terça-feira, 5 de dezembro de 2017

UNESP – 2017 – VESTIBULAR – 2º SEMESTRE –1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS..

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE-14/05/2017.

 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Public space and the right to the city | www.learning.uclg.org |
 Text (2) – "One never builds something finished":
the brilliance of architect Paulo Mendes da Rochawww.theguardian.com |
 PROVA:
 TEXT 1:
 TRADUÇÃO - TEXT 1:
Public space and the right to the city
Espaço público e direito à cidade
It is essential to promote social inclusion by providing spaces for people of all socio-economic backgrounds to use and enjoy. Quality public spaces such as libraries and parks can supplement housing as study and recreational spaces for the urban poor.
É essencial promover a inclusão social, proporcionando espaços para as pessoas de todas as origens socio-econômicas utilizarem e desfrutarem. Espaços públicos de qualidade, como bibliotecas e parques, podem complementar a habitação como espaços de estudo e recreação para os pobres urbanos.
There is a need to ensure that there is an equitable distribution of public spaces within cities. Through the provision of quality public spaces in cities can reduce the economic and social segregation that is prevalent in many developed and developing cities. By ensuring the distribution, coverage and quality of public spaces, it is possible to directly influence the dynamics of urban density, to combine uses and to promote the social mixture of cities’ inhabitants.
É necessário assegurar uma distribuição equitativa dos espaços públicos nas cidades. Através da oferta de espaços públicos de qualidade nas cidades pode reduzir a segregação econômica e social que prevalece em muitas cidades desenvolvidas e em desenvolvimento. Ao garantir a distribuição, cobertura e qualidade dos espaços públicos, é possível influenciar diretamente a dinâmica da densidade urbana, combinar usos e promover a mistura social dos habitantes das cidades.
Rights and duties of all the public space stakeholders should be clearly defined. Public spaces are public assets as a public space is by definition a place where all citizens are legitimate to be and discrimination should be tackled there. Public space has the capacity to gather people and break down social barriers. Protecting the inclusiveness of public space is a key prerequisite for the right to the city and an important asset to foster tolerance, conviviality and dialogue.
Os direitos e deveres de todas as partes interessadas do espaço público devem ser claramente definidos. Os espaços públicos são bens públicos, uma vez que um espaço público é, por definição, um lugar onde todos os cidadãos são legítimos e onde a discriminação deve ser combatida. O espaço público tem capacidade para reunir pessoas e derrubar barreiras sociais. A proteção da inclusão do espaço público é um pré-requisito fundamental para o direito à cidade e um importante trunfo para promover a tolerância, a convivência e o diálogo.
Public spaces in slums are only used to enable people to move. There is a lack of public space both in quantity and quality, leading to high residential density, high crime rates, lack of public facilities such as toilets or water, difficulties to practice outdoor sports and other recreational activities among others.
Espaços públicos em favelas só são usados para permitir que as pessoas se movam. Há falta de espaço público tanto em quantidade quanto em qualidade, levando a alta densidade residencial, altos índices de criminalidade, falta de instalações públicas como banheiros ou água, dificuldades para praticar esportes ao ar livre e outras atividades recreativas, entre outras.
(www.learning.uclg.org)

01
 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
According to the text, by definition, public spaces
(A) are recreational outdoor areas in slums.
(B) should be close to water like a river or a lake.
(C) can be legitimately used by any citizen.
(D) should offer attractions directed to a specific public.
(E) satisfy different objectives in developed and developing cities.
👍 Comentários e Gabarito   C  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:
According to the text, by definition, public spaces
De acordo com o texto, por definição, os espaços públicos
(A) are recreational outdoor areas in slums. – são áreas de lazer ao ar livre em favelas.
(B) should be close to water like a river or a lake. – deve estar perto da água como um rio ou um lago.
(C) can be legitimately used by any citizen. – pode ser usado legitimamente por qualquer cidadão.
(D) should offer attractions directed to a specific public. – deve oferecer atrações direcionadas a um público específico.
(E) satisfy different objectives in developed and developing cities. – satisfazer diferentes objetivos nas cidades desenvolvidas e em desenvolvimento.

02 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Segundo o texto, o direito à cidade por parte dos cidadãos ocorrerá por meio
(A) dos próprios cidadãos.
(B) da inclusão.
(C) da tolerância.
(D) do diálogo.
(E) da lei.
👍 Comentários e Gabarito   B  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:

03 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do terceiro parágrafo "Public spaces are public assets", o termo em destaque tem sentido, em português, de
(A) vantagens.
(B) poderes.
(C) retribuições.
(D) áreas.
(E) bens.
👍 Comentários e Gabarito   E  
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO
:

04 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do terceiro parágrafo
"as a public space is by definition",
o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
(A) by.
(B) however.
(C) like.
(D) yet.
(E) because.
👍 Comentários e Gabarito   E  
TÓPICO - SUBORDINATING CONJUNTIONS - BECAUSE / SINCE / AS
:
➭ SENTENÇA:
  • "[...] Public spaces are public assets as a public space is by definition a place where all citizens are legitimate to be and discrimination should be tackled there."
  • Os espaços públicos são ativos públicos, pois um espaço público é, por definição, um lugar onde todos os cidadãos são legítimos e a discriminação deve ser abordada lá.
➭ A depender do contexto, a conjunção "AS" tem vários significados diferentes.
➭ No trecho acima, "AS" interliga duas orações, funcionando como uma conjunção subordinativa conectando UM RESULTADO com UMA CAUSA. Neste caso, "AS" é intercambiável com "BECAUSE" ou "SINCE", apresentando o significado de PORQUE, POIS, VISTO QUE, JÁ QUE.
05 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
In the fourth paragraph, an example of public facilities is
(A) recreational activities.
(B) outdoor sports.
(C) residential density.
(D) high crime rates.
(E) toilets
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - FALSE COGNATES - FACILITIES - INSTALAÇÕES
:
O vocábulo "facilities" significa "instalações", logo um exemplo de "public facilities" pode ser "banheiros".

 TRADUÇÃO - TEXT 2:
"One never builds something finished":
the brilliance of architect Paulo Mendes da Rocha
"Nunca se constrói algo acabado":
o brilho do arquiteto Paulo Mendes da Rocha
Oliver Wainwright
February 4, 2017
"All space is public," says Paulo Mendes da Rocha. "The only private space that you can imagine is in the human mind." It is an optimistic statement from the 88-year-old Brazilian architect, given he is a resident of São Paulo, a city where the triumph of the private realm over the public could not be more stark. The sprawling megalopolis is a place of such marked inequality that its super rich hop between their rooftop helipads because they are too scared of street crime to come down from the clouds.
"Todo o espaço é público", diz Paulo Mendes da Rocha. "O único espaço privado que podes imaginar está na mente humana". É uma declaração otimista do arquiteto brasileiro de 88 anos, já que ele é morador de São Paulo, uma cidade onde o triunfo do domínio privado sobre o público não poderia ser mais forte. A espalhafatosa megalópole é um lugar de tão acentuada desigualdade que seu super rico salto entre seus helipontos de telhado porque eles estão muito assustados com o crime de rua para descer das nuvens.
But for Mendes da Rocha, who received the 2017 gold medal from the Royal Institute of British Architects this week – an accolade previously bestowed on such luminaries as Le Corbusier and Frank Lloyd Wright – the ground is everything.
Mas para Mendes da Rocha, que recebeu a medalha de ouro de 2017 do Instituto Real de Arquitetos Britânicos esta semana - um reconhecimento concedido anteriormente a luminárias como Le Corbusier e Frank Lloyd Wright - o terreno é tudo.
He has spent his 60-year career lifting his massive concrete buildings up, in gravity-defying balancing acts, or else burying them below ground in an attempt to liberate the Earth's surface as a continuous democratic public realm. "The city has to be for everybody," he says, "not just for the very few."
Ele passou sua carreira de 60 anos levantando seus enormes edifícios de concreto, em atos de equilíbrio que desafiam a gravidade, ou então enterrando-os no subsolo em uma tentativa de liberar a superfície da Terra como um domínio público democrático contínuo. "A cidade tem que ser para todos", diz ele, "não apenas para poucos".
(www.theguardian.com. Adaptado.)

06 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
According to the text, São Paulo
(A) is an inclusive city where rich and poor citizens coexist.
(B) lacks public recreational and cultural areas.
(C) displays an optimistic atmosphere.
(D) is characterized by deep inequality between rich and poor.
(E) is the most violent megalopolis in Brazil.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, São Paulo...
*Item (A) ERRADO: é uma cidade inclusiva, onde coexistem os cidadãos ricos e pobres.
*Item (B) ERRADO: carece de áreas públicas de lazer e culturais.
*Item (C) ERRADO: exibe uma atmosfera otimista.
*Item (D) CORRETO: é caracterizada pela profunda desigualdade entre ricos e pobres.
*Item (E) ERRADO: é a megalópole mais violenta no Brasil.

07 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Conforme o texto, Paulo Mendes da Rocha
(A) é conhecido por projetar somente edificações subterrâneas.
(B) valoriza o caráter público do espaço.
(C) superou arquitetos famosos, como Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.
(D) reside em São Paulo há 60 anos, onde projetou grandes obras.
(E) considera que a mente humana resulta do pensamento coletivo.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Item (A) ERRADO:
"[...] He has spent his 60-year career lifting his massive concrete buildings up, in gravity-defying balancing acts,"
(Ele passou sua carreira de 60 anos levantando seus edifícios de concretos maciços, em atos de equilíbrio que desafiam a gravidade,)
*Item (B) CORRETO:
"[...] or else burying them below ground in an attempt to liberate the Earth's surface as a continuous democratic public realm. "The city has to be for everybody," he says, "not just for the very few.""
(ou então enterrando-os abaixo à terra em uma tentativa de libertar a superfície da terra como uma esfera pública democrática contínua. "A cidade tem que ser para todos", diz ele, "não apenas para os poucos".)
*Item (C) ERRADO:
👱 Ele foi equiparado a arquitetos famosos, veja:
"[...] But for Mendes da Rocha, who received the 2017 gold medal from the Royal Institute of British Architects this week – an accolade previously bestowed on such luminaries as Le Corbusier and Frank Lloyd Wright – the ground is everything."
(Mas para Mendes da Rocha, que recebeu a medalha de ouro de 2017 do Royal Institute of British Architects nesta semana - um elogio anteriormente concedido a luminares como Le Corbusier e Frank Lloyd Wright - o chão é tudo.)
*Item (D) ERRADO:
👦 O texto diz que 60 anos foi o tempo de sua carreira como arquiteto, veja:
"[...] He has spent his 60-year career lifting his massive concrete buildings up,"
(Ele passou sua carreira de 60 anos levantando seus edifícios de concretos maciços,)
*Item (E) ERRADO:

08 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do primeiro parágrafo
"The sprawling megalopolis is a place of such marked inequality",
o termo em destaque indica
(A) contraste.
(B) exemplificação.
(C) ênfase.
(D) exclusão.
(E) definição.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) contraste.
(B) exemplificação.
(C) ênfase.
(D) exclusão.
(E) definição.

09 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do primeiro parágrafo
"the triumph of the private realm over the public could not be more stark",
o termo em destaque tem sentido equivalente, em português, a
(A) gritante.
(B) purificado.
(C) vazio.
(D) simples.
(E) disfarçado.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - ADJECTIVE - STARK 
:
SENTENÇA:
  • "[...] It is an optimistic statement from the 88-year-old Brazilian architect, given he is a resident of São Paulo, a city where the triumph of the private realm over the public could not be more stark."
  • É uma afirmação otimista do arquiteto brasileiro de 88 anos de idade, dada, ele é um residente de São Paulo, uma cidade onde o triunfo do domínio privado sobre o público não poderia ser mais EVIDENTE (gritante).
A depender do contexto, o adjetivo "STARK" pode apresentar os seguintes significados: (1) BLEAK – SOMBRIO, DESOLADOR, DEPRIMENTE; (2) CLEAR – CLARO, EVIDENTE, FLAGRANTE, GRITANTE; (3) LOOLING SEVERE (very plain in appearance with little or no colour or decoration) – MUITO SIMPLES NA APARÊNCIA;(4) UTTER - TOTAL, COMPLETO, ABSOLUTO.
No texto, o adjetivo "STARK" tem sentido equivalente, em português, a CLARO, EVIDENTE, FLAGRANTE, GRITANTE.





10 – (UNESP-2017-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do segundo parágrafo
"The city has to be for everybody",
a expressão em destaque pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
(A) must.
(B) could.
(C) may.
(D) used to.
(E) going to.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDIOM - EXPRESSÃO IDIOMÁTICA - HAVE TO
:
SENTENÇA:
  • "The city has to be for everybody",
  • "A cidade PRECISA SER para todos" ou "A cidade TEM NECESSIDADE DE SER para todos".
➭ A depender do contexto, a expressão verbal idiomática  "HAVE TO" tem deferentes usos. (clique www.merriam-webster.com).
➭ No texto, o idiom "HAS TO" ("have to" na 3ª pessoa) pode ser substituída, sem alteração de sentido, pelo verbo modal  "MUST" que também é usado em contextos idiomáticos para dizer que algo é necessário ou muito importante (às vezes envolvendo uma regra ou uma lei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário