domingo, 23 de dezembro de 2018

UNESP – 2018 – VESTIBULAR – 2º SEMESTRE – 1ª FASE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – PROVA COM GABARITO & TEXTOS TRADUZIDOS..

 PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE-13/05/2018.

 ESTRUTURA-PROVA:
➭ 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
 Text (1) – Cartoon 1 | http://theatheistpig.com | Cartoon 2 http://s3.amazonaws.com |
 Text (2) – When it comes to politics and "fake news,"
facts aren't enough
 | 
www.npr.org |
 PROVA:
 TEXT 1:
 TRADUÇÃO - CARTOON 1:
➭ 1º QUADRINHO:
  • I'm tired of all this fake news. It's dividing our country.
  • Estou cansado de todas essas notícias falsas. Está dividindo nosso país.
  • How do you determine if news is fake or not? What method do you use investigate that?
  • Como você determina se uma notícia é falsa ou não? Que método você usa para investigar isso?
➭ 2º QUADRINHO:
  • Investigate?
  • Investigar?
  • Yeah, if you declare news to be fake, surely you have a method you use to arrive at that conclusion.
  • Sim, se você declarar que as notícias são falsas, certamente você tem um método que você usa para chegar a essa conclusão. As notícias locais são falsas?
➭ 3º QUADRINHO:
  • Well, if it goes against my biases and beliefs, it's fake.
  • Bem, se ela for contra minhas inclinações e crenças, ela é falsa.
  • Don't you care about truth?
  • Você não se importa com a verdade?
➭ 4º QUADRINHO:
  • Well, if I believe it, then it's true and that's good enough for me.
  • Bem, se eu acreditar, então é verdade e isso é suficientemente bom para mim.
  • If you don't pursue the truth, you'll never recognize the lies.
  • Se não perseguir a verdade, nunca reconhecerá as mentiras.
 TRADUÇÃO - CARTOON 2:
  • How do you know if a news story is true?
  • Como saber se uma notícia é verdadeira?
  • If I agree with it.
  • Se eu concordar com ela.
 QUESTIONÁRIO - CARTOON 1 & CARTOON 2:
Cartum 1

Cartum 2
(http://s3.amazonaws.com. Adaptado.)
21 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Os homens dos cartuns 1 e 2
(A) têm uma visão semelhante sobre o que consideram notícia falsa.
(B) discordam sobre o que é verdadeiro ou falso na mídia.
(C) consideram que a mídia deve garantir a veracidade das notícias.
(D) estão preocupados com a proliferação de notícias falsas.
(E) questionam se os valores pessoais alteram a compreensão das notícias.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os homens dos cartuns 1 e 2
*Alternativa (A): têm uma visão semelhante sobre o que consideram notícia falsa.
➦ Eles concordam que uma notícia falsa é aquela com a qual eles não concordam.
➦No 2º quadro da 1ª Tirinha:
"Well, if it goes against my biases and beliefs, it's fake."
(Bem, se ela for contra meus preconceitos e crenças, ela é falsa.)
➦Na 2ª Tirinha:
"If I agree with it."
(Se eu concordar com ela.)

22 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
In the cartoon 1, the animal
(A) agrees that it is easy to determine what fake news is.
(B) confronts and criticizes the man's point of view.
(C) believes that sometimes lies should be recognized as truths.
(D) also thinks that fake news divide people.
(E) explains the method it uses to discover what fake news is.
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No desenho 1, o animal
*Alternativa (A): concorda que é fácil determinar o que são notícias falsas.
*Alternativa (B): confronta e critica o ponto de vista do homem.
➦No 1º e 4º quadro, o animal confronta e critica o
ponto de vista do homem.
Veja no trechos:
"Yeah, if you declare news to be fake, surely you have a method you use to arrive at that conclusion."
(Sim, se você declarar que a notícia é falsa, certamente você tem um método que você usa para chegar a essa conclusão.)
"If you don't pursue the truth, you’ll never recognize the lies."
(Se você não persegue a verdade, nunca reconhecerá as mentiras)
*Alternativa (C): acredita que às vezes as mentiras devem ser reconhecidas como verdades.
*Alternativa (D): também acha que as notícias falsas dividem as pessoas.
*Alternativa (E): explica o método usado para descobrir o que são notícias falsas.
23 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
Na fala do terceiro quadrinho do cartum 1 "Well, if it goes against my biases and beliefs, it’s fake", o termo sublinhado equivale, em português, a
(A) ordens.
(B) pesquisas.
(C) questionamentos.
(D) inclinações.
(E) sugestões.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): ordens.
*Alternativa (B): pesquisas.
*Alternativa (C): questionamentos.
*Alternativa (D): inclinações.
*Alternativa (E): sugestões.
24 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No último quadrinho do cartum 1, por meio da fala "If you don't pursue the truth, you'll never recognize the lies", o personagem
(A) chega a meio-termo conciliatório.
(B) respeita a opinião do interlocutor.
(C) adverte o interlocutor.
(D) mostra que os conflitos não interferem na amizade.
(E) revê sua própria opinião
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): chega a meio-termo conciliatório.
*Alternativa (B): respeita a opinião do interlocutor.
*Alternativa (C): adverte o interlocutor.
*Alternativa (D): mostra que os conflitos não interferem na amizade.
*Alternativa (E): revê sua própria opinião

 TRADUÇÃO - TEXTO 2:
When it comes to politics and "fake news,"
facts aren't enough
Quando se trata de política e "notícias falsas",
fatos não são suficientes
The myth that vaccines cause autism has persisted, even though the facts paint an entirely different story.
O mito de que as vacinas causam autismo tem persistido, embora os fatos pintem uma história inteiramente diferente.
In today's political climate, it sometimes feels like we can't even agree on basic facts. We bombard each other with statistics and figures, hoping that more data will make a difference. A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt. We’re left wondering, "Why can’t they just see? It’s so obvious!"
No clima político de hoje, às vezes parece que não podemos sequer concordar em fatos básicos. Bombardeamo-nos mutuamente com estatísticas e números, esperando que mais dados façam a diferença. Uma pessoa progressista pode mostrar-lhe os mesmos gráficos de mudança climática vezes sem conta, enquanto uma pessoa conservadora pode apontar para os trilhões de dólares de crescente dívida nacional. Ficamos a pensar: "Porque é que eles não conseguem ver? É tão óbvio! "
Certain myths are so pervasive that no matter how many experts disprove them, they only seem to grow in popularity. There’s no shortage of serious studies showing no link between autism and vaccines, for example, but these are no match for an emotional appeal to parents worried for their young children.
Certos mitos são tão difundidos que, não importa quantos peritos os refutem, só parecem crescer em popularidade. Não faltam estudos sérios que mostrem que não há ligação entre autismo e vacinas, por exemplo, mas estes não correspondem a um apelo emocional aos pais preocupados com os seus filhos pequenos.
Tali Sharot, a cognitive neuroscientist at University College London, studies how our minds work and how we process new information. In her upcoming book, The Influential Mind, she explores why we ignore facts and how we can get people to actually listen to the truth. Tali shows that we’re open to new information – but only if it confirms our existing beliefs. We find ways to ignore facts that challenge our ideals. And as neuroscientist Bahador Bahrami and colleagues have found, we weigh all opinions as equally valid, regardless of expertise.
Dr. Sharot, neurocientista cognitivo da University College London, estuda como nossas mentes funcionam e como processamos novas informações. Em seu próximo livro, A Mente Influente, ela explora por que ignoramos fatos e como podemos fazer com que as pessoas realmente ouçam a verdade. Ele mostra que estamos abertos a novas informações - mas somente se confirmar nossas crenças existentes. Encontramos maneiras de ignorar fatos que desafiam nossos ideais. E como o neurocientista Bahador Bahrami e os colegas descobriram, pesamos todas as opiniões como igualmente válidas, independentemente da experiência.
So, having the data on your side is not always enough. For better or for worse, Sharot says, emotions may be the key to changing minds.
Então, ter os dados do seu lado nem sempre é suficiente. Para o melhor ou para o pior, diz Sharot, as emoções podem ser a chave para mudar as mentes.
(Shankar Vedantam. www.npr.org. Adaptado.)
25 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
De acordo com o texto, as pessoas
(A) tendem a descartar fatos que conflitam com suas
crenças.
(B) são propensas a rejeitar quaisquer informações novas.
(C) valorizam as opiniões de especialistas em um determinado assunto.
(D) acreditam em fatos embasados em estatísticas e
números.
(E) estão cada vez mais dispostas a inventar conteúdo para ganhar dinheiro fácil.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, as pessoas
*Alternativa (A): tendem a descartar fatos que conflitam com suas crenças.
*Alternativa (B): são propensas a rejeitar quaisquer informações novas.
*Alternativa (C): valorizam as opiniões de especialistas em um determinado assunto.
*Alternativa (D): acreditam em fatos embasados em estatísticas e números.
*Alternativa (E): estão cada vez mais dispostas a inventar conteúdo para ganhar dinheiro fácil.

26 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do primeiro parágrafo "A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt", o termo sublinhado indica sentido de
(A) alternativa.
(B) tempo.
(C) consequência.
(D) preferência.
(E) contraste.
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - CONJUNÇÕES: WHILE(ao passo que) transmite ideia de CONTRASTE:
*Alternativa (A): alternativa.
*Alternativa (B): tempo.
*Alternativa (C): consequência.
*Alternativa (D): preferência.
*Alternativa (E): contraste.
➦IDEIA CONTEXTUAL da conjunção WHILE:
A progressive person might show you the same climate change graphs over and over while a conservative person might point to the trillions of dollars of growing national debt"
(Uma pessoa progressista pode mostrar os mesmos gráficos de mudança climática várias vezes, ao passo que, uma pessoa conservadora pode apontar para os trilhões de dólares em dívidas nacionais crescentes)

27 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
According to the second paragraph, the link between vaccines and autism
(A) is accepted by both parents and experts.
(B) is a true fact that worries most experts.
(C) has been established by recent studies.
(D) is a myth many people believe in.
(E) has been shown in many young children.
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): é aceito por pais e especialistas.
*Alternativa (B): é um fato verdadeiro que preocupa a maioria dos especialistas.
*Alternativa (C): foi estabelecido por estudos recentes.
*Alternativa (D): é um mito em que muitas pessoas acreditam.
*Alternativa (E): foi demonstrado em muitas crianças pequenas.

28 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do segundo parágrafo "but these are no matchfor an emotional appeal to parents worried for their young children", o termo sublinhado refere-se a
(A) “experts”.
(B) “studies”.
(C) “autism and vaccines”.
(D) “parents”.
(E) “myths”.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - Questão sobre PRONOME REFERENCIADOR:
*Alternativa (A): “experts”.
*Alternativa (B): “studies”.
*Alternativa (C): “autism and vaccines”.
*Alternativa (D): “parents”.
*Alternativa (E): “myths”.
➦O pronome THESE refere-se ➝ ao substantivo STUDIES, veja:
"[...] there's no shortage of serious studies showing no link between autism and vaccines, for example, but these are no match for an emotional appeal to parents worried for their young children.”

29 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
O trecho do terceiro parágrafo "we weigh all opinions as equally valid, regardless of expertise" quer dizer que as pessoas
(A) não diferenciam opiniões de leigos das de especialistas.
(B) não percebem a ideologia por trás das opiniões.
(C) não conseguem avaliar posições contraditórias.
(D) mudam de ideia com facilidade.
(E) aceitam a opinião da maioria como válida.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): não diferenciam opiniões de leigos das de especialistas.
*Alternativa (B): não percebem a ideologia por trás das opiniões.
*Alternativa (C): não conseguem avaliar posições contraditórias.
*Alternativa (D): mudam de ideia com facilidade.
*Alternativa (E): aceitam a opinião da maioria como válida.

30 – (UNESP-2018-VESTIBULAR-2º SEMESTRE-1ª FASE)
No trecho do quarto parágrafo "emotions may be the key to changing minds", o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido no texto, por:
(A) must.
(B) has to.
(C) can.
(D) used to.
(E) will.
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - MODAL VERBS: "MAY" com ideia de possibilidade, e que portanto intercambiável por CAN.:
*Alternativa (A): must.
*Alternativa (B): has to.
*Alternativa (C): can.
*Alternativa (D): used to.
*Alternativa (E): will.

Nenhum comentário:

Postar um comentário