sábado, 8 de dezembro de 2012

UFSCar-2002-VESTIBULAR-LÍNGUA INGLESA-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.

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➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUFSCar-VESTIBULAR-2002.

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA

 06 Questões OBJETIVAS do tipo (A,B,C,D,E).


➧ 1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS:

INSTRUÇÃO: as questões de números 11 a 16 referem-se ao texto seguinte.

THE FRAGILE CHARM OF CITIES

1. New Yorkers know as well as anyone that great cities are works in progress, but disturbed by disasters provoked by avarice, ideology and politics. Now, New York has seen firsthand how acts of terrorism – a variation of such factors – can affect a great city.
2. But every great city rests, in part, on the broken stones, walls, and foundations of its own past. These foundations are strong enough to recover, like the inhabitants themselves. Leveled with the ground, cities rise again, building on what came before.
3. As New Yorkers set about designing and building whatever will stand in the place of the Twin Towers, they would do well to consult Anthony M. Tung’s Preserving the World’s Great Cities. He wrote it after visiting 22 cities, from Amsterdam to Vienna, from Cairo to Kyoto.
4. This wonderful book mixes well-told tales of urban destruction and renewal, using preservation and planning as the prism through which history is viewed.
5. For example, Tung examines Warsaw’s painstaking postwar restoration of its 17th century Old Town, itself a reconstruction of an older neighborhood destroyed by fire.
6. He also looks at how religious conflict has devastated Jerusalem, and how Berlin recovered from World War II and three decades of being split by the Wall.
7. In each chapter, Tung evaluates varying approaches to preservation, seeking solutions that might conciliate the destruction and loss of historical treasures with development.
8. The earliest attempts at preservation, he tells us, date from the seventh century B. C. in Mesopotamia. Anyone who dared to damage the appearance of the Royal Road of Nineveh was hanged from the roof of his own house.
9. By the fifth century A. D., punishments had eased: in Rome workmen found stripping marble from imperial monuments had their hands cut off. Regardless of these draconian measures, Rome’s physical deterioration was far from being halted.
10. Modern sanctions – some would say because they are not so strict – were not able to prevent the attack on New York either. But New Yorkers will surely rebuild – it does not matter how – what they lost last year.
(Adaptado de “The Fragile Charm of Cities” de David Rocks, in Business Week, 22 de outubro de 2001.)

01  (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

Segundo o texto, a cidade de Nova Iorque

(A) foi atingida por um desastre de causa totalmente inédita.
(B) sofreu as conseqüências de um mal que teve origem na avidez dos políticos locais.
(C) conheceu um desastre que, na verdade, é uma outra forma de males já conhecidos pelas grandes cidades.
(D) viu seu progresso prejudicado por um desastre que jamais ocorrera em outra grande cidade.
(E) progride graças a uma combinação de avidez, ideologia e política.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, a cidade de Nova Iorque
(A) foi atingida por um desastre de causa totalmente inédita.
(B) sofreu as conseqüências de um mal que teve origem na avidez dos políticos locais.
(C) conheceu um desastre que, na verdade, é uma outra forma de males já conhecidos pelas grandes cidades.
(D) viu seu progresso prejudicado por um desastre que jamais ocorrera em outra grande cidade.
(E) progride graças a uma combinação de avidez, ideologia e política.

02  (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

Nos diferentes capítulos de seu livro, Anthony M. Tung

(A) avalia diversos procedimentos que buscam conciliar a preservação do passado com o progresso.
(B) analisa a situação de diferentes cidades que foram devastadas pelas mesmas causas e com as mesmas conseqüências.
(C) usa diferentes relatos de cidades devastadas para explicar a causa dessa devastação.
(D) lista todos os tesouros históricos que as grandes cidades do mundo já perderam devido ao progresso.
(E) afirma que a divisão física foi a causa da devastação de cidades como Jerusalém e Berlim.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Nos diferentes capítulos de seu livro, Anthony M. Tung
(A) avalia diversos procedimentos que buscam conciliar a preservação do passado com o progresso.
(B) analisa a situação de diferentes cidades que foram devastadas pelas mesmas causas e com as mesmas conseqüências.
(C) usa diferentes relatos de cidades devastadas para explicar a causa dessa devastação.
(D) lista todos os tesouros históricos que as grandes cidades do mundo já perderam devido ao progresso.
(E) afirma que a divisão física foi a causa da devastação de cidades como Jerusalém e Berlim.

03  (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

A parte de Varsóvia conhecida como Cidade Velha

(A) teve que ser reconstruída após um recente incêndio.
(B) foi destruída pelo fogo durante uma guerra.
(C) passou por total restauração após uma guerra no século XVII.
(D) constitui exemplo de devastação dolorosa e irrecuperável.
(E) é a reconstrução de algo que já existia anteriormente.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A parte de Varsóvia conhecida como Cidade Velha
(A) teve que ser reconstruída após um recente incêndio.
(B) foi destruída pelo fogo durante uma guerra.
(C) passou por total restauração após uma guerra no século XVII.
(D) constitui exemplo de devastação dolorosa e irrecuperável.
(E) é a reconstrução de algo que já existia anteriormente.

04  (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

Anthony M. Tung escreveu seu livro

(A) depois de visitar mais de 20 diferentes cidades do mundo.
(B) enquanto visitava 22 cidades situadas na África e na Ásia.
(C) enquanto viajava de Quioto para o Cairo.
(D) enquanto visitava Amsterdã e Viena.
(E) depois de visitar 22 vezes Quioto e o Cairo.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Anthony M. Tung escreveu seu livro
(A) depois de visitar mais de 20 diferentes cidades do mundo.
(B) enquanto visitava 22 cidades situadas na África e na Ásia.
(C) enquanto viajava de Quioto para o Cairo.
(D) enquanto visitava Amsterdã e Viena.
(E) depois de visitar 22 vezes Quioto e o Cairo.

05 (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

No parágrafo 2, a expressão “leveled with the ground” equivale a

(A) “slightly destroyed”.
(B) “totally rebuilt”.
(C) “thoroughly restored”.
(D) “completely destroyed”.
(E) “partially rebuilt”.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No parágrafo 2, a expressão “leveled with the ground” equivale a
(A) “slightly destroyed”.
(B) “totally rebuilt”.
(C) “thoroughly restored”.
(D) “completely destroyed”.
(E) “partially rebuilt”.

06 (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

No parágrafo 9, a expressão “had eased” tem um caráter 

(A) inquisitivo.
(B) irônico.
(C) argumentativo.
(D) especulativo.
(E) ambíguo.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No parágrafo 9, a expressão “had eased” tem um caráter 
A) inquisitivo.
(B) irônico.
(C) argumentativo.
(D) especulativo.
(E) ambíguo.

2.ª PARTE: QUESTÕES DISCURSIVAS:
INSTRUÇÃO: Leia novamente o texto The Fragile Charm of Cities e responda em português às questões de números 25 a 28.

07 (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

Segundo o texto,

(a) qual é a descrição que se aplica às grandes cidades?
b) o que os nova-iorquinos vão construir no lugar das Torres Gêmeas?

08 (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

Releia o parágrafo 4 e explique
a) como está organizado o livro Preserving the World’s Great Cities.
b) a referência feita à história.

09 (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

Com relação aos esforços de preservação de monumentos,

a) onde e quando eles tiveram início?
b) qual era o castigo aplicado a quem desobedecia à lei de preservação nesse local?

10 (UFSCar-2002-VESTIBULAR)

No parágrafo 10 do texto, o que se afirma com relação

a) ao ataque terrorista a Nova Iorque que destruiu as Torres Gêmeas?
b) aos nova-iorquinos?

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