente?
(A) Fugue. Fuga.
(B) Prelude. Prelúdio.
(C) Conterpoint. Contraponto.
(D) Sponge. Esponja.