terça-feira, 23 de dezembro de 2014

UNESP-2011-VESTIBULAR - FIM DE ANO - LÍNGUA INGLESA-PROVA OBJETIVA-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2011-VESTIBULAR-1ªFASE-VESTIBULAR-FIM DE ANO-PROVA OBJETIVA, prova aplicada em 14/11/2010.

➧ BANCA/ORGANIZADORVUNESP - Vestibular da Universidade Estadual Paulista - www.vunesp.com.br, https://www2.unesp.br/

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: It consists of 10 Multiple-Choice Questions(A,B,C,D,E).

 GABARITO:


01-C,  02-D,  03-E,  04-E,  05-B
06-A,  07-D,  08-D,  09-C,  10-B


➧ VOCABULÁRIO:

1-VERBS:
• [to allow(aLáu)= (allow, allowed, allowed) = permit(Pôrmêt) = consent = permitir, consentir]
• [to become = (become, became, become) = tornar-se]
• [to blur = confundir, tornar indistinto]
• [to rule(Rúôl) = (rule, ruled, ruled) = regularize = regularizar]

2-PHRASAL VERBS - USES:
• [For once, I'd like to see something go down!(Pela primeira vez, eu gostaria de ver algo ir para baixo!)]
• [Taxes are going up! = Os impostos estão aumentando! or Os impostos estão subindo!]
• [What goes up? = O que sobe?]

3-COLLOCATIONS:
• [a good time = uma hora boa, um bom momento]
• [Just look at all the...(Djôst-lukéról-Dâ) = Repara só todas essas..., Olha só todos esses.., .]
- Just look at all the bills!(Olha só todas essas contas!)
- Just look at all the questions!(Repara só todas essas questões!)

4-TECHNICAL ENGLISH:
• [report card = boletim escolar]
• [tax = imposto]

 TEXTO 1Leia a história em quadrinhos de Archie, What goes up, para responder as questões de números 01 e 02.


(Tales from…Riverdale. Archie Comic Publications, dezembro de 2006.)

01
 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Qual a alternativa correta?

(A) O pai de Archie está nervoso porque recebeu uma longa carta de Bill Going contendo notícias desagradáveis sobre Archie.
(B) O pai de Archie, que é motorista de táxi, está furioso porque o conserto de seu carro custou muito caro.
(C) O pai de Archie está nervoso porque as contas que ele tem que pagar estão ficando muito caras.
(D) O pai de Archie pediu para ver as notas escolares do filho e descobriu que Archie obteve notas baixas.
(E) O pai de Archie gostaria de não tomar conhecimento sobre uma reportagem que Archie escreveu.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICO - 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO - Elementos verbais e não verbais 
:
Qual a alternativa correta?
(A) O pai de Archie está nervoso porque recebeu uma longa carta de Bill Going contendo notícias desagradáveis sobre Archie(ERRADA)
O pai está nervoso porque as contas que tem de pagar estão ficando muito caras.
(B) O pai de Archie, que é motorista de táxi, está furioso porque o conserto de seu carro custou muito caro. (ERRADA)
Não foi dito que o pai é taxista.
(C) O pai de Archie está nervoso porque as contas que ele tem que pagar estão ficando muito caras. (CORRETA)
- De acordo com o trecho:
 Just look at all the bills! (Olha só todas essas contas!)
 Taxes are going up! The cable bill is going up! The eletric bill is going up! (Os impostos estão aumentando! A conta da TV a cabo está subindo! A conta da luz está subindo!)
(D) O pai de Archie pediu para ver as notas escolares do filho e descobriu que Archie obteve notas baixas. (ERRADA)
Informação não encontrada no contexto do cartoon.
(E) O pai de Archie gostaria de não tomar conhecimento sobre uma reportagem que Archie escreveu.
(ERRADA)
Informação não encontrada no contexto do cartoon.
➧ Take a look at the free translation of the cartoon:
PAIJust look at all the bills! Olha só todas essas contas!
PAITaxes are going up! The cable bill is going up! The eletric bill is going up! Os impostos estão aumentando! A conta da TV a cabo está subindo! A conta da luz está subindo!
PAIFor once, I'd like to see something go down! Pela primeira vez, eu gostaria de ver algo ir para baixo!
FILHO: Could this be a good time to show you my latest report card? Isso seria uma boa ocasião para mostrar meu último boletim escolar?

02 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Qual o significado, na história, dos termos cable bill, a good time e report card, respectivamente ?

(A) Cabo elétrico, uma boa hora e cartão de repórter.
(B) Conta da televisão a cabo, uma boa hora e cartão de repórter.
(C) Cabo elétrico, um bom tempo e cartão de repórter.
(D) Conta da televisão a cabo, uma boa hora e boletim escolar.
(E) Cabo elétrico, um bom tempo e boletim escolar.

      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICO - 
VOCABULÁRIO 
:
➧ The expression "cable bill" means "conta da TV a cabo".
PAITaxes are going up! The cable bill is going up! The eletric bill is going up! Os impostos estão aumentando! A conta da TV a cabo está subindo! A conta da luz está subindo!
(Você tem uma conta da TV a cabo aqui.)
➧ The expression "a good time" means "uma hora boa, um momento bom, uma boa ocasião".
FILHO: Could this be a good time to show you my latest report card? Isso seria uma boa ocasião para mostrar meu último boletim escolar?
➧ The expression "report card" means "boletim, boletim escolar, ficha informativa das notas do aluno".
FILHO: Could this be a good time to show you my latest report cardIsso seria uma boa ocasião para mostrar meu último boletim escolar?

 TEXTO 2: Leia o texto a seguir para responder as questões de números 03 a 05.
       
Two of the greatest obstacles that comics have in reaching readers are exposure and cost. Fortunately, the internet has provided remedies for both. Many comic book creators and publishers have put their comics online, available as full issues and at absolutely no cost to the reader. And unlike torrents or scanned files, these comics are completely legal. Here I have endeavored to collect as many of these as possible, now totalling over 300 full issues and stories, in one place.
       
Whether you have been meaning to try a new title, or if you’ve never read a comic in your life, there’s still something here for everyone. Follow a link or two or three. Some comics that I especially recommend carry an asterisk, but I haven’t come close to reading everything here. Maybe you’ll find something you enjoy.
(www.lorencollins.net/freecomic. Adaptado.)

03
 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Qual o melhor título para o texto?

(A) My costly comic book collection
(B) Remedy obstacles in comic books
(C) 300 recommended funny stories
(D) Enjoy funny books online
(E) Free online comic books

👍 Comentários e Gabarito  E 
O melhor título é:

"Free online comic books"
(Histórias em quadrinhos gratuitas na Internet).
Demais opções incorretas:  
*A opção (a):
"My costly comic book collection"
(Minha coleção de quadrinhos e cara).
*A opção (b):
"Remedy obstacles in comic books"
(Remédio obstáculos em quadrinhos)
Frase sem coesão e sentido, com dois substantivos juntos.
*A opção (c):
"300 recommended funny stories"
(300 histórias engraçadas recomendadas).
*A opção (d):
"Enjoy funny books online"
(Curta livros engraçados em online).


04 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

De acordo com o texto, dois obstáculos ao acesso dos leitores às histórias em quadrinhos são

(A) a divulgação e o material escaneado da internet.
(B) o custo da internet e a legalidade de material escaneado.
(C) a legalidade de material escaneado e de edições completas.
(D) o desconhecimento e o desinteresse por histórias em quadrinhos.
(E) o custo e a divulgação das histórias ao público.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os dois obstáculos são o custo e a divulgação, veja no inicio do texto:
"[...]Two of the greatest obstacles that comics have in reaching readers are exposure and cost."
(Dois dos maiores obstáculos que os quadrinhos têm para alcançar os leitores são a exposição e o custo.)


05 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Qual das orações a seguir melhor se encaixa na sequência do texto, como um terceiro parágrafo?

(A) If you have never read a comic book in your life, you’ll probably find it very difficult to understand the books in this collection.
(B) If you know of more online comics I could add to the list, or discover that any of these links have gone bad, please contact me by e-mail.
(C) If you like funny stories, click on one of the five links below and buy as many free books as you want, at excellent prices.
(D) If you like funny stories and want to e-mail the publishers to complain, this is considered totally legal.
(E) If you have read a total of 300 stories in your life, you’ll probably find it very difficult to enjoy the books in this collection.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) Se você nunca leu uma história em quadrinhos em sua vida, provavelmente achará muito difícil entender os livros desta coleção.
(B) Se você souber de mais quadrinhos on-line que eu poderia adicionar à lista ou descobrir que algum desses links está com problemas, entre em contato comigo por e-mail.
(C) Se você gosta de histórias engraçadas, clique em um dos cinco links abaixo e compre quantos livros gratuitos quiser, a preços excelentes.
(D) Se você gosta de histórias engraçadas e deseja enviar um e-mail aos editores para reclamar, isso é considerado totalmente legal.
(E) Se você leu um total de 300 histórias em sua vida, provavelmente achará muito difícil apreciar os livros desta coleção.
Pela leitura do texto, vemos que:
*O 1º parágrafo aborda sobre dois obstáculos ao acesso dos leitores às histórias em quadrinhos.
*No 2º parágrafo:
"Se você tem querido tentar um novo título, ou se você nunca leu um quadrinho em sua vida, ainda há algo aqui para todos. Siga um link ou dois ou três. Alguns quadrinhos que eu recomendo especialmente carregam um asterisco, mas não cheguei perto de ler tudo aqui. Talvez você encontre algo que você gosta."
Portanto o 3º parágrafo que retoma os parágrafos anteriores e faz a conclusão está na opção (B), veja:
"If you know of more online comics I could add to the list, or discover that any of these links have gone bad, please contact me by e-mail"
(Se você souber de mais quadrinhos on-line, eu poderia adicionar à lista, ou descobrir que qualquer um desses links ficou ruim, entre em contato comigo por e-mail.)

 TEXTO 3: Leia o texto Status of same-sex marriage para responder as questões de números 06 a 10.

Status of same-sex marriage

South America

Argentina
The Autonomous City of Buenos Aires (a federal district and capital city of the republic) allows same-sex civil unions. The province of Rio Negro allows same-sex civil unions, too. Legislation to enact same-sex marriage across all of Argentina was approved on July 15, 2010.

Brazil
A law that would allow same-sex civil unions throughout the nation has been debated. Until the end of the first semester of 2010 the Supremo Tribunal Federal had not decided about it.

Colombia       
The Colombian Constitutional Court ruled in February 2007 that same-sex couples are entitled to the same inheritance rights as heterosexuals in common-law marriages. This ruling made Colombia the first South American nation to legally recognize gay couples. Furthermore, in January 2009, the Court ruled that same-sex couples must be extended all of the rights offered to cohabitating heterosexual couples.

Ecuador        
The Ecuadorian new constitution has made Ecuador stand out in the region. Ecuador has become the first country in South America where same sex civil union couples are legally recognized as a family and share the same rights of married heterosexual couples.

Uruguay       
Uruguay became the first country in South America to allow civil unions (for both opposite-sex and same-sexcouples) in a national platform on January 1, 2008. Children can be adopted by same-sex couples since 2009.

(http://en.wikipedia.org/. Adaptado.)

06
 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Assinale a alternativa correta.

(A) Segundo o texto, os países nos quais os direitos de casais heterossexuais e de casais homossexuais são os mesmos são o Equador e a Colômbia.
(B) De acordo com as informações do texto, entende-se que uniões civis entre pessoas do mesmo sexo são legais em todos os países da América do Sul.
(C) De acordo com o texto, entende-se que, dentre os países da América do Sul, somente no Brasil ainda não se permitem uniões civis entre pessoas do mesmo sexo.
(D) O país da América do Sul onde as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo demoraram mais para ser legalizadas é o Uruguai.
(E) As uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, válidas em todo o território brasileiro, foram aprovadas em 2010 pelo Supremo Tribunal Federal.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Item (A) está correto conforme o texto:
Veja na Colômbia:
"[...]The Colombian Constitutional Court ruled in February 2007 that same-sex couples are entitled to the same inheritance rights as heterosexuals in common-law marriages. This ruling made Colombia the first South American nation to legally recognize gay couples. Furthermore, in January 2009, the Court ruled that same-sex couples must be extended all of the rights offered to cohabitating heterosexual couples."
(O Tribunal Constitucional colombiano decidiu, em fevereiro de 2007, que os casais do mesmo sexo têm direito aos mesmos direitos de herança que os heterossexuais nos casamentos em direito comum. Esta decisão fez da Colômbia a primeira nação sul-americana a reconhecer legalmente casais homossexuais. Além disso, em janeiro de 2009, o Tribunal decidiu que os casais do mesmo sexo devem estender todos os direitos oferecidos aos casais heterossexuais conviventes.)
Veja no Equador:
"[...]The Ecuadorian new constitution has made Ecuador stand out in the region. Ecuador has become the first country in South America where same sex civil union couples are legally recognized as a family and share the same rights of married heterosexual couples."
(A nova constituição equatoriana tornou o Equador destacado na região. O Equador tornou-se o primeiro país da América do Sul, onde os casais da união civil do mesmo sexo são legalmente reconhecidos como uma família e compartilham os mesmos direitos dos casais heterossexuais casados.)


07 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Assinale a alternativa correta.

(A) A Colômbia foi a última nação sul-americana a aprovar a união civil de casais hétero ou homossexuais.
(B) A Argentina foi a segunda nação sul-americana a reconhecer os direitos dos casais do mesmo sexo.
(C) O Equador foi o país sul-americano que menos se empenhou para reconhecer os direitos dos homossexuais.
(D) O Uruguai foi o primeiro país sul-americano a aprovar uniões civis de casais hétero e homossexuais.
(E) O Brasil não tem demonstrado nenhum interesse no reconhecimento dos direitos dos casais homossexuais.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Item (D) está correto conforme o texto:
"[...]Uruguay became the first country in South America to allow civil unions (for both opposite-sex and same-sexcouples) in a national platform on January 1, 2008. Children can be adopted by same-sex couples since 2009."
(O Uruguai tornou-se o primeiro país da América do Sul a permitir uniões civis (tanto para o sexo oposto como para o mesmo sexo) em uma plataforma nacional em 1º de janeiro de 2008. Crianças podem ser adotadas por casais do mesmo sexo desde 2009.)


08 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Assinale a alternativa na qual todos os termos se caracterizam como vocabulário específico da área legislativa.

(A) Across, approved, platform, ruling.
(B) Constitution, legislation, share, throughout.
(C) Across, allow, platform, rights.
(D) Constitution, entitled, rights, ruling.
(E) Across, extended, recognize, share

09 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Assinale a alternativa na qual todas as palavras são formas verbais relativas ao passado.

(A) Adopted, become, decided, recognized, ruled.
(B) Adopted, allow, become, recognized, ruled.
(C) Approved, became, been, decided, ruled.
(D) Allow, approved, became, decided, may.
(E) Can, debated, entitled, made, offered.

• ANSWER (C)
➧ Question that addresses the base form(or normal form) of verbs in past form(past, past participle).
(A) Adopted, become, decided, recognized, ruled.
(B) Adopted, allow, become, recognized, ruled.
(C) Approved, became, been, decided, ruled.
(D) Allow, approved, became, decided, may.
(E) Can, debated, entitled, made, offered.
➧ First of all, the alternatives (B), (D) and (E) are incorrect because the forms of the verb ALLOW and modal CAN are not in the past. ALLOW is the base form of the regular verb TO ALLOW (allow, allowed, allowed). CAN is the normal form of the modal  CAN.
➧ The Option (A) is incorrect because BECOME is not in the past. Remember that BECAME is the past of the verb to become (become, became, become).
➧ So, only option (C) is the only one that presents only flections in the past in all the indicated verbs:
- TO APPROVE(approve, approvedapproved) means "aprovar".
- TO BECOME(become, became, become) means "tornar-se".
- TO BE(am-are-is, was-were, been) means "ser/estar/ficar".
- TO DECIDE(decide, decided, decided) means "decidir".
- TO RULE(rule, ruled, ruled) means "regularizar".

10 – (UNESP-2011-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Com base nas informações do texto, o que podemos inferir a respeito da situação atual dos casais do mesmo sexo na Argentina?

(A) As uniões civis entre pessoas do mesmo sexo são válidas somente em Buenos Aires e na província de Rio Negro.
(B) Os casais do mesmo sexo provavelmente ainda não têm todos os direitos dos casais heterossexuais.
(C) A província de Rio Negro foi a região onde uniões civis entre pessoas do mesmo sexo foram aprovadas mais recentemente.
(D) Em Buenos Aires as leis para uniões civis entre pessoas do mesmo sexo são diferentes do restante do país.
(E) Os casais homossexuais poderão ter exatamente os mesmos deveres dos casais heterossexuais.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Na Argentina, os casais do mesmo sexo provavelmente ainda não têm todos os direitos dos casais heterossexuais, veja:
"[...] The Autonomous City of Buenos Aires (a federal district and capital city of the republic) allows same-sex civil unions. The province of Rio Negro allows same-sex civil unions, too. Legislation to enact same-sex marriage across all of Argentina was approved on July 15, 2010."
(A Cidade Autônoma de Buenos Aires (um distrito federal e capital da república) permite uniões civis do mesmo sexo. A província de Rio Negro também permite sindicatos civis do mesmo sexo. A legislação para promulgar o casamento do mesmo sexo em toda a Argentina foi aprovada em 15 de julho de 2010.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário