quarta-feira, 19 de abril de 2017

UNESP – 2013 – VESTIBULAR – 1ª FASE – 1º SEMESTRE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – PROVA COM GABARITO.

 PROVA DE LÍNGUA INGLESAUNESP-2013-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-1ªFASE-18/11/2012.
 ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
➭ Text (1) – | Anúncios | www.hongkiat.com | www.crookedbrains.net |
➭ Text (2) – | Analyze an advertisement | www.standford.edu |

 GABARITO:


01-A,  02-D,  03-C,  04-E,  05-B
06-D,  07-C,  08-E,  09-B,  10-A


 PROVA:
❑ TRADUÇÃO - TEXTO 1:
Anúncio 1: Use only what you need.  – Use apenas o que precisar.
(www.hongkiat.com. Adaptado)
Anúncio 2: Use Electricity wisely.  – Use a eletricidade com sabedoria.

(www.crookedbrains.net. Adaptado.)
21 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
O anúncio 1 refere-se
(a) a uma campanha para economia do consumo de água.
(b) à divulgação de uma nova tinta para bancos de jardim.
(c) a uma campanha para embelezar a cidade de Denver.
(d) à divulgação de reformas nos jardins públicos em Denver.
(e) a uma campanha contra a destruição de patrimônio público.
 👍  Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - COMPREENSÃO DE MENSAGEM &  INFERÊNCIA:
➭ O anúncio 1 refere-se a uma campanha para economia do consumo de água, tendo em vista a compreensão da mensagem "use apenas o que você precisa" e a expressão "Denver Water", que é o nome da empresa que cuida do objeto de economia: a água.

22 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
O anúncio 2 refere-se
(a) a um incentivo para anúncios mais iluminados.
(b) a uma empresa de eletricidade chamada Wisely.
(c) a um incentivo ao uso de lâmpadas fluorescentes.
(d) ao uso mais consciente de energia elétrica.
(e) à falta de iluminação suficiente em locais públicos.
 👍  Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - COMPREENSÃO DE MENSAGEM &  INFERÊNCIA:
➭ O anúncio 3 refere-se ao uso mais consciente de energia elétrica, tendo em vista a compreensão da mensagem "Use a eletricidade com sabedoria."

23 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
Considerando-se o propósito do anúncio 2, a oração que poderia fazer parte de um texto a ser incluído nesse anúncio é:
(a) Turn on the lights when a room is not being used.
(b) Turn on the heaters and boilers on summer days.
(c) Turn off the lights when there is nobody in a room.
(d) Turn on the tap before you take a bath or a shower.
(e) Turn off the tap while brushing your teeth or shaving.
 👍  Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - COMPREENSÃO DE MENSAGEM &  INFERÊNCIA:
Considerando-se o propósito do anúncio 2, a oração que poderia fazer parte de um texto a ser incluído nesse anúncio é:
(a) Turn on the lights when a room is not being used. – Ligue as luzes quando uma sala não está sendo usada. (USO INADEQUADO)
(b) Turn on the heaters and boilers on summer days. – Ligue os aquecedores e os reservatórios de água quente nos dias de verão. (USO INADEQUADO)
(c) Turn off the lights when there is nobody in a room. – Desligue as luzes quando não houver ninguém em uma sala. (USO ADEQUADO)
(d) Turn on the tap before you take a bath or a shower. – Ligue a torneira antes de tomar banho ou ir ao chuveiro. (USO INADEQUADO)
(e) Turn off the tap while brushing your teeth or shaving. – 
Desligue a torneira enquanto escovar os dentes ou fazendo a barba. (USO INADEQUADO)

04 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
Os dois anúncios têm em comum o fato de
(a) terem sido produzidos para empresas de pequeno porte.
(b) terem sido produzidos para duas empresas concorrentes.
(c) estimularem o uso de recursos alternativos.
(d) terem sido produzidos pela mesma agência de publicidade.
(e) estimularem ações embasadas na sustentabilidade.
 👍  Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL:
Os dois anúncios têm em comum o fato de estimularem ações embasadas na sustentabilidade, visto que o propósito do anúncio 1 é ECONOMIZAR ÁGUA  e o propósito do anúncio 2 é ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA. 

05 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
Nos anúncios, as palavras use, you, need, electricity e wisely são exemplos, respectivamente, de
(a) substantivo, pronome, verbo, substantivo e advérbio.
(b) verbo, pronome, verbo, substantivo e advérbio.
(c) substantivo, adjetivo, verbo, substantivo e adjetivo.
(d) verbo, pronome, verbo, adjetivo e adjetivo.
(e) substantivo, pronome, substantivo, adjetivo e advérbio.
 👍  Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - CLASSE GRAMATICAL :
*"USE" funciona como VERBO, veja:
"Use only what you need"
"Use electricity wisely"
*"YOU" funciona como PRONOME PESSOAL, veja:
"Use only what you need"
(Use apenas o que VOCÊ precisar)
*"NEED" funciona como VERBO, veja:
"Use only what you need"
(Use apenas o que você PRECISAR)
*"ELECTRICITY" funciona como SUBSTANTIVO, veja:
"Use electricity wisely"
(Use A ELETRICIDADE de forma inteligente)
*"WISELY" funciona como ADVÉRBIO, veja:
"Use electricity wisely"
(Use a eletricidade SABIAMENTE)


❑ TRADUÇÃO - TEXTO 2:
Analyze an advertisement
Analise um anúncio
Peter Sells
Sierra Gonzales
Not all advertisements make perfect sense. – 
Nem todos os anúncios fazem todo o sentido.

Not all of them promote or imply acceptance of social values that everyone would agree are what we should hope for, in an enlightened and civilized society. – Nem todos promovem ou implicam a aceitação de valores sociais que todos concordariam ser o que deveríamos esperar, numa sociedade esclarecida e civilizada.

Some advertisements appear to degrade our images of ourselves, our language, and appear to move the emphasis of interaction in our society to (even more) consumerism. – Alguns anúncios parecem degradar a imagem que temos de nós mesmos, a nossa linguagem, e parecem mudar a ênfase da interação na nossa sociedade para (ainda mais) o consumismo.

There may even be a dark, seamy, or seedy side to advertising. – Pode até haver um lado sombrio, obscuro ou decadente na publicidade.

This is hardly surprising, as our society is indeed a consumer society, and it is highly capitalistic in the simplest sense. – Isto não é surpreendente, uma vez que a nossa sociedade é de facto uma sociedade de consumo e é altamente capitalista no sentido mais simples.

There is no doubt that advertising promotes a consumer culture, and helps create and perpetuate the ideology that creates the apparent need for the products it markets. – Não há dúvida de que a publicidade promove uma cultura de consumo e ajuda a criar e perpetuar a ideologia que cria a aparente necessidade dos produtos que comercializa.

For our purposes here, none of this matters.
 – Para nossos propósitos aqui, nada disso importa.

Our task is to analyze advertisements, and to see if we can understand how they do what they do. – Nossa tarefa é analisar anúncios e ver se conseguimos entender como eles fazem o que fazem.

We will leave the task of how we interpret our findings in the larger social, moral and cultural contexts for another occasion. – Deixaremos a tarefa de como interpretamos as nossas descobertas nos contextos sociais, morais e culturais mais amplos para outra ocasião.

It is often said that advertising is irrational, and, again, that may well be true.
 – Costuma-se dizer que a publicidade é irracional e, mais uma vez, isso pode muito bem ser verdade.

But this is where the crossover between information and persuasion becomes important; an advertisement does not have to be factually informative (but it cannot be factually misleading). – Mas é aqui que o cruzamento entre informação e persuasão se torna importante; um anúncio não precisa ser factualmente informativo (mas não pode ser factualmente enganoso)

In a discussion of what kind of benefit an advertisement might offer to a consumer, Jim Aitchison (1999) provides the following quote from Gary Goldsmith of Lowe & Partners, New York.
 – Numa discussão sobre que tipo de benefício um anúncio pode oferecer ao consumidor, Jim Aitchison (1999) fornece a seguinte citação de Gary Goldsmith, da Lowe & Partners, Nova Iorque.

It sums up perfectly what it is that one should look for in an advertisement. – Resume perfeitamente o que se deve procurar em um anúncio.

The question posed is “Is advertising more powerful if it offers a rational benefit?” – A questão colocada é “Será a publicidade mais poderosa se oferecer um benefício racional?”

Here is Goldsmith’s answer: "I don't think you need to offer a rational benefit. I think you need to offer a benefit that a rational person can understand." – Aqui está a resposta de Goldsmith: “Não acho que você precise oferecer um benefício racional. Acho que você precisa oferecer um benefício que uma pessoa racional possa compreender”.
(www.standford.edu. Adaptado)
06 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
O principal objetivo do texto é analisar
(a) como muitos anúncios deixam de cumprir seu papel.
(b) como anúncios valorizam a imagem do consumidor.
(c) aspectos racionais e irracionais contidos em anúncios.
(d) anúncios e procurar entender como cumprem seu papel.
(e) elementos linguísticos e valores sociais em anúncios.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A proposta do texto é analisar as propagandas e ver se podemos entender de como elas fazem e o que elas fazem, dito isso, o principal objetivo do texto é analisar os anúncios e procurar entender como cumprem seu papel, veja no 2º parágrafo:
"[...]For our purposes here, none of this matters. Our task is to analyze advertisements, and to see if we can understand how they do what they do. We will leave the task of how we interpret our findings in the larger social, moral and cultural contexts for another occasion."
(Para nossos propósitos aqui, nada disso importa. Nossa tarefa é analisar propagandas e ver se podemos entender de como elas fazem e o que elas  fazem. Vamos deixar a tarefa de como interpretamos nossas descobertas nos contextos sociais, morais e culturais maiores para outra ocasião.)


07 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
De acordo com o texto,
(a) alguns anúncios contêm elementos que supervalorizem o papel social da língua.
(b) alguns anúncios contêm elementos que podem denegrir a imagem do capitalismo.
(c) alguns anúncios possuem até mesmo um aspecto obscuro, um tanto sórdido.
(d) anúncios devem conter um apelo irracional aos benefícios do produto anunciado.
(e) anúncios não devem destacar benefícios ou valores sociais dos produtos anunciados.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*De acordo com o texto, alguns anúncios possuem até mesmo um aspecto obscuro, um tanto sórdido.
Veja 
"[...]Not all advertisements make perfect sense. Not all of them promote or imply acceptance of social values that everyone would agree are what we should hope for, in an enlightened and civilized society. Some advertisements appear to degrade our images of ourselves, our language, and appear to move the emphasis of interaction in our society to (even more) consumerism. There may even be a dark, seamy, or seedy side to advertising. This is hardly surprising, as our society is indeed a consumer society, and it is highly capitalistic in the simplest sense. There is no doubt that advertising promotes a consumer culture, and helps create and perpetuate the ideology that creates the apparent need for the products it markets."
(Nem todas as propagandas fazem todo o sentido. Nem todos promovem ou implicam a aceitação de valores sociais que todos concordariam é o que devemos esperar, em uma sociedade civilizada e civilizada. Algumas propagandas parecem degradar nossas imagens de nós mesmos, nosso idioma, e parecem mover a ênfase da interação em nossa sociedade para (mais) o consumismo. Pode até ter um lado escuro,desagradável ou sórdido(nojento) para propaganda. Isso não é surpreendente, pois nossa sociedade é de fato uma sociedade de consumo, e é altamente capitalista no sentido mais simples. Não há dúvida de que a publicidade promove uma cultura de consumo e ajuda a criar e perpetuar a ideologia que cria a aparente necessidade dos produtos que comercializa.)


08 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
A resposta à questão apresentada no último parágrafo do texto foi:
(a) benefícios racionais atenderão melhor às necessidades dos consumidores do produto anunciado.
(b) não se deve pensar nos benefícios de um produto anunciado de maneira capitalista e racional.
(c) anúncios precisam apresentar benefícios racionais, para que os consumidores possam entendê-los.
(d) benefícios do produto anunciado devem ser compreendidos por pessoas que desconhecem o produto.
(e) anúncios devem salientar qualidades de um produto que sejam entendidas de modo racional pelos consumidores.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, os anúncios devem salientar qualidades de um produto que sejam entendidas de modo racional pelos consumidores, veja confirmação no último parágrafo do texto:
"[...]In a discussion of what kind of benefit an advertisement might offer to a consumer, Jim Aitchison (1999) provides the following quote from Gary Goldsmith of Lowe & Partners, New York. It sums up perfectly what it is that one should look for in an advertisement. The question posed is “Is advertising more powerful if it offers a rational benefit?” Here is Goldsmith’s answer: "I don't think you need to offer a rational benefit. I think you need to offer a benefit that a rational person can understand."
(Em uma discussão sobre o tipo de benefício que um anúncio pode oferecer a um consumidor, Jim Aitchison (1999) fornece a seguinte citação de Gary Goldsmith da Lowe & Partners, Nova York. Resume perfeitamente o que é que se deve procurar em um anúncio. A pergunta colocada é "A publicidade é mais poderosa se oferecer um benefício racional?" Aqui está a resposta de Goldsmith: "Eu não acho que você precisa oferecer um benefício racional. Eu acho que você precisa oferecer um benefício que uma pessoa racional pode entender."
) 

09 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
O pronome it, utilizado na última linha do primeiro parágrafo, na frase for the products it markets, refere-se
(a) à necessidade da propaganda.
(b) à área de publicidade.
(c) à ideologia da propaganda.
(d) aos mercados consumidores.
(e) à cultura do consumismo.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - ESTRUTURA REFERENCIAL :
Vamos a oração completa:
"[...]There is no doubt that advertising promotes a consumer culture, and helps create and perpetuate the ideology that creates the apparent need for the products it markets."
(Não há dúvida de que a publicidade promove uma cultura de consumo e ajuda a criar e perpetuar a ideologia que cria a aparente necessidade dos produtos que ELA (advertising=publicidade) comercializa.)


10 – (UNESP-2013-VESTIBULAR-1ºSEMESTRE-1ªFASE)
A expressão none of this matters, no segundo parágrafo refere-se
(a) às características de anúncios mencionadas no primeiro parágrafo.
(b) à falta de coerência e de sentido que certos anúncios podem conter.
(c) às características positivas de anúncios mencionadas no texto.
(d) à interpretação de anúncios de acordo com uma ideologia de consumo.
(e) aos valores culturais, morais e sociais que caracterizam um anúncio.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A expressão none of this matters, no segundo parágrafo refere-se às características de anúncios mencionadas no primeiro parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário