segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

UNESP-2012-VESTIBULAR - FIM DE ANO -LÍNGUA INGLESA-PROVA OBJETIVA-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2012-VESTIBULAR-1ªFASE-VESTIBULAR FIM DE ANO-PROVA OBJETIVA, prova aplicada em 06/11/2011.

➧ BANCA/ORGANIZADORVUNESP - Vestibular da Universidade Estadual Paulista - www.vunesp.com.br, https://www2.unesp.br/

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: It consists of 10 Multiple-Choice Questions(A,B,C,D,E).

 GABARITO:


01-B,  02-A,  03-E,  04-D,  05-C
06-E,  07-C,  08-B,  09-A,  10-C


➧ PROVA:

 TEXT 1Leia o texto e analise o gráfico para responder às questões de números 01 a 05.

Why use biofuels for aviation?

The aviation industry has seen huge growth since its beginning. Today, more than two billion people enjoy the social and economical benefits of flight each year. The ability to fly conveniently and efficiently between nations has been a catalyst for the global economy and has shrunk cultural barriers like no other transport sector. But this progress comes at a cost.

In 2008, the commercial aviation industry produced 677 million tones of carbon dioxide (CO2 ). This is around 2% of the total man-made CO2 emissions of more than 34 billion tones. While this amount is smaller compared with other industry sectors, such as power generation and ground transport, these industries have viable alternative energy sources currently available. For example, the power generation industry can look to wind, hydro, nuclear and solar technologies to make electricity without producing much CO2 . Cars and buses can run on hybrid, flexible fuel engines or electricity. -powered trains can replace  locomotives.

The aviation industry has identified the development of biofuels as one of the major ways it can reduce its greenhouse gas emissions. Biofuels provide aviation with the capability to partially, and perhaps one day fully, replace carbon-intensive petroleum fuels. They will, over time, enable the industry to reduce its carbon footprint significantly.
01 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Duas das razões apontadas para o desenvolvimento de biocombustíveis e sua utilização em aviões são

(A) a eliminação das pegadas deixadas na história da indústria aeronáutica e dos combustíveis derivados do petróleo.
(B) a redução das taxas de emissão de carbono pelos aviões e do efeito estufa sobre o nosso planeta.
(C) a eliminação do efeito estufa e das pegadas deixadas na história da indústria aeronáutica.
(D) a redução de combustíveis derivados do petróleo e do custo das viagens aéreas.
(E) a redução do custo elevado das viagens aéreas e das taxas de emissão de carbono pelos aviões.

 
02 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Entre as opções indicadas no texto para que se reduzam as taxas de emissão de carbono no setor energético estão

(A) a energia eólica, as hidrelétricas e a energia solar.
(B) o uso da água, do vento e a geração de eletricidade a partir do CO².
(C) a energia nuclear, a energia solar e o gás carbônico.
(D) o uso da água, a energia nuclear e o gás carbônico.
(E) a geração de eletricidade a partir do CO² e as hidrelétricas.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Entre as opções estão a energia eólica(WIND), as hidrelétricas(HYDRO) e a energia solar(SOLAR), veja no 2º parágrafo:
"[...]In 2008, the commercial aviation industry produced 677 million tones of carbon dioxide (CO2 ). This is around 2% of the total man-made CO2 emissions of more than 34 billion tones. While this amount is smaller compared with other industry sectors, such as power generation and ground transport, these industries have viable alternative energy sources currently available. For example, the power generation industry can look to wind, hydro, nuclear and solar technologies to make electricity without producing much CO2 . Cars and buses can run on hybrid, flexible fuel engines or electricity. _______-powered trains can replace ______-locomotives."
(Em 2008, a indústria de aviação comercial produziu 677 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2). Este é cerca de 2% das emissões totais de CO2 produzidas pelo homem com mais de 34 bilhões de tons. Embora este montante seja menor em comparação com outros setores da indústria, como geração de energia e transporte terrestre, essas indústrias possuem fontes de energia alternativa viáveis atualmente disponíveis. Por exemplo, a indústria de geração de energia pode olhar para as tecnologias de energia eólica, hidrelétrica, nuclear e solar para produzir eletricidade sem produzir muito CO2. Carros e ônibus podem funcionar com motores de combustível flexíveis, flexíveis ou eletricidade. Os trens com potência podem substituir as locomotivas.)


03 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

De acordo com o texto, os setores que ocasionam as menores taxas de emissão de CO2 no mundo são

(A) as formas de transporte que excluem os aviões, indústrias variadas e de aquecimento.
(B) os processos industriais diversos, o transporte rodoviário e as indústrias de cimento.
(C) os processos industriais diversos, de aquecimento e as substâncias químicas.
(D) o transporte rodoviário e outras formas de transporte, menos os aviões.
(E) as indústrias variadas, o transporte aéreo e outras formas de transporte.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os setores que ocasionam as menores taxas de emissão de CO2 no mundo são as indústrias variadas, o transporte aéreo e outras formas de transporte, veja no 2º parágrafo:
"[...]In 2008, the commercial aviation industry produced 677 million tones of carbon dioxide (CO2 ). This is around 2% of the total man-made CO2 emissions of more than 34 billion tones. While this amount is smaller compared with other industry sectors, such as power generation and ground transport, these industries have viable alternative energy sources currently available. For example, the power generation industry can look to wind, hydro, nuclear and solar technologies to make electricity without producing much CO2. Cars and buses can run on hybrid, flexible fuel engines or electricity. -powered trains can replace locomotives."
(Em 2008, a indústria de aviação comercial produziu 677 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2). Este é cerca de 2% das emissões totais de CO2 produzidas pelo homem com mais de 34 bilhões de tons. Embora este montante seja menor em comparação com outros setores da indústria, como geração de energia e transporte terrestre, essas indústrias possuem fontes de energia alternativa viáveis atualmente disponíveis. Por exemplo, a indústria de geração de energia pode olhar para as tecnologias de energia eólica, hidrelétrica, nuclear e solar para produzir eletricidade sem produzir muito CO2. Carros e ônibus podem funcionar com motores de combustível flexíveis, flexíveis ou eletricidade. Os trens com potência podem substituir as locomotivas.)


04 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

A partícula but, na última oração do primeiro parágrafo, estabelece um contraste entre

(A) os benefícios do desenvolvimento da indústria aeronáutica e o alto custo do progresso, que afeta a economia global.
(B) as barreiras culturais estabelecidas pela economia global e o desenvolvimento da indústria aeronáutica.
(C) as barreiras culturais estabelecidas pela economia global e o alto custo do desenvolvimento da aviação no mundo.
(D) o desenvolvimento da aviação e seus benefícios para a sociedade, e uma consequência negativa do crescimento do setor aéreo.
(E) o desenvolvimento da indústria aeronáutica e o seu alto custo, como o estabelecimento de barreiras culturais.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O conector BUT estabelece um contraste entre o desenvolvimento da aviação e seus benefícios para a sociedade, e uma consequência negativa do crescimento do setor aéreo.
Vamos a leitura COMPLETA do 1º parágrafo:
"[...]The aviation industry has seen huge growth since its beginning. Today, more than two billion people enjoy the social and economical benefits of flight each year. The ability to fly conveniently and efficiently between nations has been a catalyst for the global economy and has shrunk cultural barriers like no other transport sector. But this progress comes at a cost."
(A indústria da aviação tem crescido desde o início. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas aproveitam os benefícios sociais e econômicos do vôo a cada ano. A capacidade de voar de forma conveniente e eficiente entre as nações tem sido um catalisador para a economia global e encolheu barreiras culturais como nenhum outro setor de transporte. Mas esse progresso vem com um custo.)


05 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Quais palavras completam corretamente os dois espaços no segundo parágrafo do texto?

(A) Carbon e electric.
(B) Diesel e wind.
(C) Electric e diesel.
(D) Petroleum e diesel.
(E) Carbon e wind.

👍 Comentários e Gabarito  C 
As estruturas são:
Electric-powered trains(Trens elétricos)
diesel-locomotives(locomotivas a diesel)
Vamos ao texto:
"[...]Cars and buses can run on hybrid, flexible fuel engines or electricity.Electric-powered trains can replace diesel-locomotives."
(Carros e ônibus podem funcionar com motores de combustível híbridos, flexíveis ou eletricidade. Os trens elétricos podem substituir as locomotivas a diesel.)


 TEXT 2: Leia o texto para responder às questões de números 06 a 10.
Sustainable flight

TAM was the first airline in South America to carry out an experimental flight using biofuel on November 22, 2010. Produced from the oil of 100% domestic nettlespurge, known in Portuguese as pinhão-manso, it reduces carbon emissions by between 65% and 80% compared with petroleum-derived kerosene, according to research. Besides, the plant does not threatens the food chain, as it is not edible for humans nor animals. "Compared with other biofuels, the fuel from this plant is very promising for the Brazilian scenario," says Paulus Figueiredo, TAM’s fuel manager. The next step in the project is to implement a farming unit, in reduced scale, at TAM’s Technological Center in São Carlos (SP), exclusively to conduct studies and make better cultivation techniques viable. "The objective is to carry out studies concerning technical and economic viability to build a biofuel Brazilian platform based on nettlespurge," explains TAM's CEO, Líbano Barroso. The experimental flight was a joint effort between TAM, Airbus, CFM International (joint venture between U.S.'s GE and the French Safran Group) and Air BP. The trip was authorized by Brazil’s National Civil Aviation Agency (ANAC) and by the European Aviation Safety Agency (EASA).

(TAM News, January 2011. Adaptado.)

06
 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

A utilização do pinhão-manso em biocombustíveis é vantajosa porque

(A) somente animais podem se alimentar de pinhão-manso.
(B) o pinhão-manso é abundante no território brasileiro.
(C) o sucesso dos biocombustíveis no Brasil está garantido.
(D) somente seres humanos gostam de comer pinhão-manso.
(E) essa tecnologia não interfere na cadeia alimentar.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A utilização do pinhão-manso em biocombustíveis é vantajosa porque essa tecnologia não interfere na cadeia alimentar.
Veja:
"[...]TAM was the first airline in South America to carry out an experimental flight using biofuel on November 22, 2010. Produced from the oil of 100% domestic nettlespurge, known in Portuguese as pinhão-manso, it reduces carbon emissions by between 65% and 80% compared with petroleum-derived kerosene, according to research. Besides, the plant does not threatens the food chain, as it is not edible for humans nor animals."
(A TAM foi a primeira companhia aérea da América do Sul a realizar um voo experimental com biocombustíveis em 22 de novembro de 2010. Produzido a partir do óleo de 100% "nettlespurge" doméstico, conhecido em português como pinhão-manso, reduz emissões de carbono entre 65% e 80 % em comparação com o querosene derivado do petróleo, de acordo com pesquisas. Além disso, a planta não ameaça a cadeia alimentar, pois não é comestível para humanos nem animais.)


07 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

De acordo com o texto,

(A) a TAM pretende realizar estudos sobre o pinhão-manso em larga escala, em uma unidade agrícola em São Carlos.
(B) pretende-se realizar estudos, com patrocínio estrangeiro, sobre a versatilidade da tecnologia do uso do pinhão-manso em biocombustíveis.
(C) pretende-se desenvolver uma plataforma brasileira sobre o uso do pinhão-manso na produção de biocombustíveis para a aviação.
(D) a TAM realizará estudos sobre uma tecnologia para viabilizar carregamentos de pinhão-manso no Brasil.
(E) a TAM pretende implementar o uso de biocombustível e reduzir estudos sobre técnicas agrícolas na região de São Carlos.

👍 Comentários e Gabarito  C 
De acordo com o texto, pretende-se desenvolver uma plataforma brasileira sobre o uso do pinhão-manso na produção de biocombustíveis para a aviação, veja no parágrafo:
"[...]Compared with other biofuels, the fuel from this plant is very promising for the Brazilian scenario," says Paulus Figueiredo, TAM's fuel manager. The next step in the project is to implement a farming unit, in reduced scale, at TAM's Technological Center in São Carlos (SP), exclusively to conduct studies and make better cultivation techniques viable. "The objective is to carry out studies concerning technical and economic viability to build a biofuel Brazilian platform based on nettlespurge," explains TAM's CEO, Líbano Barroso."
(Em comparação com outros biocombustíveis, o combustível desta planta é muito promissor para o cenário brasileiro ", diz Paulus Figueiredo, gerente de combustível da TAM. O próximo passo no projeto é implementar uma unidade agrícola, em escala reduzida, no Centro Tecnológico da TAM em São Paulo Carlos (SP), exclusivamente para realizar estudos e viabilizar melhores técnicas de cultivo. "O objetivo é realizar estudos sobre viabilidade técnica e econômica para construir uma plataforma brasileira de biocombustíveis baseada em nettlespurge", explica o presidente da TAM, Líbano Barroso.)


08 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Assinale a alternativa correta.

(A) O voo experimental da TAM foi realizado com patrocínio da ANAC e da EASA, um órgão europeu.
(B) O voo experimental foi realizado pela TAM, em parceria com empresas europeias e norte-americanas.
(C) As viagens aéreas com a utilização de biocombustível ainda não foram autorizadas pela ANAC, no Brasil.
(D) Para utilizar biocombustível, a TAM necessita de parcerias com empresas europeias, entre as quais a Airbus e a GE.
(E) Para utilizar biocombustível, a TAM precisa de autorização de um órgão brasileiro ou estrangeiro, e da Airbus.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O voo experimental foi realizado pela TAM, em parceria com empresas europeias e norte-americanas, veja no parágrafo:
"[...]The experimental flight was a joint effort between TAM, Airbus, CFM International (joint venture between U.S.'s GE and the French Safran Group) and Air BP. The trip was authorized by Brazil’s National Civil Aviation Agency (ANAC) and by the European Aviation Safety Agency (EASA)."
(O voo experimental foi um esforço conjunto entre a TAM, a Airbus, a CFM International (joint venture entre a US GE e o francês Safran Group) e Air BP. A viagem foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil e pela Agência Européia de Segurança da Aviação (EASA).)


09 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

A que se refere o pronome it, na oração it reduces carbon emissions by between 65% and 80% ?

(A) Ao combustível de origem vegetal.
(B) Ao pinhão-manso.
(C) Ao voo experimental da TAM.
(D) À emissão de carbono.
(E) Ao querosene derivado do petróleo.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - ESTRUTURA REFERENCIAL: IT :
O pronome "IT" refere-se ao "biofuel" ou seja, ao combustível de origem vegetal, veja no 1º parágrafo:
"[...]TAM was the first airline in South America to carry out an experimental flight using biofuel on November 22, 2010. Produced from the oil of 100% domestic nettlespurge, known in Portuguese as pinhão-manso, it reduces carbon emissions by between 65% and 80% compared with petroleum-derived kerosene, according to research."
(A TAM foi a primeira companhia aérea da América do Sul a realizar um voo experimental com biocombustíveis em 22 de novembro de 2010. Produzido a partir do óleo de 100% nettlespurge doméstico, conhecido em português como pinhão-manso, ELE(biofuel) reduz emissões de carbono entre 65% e 80 % em comparação com o querosene derivado do petróleo, de acordo com pesquisas.)

10 – (UNESP-2012-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

As expressões carry out, edible, promising, step e joint effort no texto significam, respectivamente,

(A) carregar, comestível, prominente, etapa e esforço conjunto.
(B) carregar, saudável, promissor, parada e efeito conjunto.
(C) carregar, saudável, prominente, parada e esforço conjunto.
(D) realizar, comestível, promissor, etapa e esforço conjunto.
(E) realizar, saudável, prominente, passo e efeito conjunto.


👍 Comentários e Gabarito  C 
(A) carregar, comestível, prominente, etapa e esforço conjunto.
(B) carregar, saudável, promissor, parada e efeito conjunto.
(C) carregar, saudável, prominente, parada e esforço conjunto.
(D) realizar, comestível, promissor, etapa e esforço conjunto.
(E) realizar, saudável, prominente, passo e efeito conjunto.

Vamos aos vocábulos:
*O phrasal verb "carry out" significa "realizar" e não "carregar" equivalente a "to carry".
*O adjetivo "edible" significa "comestível".
*O adjetivo "promising" significa "promissor" ,"esperançoso".
*O substantivo "step" significa "etapa","passo".
*A estrutura "joint effort" significa "esforço conjunto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário