terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ENEM/INEP/2013–1ª Aplicação–Língua Inglesa–Exame Nacional do Ensino Médio–Prova com Gabarito.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: 

• ENEM/INEP-2013-1ªAPLICAÇÃO-EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO.

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
 Texto (1) – | Calvin and Hobbes | gocomics.com |
 Texto (2) – Do one thing for diversity and inclusion unaoc.org |
 Texto (3) – After prison blaze kills hundreds in Honduras, UN warns on overcrowding un.org |
 Texto (4) – National Geographic News nationalgeographic.com |
 Texto (5) – Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011 readersdigest.ca |


91 – (ENEM-INEP-2013-1ªAPLICAÇÃO)

Disponível em: www.gocomics.com.
Acesso em: 26 fev. 2012. 
A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele
(A) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.
(B) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.
(C) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.
(D) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.
(E) reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.
 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM, LEITURA VERBAL & USO DA ESTRUTURA "BE SUPPOSED TO"(ter o dever de fazer algo):
• A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele
(A) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.
(B) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.
(C) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.
(D) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.
(E) reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.
 MENSAGEM IMPLÍCITA:
Na tirinha, Calvin debate com o pai dele sobre a influência que a sociedade tem sobre as crianças, onde Calvin tentar se isentar dos seus erros colocando a culpa na sociedade por causa dele ser jovem, impressionável e portanto ser vítima de más influências. Tendo em vista que o argumento de Calvin espantou seu pai e este não foi convencido, o pai de Calvin em seguida ordena Calvin a ir recolher a neve do lado externo da casa, 'Go shovel the walk!
 CONSEQUENCIA DO DISCURSO DE CALVIN:
No comentário 'This discussions never go where they're supposed to', infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que as teorias proferidas alegremente por Calvin nos quadros 1 (I've concluded that nothing bad I do is my fault.), 2 (I'm the helpless victim of countless bad influences.) e 3 (It's society's fault!) não correspondem às suas expectativas pretendidas, como se estabelece no quadro 4, onde o pai ordena a Calvin a ir recolher a neve do lado externo da casa, 'Go shovel the walk!. Observe a expressão facial de tristeza de Calvin recolhendo a neve.
 LEITURA DE TEXTO:
No 1º quadrinho:
• CALVIN:  I've concluded that nothing bad I do is my fault. 
Concluí que nada de ruim que eu faço, é minha culpa.
• PAIOh? Opa!
No 2º quadrinho:
• CALVINRight! Being young and impressionable, I'm the helpless victim of countless bad influences. An unwhole-some culture panders to my undeveloped values and pushes me to maleficence. Certo! Sendo jovem e impressionável, sou a vítima indefesa de inúmeras más influências! Uma cultura doentia se coaduna com meus valores subdesenvolvidos e me empurra para a maleficência.
• No 3º quadrinho:
• CALVINI take no responsibility for my behavior. I'm an innocent pawn! It's society's fault! Não me responsabilizo pelo meu comportamento. Eu sou um peão inocente. É culpa da sociedade!
• PAIThen you need to build more character. Go shovel the walk! 
Então você precisa construir mais caráter. Vá recolher a neve!
• No 3º quadrinho:
• CALVINThis discussions never go where they're supposed to.
 Esses debates nunca vão para onde elas deveriam ir.

92 – (ENEM-INEP-2013-1ªAPLICAÇÃO)

Do one thing for diversity and inclusion

The United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) is launching a campaign aimed at engaging people around the world to Do One Thing to support Cultural Diversity and Inclusion. Every one of us can do ONE thing for diversity and inclusion; even one very little thing can become a global action if we all take part in it.
       
Simple things YOU can do to celebrate the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development on May 21.
       1. Visit an art exhibit or a museum dedicated to other cultures.
       2. Read about the great thinkers of other cultures.
       3. Visit a place of worship different than yours and participate in the celebration.
       4. Spread your own culture around the world and learn about other cultures.
       5. Explore music of a different culture.      
There are thousands of things that you can do, are you taking part in it?
UNITED NATIONS ALLIANCE OF CIVILIZATIONS.Disponível em: www.unaoc.org. Acesso em: 16 fev. 2013 (adaptado).

Internautas costumam manifestar suas opiniões sobre artigos on-line por meio da postagem de comentários.
O comentário que exemplifica o engajamento proposto na quarta dica da campanha apresentada no texto é:
(A) "Lá na minha escola, aprendi a jogar capoeira para uma apresentação no Dia da Consciência Negra."
(B) "Outro dia assisti na TV uma reportagem sobre respeito à diversidade. Gente de todos os tipos, várias tribos. Curti bastante."
(C) "Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu país e conhecer outras formas de ser."
(D) "Curto muito bater papo na internet. Meus amigos estrangeiros me ajudam a aperfeiçoar minha proficiência em língua estrangeira."
(E) "Pesquisei em sites de culinária e preparei uma festa árabe para uns amigos da escola. Eles adoraram, principalmente, os doces!"
 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO:
• Internautas costumam manifestar suas opiniões sobre artigos on-line por meio da postagem de comentários. O comentário que exemplifica o engajamento proposto na quarta dica da campanha apresentada no texto é: "Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu país e conhecer outras formas de ser."
TRECHO QUE JUSTIFICA:
• "[...] Spread your own culture around the world and learn about other cultures. ESPALHE sua própria cultura em todo o mundo e APRENDA sobre outras culturas".

93 – (ENEM-INEP-2013-1ªAPLICAÇÃO)

After prison blaze kills hundreds in Honduras, UN warns on overcrowding
15 February 2012
       
A United Nations human rights official today called on Latin American countries to tackle the problem of prison overcrowding in the wake of an overnight fire at a jail in Honduras that killed hundreds of inmates. More than 300 prisoners are reported to have died in the blaze at the prison, located north of the capital, Tegucigalpa, with dozens of others still missing and presumed dead. Antonio Maldonado, human rights adviser for the UN system in Honduras, told UN Radio today that overcrowding may have contributed to the death toll. “But we have to wait until a thorough investigation is conducted so we can reach a precise cause,” he said. “But of course there is a problem of overcrowding in the prison system, not only in this country, but also in many other prisons in Latin America.”
Disponível em: www.un.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).
Os noticiários destacam acontecimentos diários, que são veiculados em jornal impresso, rádio, televisão e internet. Nesse texto, o acontecimento reportado é a
(A) ocorrência de um incêndio em um presídio superlotado em Honduras.
(B) questão da superlotação nos presídios em Honduras e na América Latina.
(C) investigação da morte de um oficial das Nações Unidas em visita a um presídio.
(D) conclusão do relatório sobre a morte de mais de trezentos detentos em Honduras.
(E) causa da morte de doze detentos em um presídio superlotado ao norte de Honduras.

 👍  Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO:
• Os noticiários destacam acontecimentos diários, que são veiculados em jornal impresso, rádio, televisão e internet. Nesse texto, o acontecimento reportado é ocorrência de um incêndio em um presídio superlotado em Honduras.

TRECHO QUE JUSTIFICA:

• "[...] A United Nations human rights official today called on Latin American countries to tackle the problem of prison overcrowding in the wake of an overnight fire at a jail in Honduras that killed hundreds of inmates. More than 300 prisoners are reported to have died in the blaze at the prison, located north of the capital, Tegucigalpa, with dozens of others still missing and presumed dead." Um funcionário das Nações Unidas em direitos humanos hoje convocou os países latino-americanos a enfrentar o problema da superlotação das prisões na sequência de um incêndio noturno em uma prisão em Honduras que matou centenas de presos. Mais de 300 prisioneiros morreram no incêndio na prisão, localizado ao norte da capital, Tegucigalpa, com dezenas de outros ainda desaparecidos e presumidos.

94 – (ENEM-INEP-2013-1ªAPLICAÇÃO)          
National Geographic News

Christine Dell'Amore
Published April 26, 2010

Our bodies produce a small steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the “incredible painkiller” — and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart Zenk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.
Disponível em: www.nationalgeographic.com.
Acesso em: 27 jul. 2010.
Ao ler a matéria publicada na National Geographic, para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que
(A) os compostos químicos da morfina, produzidos por humanos, são manipulados no Missouri.
(B) os ratos e os humanos possuem a mesma via metabólica para produção de morfina.
(C) a produção de morfina em grande quantidade minimiza a dor em ratos e humanos.
(D) os seres humanos têm uma predisposição genética para inibir a dor.
(E) a produção de morfina é um traço incomum entre os animais.
 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO, ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO:
• Ao ler a matéria publicada na National Geographic, para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que os ratos e os humanos possuem a mesma via metabólica para produção de morfina.

TRECHO QUE JUSTIFICA:

• "[...] The new research shows that mice produce the "incredible painkiller" — and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it.A nova pesquisa mostra que os camundongos produzem o “incrível analgésico” – e que os humanos e outros mamíferos possuem o mesmo roteiro químico para produzi-lo.

VOCABULÁRIO:

• "mice"(camundongos)

/maɪs//maɪs/

• "painkiller"(analgésico)

/'peɪnˌkɪl.ər//'peɪnˌkɪl.ɚ/

• "mammal"(mamífero)

/'mæm.əl//'mæm.əl/


95 – (ENEM-INEP-2013-1ªAPLICAÇÃO)

Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011
Readersdigest.ca takes a look back at Steve Jobs, and his contribution to our digital world.
        CEO. Tech-Guru. Artist.

There are few corporate figures as famous and well-regarded as former-Apple CEO Steve Jobs. His list of achievements is staggering, and his contribution to modern technology, digital media, and indeed the world as a whole, cannot be downplayed.
         
With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the way for a generation of technology, and possibilities, few could have imagined.
Disponível em: www.readersdigest.ca.
Acesso em: 25 fev. 2012.
Informações sobre pessoas famosas são recorrentes na mídia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente.
Em relação a Steve Jobs, esse texto propõe
(A) expor as maiores conquistas da sua empresa.
(B) descrever suas criações na área da tecnologia.
(C) enaltecer sua contribuição para o mundo digital.
(D) lamentar sua ausência na criação de novas tecnologias.
(E) discutir o impacto de seu trabalho para a geração digital.
 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE PARTES DO TEXTO, ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO:
• Informações sobre pessoas famosas são recorrentes na mídia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente. Em relação a Steve Jobs, esse texto propõe enaltecer sua contribuição para o mundo digital.

TRECHO QUE JUSTIFICA:

• "[...] With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the way for a generation of technologyand possibilities, few could have imagined.Com seu falecimento em 5 de outubro de 2011, o Readerdigest.ca relembra algumas de suas maiores conquistas e presta homenagem a um pioneiro digital que ajudou a pavimentar o caminho para uma geração de tecnologia e possibilidades que poucos poderiam ter imaginado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário