domingo, 3 de dezembro de 2017

UNESP-2018-VESTIBULAR FIM DE ANO -LÍNGUA INGLESA-PROVA OBJETIVA-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2018-VESTIBULAR-1ªFASE-VESTIBULAR FIM DE ANO-PROVA OBJETIVA, prova aplicada em 15/11/2017.

➧ BANCA/ORGANIZADORVUNESP - Vestibular da Universidade Estadual Paulista - www.vunesp.com.br, https://www2.unesp.br/

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: It consists of 10 multiple-choice questions (A,B,C,D,E).


 VOCABULÁRIO:

1-VERBS:
• [to bother(Bádôr) = means to make someone feel worried or upset = Other words for to bother: concern oneself, worry oneself, disturb, dismay = incomodar, desanimar, perturbar, preocupar-se]
• [to accomplish(âKãmplêsh)= perform (pôrFôrm) = effectuate(âFékxuêit) = executar, efetuar]
• [to fix(Fêks) = repair(riPéôr) = consertar, reparar]

• [to peak = atingir o ponto máximo]
• [to suggest(sêguiDjést) = propose(proPôz)= sugerir, propor]

2-NOUN:
• [productivity (PrórakThívêrí) (produtividade) =efficiency (âFêxãnssi)(eficiência)]
• [performance (pôrFôrmêns) = production (proDókxãn) = desempenho, produção]
• [person (Pôrsên) = pessoa]
• [professor (proFéssôr) = a teacher in a college or university = um professor em uma faculdade ou universidade.]

3-ADJECTIVES:
• [analytical (ÊnôLérikôl) = analítico, lógico]
• [broken = quebrado]
• [computational (kãmpiTêixênôl) = computacional]
• [molecular (môLékilôr) = molecular]

4-ADVERBS:
• [surprisingly (sôrPraizênlí) = incredibly (ênKrérôblí) = surpreendentemente, incrivelmente]

5-ADJECTIVE PHRASES (Adjective+noun):
• [ideal time (áiDíôl-Táim) = tempo ideal]
• [body temperature (Bári-tempôThôr) = temperatura corporal]
• [creative abilities (kriÊiv-âBelêrís) = habilidades criativas]
• [evening people = pessoas que trabalham durante à noite]
• [morning people = pessoas que trabalham durante ao dia]
• [gradual increase (Grédiôl-enKris) = aumento gradual]
• [human natural rhythm (RRíumén-Náthôrôl-Rêdâm) = ritmo natural humano]
• [steady level (sTéri-Lévôl) = nível constante]
• [working memory = memória de trabalho]

6-IDIOMS (Expressões Idiomáticas):
• [it may be best to not fix what's not broken não se mexe em time que está ganhando, deixa quieto]
• [novel thinking = pensamento inovador]

7-COLLOCATIONS:
• [as for the age = quanto a idade]
• [early in the day (Ôrlí-ênêDêi) = no início do dia]
• [in late morning (ênLêi-Mõrnên) = no final da manhã]
• [on average (õNávrédji) = na média]
• [the best time = o melhor momento]
• [the majority (dêmêDjóiri) = a maioria]

8-TECHNICAL ENGLISH:
• [midday fatigue = fadiga do meio-dia]
• [molecular and computational biology = biologia molecular e computacional]
• [University of Southern California = Universidade do Sul da California]

 GABARITO:


01-B,  02-E,  03-A,  04-A,  05-A
06-C,  07-B,  08-D,  09-D,  10-E


➧ PROVA:

 TEXT 1: Examine a tira para responder às questões de 01 a 03.
 
(http://roadapplesalmanac.com. Adaptado.)

01
 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

According to the cartoon, Shep

(A) considers his friend boring.
(B) thinks that humans are dumb.
(C) believes animals are inarticulate.
(D) agrees with what his friend said about animals.
(E) feels insulted because he thinks he is a human.

02 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Assinale a alternativa que completa a lacuna da tira.

(A) must
(B) am going to
(C) can
(D) have been
(E) would

03 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

No trecho do terceiro quadrinho

"We're not THAT dumb!",

termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) so.
(B) which.
(C) over.
(D) more.
(E) quite.

RESPOSTA (A):
(A) so.(tão, advérbio)
(B) which.(que, pronome relativo)
(C) over.(sobre, preposição)
(D) more.(extra, adjetivo)
(E) quite.(bastante, 
advérbio)
EXPLANATION
1) A questão 23 é sobre uso do THAT como advérbio de intensidade.
2) Em "We're not that dumb!", o 'that' funciona como ADVÉRBIO DE INTENSIDADE e portanto, sinônimo de "so"(tão):
3) "We're not that dumb!" ou "We're not so dumb!"

• TEXTLeia o texto para responder às questões de 04 a 10.

When does the brain work best?

The peak times and ages for learning

What's your ideal time of the day for brain performance? Surprisingly, the answer to this isn't as simple as being a morning or a night person. New research has shown that certain times of the day are best for completing specific tasks, and listening to your body's natural clock may help you to accomplish more in 24 hours.

Science suggests that the best time for our natural peak productivity is late morning. Our body temperatures start to rise just before we wake up in the morning and continue to increase through midday, Steve Kay, a professor of molecular and computational biology at the University of Southern California told The Wall Street Journal. This gradual increase in body temperature means that our working memory, alertness, and concentration also gradually improve, peaking at about mid morning. Our alertness tends to dip after this point, but one study suggested that midday fatigue may actually boost our creative abilities. For a 2011 study, 428 students were asked to solve a series of two types of problems, requiring either analytical or novel thinking. Results showed that their performance on the second type was best at non-peak times of day when they were tired.

As for the age where our brains are at peak condition, science has long held that fluid intelligence, or the ability to think quickly and recall information, peaks at around age 20. However, a 2015 study revealed that peak brain age is far more complicated than previously believed and concluded that there are about 30 subsets of intelligence, all of which peak at different ages for different people. For example, the study found that raw speed in processing information appears to peak around age 18 or 19, then immediately starts to decline, but short-term memory continues to improve until around age 25, and then begins to drop around age 35, Medical Xpress reported. The ability to evaluate other people’s emotional states peaked much later, in the 40s or 50s. In addition, the study suggested that out our vocabulary may peak as late as our 60s’s or 70's.

Still, while working according to your body's natural clock may sound helpful, it’s important to remember that these times may differ from person to person. On average, people can be divided into two distinct groups: morning people tend to wake up and go to sleep earlier and to be most productive early in the day. Evening people tend to wake up later, start more slowly and peak in the evening. If being a morning or evening person has been working for you the majority of your life, it may be best to not fix what’s not broken.
(Dana Dovey. www.medicaldaily.com, 08.08.2016. Adaptado.)

04
 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

According to the first and second paragraphs, the brain performance peaks in late morning because

(A) body temperature gets higher at this time of the day.
(B) specific tasks stimulate the brain.
(C) most people wake up quite early.
(D) it's easier to solve problems in the morning than at midday.
(E) human natural rhythm reaches a steady level.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o primeiro e segundo parágrafos, o desempenho do cérebro atinge o pico máximo no final da manhã, porque ...
*Alternativa (A): a temperatura do corpo aumenta a essa hora do dia.
*Alternativa (B): tarefas específicas estimulam o cérebro.
*Alternativa (C): a maioria das pessoas acorda bem cedo.
*Alternativa (D): é mais fácil resolver problemas de manhã do que ao meio-dia.
*Alternativa (E): ritmo natural humano atinge um nível estável/constante.
➦ IDEIA CONTEXTUAL no 2º parágrafo ➜ a temperatura do corpo aumenta a essa hora do dia:
"[...] Science suggests that the best time for our natural peak productivity is late morning. Our body temperatures start to rise just before we wake up in the morning and continue to increase through midday, Steve Kay, a professor of molecular and computational biology at the University of Southern California told The Wall Street Journal. This gradual increase in body temperature means that our working memory, alertness, and concentration also gradually improve, peaking at about mid morning. Our alertness tends to dip after this point, but one study
suggested that midday fatigue may actually boost our creative abilities."
(A ciência sugere que o melhor momento para a nossa pico máxima é o fim da manhã. As nossas temperaturas corporais começam a aumentar logo antes de acordarmos pela manhã e continuam a aumentar até o meio-dia. Steve Kay, professor de biologia molecular e computacional da Universidade do Sul da Califórnia, disse ao The Wall Street Journal. Esse aumento gradual da temperatura corporal significa que a nossa memória de trabalho, alerta e concentração também melhoram gradualmente, atingindo o meio da manhã. Nosso estado de alerta tende a mergulhar depois desse ponto, mas um estudo sugeriu que a fadiga do meio-dia pode realmente aumentar nossas habilidades criativas.)


05 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

According to the second paragraph, the 2011 study showed that

(A) both analytical and novel thinking were better accomplished before midday.
(B) most people feel a midday fatigue.
(C) alertness quickly decreases after the brain peaks.
(D) most of the 428 students felt tired early in the morning.
(E) novel thinking was better when the brain was at non-peak times.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o segundo parágrafo, o estudo de 2011 mostrou que
*Afirmativa (A) correta: ambos os pensamentos analítico e romance foram melhor realizados antes do meio-dia.
*Afirmativa (B) incorreta: a maioria das pessoas sente uma fadiga ao meio-dia.
*Afirmativa (C) incorreta: o estado de alerta diminui rapidamente após o pico do cérebro.
*Afirmativa (D) incorreta: a maioria dos 428 alunos se sentiu cansada no início da manhã.
*Afirmativa (E) incorreta: pensamento novo foi melhor quando o cérebro estava em horários de pico.
O estudo de 2011 mostrou que o pensamento inovador era melhor quando o cérebro estava em horários fora do pico, veja:
"[...]For a 2011 study, 428 students were asked to solve a series of two types of problems, requiring either analytical or novel thinking. Results showed that their performance on the second type was best at non-peak times of day when they were tired."
(Para um estudo de 2011, 428 alunos foram convidados a resolver uma série de dois tipos de problemas, exigindo tanto pensamento analítico como pensamento inovador. Os resultados mostraram que seu desempenho no segundo tipo era melhor em horários não picos do dia quando eles estavam cansados.)


06 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

De acordo com o terceiro parágrafo, o estudo de 2015

(A) confirma que o vocabulário das pessoas se desenvolve até cerca dos 60 anos de idade.
(B) infere que o processo de elaboração da inteligência emocional dura a vida toda.
(C) contradiz a ideia de que a inteligência fluida atinge o ápice por volta dos 20 anos de idade.
(D) mostra que a velocidade de processamento de informações no cérebro atinge o máximo dos 25 aos 35 anos.
(E) demonstra que vários tipos de inteligência se desenvolvem aos 30 anos de idade.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O estudo de 2015 contradiz a ideia de que a inteligência fluida atinge o ápice por volta dos 20 anos de idade, veja no 3º parágrafo:
"[...]As for the age where our brains are at peak condition, science has long held that fluid intelligence, or the ability to think quickly and recall information, peaks at around age 20. However, a 2015 study revealed that peak brain age is far more complicated than previously believed and concluded that there are about 30 subsets of intelligence, all of which peak at different ages for different people. For example, the study found that raw speed in processing information appears to peak around age 18 or 19, then immediately starts to decline, but short-term memory continues to improve until around age 25, and then begins to drop around age 35, Medical Xpress reported. The ability to evaluate other people’s emotional states peaked much later, in the 40s or 50s. In addition, the study suggested that out our vocabulary may peak as late as our 60s’s or 70's."
*O item (A) está incorreto, pois o estudo sugeriu que nosso vocabulário pode atingir o pico até aos 60 ou 70 anos de idade, veja:
"[...]In addition, the study suggested that out our vocabulary may peak as late as our 60s’s or 70's."


07 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

No trecho do terceiro parágrafo

"However, a 2015 study revealed",

o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) although.
(B) nevertheless.
(C) inasmuch.
(D) meanwhile.
(E) whatever.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O vocábulo "however"(contudo) pode ser substituído por "but","yet" e "nevertheless".

Demais itens incorretos:

(A) although(apesar de).
(C) inasmuch(na medida em que).
(D) meanwhile(enquanto isso).
(E) whatever(tanto faz, o que quer que).


08 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

As informações apresentadas no quarto parágrafo

(A) indicam que o grupo das pessoas que acordam cedo tem melhor desempenho no trabalho.
(B) alertam que as pessoas com hábitos noturnos podem ter dificuldades de adaptação às atividades criativas.
(C) afirmam que quem acorda tarde, geralmente, tem raciocínio lento.
(D) relativizam o estudo que afirma que o final da manhã é o melhor período para a atividade cerebral.
(E) revelam que, mesmo considerando as diferenças individuais, há dois tipos de raciocínio analítico.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
As informações relativizam o estudo que afirma que o final da manhã é o melhor período para a atividade cerebral, veja no 4º parágrafo:
"[...]Still, while working according to your body's natural clock may sound helpful, it's important to remember that these times may differ from person to person. On average, people can be divided into two distinct groups: morning people tend to wake up and go to sleep earlier and to be most productive early in the day. Evening people tend to wake up later, start more slowly and peak in the evening. If being a morning or evening person has been working for you the majority of your life, it may be best to not fix what’s not broken."
(Ainda assim, embora trabalhar de acordo com o relógio natural do seu corpo possa parecer útil, é importante lembrar que esses tempos podem diferir de pessoa para pessoa. Em média, as pessoas podem ser divididas em dois grupos distintos: as pessoas da manhã tendem a acordar e a dormir mais cedo e a ser mais produtivas no início do dia. As pessoas da tarde tendem a acordar mais tarde, começam mais devagar e pico à noite. Se uma pessoa da manhã ou da noite estiver trabalhando para você na maioria da sua vida, pode ser melhor não consertar o que não está quebrado.)


09 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

No trecho do quarto parágrafo

"while working according to your body's natural clock”,

o termo em destaque tem sentido, em português, de

(A) quando.
(B) durante.
(C) sobretudo.
(D) mesmo que.
(E) devido a.

10 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

O trecho do quarto parágrafo

"it may be best to not fix what's not broken"

equivale, em português, à seguinte ideia:

(A) é melhor prevenir do que remediar.
(B) vaso ruim não quebra.
(C) uma vez quebrado, não adianta consertar.
(D) se não tem solução, solucionado está.
(E) não se mexe em time que está ganhando.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) é melhor prevenir do que remediar.
(B) vaso ruim não quebra.
(C) uma vez quebrado, não adianta consertar.
(D) se não tem solução, solucionado está.
(E) não se mexe em time que está ganhando.
"it may be best to not fix what's not broken" ou "If it is not broken, don't fix it" ou ainda, a forma informal "If it ain't broke, don't fix it" são expressões idiomáticas que quer dizer:
1)"não se mexe em time que está ganhando" ou
2)"deixa quieto" ou 
3)"Se não está quebrado, não conserte"

Nenhum comentário:

Postar um comentário