quarta-feira, 19 de abril de 2017

UNESP–2015–VESTIBULAR–1ªFASE–LÍNGUA INGLESA--UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO–PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• UNESP-2015-VESTIBULAR-1ª FASE-16/11/2014.

 ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.



01 – (UNESP-VUNESP-VESTIBULAR-2020-1ªFASE)
Examine o quadrinho.
21 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
The boy
(A) is late for school because he was reading all the newspaper sessions.
(B) is amused because a newspaper is cheaper than the internet.
(C) has just read an article about environment and technology.
(D) thinks that newspapers were developed after the internet to protect the environment.
(E) believes the internet is better than books and newspapers.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - LEITURA DE IMAGEM , 
LINGUAGEM VERBAL & INFERÊNCIA (MENSAGEM IMPLÍCITA DO QUADRINHO)
:
The boy
(A) is late for school because he was reading all the newspaper sessions.
está atrasado para a escola porque estava lendo todas as sessões do jornal.
O texto não faz menção de "late for school".
Não é possível inferir que o garoto leu todas as sessões do jornal.
Infere-se que o garoto leu as seções "Notícias, esportes, clima, histórias em quadrinhos, conselhos, política, opinião " e não sabemos se elas são "all the newspaper sessions."
(B) is amused because a newspaper is cheaper than the internet.
está entretido porque um jornal é mais barato que a internet.
O texto não faz menção de "cheaper than the internet".
A expressão do rosto garoto é a de que está entretido com o jornal, mas não porque um jornal é mais barato que a internet.
(C) has just read an article about environment and technology.
acabou de ler um artigo sobre meio ambiente e tecnologia.
O texto não faz menção de seções do tais como  "environment and technology".
(D) thinks that newspapers were developed after the internet to protect the environment.
acha que os jornais foram desenvolvidos após a internet para proteger o meio ambiente.
VERDADE.
No cenário, vemos um garoto entretido com um jornal e após leituras de seções, fala ao interlocutor (possivelmente ser o pai do garoto), que o jornal é a última tendência em tecnologia verde!
(E) believes the internet is better than books and newspapers.
acredita que a internet é melhor do que livros e jornais.
►O texto não faz menção de "books and newspapers".
TRADUÇÃO DO QUADRINHO:
News, sports, weather, comics, advice, politics, opinion – it's the Internet in a biodegradable, easily recycled format. The latest thing in green technology!
Notícias, esportes, clima, histórias em quadrinhos, conselhos, política, opinião – é a Internet em um formato biodegradável e facilmente reciclável. A última tendência em tecnologia verde!

 TEXTO: Examine o quadrinho para responder às questões de números 22 e 23.
(www.gocomics.com)
22 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
A expressão "instead of" equivale, em português, a
(A) ainda que.
(B) ao mesmo tempo em que.
(C) depois de.
(D) logo que.
(E) em vez de.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
A expressão "instead of" equivale, em português, a
(A) ainda que.
(B) ao mesmo tempo em que.
(C) depois de.
(D) logo que.
(E) em vez de.
TRADUÇÃO DO QUADRINHO:
Instead of reading a book, can we read tweets?
Em vez de ler um livro, podemos ler tweets?

23 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
No contexto do quadrinho, 
o termo "can" indica uma ideia de
(A) habilidade.
(B) conhecimento.
(C) pedido.
(D) obrigação.
(E) certeza.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VERBOS MODAIS (MODAL VERBS)
:
No contexto do quadrinho, o termo "can" indica uma ideia de
(A) habilidade.
(B) conhecimento.
(C) pedido.
(D) obrigação.
(E) certeza.

 TEXTO: Leia o texto para responder às questões de números 24 a 30.
Pediatric group advises parents to read to kids
June 26, 2014
By Amy Graff
Reading Go Dog Go to your 6 month old might seem like wasted time because she’s more likely to eat the book than help you turn the pages, but a statement released by the American Academy of Pediatrics (AAP) this week says reading in the early years is essential. Reading out loud gets parents talking to their babies and the sound of an adult’s voice stimulates that tiny yet rapidly growing brain. In the statement, the academy advises pediatricians to tell parents to read books to their children from birth.
        
Reading regularly with young children stimulates optimal patterns of brain development and strengthens parent-child relationships at a critical time in child development, which, in turn, builds language, literacy, and social-emotional skills that last a lifetime. Research shows that a child’s brain develops faster between 0 and 3 than at any other time in life, making the early years a critical time for babies to hear rich oral language. The more words children hear directed at them by parents and caregivers, the more they learn.
        
While many babies are read Goodnight Moon and The Very Hungry Caterpillar every night before bed, others never get a chance to "pat the bunny." Studies reveal that children from low-income, less-educated families have significantly fewer books than their more affluent peers. By age 4, children in poverty hear 30 million fewer words than those in higher-income households. These dramatic gaps result in significant learning disadvantages that persist into adulthood. The AAP hopes the new guidelines will encourage all parents to start reading from day one.
        
Research shows that when pediatricians talk with parents about reading, moms and dads are more likely to fill their home with books and read. Also, to help get more parents reading, the AAP is partnering with organizations such as Scholastic and Too Small to Fail to help get reading materials to new families who need books the most. 

This is the first time the AAP has made a recommendation on children’s literary education and it seems the timing might be just right as more and more parents are leaning on screens and electronic gadget tooccupy their babies. "The reality of today’s world is that we’re competing with portable digital media," Dr. Alanna Levine, a pediatrician in Orangeburg, N.Y., told The New York Times. "So you really want to arm parents with tools and rationale behind it about why it’s important to stick to the basics of things like books."
http://blog.seattlepi.com. Adaptado.)
TRADUÇÃO DO TEXTO/PARÁGRAFO:
1º PARÁGRAFO:
Reading Go Dog Go to your 6 month old might seem like wasted time because she’s more likely to eat the book than help you turn the pages, but a statement released by the American Academy of Pediatrics (AAP) this week says reading in the early years is essential.
Ler Go Dog Go para sua de 6 meses pode parecer perda de tempo porque é mais provável que ela coma o livro do que ajude você a virar as páginas, mas um comunicado divulgado pela Academia Americana de Pediatria (AAP) esta semana diz que leitura nos primeiros anos é essencial.
►Reading out loud gets parents talking to their babies and the sound of an adult’s voice stimulates that tiny yet rapidly growing brain.
Ler em voz alta faz com que os pais conversem com seus bebês e o som da voz de um adulto estimula aquele cérebro minúsculo, mas em rápido crescimento.
►In the statement, the academy advises pediatricians to tell parents to read books to their children from birth.
No comunicado, a academia aconselha os pediatras a dizer aos pais que leiam livros aos filhos desde o nascimento.
2º PARÁGRAFO:
Reading regularly with young children stimulates optimal patterns of brain development and strengthens parent-child relationships at a critical time in child development, which, in turn, builds language, literacy, and social-emotional skills that last a lifetime.
Ler regularmente com crianças pequenas estimula padrões ideais de desenvolvimento cerebral e fortalece as relações entre pais e filhos num momento crítico do desenvolvimento infantil, o que, por sua vez, desenvolve competências linguísticas, de alfabetização e socio-emocionais que duram a vida toda.
►Research shows that a child’s brain develops faster between 0 and 3 than at any other time in life, making the early years a critical time for babies to hear rich oral language.
A pesquisa mostra que um cérebro de uma criança se desenvolve mais rapidamente entre os 0 e os 3 anos do que em qualquer outra altura da vida, tornando os primeiros anos um período crítico para os bebés ouvirem uma linguagem oral rica.
►The more words children hear directed at them by parents and caregivers, the more they learn.
Quanto mais palavras as crianças ouvem dirigidas a elas pelos pais e cuidadores, mais elas aprendem.
3º PARÁGRAFO:
While many babies are read Goodnight Moon and The Very Hungry Caterpillar every night before bed, others never get a chance to "pat the bunny."
Embora muitos bebês são lidos Goodnight Moon e The Very Hungry Caterpillar todas as noites antes de dormir, outros nunca têm a chance de “dar tapinhas no coelho”.
Studies reveal that children from low-income, less-educated families have significantly fewer books than their more affluent peers.
Estudos revelam que crianças de famílias de baixa rendas e com menor escolaridade têm significativamente menos livros do que os seus pares mais abastados. 
By age 4, children in poverty hear 30 million fewer words than those in higher-income households.
Aos 4 anos, as crianças em situação de pobreza ouvem 30 milhões de palavras a menos do que as crianças dos agregados familiares com rendas mais elevadas.
These dramatic gaps result in significant learning disadvantages that persist into adulthood.
Essas lacunas dramáticas resultam em desvantagens significativas de aprendizagem, que persistem na idade adulta.
The AAP hopes the new guidelines will encourage all parents to start reading from day one.
A AAP espera que as novas diretrizes incentivem todos os pais a começar a ler desde o primeiro dia.
3º PARÁGRAFO:
Research shows that when pediatricians talk with parents about reading, moms and dads are more likely to fill their home with books and read.
A pesquisa mostra que quando os pediatras conversam com os pais sobre leitura, as mães e os pais ficam mais propensos a encher a casa de livros e ler. 
►Also, to help get more parents reading, the AAP is partnering with organizations such as Scholastic and Too Small to Fail to help get reading materials to new families who need books the most.
Além disso, para ajudar a fazer com que mais pais leiam, a AAP está fazendo parceria com organizações como Scholastic e Too Small to Fail para ajudar a fornecer materiais de leitura para novas famílias que mais precisam de livros
This is the first time the AAP has made a recommendation on children’s literary education and it seems the timing might be just right as more and more parents are leaning on screens and electronic gadget tooccupy their babies.
Esta é a primeira vez que a AAP faz uma recomendação sobre a educação literária infantil e parece que o momento pode ser o certo, já que cada vez mais pais se apoiam em telas e dispositivos eletrônicos para ocupar seus bebês.
"The reality of today’s world is that we’re competing with portable digital media," Dr. Alanna Levine, a pediatrician in Orangeburg, N.Y., told The New York Times.
“A realidade do mundo de hoje é que estamos competindo com a mídia digital portátil”, disse a Dra. Alanna Levine, pediatra em Orangeburg, Nova York, ao The New York Times. 
"So you really want to arm parents with tools and rationale behind it about why it’s important to stick to the basics of things like books."
Então, você realmente precisa armar os pais com ferramentas e raciocínios atrás disso, sobre como é importante se ater ao básico de coisas, como livros.

24 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
Conforme o texto, os pais devem ler para seus filhos
(A) a partir dos 6 meses.
(B) até os 4 anos de idade.
(C) de 0 a 3 anos de idade.
(D) até a idade escolar.
(E) desde o nascimento.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Conforme o texto, os pais devem ler para seus filhos
(A) a partir dos 6 meses.
(B) até os 4 anos de idade.
(C) de 0 a 3 anos de idade.
(D) até a idade escolar.
(E) desde o nascimento.
JUSTIFICATIVA:
►"[...] In the statement, the academy advises pediatricians to tell parents to read books to their children from birth."
No comunicado, a academia aconselha os pediatras a dizer aos pais que leiam livros aos filhos desde o nascimento.

25 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
Segundo o texto, uma das vantagens de ler para os filhos é que:
(A) os vínculos entre pais e filhos ficarão mais estreitos.
(B) a fala das crianças fica adiantada em pelo menos seis meses.
(C) o cérebro infantil se desenvolverá mais rápido até os 3 anos de idade.
(D) as crianças terão uma qualidade de sono melhor.
(E) ao manusearem os livros, a coordenação motora das crianças se desenvolve.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
Segundo o texto, uma das vantagens de ler para os filhos é que:
(A) os vínculos entre pais e filhos ficarão mais estreitos.
(B) a fala das crianças fica adiantada em pelo menos seis meses.
(C) o cérebro infantil se desenvolverá mais rápido até os 3 anos de idade.
(D) as crianças terão uma qualidade de sono melhor.
(E) ao manusearem os livros, a coordenação motora das crianças se desenvolve.
JUSTIFICATIVA:
►"[...] Reading regularly with young children stimulates optimal patterns of brain development and strengthens parent-child relationships at a critical time in child development, which, in turn, builds language, literacy, and social-emotional skills that last a lifetime.
Ler regularmente com crianças pequenas estimula os padrões ideais de desenvolvimento do cérebro e fortalece as relações pai-filho em um momento crítico no desenvolvimento da criança, o que, por sua vez, cria linguagem, alfabetização e habilidades socio-emocionais que durarão toda a vida.


26 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
According to the information presented in the third paragraph,(A) the AAP will publish free books to help low-income families.
(B) income influences reading habits since rich families can afford more books.
(C) expensive books introduce more words and therefore vocabulary is expanded.
(D) children that do not read aloud end up displaying learning problems.
(E) certain books like Goodnight Moon are recommended by the AAP.

      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
According to the information presented in the third paragraph,
De acordo com as informações apresentadas no terceiro parágrafo,
(A) the AAP will publish free books to help low-income families.
a AAP publicará livros gratuitos para ajudar famílias de baixa renda.
(B) income influences reading habits since rich families can afford more books.
a renda influencia os hábitos de leitura, pois as famílias ricas consegue comprar mais livros.
(C) expensive books introduce more words and therefore vocabulary is expanded.
livros caros introduzem mais palavras e, portanto, o vocabulário é expandido.
(D) children that do not read aloud end up displaying learning problems.
crianças que não lêem em voz alta acabam apresentando problemas de aprendizagem.
(E) certain books like Goodnight Moon are recommended by the AAP.
certos livros como Goodnight Moon são recomendados pela AAP.
JUSTIFICATIVA (3º parágrafo):
►"[...]  Studies reveal that children from low-income, less-educated families have significantly fewer books than their more affluent peers."
Estudos revelam que as crianças de famílias de baixa renda e menos instruídas têm significativamente menos livros do que os mais afluentes pares." 

27 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
No trecho do primeiro parágrafo "that tiny yet rapidly growing brain", o termo em destaque indica
(A) contraste.
(B) tempo.
(C) explicação.
(D) condição.
(E) resultado.

      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - MARCADOR DE DISCURSO
:
No trecho do primeiro parágrafo "that tiny yet rapidly growing brain", o termo em destaque indica
(A) contraste.
(B) tempo. ("Yet" em final de sentenças, pode transmitir ideia de tempo, por exemplo: I don’t know yet. / Eu não sei até agora.)
(C) explicação. (because of, due to)
(D) condição. (if, wheter)
(E) resultado. 
(so, therefore)
JUSTIFICATIVA (1º parágrafo):
►"[...]  Reading out loud gets parents talking to their babies and the sound of an adult’s voice stimulates that tiny yet rapidly growing brain."
Ler em voz alta faz com que os pais conversem com seus bebês e o som da voz de um adulto estimula aquele cérebro minúsculo porém, em rápido crescimento.
O conector "yet"(ainda assim, porém) transmite ideia de "contraste" ou "contra-ponto" entre as duas ideias: "tiny
 brain" vs "growing brain".

28 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
No trecho do segundo parágrafo "which, in turn, builds language", a expressão em destaque equivale, em português, a
(A) ao retornar.
(B) nas idas e vindas.
(C) por sua vez.
(D) ao dar reviravoltas.
(E) ao se desviar.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
No trecho do segundo parágrafo "which, in turn, builds language", a expressão em destaque equivale, em português, a
(A) ao retornar. (upon return)
(B) nas idas e vindas. (in the comings and goings)
(C) por sua vez. (in turn, one after another, in regular order)
(D) ao dar reviravoltas. (turnaround , u-turn)
(E) ao se desviar. (to detour , to divert)
JUSTIFICATIVA (2º parágrafo):
►"[...] Reading regularly with young children stimulates optimal patterns of brain development and strengthens parent-child relationships at a critical time in child development, which, in turn, builds language, literacy, and social-emotional skills that last a lifetime."
Ler regularmente com crianças pequenas estimula padrões ideais de desenvolvimento cerebral e fortalece as relações entre pais e filhos num momento crítico do desenvolvimento infantil, o que, por sua vez, desenvolve competências linguísticas, de alfabetização e socioemocionais que duram a vida toda.
"IN TURN" –  SUCESSIVAMENTE, POR SUA VEZ.

29 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
No trecho do terceiro parágrafo "By age 4, children in poverty hear 30 million fewer words than those in higher-income households.", o termo em destaque se refere às crianças
(A) de famílias pobres.
(B) de famílias com menor escolaridade.
(C) de famílias de maior renda.
(D) com problemas de aprendizagem.
(E) com mais de quatro anos de idade.

      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
No trecho do terceiro parágrafo "By age 4, children in poverty hear 30 million fewer words than those in higher-income households.", o termo em destaque se refere às crianças
(A) de famílias pobres.
(B) de famílias com menor escolaridade.
(C) de famílias de maior renda.
(D) com problemas de aprendizagem.
(E) com mais de quatro anos de idade.
JUSTIFICATIVA (2º parágrafo):
►"[...] Studies reveal that children from low-income, less-educated families have significantly fewer books than their more affluent peers. By age 4, children in poverty hear 30 million fewer words than those in higher-income households."
Estudos revelam que as crianças de famílias de baixa renda e menos instruídas têm significativamente menos livros do que seus pares mais ricos. Aos 4 anos, as crianças em situação de pobreza ouvem 30 milhões de palavras menos do que aquelas famílias de renda mais alta. 
O pronome "those" refere-se a "famílias de renda mais alta".

30 – (UNESP-2015-VESTIBULAR-OBJETIVA-1ªFASE)
No trecho do último parágrafo "it’s important to stick to the basics of things like books" pode ser entendido como:
(A) As coisas básicas são interessantes para as crianças.
(B) Os livros básicos são coisas importantes na vida.
(C) É importante valorizar o gosto pelos bons livros.
(D) É importante manter coisas básicas como os livros.
(E) É fundamental escolher sempre o que se gosta, inclusive livros.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - PHRASAL VERB & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
No trecho do último parágrafo "it’s important to stick to the basics of things like books" pode ser entendido como:
(A) As coisas básicas são interessantes para as crianças.
(B) Os livros básicos são coisas importantes na vida.
(C) É importante valorizar o gosto pelos bons livros.
(D) É importante manter coisas básicas como os livros.
(E) É fundamental escolher sempre o que se gosta, inclusive livros.
JUSTIFICATIVA (2º parágrafo):
►"[...] The reality of today’s world is that we’re competing with portable digital media," Dr. Alanna Levine, a pediatrician in Orangeburg, N.Y., told The New York Times. "So you really want to arm parents with tools and rationale behind it about why it’s important to stick to the basics of things like books."
("A realidade do mundo de hoje é que estamos competindo com a mídia digital portátil", disse o Dr. Alanna Levine, pediatra em Orangeburg, N.Y., ao The New York Times. "Então, você realmente precisa armar os pais com ferramentas e raciocínios atrás disso, sobre como é importante se ater ao básico de coisas, como livros.)
STICK TOlimitar-se a fazer ou usar uma coisa específica e não mudar para mais nada.
https://dictionary.cambridge.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário