quarta-feira, 26 de abril de 2023

TIRINHAS – CARTOON | COMIC STRIP | CHARGE – LÍNGUA INGLESA – http://www.inglesparaconcursos.blog.br

Welcome back to another post!


➧ INSTRUÇÃO: Os quadrinhos 5, 6 e 7 apresentam uma história criada por Calvin. Considere esta informação para responder às questões 01, 02 e 03.
BILL WATTERSON bestofcalvinandhobbes.com
❑ TRADUÇÃO:
❑ 1º QUADRINHO:
➭ Here's a box of crayons. I need some illustrations for a story I'm writing.
➭ Aqui está uma caixa de lápis de cor. Preciso de algumas ilustrações para uma história que estou a escrever.
❑ 2º QUADRINHO:
➭ You can draw something besides tigers, can't you?
➭ Consegues desenhar outra coisa além de tigres, não consegues?
➭ Sure, leopards, pumas, ocelots, you name it.
➭ Claro, leopardos, pumas, jaguatiricas, você escolhe.
❑ 3º QUADRINHO:
➭ Here, Dad, read this story tonight. I wrote it and Hobbes illustrated it.
➭ Toma, pai, lê esta história esta noite. Eu a escrevi e o Hobbes a ilustrou.
➭ ...Hum.. Ok.
➭ Hum ok.
❑ 4º QUADRINHO:
➭ The Dad who lived to regret being mean to his kid.
➭ O pai que viveu para se arrepender de ter sido mau com o filho.
➭ What are you pausing for? Keeping reading.
➭ Por que o senhor está fazendo uma pausa? Continue lendo!
❑ 5º QUADRINHO:
➭ Barney's dad was really bad. So Barney's hatched a plan. When his dad said: "Eat your peas", Barney shouted: "NO" and run.
➭ O pai de Barney era muito ruim. Então Barney traçou um plano. Quando seu pai disse: "Coma suas ervilhas", Barney gritou: "NÃO" e correu.
❑ 6º QUADRINHO:
➭ Barney tricked his mean ol' dad. And locked him in the cellar. His mom never found out where he'd gone, 'cause Barney didn't tell her.
➭ Barney enganou seu pai malvado. E trancou-o no porão. A mãe dele nunca descobriu para onde ele tinha ido, porque Barney não contou a ela.
❑ 7º QUADRINHO:
➭ There his dad spent his life, Eating mice and gruel. With every bite for fifty years. He was sorry he'd being cruel. THE END.
➭ Lá seu pai passou a vida, comendo camundongos e mingau. Com cada mordida por cinquenta anos. Ele lamentava ter sido cruel. O FIM.
❑ 8º QUADRINHO:
➭ You know how a lot of stories have morals to them...?
➭ Sabe né, como muitas histórias têm um moral?
➭ I GET IT! I GET IT!
➭ Já percebi! Agora eu entendi! 
01 – (UERJ-2012/2013-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Calvin faz uso de um recurso sonoro típico de textos escritos em verso.
Identifique esse recurso e retire do texto, em inglês, dois exemplos do uso desse recurso.
__RESPOSTAS__
➦ Recurso sonoro: RIMA
➦ Dois dos exemplos: plan/ran; cellar/tell her; gruel/cruel.

02 – (UERJ-2012/2013-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Indique o tempo verbal mais usado na história escrita por Calvin.
Em seguida, retire, em inglês, dois verbos regulares conjugados nesse tempo.
__RESPOSTAS__
➦ Passado Simples / Passado Perfeito
➦ Dois dos verbos:
• was, lived.
• he'd gone, he'd being
03 – (UERJ-2012/2013-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Aponte a intenção de Calvin ao formular a pergunta do quadrinho 8.
Explicite, também, a moral de sua história.
__RESPOSTAS__
➦ Insinuar que há uma semelhança entre a história que ele criou e sua vida com o pai.
➦ Trate bem de seu filho ou sofrerá as consequências.

04 – (UERJ-2012/2013-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Em histórias em quadrinhos, recursos da linguagem visual podem ser usados para representar características das falas dos personagens.
Cite dois recursos visuais usados com essa finalidade no quadrinho 8 e o significado de cada um.
__RESPOSTAS__
• balão em forma de nuvem ➜ o personagem fala normalmente
• balão pontiagudo  o personagem fala alto.
• letras maiúsculas  o personagem fala alto.
• cor vermelha na palavra "get"  o personagem dá ênfase à palavra.
• itálico na palavra "get"  o personagem dá ênfase à palavra.
➧ INSTRUÇÃO: Read the text.
Retrieved from http://www.thecomicstrips.com/subject/The-North+Korea-Comic-Strips.php - Access 07/19/20108.
05  (PUC-PR-2019-VESTIBULAR DE VERÃO-MEDICINA)
What is the criticism expressed in the comic strip below?
(A) North Korea does not have the power to defeat the USA.
(B) American society is only concerned about frivolous things.
(C) American news is overestimated.
(D) Cancer spread is as common as American conflicts.
(E) Tv fake news does not caught the audience attention anymore.
__RESPOSTA (B)__
➧ INSTRUÇÃO: Read the text.
06  (PUC-PR-2016/2017-VESTIBULAR DE VERÃO)
According to the strip the expression 'I stand corrected' means:
(A) What I just said was proved to be right 
(B) What I just said was just proved to be wrong.
(C) What I just said was correct.
(D) I admitted that I was right.
(E) I was corrected.
__RESPOSTA (B)__
 TRADUÇÃO LIVRE DO CARTOON:
  • Make a wish!(Faça um desejo!)
  • Like that ever works(Como isso sempre funciona)
  • Ding Dong
  • Happy Birthday Garfield!(Feliz Aniversário Garfield!)
  • I stand corrected.(Eu estou corrigido.)
• De acordo com a tira, a expressão 'Estou corrigido' significa:
*Alternativa (A): O que eu acabei de dizer provou estar certo.
*Alternativa (B): O que eu disse foi apenas provado estar errado.
*Alternativa (C): O que eu disse foi correto.
*Alternativa (D): Eu admiti que estava certo.
*Alternativa (E): eu fui corrigido.
➧ INSTRUÇÃO: As questões de 07 a 09 referem-se à tirinha a seguir.
BARRY DEUTSCH
Adaptado de leftycartoons.com.
06 – (UERJ-2019/2020-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
A história em quadrinhos retrata uma situação contraditória na sociedade estadunidense.
Explicite essa contradição.
__RESPOSTAS__
- A situação contraditória apresentada é que apesar de lucrar com o trabalho dos imigrantes, a sociedade estadunidense os trata com hostilidade.
➧ 1º quadrinho:
  • "Alamar came to United States to find work. Alamar is a brick mason. He works hard and is very productive."
  • Alamar veio aos Estados Unidos em busca de trabalho. Alamar é pedreiro. Ele trabalha muito e é muito produtivo.
➧ 2º quadrinho:
  • "Because Alamar is so productive, people in related jobs, like brickmakers, site supervisors and truckers, have more work to do."
  • Como a Alamar é muito produtivo, pessoas em cargos relacionados, como oleiros, supervisores de obra e caminhoneiros, têm mais trabalho a fazer. 
➧ 3º quadrinho:
  • "All those people, including Alamar, spend money in the local economy, on things like groceries and movies and diners and gas and clothes. All that spending creates more jobs."
  • Todas essas pessoas, inclusive Alamar, gastam dinheiro na economia local, em coisas como mantimentos e filmes e lanchonetes e gasolina e roupas. Todo esse gasto cria mais empregos. 
➧ 4º quadrinho:
  • "Which why americans welcome Alamar with friendship and open arms."
  • Razão pela qual os americanos recebem Alamar com amizade e de braços abertos.
  • - Go home, you *@! job stealer!
  • Vá para casa, seu * @! ladrão de empregos!
08 – (UERJ-2019/2020-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
All those people, including Alamar, spend money in the local economy, (3º quadrinho)
Identifique o referente da expressão sublinhada.
Aponte, ainda, a consequência da ação descrita no trecho citado.
__RESPOSTAS__
- “THOSE PEOPLE” (essas pessoas) refere-se às pessoas relacionadas ao trabalho de Alamar, citadas no quadrinho anterior: produtores de tijolos, mestres de obras e caminhoneiros.
- A consequência de essas pessoas gastarem dinheiro na economia local é a geração de mais empregos.

09 – (UERJ-2019/2020-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Em histórias em quadrinhos, recursos tipográficos e de linguagem não verbal acrescentam significados às falas dos personagens.
Cite dois desses recursos visuais presentes no último quadrinho e aponte o significado que expressam.
__RESPOSTAS__
Para expressar a hostilidade do personagem, o autor utiliza os seguintes recursos visuais: uso de negrito; expressão facial; uso de fontes maiores; símbolos representando palavrões e braços em movimento.
➧ INSTRUÇÃO: A questão 10 refere-se à charge a seguir.
KHALIL BENDIB
Adaptado de otherwords.org
10 – (UERJ-2017/2018-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Na charge, elementos não verbais e verbais são utilizados para reforçar uma crítica ao capitalismo.
Cite quatro elementos não verbais: dois que caracterizem o empresário e outros dois que representem o trabalhador.
__RESPOSTAS__
(A) Características do empresário:
• feliz
• gordo
• branco
• veste terno
• ocupa grande espaço na charge
• dá um tapinha nas costas do empregado
(B) Características do trabalhador:
• negro
• magro
• cansado
• está trabalhando
• veste um avental
• está representado em tamanho menor.
➧ INSTRUÇÃO: As questões de 11 a 14 referem-se à tirinha a seguir.
11 – (UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Na tirinha, Calvin e seu pai conversam sobre um assunto importante.
Com base no primeiro quadrinho, indique o que motivou essa conversa.
Identifique, ainda, os referentes do pronome we no primeiro e no último quadrinho, respectivamente.
__RESPOSTAS__
a) Motivo da conversa:
➦ As notas do boletim de Calvin.
b) referentes do pronome WE:
➦ 1º quadrinho: Os pais de Calvin.
➦ 4º quadrinho: Calvin mais os colegas de turma.
12 – (UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
Why not? You like to read and you like to learn. I know you do. (2º quadrinho)
Explicite o que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima.
Em seguida, retire do texto, em inglês, a frase substituída por do.
__RESPOSTAS__
a) O que o pai de Calvin deseja compreender por meio da pergunta acima:
➦ O porquê de Calvin não gostar de escola.
b) Em inglês, a frase substituída por do.:
➦ You like to read and you like to learn.
13  (UERJ-2017-VESTIBULAR-2ª FASE-DISCURSIVA)
I mean, you've read every dinosaur book ever written, (3º quadrinho)
Com base nesse trecho da fala do pai, aponte a função da expressão sublinhada e transcreva, em inglês, as duas palavras que indicam ênfase.
__RESPOSTAS__
a) A função da expressão "I mean":
➦ Introduzir um esclarecimento.
b) Duas palavras que indicam ênfase:
➦ every
➦ ever
14 – (UERJ-2016/2017-VESTIBULAR-EXAME DISCURSIVO)
No último quadrinho, Calvin esclarece a dúvida de seu pai. O mesmo quadrinho também traz implícita uma crítica à escola.
Identifique o esclarecimento apresentado por Calvin e explicite, também, a crítica relacionada à escola.
__RESPOSTAS__
a) O esclarecimento:
➦ Não se lê sobre dinossauros na escola.
b) A crítica:
➦ A escola não ensina o que os alunos querem REALMENTE aprender.
➧ INSTRUÇÃO: Read the comic strip and check the correct meaning of the following expression:
Disponível em: <http://www.thecomicstrips.com/store/add.php?iid=117428>. Acesso em: dezembro 2014.
15  (PUC-PR-2015-VESTIBULAR DE INVERNO)
In the comic strip above the phrasal verb pick up the tab means:
(A) To pick up the papers.
(B) To collect information.
(C) To stumble across some money.
(D) To pay the bill.
(E) To help a friend to get a paper.
__RESPOSTA (D)__
*Afirmative (A): To pick up the papers.(Pegar os papéis.)
*Afirmative (B): To collect information.(Coletar informações.)
*Afirmative (C): To stumble across some money.(Tropeçar em dinheiro.)
*Afirmative (D): To pay the bill.(Pagar a conta.)
*Afirmative (E): To help a friend to get a paper.(Ajudar um amigo a conseguir um papel.)
- "Pick up the tab" means to pay for something or to pay the bill.
➧ INSTRUÇÃO: Read the text.
Available in:<http://www.gocomics.com/garfield/1978/06/20>.
Access on August, 2015.
16  (PUC-PR-2015/2016-VESTIBULAR DE VERÃO)
When Garfield says "could've used a little salt", what is he expressing?
(A) His regrets.
(B) A promise.
(C) The man's capability to do something that he didn't.
(D) He's having fun.
(E) He's surprised with the present.
__RESPOSTA (C)__
IDEIA CONTEXTUALNa tirinha, John dá os votos de feliz aniversário para Garfield e em seguida diz que tem uma surpresa e entrega uma rato de borracha para o Galfield. O gato Garfield não expressa nenhuma surpresa com o presente e em seguida, no 3º quadrinho, engole o rato de borracha e pensa "poderia ter usado um pouco de sal."
TRADUÇÃO LIVRE: 
No 1º quadrinho (JOHN FALA):
  • "Happy birthday, Garfield, I have a surprise to you"
  • (Feliz aniversário, Garfield, tenho uma surpresa para você)
No 2º quadrinho (JOHN FALA):
  • "a rubber mouse!"
  • um rato de borracha
No 3º quadrinho (GARFIELD PENSA):
  • "could've used a little salt..."
  • poderia ter usado um pouco de sal...
Quando Garfield pensa "poderia ter usado um pouco de sal", o que ele está expressando?
*Alternativa (A): seus arrependimentos.
*Alternativa (B): uma promessa.
*Alternativa (C): A capacidade do homem de fazer algo que ele não fez.
➦ Garfield está expressando a capacidade do homem de fazer algo que o homem não fez.
*Alternativa (D): Ele está se divertindo.
*Alternativa (E): Ele está surpreso com o presente.
➧ INSTRUÇÕESRead the cartoon and answer the following question:
Source: <http://hectorandalfonse.wordpress.com/2010/03/22/sosincere/>. Acesso em: setembro 2014.
17  (PUC-PR-2014/2015-VESTIBULAR DE VERÃO)
According to the comic strip it is CORRECT to infer:
(A) The park is so big that one character insists to stay close to the other.
(B) The two characters have the same feeling for each other.
(C) One character is not the other’s friend because he is very sincere.
(D) One character doesn't consider the other as its friend.
(E) Because one character is staying close to the other they are friends.
__RESPOSTA (D)__
➧ INSTRUÇÃO: Read the text.
Disponível em:<http://comicskingdom.com/marvin/2015-07-09?>.Acesso em: julho de 2015
18  (PUC-PR-2017-VESTIBULAR)
(A) The man cannot control the dog.
(B) The man is waiting for his personal trainer.
(C) The man needs to keep the dog outside.
(D) The man is similar to the dog.
(E) The man needs to exercise more.
__RESPOSTA (A)__
 TRADUÇÃO LIVRE DO CARTOON:
  • Looks like Dad is getting a good workout with his personal trainer.
  • Parece que o pai está fazendo um bom treino com seu personal trainer.
IDEIA CONTEXTUAL
  • No cartoon, a cena  é num jardim, onde vemos um homem correndo com uma máquina de cortar grama e morrendo de medo de ser pego pelo PET latindo irado que também o persegue implacavelmente.
  • O filho, ao perceber a cena, em um tom de humor diz que: "Parece que o pai está fazendo um bom treino com seu personal trainer."
  • MORAL DA HISTÓRIA: O homem em vez de controlar o pet, este é que está no controle do homem.
  • Sendo assim, alternativa (A) é a opção correta.
 RESOLUÇÃO RÁPIDA:
(A) The man cannot control the dog.
(O homem não consegue controlar o cão.)
(B) The man is waiting for his personal trainer.
(O homem está esperando por seu personal trainer.)
(C) The man needs to keep the dog outside.
(O homem precisa manter o cachorro do lado de fora.)
(D) The man is similar to the dog.
(O homem é semelhante ao cão.)
(E) The man needs to exercise more.
(O homem precisa se exercitar mais.)
19  (MACKENZIE/SP-2002/2003)
Why is the situation going to be even funnier when Jon wakes up?
(A) because he is very ugly, almost resembling his father.
(B) because he isn't as funny as he thought he were.
(C) because he will notice that he shaved his hair off.
(D) because Garfield realized that he had never seen Jon so sleepy.
(E) because Garfield will have already combed Jon's hair.
__RESPOSTA (C)__
 IDEIA CONTEXTUAL
No cartoon, Jon levanta-se e em seguida vai ao banheiro com expressão facial de sonolência (vê os olhos semi-abertos).
Jon ainda quase dormindo, pede o "RAZOR"(barbeador) e recebe sem perceber um pente e mesmo assim faz uso do pente como se fosse um barbeador. No quadrinho seguinte, Jon ainda muito sonolento, pede o COMB (pente) e sem observar, recebe um barbeador e assim faz uso do barbeador como se fosse um pente.
A situação é cômica e na visão do Garfield, isso vai ser ainda mais engraçado quando Jon acordar e notar que raspou todo o cabelo:
  • This is going to be even funnier when he wakes up!
  • Isso vai ser ainda mais engraçado quando ele acordar!
    • Sendo assim, alternativa (C) é a opção correta.
     RESOLUÇÃO RÁPIDA:
    Why is the situation going to be even funnier when Jon wakes up?
    (Por que a situação vai ser ainda mais engraçada quando Jon acorda?)
    (A) because he is very ugly, almost resembling his father.
    (porque ele é muito feio, quase igual ao seu pai.)
    (B) because he isn't as funny as he thought he were.
    (porque ele não é tão engraçado quanto pensava.)
    (C) because he will notice that he shaved his hair off.
    (porque ele vai notar que raspou o cabelo.
    (D) because Garfield realized that he had never seen Jon so sleepy.
    (porque Garfield percebeu que nunca tinha visto Jon tão sonolento.)
    (E) because Garfield will have already combed Jon's hair.
    (porque Garfield já terá penteado o cabelo de Jon.)
    20  (MACKENZIE/SP-2002/2003)
    The message conveyed by the comic strip below could be:
    (A) We should never come to hasty conclusions.
    (B) A tree isn't a safe place for a cat to be.
    (C) First of all, cats must get in shape before climbing a tree.
    (D) Cats never get rescued.
    (E) Cats should know everything.
    __RESPOSTA (A)__
     TRADUÇÃO LIVRE:
    1º Quadrinho:(Garfield pensa)
    • I might as well relax till I get rescued from this tree. Cats always get rescued.
    • É melhor eu relaxar até ser resgatado desta árvore. Gatos sempre são resgatados.  
    2º Quadrinho: (
    Garfield apenas observa)

    3º Quadrinho: (Garfield, pensa através de uma pergunta retórica "What do I know? enfatizando a suposição expressa anteriormente de que gatos são sempre resgatados)
    • Buut. What do I know?
    • Mas. O que eu sei? 
     IDEIA CONTEXTUAL
    No cartoon, Garfield está em cima de uma árvore afim de relaxar até ser resgatado porque ele supõe que gatos sempre são resgatados quando estão em cima de árvores.
    No entanto no 3º quadrinho, percebe-se que o Garfield não foi resgatado. Moral da história: Nunca devemos tirar conclusões precipitadas.
     RESOLUÇÃO RÁPIDA:
    The message conveyed by the comic strip below could be:
    (A mensagem transmitida pela história em quadrinhos abaixo poderia ser)
    (A) We should never come to hasty conclusions.
    (Nunca devemos tirar conclusões precipitadas.)
    • HASTY CONCLUSION – é uma collocation quando se quer dizer "CONCLUSÃO APRESSADA", "CONCLUSÃO PRECIPITADA". [Cambridge Dictionary]
    (B) A tree isn't a safe place for a cat to be.
    (Uma árvore não é um lugar seguro para um gato estar.)
    (C) First of all, cats must get in shape before climbing a tree.
    (Em primeiro lugar, os gatos devem estar em forma antes de subir em uma árvore.)
    (D) Cats never get rescued.
    (Gatos nunca são resgatados.)
    (E) Cats should know everything.
    (Os gatos devem saber tudo.)
    ➧ INSTRUÇÕSRead the following strips and answer questions 21:
    SOURCE: http://www.englishact.com.br/2018/04/calvin-and-hobbes-comic-strips.html access on Oct 7th, 2019.

    21 – (MACKENZIE/SP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

    From the strip we can infer that:

    a) Calvin and his Mom perfectly agree on what his haircut should be like.
    b) The barber is going to follow Calvin’s wishes.
    c) Calvin and his Mom have completely different opinions about what the barber should do with his hair.
    d) The barber has no idea what Calvin’s Mom just said.
    e) Calvin asked his Mom to tell the barber what to do with his hair.

    Resposta :  C


    ➧ IDEIA CONTEXTUAL:
    • Na tirinha, Calvin pede ao barbeiro que corte o cabelo dele de uma maneira diferente e mais ousada com o topo da cabeça raspado e os lados tingidos de rosa e cortados em listras horizontais.
    • O barbeiro então pede a mãe de Calvin para dizer o que fazer com o cabelo do garoto.
    • A mãe do Calvin responde ao barbeiro que faça o mesmo corte de sempre.
    • Prontamente, o barbeiro atende ao que é dito pela mãe de Calvin e o garoto expressa a sua irritação com a situação, ao afirmar de forma irônica que o barbeiro sabe de que lado o pão é amanteigado, ou seja, o barbeiro não está do lado dele.
    ➧ RESOLUÇÃO RÁPIDA DA QUESTÃO:

    From the strip we can infer that:
    (Da tirinha podemos inferir que:)

    a) Calvin and his Mom perfectly agree on what his haircut should be like.
    (Calvin e sua mãe concordam perfeitamente com o corte de cabelo dele.)
    • INCORRETA porque Calvin e sua mãe DISCORDAM com o corte de cabelo dele.
    • Calvin quer um corte de cabelo diferente, ousado.
    • A mãe dele quer o corte usual, ou seja, o corte de cabelo de sempre.
    b) The barber is going to follow Calvin’s wishes.
    (O barbeiro vai seguir os desejos de Calvin.)
    • INCORRETA porque Calvin e sua mãe DISCORDAM com o corte de cabelo dele.
    • Calvin quer um corte de cabelo diferente, ousado.
    • A mãe dele quer o corte usual, ou seja, o corte de cabelo de sempre.
    c) Calvin and his Mom have completely different opinions about what the barber should do with his hair.
    (Calvin e sua mãe têm opiniões completamente diferentes sobre o que o barbeiro deve fazer com seu cabelo.)
    • CORRETA porque Calvin quer um corte de cabelo diferente e a mãe dele quer o corte usual, ou seja, o corte de cabelo de sempre.
    d) The barber has no idea what Calvin’s Mom just said.
    (O barbeiro vai seguir os desejos de Calvin.)
    • INCORRETA porque o barbeiro concorda com o pedido da mãe.
    e) Calvin asked his Mom to tell the barber what to do with his hair.
    (Calvin pediu a sua mãe para dizer ao barbeiro o que fazer com seu cabelo.)
    • INCORRETA porque não foi Calvin e sim o barbeiro que pediu a mãe de Calvin para dizer o que fazer com o cabelo do garoto.
    ➧ INSTRUÇÕSRead the following strips and answer questions 22:

    SOURCE: http://www.englishact.com.br/2018/04/calvin-and-hobbes-comic-strips.html access on Oct 7th, 2019

    22 – (MACKENZIE/SP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

    By the answer Calvin gives to the Maths problem, we are sure that:

    a) He has no idea whatsoever how to answer the problem.
    b) He created something new because he was tired to do the homework seriously.
    c) He is very inventive, so he decided to suggest a different answer.
    d) He decided to correct the proposal of the exercise because it was wrong.
    e) He always supposes questions are tricky, so he decided to challenge the teacher answering with another question.

    Resposta :  A


    ➧ IDEIA CONTEXTUAL:
    • Na tirinha, Calvin lê uma questão onde se quer saber a que horas Calvin passará pelo Sr. Jones na estrada.
    • Calvin não tem a menor ideia de como calcular o tempo solicitado na questão vez que ele dá uma resposta totalmente diferente do que se esperava.
    • O espertinho garoto, dá uma solução incompatível com a questão, gerando o humor da tirinha.
    ➧ RESOLUÇÃO RÁPIDA DA QUESTÃO:

    From the strip we can infer that:
    (Da tirinha podemos inferir que:)

    a) He has no idea whatsoever how to answer the problem.
    (Ele não tem a menor ideia de como responder ao problema.)
    • CORRETA porque Calvin dá uma resposta totalmente diferente do que se esperava.
    b) He created something new because he was tired to do the homework seriously..
    (Criou algo novo porque estava cansado de fazer o dever de casa com seriedade.)
    • INCORRETA porque Calvin na verdade não leva a sério o dever de casa e o espertinho ainda declara que ele sempre pego essas perguntas capciosas, ou seja, perguntas do tipo pegadinhas.
    c) He is very inventive, so he decided to suggest a different answer.
    (Ele é muito inventivo, então decidiu sugerir uma resposta diferente.)
    • INCORRETA porque Calvin dá uma resposta diferente porque ele não tem a menor ideia de como responder ao problema.
    d) He decided to correct the proposal of the exercise because it was wrong.
    (Resolveu corrigir a proposta do exercício porque estava errada.)
    • INCORRETA porque o problema foi proposto de forma correta. O Calvin é que não sabia resolvê-lo..
    e) He always supposes questions are tricky, so he decided to challenge the teacher answering with another question..
    (Ele sempre acha que as perguntas são complicadas, então ele decidiu desafiar o professor respondendo com outra pergunta.)
    • INCORRETA porque a afirmativa (E) extrapolou as informações na tirinha.
    ➧ TRADUÇÃO LIVRE DA TIRINHA II:

    ➧ 1º QUADRINHO:

    *CALVIN:(Lendo um problema de Física)
    • Mr. Jones lives 50 miles away from you. You both leave home at 5:00 and drive toward each other.
    • O Sr. Jones mora a 80 quilômetros de você. Vocês dois saem de casa às 5:00 e dirigem um em direção ao outro.
    ➧ 2º QUADRINHO:

    *CALVIN: (Continua lendo)
    • Mr. Jones travels at 35 mph, and you drive 40 mph. At what time will you pass Mr. Jones on the road?
    • O Sr. Jones viaja a 35 mph e você dirige a 40 mph. A que horas você passará pelo Sr. Jones na estrada?
    ➧ 3º QUADRINHO:

    *CALVIN: (Escreve a pergunta)
    • Given the traffic ground here at 5:00, who knows?
    • Dado o trânsito aqui às 5:00, quem sabe?
    ➧ 4º QUADRINHO:

    *CALVIN: (FAZ O COMENTÁRIO)
    • I always catch these trick questions!
    • Eu sempre pego essas perguntas capciosas!

    ➧ CARTOON: P/ a questão 23.


    Internet: <www.rd.com>.

    * blame – to say or think that someone or something did something wrong or is responsible for something bad happening.

    23 – (UnB-2013-PAS-1ª ETAPA)

    Considering the cartoon and the text above, it is correct to say
    that

    (A) the clerk is not paying attention to his boss’s words.
    (B) the clerk is getting his promotion because he works hard.
    (C) the boss wants to check his clerk’s performance directly.
    (D) the boss seems to be a very easy-going person.

    Resposta :  C


    Considering the cartoon and the text above, it is correct to say
    that
    (Considerando a charge e o texto acima, é correto afirmar
    que)

    (A)  the clerk is not paying attention to his boss’s words.
    (o funcionário não está prestando atenção às palavras de seu chefe.)
    • INCORRETO porque a expressão corporal do funcionário é de quem estar focado na fala do chefe.
    (B)  the clerk is getting his promotion because he works hard.
    (o funcionário está sendo promovido porque trabalha muito.)
    • INCORRETO.
    • O secretário sendo promovido porque este vai ser responsável por algo.
    (C) the boss wants to check his clerk’s performance directly.
    (o chefe quer verificar o desempenho de seu funcionário diretamente.)
    • CORRETO, conforme a fala do chefe:
    • This promotion means you’ll be getting the blame directly from me.
    • Esta promoção significa que você vai receber a responsabilidade diretamente de mim.
    (D) the boss seems to be a very easy-going person. 
    (o chefe parece ser uma pessoa muito fácil de se lidar.)
    • INCORRETO porque a afirmativa (D) extrapola o contexto.
    ➧ TEXT - CHARGE:

    24 – (UnB-2013-PAS-1ª ETAPA)

    Considering the charge on the above, it can be deduced that

    (A) the voter trusts the politician whatever he promises him.
    (B) the voter has improved his way of living since the first time
    he voted for this politician.
    (C) the politician surely knows what to say to the voter.
    (D) the voter claims for details to make up his mind whether to
    vote for the politician. 

    Resposta :  D


    TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÕES (VERBAIS E NÃO VERBAIS) DENTRO DO TEXTO:

    Based on the charge above, it can be stated that
    (Com base na charge acima, pode-se afirmar que)

    (A) the voter trusts the politician whatever he promises him.
    (o eleitor confia no político independentemente do que ele lhe prometa.)
    • INCORRETO porque conforme a fala do eleitor este demonstra indecisão e pede que o político o convença conforme na charge:
    • Ok, then. Now, sit down here and tell me, in details, why I should vote for you.
    • OK então. Agora, sente-se aqui e diga-me, em detalhes, por que devo votar em você.
    (B)  the voter has improved his way of living since the first time he voted for this politician.
    (o eleitor melhorou seu modo de vida desde a primeira vez
    ele votou neste político.)
    • INCORRETO porque a afirmativa extrapola o contexto
    (C) the politician surely knows what to say to the voter.
    (o político certamente sabe o que dizer ao eleitor.)
    • INCORRETO, porque a afirmativa extrapola o contexto. O que se pode deduzir é que o político demonstra estar surpreso e aborrecido (vê expressão facial do político) com a proposta do eleitor: "diga-me, em detalhes, por que devo votar em você."
    (D) the voter claims for details to make up his mind whether to vote for the politician
    (o eleitor solicita detalhes para decidir se deve
    votar no político.)
    • CORRETO conforme a fala do eleitor quando diz:
    • Ok, then. Now, sit down here and tell me, in details, why I should vote for you.
    • OK então. Agora, sente-se aqui e diga-me, em detalhes, por que devo votar em você.
    ➧ TEXT - CHARGE:
    Internet: <https://me.me> (adapted). 
    25 – (UnB-2017-PAS-1ª ETAPA)

    Based on the charge above, choose the correct option:

    (A) the girl is crazy about using a cell phone.
    (B) the girl is not able to hear well.
    (C) nobody can live without a cellular.
    (D) the man doesn't look so much angry with the girl. 

    Resposta :  A


    TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÕES (VERBAIS E NÃO VERBAIS) DENTRO DO TEXTO:

    Based on the charge above, it can be stated that
    (Com base na charge acima, pode-se afirmar que)

    (A) the girl is crazy about using a cell phone.
    (a menina é louca por uso de celular.)
    • CORRETO a menina apresenta uma expressão facial de concentração no celular. Repare que a garota está tão focada no celular que ela não presta atenção na fala do homem que diz:
    • Are you the girl who was run over because was looking at your cell phone while crossing the street? Hey, young lady, I'm talking to you...
    • Você é a menina que foi atropelada porque estava olhando para o celular enquanto atravessava a rua? Ei, mocinha, estou falando com você 
    (B)  the girl is not able to hear well.
    (a menina não consegue ouvir bem.)
    • INCORRETO porque a menina está tão focada no celular que não consegue prestar atenção na fala do homem, e não necessariamente porque a menina não consegue ouvir bem. 
    (C) nobody can live without a cellular.
    (ninguém vive sem celular.)
    • INCORRETO, porque a afirmativa "ninguém vive sem celular." extrapola o contexto da charge.
    (D) the man doesn't look so much angry with the girl. 
    (o homem não parece tão bravo com a garota.)
    • INCORRETO porque o homem parece bravo (Hey, young lady, I'm talking to you...) porque a menina não presta atenção na fala dele.
    DICAS IMPORTANTES SOBRE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS:

    BE CRAZY ABOUT SOMETHING/SOMEONE  — ESTAR MUITO INTERESSADO EM ALGO OU AMAR MUITO ALGUÉM.  
    • Both my sons are crazy about football. — Meus dois filhos são loucos por futebol. [Cambridge Dictionary]
    • Lorna is completely crazy about her boyfriend. — Lorna está completamente louca pelo namorado. [Cambridge]
    BE RUN OVER BY SOMETHING  — SER ATROPELADO POR ALGO (car, bus, etc).  
    • Keeley was run over by a car. — Keeley foi atropelado por um carro.
    • He was run over and killed by a bus. — Ele foi atropelado e morto por um ônibus. [Longman Dictionary]

    ➧ TEXT - CHARGE:


    Internet: <https://me.me> (adapted). 

    26 – (UnB-2019-PAS-1ª ETAPA)

    Based on the charge above, it can be stated that

    (A) the girl is fond of vegetables.
    (B) the woman is angry with the kids.
    (C) the girl began eating her food.
    (D) the boy is eating his food. 

    Resposta :  B


    TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÕES (VERBAIS E NÃO VERBAIS) DENTRO DO TEXTO:

    Based on the charge above, it can be stated that
    (Com base na charge acima, pode-se afirmar que)

    (A) the girl is fond of vegetables.
    (a menina gosta de legumes.)
    • INCORRETO a menina apresenta uma expressão facial de dúvida, indicando que está indecisa em ingerir os legumes e portanto, a menina não gosta de legumes.
    (B)  the woman is angry with the kids.
    (a mulher está zangada com as crianças.)
    • CORRETO. Percebe-se que a mulher apresenta um sembrante de raiva (vê a a expressão facial) com os sinais visíveis do braço e mãos da mãe que impõe a crianças que elas comam os legumes, do contrário a mãe vai mudar a senha do wi-fi e consequentemente o menino e a menina não terão acesso à internet.
    • TRADUÇÃO LIVRE da charge "Parents these days..." (Os pais hoje em dia):
    • MÃE: Eat those veggies or I'll change the wifi password. - Coma esses vegetais ou eu mudo a senha do wi-fi. 
    (C) the girl began eating her food.
    (a menina começou a comer sua comida.)
    • INCORRETO, porque na charge, a menina não começou a comer. Na verdade a menina apresenta uma expressão facial de dúvida. indicando que está indecisa em ingerir os legumes.
    (D) the boy is eating his food.
    (o menino está comendo sua comida.)
    • INCORRETO porque na charge, o garoto não está comendo. Na verdade o menino apresenta uma expressão facial de espanto indicando relutância em ingerir os legumes.
    ➧ TEXT - CARTOON:

    Internet: <cartoonstock.com>.

    27 – (UnB-2018-PAS-1ª ETAPA)

    Based on the picture above, it can be deduced that

    (A) the student hasn’t been studying hard.
    (B) coffee helps students pass exams.
    (C) the student is eager to study.
    (D) the student won’t give up studying. 

    Resposta :  A


    TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÕES (VERBAIS E NÃO VERBAIS) DENTRO DO TEXTO:

    Based on the picture above, it can be deduced that
    (Com base na imagem acima, pode-se deduzir que)

    (A) the student hasn’t been studying hard.
    (o aluno não tem estudado muito.)
    • CORRETO porque a partir da fisionomia (rosto expressando cansaço excessivo) e do relato do aluno bem como a pergunta irônica da mãe, pode-se deduzir que o aluno não tem estudado muito.
    • ALUNO: "Coffee, cake, energy drinks, uppers, prayers...Nothing helps." – Café, bolo, bebidas energéticas, estimulantes, orações... Nada ajuda nos exames.
    • MÃE: Have you thought about studying? – Você já pensou em estudar?
    (B) coffee helps students pass exams.
    (o café ajuda os alunos a passar nos exames.)
    • INCORRETO, porque o aluno relata que "Coffee, cake, energy drinks, uppers, prayers...Nothing helps.", ou seja, Café, bolo, bebidas energéticas, estimulantes, orações... Nada ajuda nos exames de vestibulares.
    (C) the student is eager to study.
    (o aluno está ansioso para estudar.)
    • INCORRETO. Percebe-se que o aluno está cansado excessivamente, vê a fisionomia do garoto e os braços arreados sobre a mesa de estudo e rosto com indicativo de esgotamento e exaustão. indicando portanto um aspecto de quem não está ansioso para estudar.
    (D) the student won’t give up studying.
    (o aluno não vai desistir de estudar.)
    • INCORRETO porque a afirmativa "the student won’t give up studying" extrapola o contexto, ou seja, não podemos afirmar com certeza se o aluno vai ou não desistir de estudar. O que podemos deduzir é que o aluno na reta dos exames está passando por um período de esgotamento e exaustão, em que o corpo pede descanso.
    ➧ TEXT - CHARGE:

    Internet: <www.google.com.br> (adapted)

    28 – (UnB-2014-PAS-1ª ETAPA)

    The charge suggests that

    (A) the students are reading the same subject matter.
    (B) one student is studying mathematics.
    (C) some students are studying philosophy.
    (D) most students are writing while others are reading.

    Resposta :  C


    TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÕES (VERBAIS E NÃO VERBAIS) DENTRO DO TEXTO:

    The charge suggests that
    (O cartum sugere que)

    (A) the students are reading the same subject matter.
    (os alunos estão lendo o mesmo assunto.)
    • INCORRETO porque percebemos 02 (dois) alunos lendo filosofia, 02 (dois) alunos escrevendo, 01(hum) aluno lendo um livro que sabemos de que se trata a matéria e um aluno com aspecto de preocupação excessiva (com as mãos na cabeça) após vários cálculos.
    (B) one student is studying mathematics.
    (um aluno está estudando matemática.)
    • INCORRETO, porque na charge, há um aluno (com as mãos na cabeça) com aspecto de preocupação excessiva (aí onde está o humor) após vários cálculos em uma mesa com vários papéis e máquina de calcular, mas no exato momento, ele nem está lendo ou escrevendo e muito menos podemos afirmar que o mesmo está estudando matemática.
    (C) some students are studying philosophy.
    (alguns alunos estão estudando filosofia.)
    • CORRETO. Percebe-se que, observando o nome PLATO escrito no livro em pé na parte esquerda da charge e o nome MAX escrito no livro em pé na parte superior, dois alunos estão lendo livros de Philosophy.
    • Portanto é correto afirmar que alguns alunos estão estudando filosofia.
    (D) most students are writing while others are reading.
    (a maioria dos alunos está escrevendo enquanto outros estão lendo.)
    • INCORRETO porque a maioria dos alunos estão lendo.
    ➧ Read the following cartoon and answer questions 29 and 30.

    Available at: https://www.inquirer.com/opinion/cartoons/coronavirus-schools-education-equity-virtual-learning-20200329.html. Accessed on September 22 , 2020)

    29 – (CPCON-2021-PMA/PB-PROFESSOR)

    Based on the cartoon, we may infer that

    a) digital divide has emerged due to coronavirus pandemic.
    b) the advent of COVID-19 has thrown a spotlight on the digital divide among students from different social backgrounds.
    c) both high school students are aware of the different impacts of coronavirus in their lives.
    d) due to COVID-19 pandemic students are much more equally connected than ever.
    e) both high school students are writing their essays on the same topic.

    Resposta :  E


    - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:

    TRADUÇÃO LIVRE DO CARTOON:
    • Some college essay is on how we're in the Coronavirus together. How about yours? 
    • Algumas redações da faculdade é sobre como estamos juntos no Coronavírus. E a sua?
    • Do you really want to know?
    • Você realmente quer saber?
    IDEIA CONTEXTUAL: OS ALUNOS NÃO ESTÃO IGUALMENTE CONECTADOS (CASO DE EXCLUSÃO DIGITAL)
    • No cartoon observamos dois alunos com diferentes estruturas de tecnologia. O primeiro confortavelmente sentado em uma sala, com o fone de ouvido conectado, uma mesa grande com computador, impressora, microfone, livros, instalações elétricas adequadas, etc. O segundo, em uma sala , com celular no ouvido e cabo da bateria conectado junto ao circuito de iluminação retratando um ambiente não tecnicamente correto, uma mesa contendo apenas um livro e uma caneta. 
    • Percebe-se então, que os dois alunos não possuem a mesma estrutura necessária para adentrar a um espaço virtual e fazer um acesso remoto eficiente, ou seja, os alunos não estão igualmente conectados.
    • Portanto, o advento da COVID-19 trouxe à tona a exclusão digital entre estudantes de diferentes origens sociais.
    • Sendo assim, a alternativa correta é a (B).
    RESOLUÇÃO RÁPIDA:

    Based on the cartoon, we may infer that
    (Com base no cartoon, podemos inferir que)

    a) digital divide has emerged due to coronavirus pandemic.
    (a divisão digital surgiu devido à pandemia de coronavírus.)

    b) the advent of COVID-19 has thrown a spotlight on the digital divide among students from different social backgrounds.
    (o advento da COVID-19 trouxe à tona a exclusão digital entre estudantes de diferentes origens sociais.)

    c) both high school students are aware of the different impacts of coronavirus in their lives.
    (ambos os alunos do ensino médio estão escrevendo suas redações sobre o mesmo assunto.)

    d) due to COVID-19 pandemic students are much more equally connected than ever.
    (devido à pandemia de COVID-19, os alunos estão muito mais igualmente conectados do que nunca.)

    e) both high school students are writing their essays on the same topic.
    (ambos os alunos do ensino médio estão escrevendo suas redações sobre o mesmo assunto.)

    30 – (CPCON-2021-PMA/PB-PROFESSOR)

    Philly High student's purpose when he asks Rich Suburb High student “Do you really want to know?” is probably to

    a) make fun of his lack of knowledge.
    b) understand his real interest in learning about this reality.
    c) check what he knows about his college essay.
    d) motivate him to find out the answer on his own.
    e) raise his awareness of the unequal access to learning they have been facing during pandemic.

    Resposta :  C


    ➧ Read the text.
    Disponível em:
    <http://comicskingdom.com/marvin/2015-07-09?>.
    Acesso em: julho de 2015
    31 – (PUC-PR-2017-VESTIBULAR)

    (A) The man cannot control the dog.
    (B) The man is waiting for his personal trainer.
    (C) The man needs to keep the dog outside.
    (D) The man is similar to the dog.
    (E) The man needs to exercise more.

    Resposta :  A


     Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:

     TRADUÇÃO LIVRE DO CARTOON:
    • Looks like Dad is getting a good workout with his personal trainer.
    • Parece que o pai está fazendo um bom treino com seu personal trainer.
    • IDEIA CONTEXTUAL
    • No cartoon, a cena  é num jardim, onde vemos um homem correndo com uma máquina de cortar grama e morrendo de medo de ser pego pelo PET latindo irado que também o persegue implacavelmente.
    • O filho, ao perceber a cena, em um tom de humor diz que: "Parece que o pai está fazendo um bom treino com seu personal trainer."
    • MORAL DA HISTÓRIA: O homem em vez de controlar o pet, este é que está no controle do homem.
    • Sendo assim, alternativa (A) é a opção correta.
     RESOLUÇÃO RÁPIDA:

    (A) The man cannot control the dog.
    (O homem não consegue controlar o cão.)

    (B) The man is waiting for his personal trainer.
    (O homem está esperando por seu personal trainer.)

    (C) The man needs to keep the dog outside.
    (O homem precisa manter o cachorro do lado de fora.)

    (D) The man is similar to the dog.
    (O homem é semelhante ao cão.)

    (E) The man needs to exercise more.
    (O homem precisa se exercitar mais.)

    - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:

    Philly High student's purpose when he asks Rich Suburb High student “Do you really want to know?” is probably to

    (O propósito do aluno do Philly High quando ele pergunta ao aluno do Rich Suburb High "Você realmente quer saber?" é provavelmente para)

    a) make fun of his lack of knowledge.
    (zombar de sua falta de conhecimento.)

    b) understand his real interest in learning about this reality.
    (compreender o seu real interesse em conhecer esta realidade.)

    c) check what he knows about his college essay.
    (verificar o que ele sabe sobre sua redação da faculdade.)

    d) motivate him to find out the answer on his own.
    (motivá-lo a descobrir a resposta por conta própria.)

    e) raise his awareness of the unequal access to learning they have been facing during pandemic.
    (conscientizá-lo sobre o acesso desigual à aprendizagem que eles têm enfrentado durante a pandemia.)

    32 – (PUC-PR-2017-VESTIBULAR)
    ➧ CARTOON:

    Source: http://www.martybucella.com/fam37.html

    32 – (FGV-2023-SME/SP-PROFESSOR)

    The question raised by the child in the cartoon brings out a recent view of critical literacy.

    Choose the option in line with such an understanding:

    (A) Stimulate the practice of reading to familiarize children with traditional fairy tales.
    (B) Find the author’s background through the reconstruction of the context of text production.
    (C) Invite the child to perceive similarities and differences in the meaning processes of the self and other.
    (D) Criticize the superficiality of bedtime storytelling so as to reveal how ineffective they may be to literacy.
    (E) Question power relations and the implications this may have for the individual in his or her life and community.

    Resposta :  C


    - Questão sobre INTERPRETAÇÃO TEXTUAL:

    TRADUÇÃO LIVRE DO CARTOON:
    • Where are all of this people who lived happily ever after? 
    • Onde estão todas essas pessoas que viveram felizes para sempre?
    • IDEIA CONTEXTUAL: 
    • No cartoon, a filha pergunta para a mãe onde estão todas essas pessoas que viveram felizes para sempre?
    • A questão levantada pela criança no desenho traz à tona uma visão do letramento crítico que busca a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva.  Os temas dos textos devem surgir a partir de situações que fazem parte da vivência da criança: estudos, experiências vividas, contação de histórias ou de histórias que elas mesmas inventam.
    • Portanto, o questionamento da criança é uma estratégia dela perceber semelhanças e diferenças nos processos de significação do EU, do OUTRO e de NÓS.
    • Sendo assim, a alternativa correta é a (C).
    RESOLUÇÃO RÁPIDA:

    The question raised by the child in the cartoon brings out a recent view of critical literacy.
    (A questão levantada pela criança no desenho traz à tona uma visão recente do letramento crítico.)

    Choose the option in line with such an understanding:
    (Escolha a opção de acordo com tal entendimento)

    (A) Stimulate the practice of reading to familiarize children with traditional fairy tales.
    (Estimular a prática da leitura para familiarizar as crianças com os contos de fadas tradicionais.)
    (B) Find the author’s background through the reconstruction of the context of text production.
    (Encontrar o histórico do autor por meio da reconstrução do contexto de produção do texto.)
    (C) Invite the child to perceive similarities and differences in the meaning processes of the self and other.
    (Convidar a criança a perceber semelhanças e diferenças nos processos de significação de si e do outro.)
    (D) Criticize the superficiality of bedtime storytelling so as to reveal how ineffective they may be to literacy.
    (Criticar a superficialidade das histórias de ninar para revelar o quanto elas podem ser ineficazes para a alfabetização.)
    (E) Question power relations and the implications this may have for the individual in his or her life and community.
    (Questionar as relações de poder e as implicações que isso pode ter para o indivíduo em sua vida e comunidade.)

    ❑ Observe the following cartoon and answer Questions 33 and 34.
    ❑ TRADUÇÃO:
    ❑ I expect you all to be independent, innovative, critical thinkers who will do exactly as I say!
    ➭ Espero que sejam todos independentes, inovadores, pensadores críticos e que façam exatamente o que eu disser!
    ❑ IDEIA  DO CARTOON➭ Este cartoon é sobre o aprendizado crítico onde o professor declara que ele espera que todos os seus alunos sejam independentes, inovadores e pensadores críticos. No entanto, no final da fala, o professor declara que ele espera que todos façam exatamente o que ele disser, o que demonstra um discurso contraditório e bem dominador.

    33 – (FGV – 2016 – SMESP – PROFESSOR)
    As regards critical learning, the function of this cartoon is to
    (A) ridicule the layout of desks.
    (B) show that old habits die hard.
    (C) support the teacher's attitude.
    (D) criticize the students' passivity.
    (E) illustrate how teaching can be fun.
     👍  Comentários e Gabarito  B :
    TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
    :
    No que diz respeito ao aprendizado crítico, a função desse cartoon é ...
    (A) ridicule the layout of desks. (ridicularizar o layout das mesas.)
    (B) show that old habits die hard. (mostrar que os velhos hábitos extingui-se com dificuldade.)
    (C) support the teacher's attitude. (apoiar a atitude do professor.)
    (D) criticize the students' passivity. (criticar a passividade dos alunos.)
    (E) illustrate how teaching can be fun. (ilustrar como o ensino pode ser divertido.)

    34 – (FGV – 2016 – SMESP – PROFESSOR)
    From the point of view of more recent pedagogies, the teacher's statement is rather

    (A) humble.
    (B) yielding.
    (C) coherent.
    (D) groundless.
    (E) domineering.
     👍  Comentários e Gabarito  E :
    TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
    :
    Do ponto de vista das pedagogias mais recentes, a declaração do professor é bastante ...
    (A) humble. (humilde/modesta)
    (B) yielding. (dócil/complacente)
    (C) coherent. (coerente)
    (D) groundless. (sem fundamento/gratuíto)
    (E) domineering(dominador/tirânico)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário