Powered By Blogger

domingo, 9 de março de 2025

CALVIN AND HOBBES (111-120) – MCQs (Multiple Choice Questions) & TFQ (True False Questions) – GABARITO & AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO.

 CALVIN AND HOBBES. By Bill Watterson.

 As questões de 111 a 115 referem-se ao texto seguinte:

111 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSORThe pictures show.

(A) Calvin’s activities in one of the boy’s dreams.
(B) Calvin’s activities in a park.
(C) a day in the life of Calvin.
(D) Calvin’s activities on a big day.
(E) Calvin’s activities throughout the week.

    Comentários e Gabarito   C  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
The pictures show.
As fotos mostram.
(A) Calvin’s activities in one of the boy’s dreams.
As atividades do Calvin num dos sonhos do menino.
(B) Calvin’s activities in a park.
As atividades de Calvin num parque.
(C) a day in the life of Calvin.
um dia na vida de Calvin.
(D) Calvin’s activities on a big day.
As atividades de Calvin num grande dia.
(E) Calvin’s activities throughout the week.
Atividades do Calvin ao longo da semana.

>> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
[Get up, Calvin! I'm not going to call you again! I bet. You're going to miss the bus! Now get out of bed! You don't know the answer? Then sit down. Hey, Twinky, want to see if there's an afterlife? No, you can't go play until you finish your homework. Just eat your food. You don't need to play with it. Stop stalling and get into the bathtub. No, you can't stay up a little longer. Go to bed. Have a good night's sleep. Tomorrow's another big! ... sighhhhhhh...]
  • CALVIN'S MOM:
  • Get up, Calvin! I'm not going to call you again!
  • Levanta, Calvin! Não vou te chamar de novo!
  • CALVIN:
  • I bet.
  • Eu aposto.
  • CALVIN'S MOM:
  • You're going to miss the bus! Now get out of bed!
  • Vai perder o ônibus! Agora saia da cama!
  • CALVIN'S TEACHER:
  • You don't know the answer? Then sit down.
  • Não sabe a resposta? Então sente-se.
  • MOE (garoto que faz bullying com Calvin.):
  • Hey, Twinky, want to see if there's an afterlife?
  • Ei, Twinky, quer ver se existe vida após a morte?
  • SOMEONE GIVE CALVIN AN ORDER:
  • No, you can't go play until you finish your homework.
  • Não, não pode brincar antes de terminar os trabalhos de casa.
  • CALVIN'S DAD:
  • Just eat your food. You don't need to play with it.
  • Apenas coma a sua comida. Não precisa brincar com a comida.
  • CALVIN'S MOM:
  • Stop stalling and get into the bathtub.
  • Pare de enrolar e entre na banheira.
  • CALVIN'S DAD:
  • No, you can't stay up a little longer. Go to bed.
  • Não, não pode ficar acordado nem mais um pouquinho. Vá para a cama.
  • CALVIN'S MOM:
  • Have a good night's sleep. Tomorrow's another big!
  • Tenha uma boa noite de sono. Amanhã é outro dia!
  • ... sighhhhhhh...(Suspiro de desilusão)
>> IDEIA CONTEXTUAL:
  • A mãe abre a porta do quarto e manda Calvin  sair da cama, vai perder o ônibus.
  • Calvin na escola resolvendo um problema de matemática.
  • A professora diz para Calvin se sentar se não souber a resposta.
  • Moe segura-o pela camisa, cerra o punho e pergunta a Calvin se quer ver se existe vida após a morte.
  • Enquanto Calvin tenta sair pela janela do seu quarto, é-lhe dito que não pode sair para brincar até que o seu trabalho de casa esteja feito.
  • Calvin mexe no jantar e o pai diz-lhe para apenas comer e não brincar com ele.
  • A mãe diz-lhe para parar de enrolar e tomar banho.
  • O pai desliga a TV e diz que não pode ficar acordado até mais tarde e ir para a cama.
  • A mãe chega depois de Calvin subir para a cama. Ela beija-lhe a testa e diz a Calvin para ter uma boa noite de sono. Amanhã é mais um grande dia.
  • Depois de a luz se apagar, Calvin suspira.
112 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSOROn that day,

(A) nothing really bad happened to Calvin.
(B) Calvin had a great time.
(C) the little boy wasn’t particularly lucky.
(D) things worked out pretty well in the end.
(E) Calvin had an interesting dream.

    Comentários e Gabarito   C  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
On that day,
Naquele dia, 
(A) nothing really bad happened to Calvin.
nada de realmente mau aconteceu a Calvin.
(B) Calvin had a great time.
O Calvin divertiu-se muito.
(C) the little boy wasn’t particularly lucky.
o menino não teve muita sorte.
(D) things worked out pretty well in the end.
as coisas funcionaram muito bem no final.
(E) Calvin had an interesting dream.
O Calvin teve um sonho interessante.

113 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSORAt home Calvin tried to go play

(A) after eating his food.
(B) after taking a bath.
(C) after going to bed.
(D) and invited his father to play with him.
(E) before finishing his homework.

    Comentários e Gabarito   E  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
At home Calvin tried to go play
Em casa, o Calvin tentou ir brincar
(A) after eating his food.
depois de comer.
(B) after taking a bath.
depois de tomar banho.
(C) after going to bed.
depois de dormir.
(D) and invited his father to play with him.
e convidou o pai para brincar com ele.
(E) before finishing his homework.
antes de terminar os trabalhos de casa.

114 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSORAt school

(A) things worked out pretty well.
(B) Calvin showed what a bright student he was.
(C) Calvin was attacked by a bully, a bigger and stronger boy.
(D) Calvin solved an Arithmetic problem.
(E) Calvin’s teacher told him he should study harder.

    Comentários e Gabarito   C  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
At school
Na escola
(A) things worked out pretty well.
as coisas correram muito bem.
(B) Calvin showed what a bright student he was.
Calvin mostrou o aluno brilhante que era.
(C) Calvin was attacked by a bully, a bigger and stronger boy.
O Calvin foi atacado por um rufia, um rapaz maior e mais forte.
(D) Calvin solved an Arithmetic problem.
O Calvin resolveu um problema de aritmética.
(E) Calvin’s teacher told him he should study harder.
O professor de Calvin disse que ele devia estudar mais.

115 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSORIn the end the little boy let out a sigh of disappointment because

(A) it had really been a big day.
(B) he didn’t know the answer to that problem.
(C) the next day would probably be as bad as that one.
(D) he believed the next day would be great.
(E) he was sure he would not have a good night’s sleep.

    Comentários e Gabarito   C  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:
In the end the little boy let out a sigh of disappointment because
No final o menino soltou um suspiro de desilusão porque
(A) it had really been a big day.
tinha sido mesmo um grande dia.
(B) he didn’t know the answer to that problem.
ele não sabia a resposta a este problema.
(C) the next day would probably be as bad as that one.
o dia seguinte seria, provavelmente, tão mau quanto aquele.
(D) he believed the next day would be great.
ele acreditava que o dia seguinte seria ótimo.
(E) he was sure he would not have a good night’s sleep.
tinha a certeza de que não teria uma boa noite de sono.

116 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSORAssinale a alternative cujo emprego do 's expressa caso possessivo:

(A) She’s washing it now.
(B) Mary’s hair is too long.
(C) She’s got beautiful hair.
(D) Let’s go and talk to her.
(E) N. D. A.

    Comentários e Gabarito   B  
TÓPICO - CASO POSSESSIVO:
Assinale a alternative cujo emprego do 's expressa caso possessivo:
(A) She’s washing it now.
(B) Mary’s hair is too long.
(C) She’s got beautiful hair.
(D) Let’s go and talk to her.
(E) N. D. A.

117 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSORTransformando corretamente em voz passiva a oração
  • “They have harmed the environment”, temos:
(A) The environment have been harmed.
(B) The environment has been harmed.
(C) The environment has be harmed.
(D) The environment had been harmed.
(E) They have been harmed by the environment.

    Comentários e Gabarito   B  
TÓPICO - PASSIVE VOICE "BE + Past Participle":
>> “They have harmed the environment”
  • Estrutura Ativa: have harmed;
  • Estrutura Passiva: has been harmed.
(A) The environment have been harmed.
(B) The environment has been harmed.
(C) The environment has be harmed.
(D) The environment had been harmed.
(E) They have been harmed by the environment.

118 – (ACAPLAM-2012-PM/ANGICOS/RN-PROFESSORSe transformarmos a sentença
  • “Go to bed!” Calvin’s mother said to him
em discurso indireto, temos:

(A) Calvin’s mother told him to go to bed.
(B) Calvin’s mother told him went to bed.
(C) Calvin’s mother told her to go to bed.
(D) Calvin’s mother told him had been to bed.
(E) Calvin’s mother told her had been to bed.

    Comentários e Gabarito   A  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA DE TEXTO & MENSAGEM IMPLÍCITA:

❑ Observe a tirinha a seguir e responda às questões 119 e 120.
    • Disponível em: <https://www.google.com/search?q=TIRINHAS+-+INGLES&rlz=1C1CHZN_ptBRBR953BR953&sxsrf=ALiCzsbydcUIlXiqG9hfd9zAzJjDUJ2RrA:1653030183718&tbm=isch&sourc>. Acesso em: 24 Maio 2022.
    119 – (UNIFOR-2022.2-MEDICINA) A ideia que a tirinha apresenta é de
    (A) elogio.
    (B) crítica.
    (C) descrição.
    (D) solicitação.
    (E) comparação.
          Comentários e Gabarito    B  
    TÓPICOS - 
    IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM IMPLÍCITA
    :
    A ideia que a tirinha apresenta é de
    (A) elogio.
    (B) crítica.
    (C) descrição.
    (D) solicitação.
    (E) comparação.

    >> IDEIA CONTEXTUAL:
    • Calvin mostra a Hobbes uma borboleta que apanhou e colocou num frasco.
    • Hobbes diz-lhe que se as pessoas pudessem colocar arco-íris em jardins zoológicos, elas o fariam.
    • E esta frase "If people could put rainbows in zoos, they would do it.", provoca uma completa inversão na perspectiva de Calvin que então olha para o pote, abre-o e larga a borboleta.
    • Esta simples mensagem tem enormes implicações: tudo é um recurso natural que o mundo pode partilhar.
    • Se as pessoas pudessem colocar dias de sol em jardins zoológicos, assim o fariam. Se as pessoas pudessem colocar humanos em jardins zoológicos, assim o fariam. Se as pessoas pudessem colocar o tempo em frascos, assim o fariam.
    • Pode dizer-se que esta tirinha resume várias das visões do mundo. São recursos naturais escassos que o mundo possui, e não pessoas, organizações ou jardins zoológicos. Para que todos possamos usufruir deles nos próximos anos, eles precisam de ser reconhecidos como tal.
    • A penalização é clara: o abuso destes recursos significa uma perda total para as gerações futuras do mundo.
    • A visão alternativa apresentada por esta tirinha seria um tema de prisão.
    • Calvin quer aprisionar a borboleta para seu divertimento, roubando à borboleta a sua liberdade de desfrutar da natureza, para que Calvin possa desfrutar da natureza quando quiser.
    • Esta é a essência de um jardim zoológico, não?  A troca entre a fruição da natureza por uma entidade pela fruição da natureza por outra.  Muito parecido com um empréstimo de um banco, em alguns aspetos.
    • Mas será algo maior?  O Calvin não é um ser vivo preso num frasco sem tampa sólida?  A Terra aprisiona uma atmosfera, utilizando a gravidade para nos manter no planeta.
    • Calvin e Hobbes são seres presos, como se estivessem num jardim zoológico.
    • Talvez Calvin sinta alguma simpatia por uma borboleta presa, assim como por um rapazinho preso.
    • Talvez a metáfora literal nem seja necessária, uma vez que a imaginação de Calvin está em grande parte presa como a da borboleta pelos seus pares.
    • Ou talvez alguém esteja a observar Calvin de cima para seu próprio prazer.
    >> TRADUÇÃO DA TIRINHA:
    [Look! I caught a butterfly! If people could put rainbows in zoos, they would do it.]
    • CALVIN:
    • Look! I caught a butterfly!
    • Olha! Peguei uma borboleta!
    • HOBBES:
    • If people could put rainbows in zoos, they would do it.
    • Se as pessoas pudessem colocar arco-íris em jardins zoológicos, eles colocariam.
    120 – (UNIFOR-2022.2-MEDICINA) A sentença
    • “If people could put rainbows in zoos, they would do it” expressa
    (A) uma possibilidade real.
    (B) um resultado de uma situação real.
    (C) uma situação imaginária no passado.
    (D) uma situação que já aconteceu e é impossível de se repetir.
    (E) uma situação improvável, impossível ou imaginária de acontecer.
          Comentários e Gabarito    E  
    TÓPICO - 
    RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO & VOCABULÁRIO
    :

     teste

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário