sábado, 1 de maio de 2021

UNESP/2020 – VESTIBULAR – 1º SEMESTRE – DISCURSIVA – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – PROVA COM GABARITO.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA:

• UNESP-2019/2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-DISCURSIVA-16/12/2019.

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 4 Questions.
 Texto (1) – What is Gentrification? – http://archive.pov.org
 Texto (2) – Tirinha – Garry Trudeau – www.theguardian.com.
 Texto (2) – Tirinha – Garry Trudeau – www.theguardian.com.


❑ TEXTO 1: Leia o texto para responder, em português.

What is Gentrification?

Gentrification is a general term for the arrival of higher-income people in an existing working-class urban district, causing a related increase in rents and property values, and changes in the district’s character and culture. The term is often used negatively, suggesting the displacement of low-income communities by affluent outsiders. But the effects of gentrification are complex and contradictory, and its real impact varies.

Many aspects of the gentrification process are desirable. Who wouldn’t want to see reduced crime, new investment in buildings and infrastructure, and increased economic activity in their neighborhoods? Unfortunately, the benefits of these changes are often enjoyed disproportionately by the new arrivals, while the established residents find themselves economically and socially marginalized.

Although there is not a clear-cut technical definition of gentrification, it is characterized by several changes:

•  Demographics: An increase in median income, a decline in the proportion of ethnic minorities, and a reduction in household size, as low-income families are replaced by young singles and couples.
•  Real estate markets: Large increases in rents and home prices, increases in the number of evictions, conversion of rental units to ownership (condos) and new development of luxury housing.
•  Land use: A decline in industrial uses, an increase in office or multimedia uses, the development of live-work “lofts” and high-end housing, retail, and restaurants.
•  Culture and character: New ideas about what is desirable and attractive, including standards
(either informal or legal) for architecture, landscaping, public behavior, noise, and nuisance.
(http://archive.pov.org. Adaptado.)
01 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-DISCURSIVA)

a) Como a pergunta do título do texto é respondida no primeiro parágrafo? Quais consequências da gentrificação para o mercado imobiliário são citadas no primeiro parágrafo?
- Gentrificação é um termo geral para a chegada de pessoas de alta renda em um distrito urbano de classe trabalhadora existente.
- A "gentrificação" causa um aumento relacionado nos aluguéis e valores de propriedade, e mudanças no caráter e na cultura do distrito.
b) De acordo com o primeiro parágrafo, por que o termo gentrificação pode ter conotação negativa? Qual ponto de vista é apresentado sobre isso no primeiro parágrafo?
- Porque sugere o deslocamento de comunidades de baixa renda por forasteiros ricos.
- Ponto de vista da chegada de pessoas de alta renda em um distrito urbano de classe trabalhadora existente.

02 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-DISCURSIVA)

a) De acordo com as informações apresentadas no segundo parágrafo, cite dois aspectos positivos da gentrificação.
-  Redução do crime;
-  Novos investimentos em edifícios e infraestrutura.
b) O final do segundo parágrafo apresenta uma contradição sobre os benefícios da gentrificação. Qual é essa contradição?
- A contradição é que os benefícios dessas mudanças são frequentemente desfrutados de forma desproporcional pelos recém-chegados, enquanto os residentes estabelecidos se encontram econômica e socialmente marginalizados.

❑ TEXTO 2Examine a tira e releia o texto "What is Gentrification?" para responder, em português, aos itens a e b.
03 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-DISCURSIVA)

a) Os quadrinhos numerados de 1 a 4 ilustram qual item apresentado no terceiro parágrafo do texto What is Gentrification? Justifique sua resposta.
Os quadrinhos numerados de 1 a 4 encaixam no item "Cultura e caráter" novas ideias sobre o que é desejável e atraente.
- Os quadrinhos transmitem a ideia da evolução de algo que é desejável:
- No começo, tinha uma barraca de sorvete.(In the beginning, there was an ice cream stand.)
Então veio a tendência de iogurte congelado com baixo teor de gordura ...(Then came the lowfat frozen yogurt trend...)
- Substituído pela mania do smoothie.(Replaced by the smoothie craze.)
- até que os sabores fiquem mais sofisticados.(until tastes go more upscale.)
b) Qual item apresentado no terceiro parágrafo do texto pode ser associado ao último quadrinho? Justifique sua resposta.
- O item Mercados imobiliários. 
- No 4ª quadrinho vemos personagens em um condomínio de luxo em que um deles sugere tomar um sorvete: Sabe né, eu realmente poderia ir tomar um sorvete!( You know, I could really go for some ice cream!)

❑ TEXTO 3Examine a tira para responder, em português, aos itens a e b.
(Garry Trudeau. www.theguardian.com)
04 – (UNESP-2020-VESTIBULAR-1º SEMESTRE-DISCURSIVA)
a) De acordo com o Dr. Dan, como um incorporador imobiliário gentrifica uma área?
- Quando um incorporador compra uma casa deteriorada, em ruínas em uma vizinhança desfavorável e em seguida, ele reforma essa casa, revende-a e assim, atrai outras pessoas com boas condições financeiras.
b) A resposta do Dr. Dan no quarto quadrinho revela que ele se preocupa com o bem-estar dos moradores de baixa renda? Justifique sua resposta.
- Ele não demonstra preocupação com o bem-estar dos moradores de baixa renda.
- Ele afirma preocupar-se com o desenvolvimento econômico em relação do setor imobiliário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário