www.inglesparaconcursos.blog.br
❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:
• ENEM/INEP-2018-2ª APLICAÇÃO-EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO.
❑ ESTRUTURA-PROVA:
• 5 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
• Texto (1) – | Tirinha | https://fineartamerica.com |
• Texto (2) – | Fragmento | Imaginary Homelands |
• Texto (3) – | Cartaz | Home sweet broken home |
• Texto (4) – | Fragmento | And the Moon Be Still as Bright |
• Texto (5) – | Cartoon | The Complete Poetry of Tato Laviera |
01 – (ENEM-INEP-2018-2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: www.doityourself.com.
Acesso em: 12 jul. 2015.
Pelas expressões do it yourself e How-Tos, entende-se
que a pesquisa realizada na página da internet revela
uma busca por
(A) agendamento de serviços autorizados.
(B) instrução para a realização de atividades.
(C) esclarecimento de dúvidas com outros usuários.
(D) inscrição em cursos para elaboração de projetos.
(E) aquisição de produtos para a execução de tarefas.
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RECURSO VERBAIS E NOMINAIS RELEVANTES :
02 – (ENEM-INEP-2018-2ª APLICAÇÃO)
Which skin colour are you? The human swatch chart
that confronts racism
In 1933, in a book called The Masters and the Slaves,
the Brazilian anthropologist Gilberto Freyre wrote: “Every
Brazilian, even the light-skinned, fair-haired one, carries
about him on his soul, when not on soul and body alike,
the shadow, or at least the birthmark, of the aborigine or
the negro.” This was forefront in the mind of the French
artist Pierre David when he moved to Brazil in 2009.
“When I was in the streets, I could see so many skin
colours”, he says. He decided to make a human colour
chart, like one you would find in the paint section of B&Q
shop, but showing the gradations and shades of our skin
colour. The project, called Nuancier or “swatches”, was
first shown at the Museu de Arte Moderna in Salvador –
Bahia, and is now on show in his native France. “Brazil
has a better attitude to skin colour than other developed
nations”, he says. “There's no doubt, because the concept
of skin colour difference was recognised very early in their
history. Now, it even appears on identity documents.”
Yet Nuancier, David says, is still a critique of
racism, in Brazil and around the world. “This work
may seem provocative – to classify men by colour,
to industrially produce the colour of an individual so
it can be store-bought. But this is a demonstration of
the commodification of bodies. It denounces racism
anywhere it is found in the world.”
SEYMOUR, T. Disponível em: www.theguardian.com.
Acesso em: 21 out. 2015 (adaptado).
O artista francês Pierre David, ao evidenciar seu
encantamento com a diversidade de cores de peles no
Brasil, no projeto Nuancier, também
(A) desencadeia um estudo sobre a atitude dos brasileiros
com base na análise de características raciais.
(B) denuncia a discriminação social gerada com a
distinção de cores na população de Salvador.
(C) destaca a mistura racial como elemento-chave no
impedimento para a ascensão social.
(D) provoca uma reflexão crítica em relação à classificação
e à mercantilização das raças.
(E) elabora um produto com base na variedade de cores
de pele para uso comercial.
Comentários e Gabarito D 03 – (ENEM-INEP-2018-2ª APLICAÇÃO)
Monks embrace web to reach recruits
Stew Milne for The New York Times
The Benedictine monks at the Portsmouth Abbey
in Portsmouth have a problem. They are aging and
their numbers have fallen to 12, from a peak of about
24 in 1969. So the monks have taken to the Internet
with an elaborate ad campaign featuring videos, a blog
and even a Gregorian chant ringtone. “If this is the way
the younger generation are looking things up and are
communicating, then this is the place to be”, said Abbot
Caedmon Holmes, who has been in charge of the abbey
since 2007. That place is far from the solitary lives that
some may think monks live. In fact, in this age of social
media, the monks have embraced what may be the
most popular form of public self-expression: a Facebook
page, where they have uploaded photos and video
testimonials. Some monks will even write blogs.
MILNE, S. Disponível em: www.nytimes.com.
Acesso em: 19 jun. 2012 (adaptado).
A internet costuma ser um veículo de comunicação
associado às camadas mais jovens da população, embora
não exclusivamente a elas.
Segundo o texto, a razão que
levou os religiosos a fazerem uma campanha publicitária
na internet foi o(a)
(A) busca por novos interessados pela vida religiosa de
monge.
(B) baixo custo e a facilidade de acesso dos monges à
rede.
(C) desejo de diminuir a solidão vivida pelos monges na
abadia.
(D) necessidade dos monges de se expressarem
publicamente.
(E) divulgação de fotos pessoais dos monges no
Facebook.
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - RECURSO VERBAIS E NOMINAIS RELEVANTES :
04 – (ENEM-INEP-2018-2ª APLICAÇÃO)
Spring Break Camp, 2015. Fôlder.
Orange County Regional History Center.
Tendo em vista a procura por atividades de lazer em
períodos de recesso escolar, esse fôlder
(A) divulga uma proposta de acampamento com
abordagem temática.
(B) anuncia a exibição de uma série de filmes sobre
tradições culturais.
(C) comunica a abertura de inscrições para um curso de
música folclórica.
(D) encoraja a realização de oficinas de contação de
história para crianças.
(E) convida para a apresentação de uma peça teatral
sobre cultura indígena.
Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM & KEY WORDS :
05 – (ENEM-INEP-2018-2ª APLICAÇÃO)
Most people today have a mobile phone. In fact,
many people can't imagine how they ever got along
without a portable phone. However, many people also
complain about cell phone users. People complain about
other people loudly discussing personal matters in public
places. They complain when cell phones ring in movie
theaters and concert halls. They complain about people
driving too slow, and not paying attention to where they
are going because they are talking on a cell phone. And
they complain about people walking around talking to
people who aren't there.
Whenever a new communications technology
becomes popular, it changes the way society is organized.
Society has to invent rules for the polite way to use the
new devices. Our social etiquette, our rules of politeness
for cell phones, is still evolving.
Disponível em: www.indianchild.com.
Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado)
O uso de celulares em lugares públicos tem sido prática
corrente.
O texto aponta que essa prática tem gerado
(A) anseios por recursos para ampliar os benefícios dos
dispositivos.
(B) reclamações sobre a falta de normas no
comportamento dos usuários.
(C) questionamentos a respeito da dependência
constante dessa tecnologia.
(D) discussões acerca da legislação para a
comercialização de telefones.
(E) dúvidas dos usuários em relação ao manuseio de
novos aparelhos.
Comentários e Gabarito B
TÓPICO - RECURSO VERBAIS E NOMINAIS RELEVANTES :