sábado, 22 de dezembro de 2018

UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-2ªFASE-PROVA DISCURSIVA-LÍNGUA INGLESA-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO.

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-2ªFASE-PROVA DISCURSIVA. Aplicada em 17/12/2018.

➧ BANCA/ORGANIZADORVUNESP - Vestibular da Universidade Estadual Paulista - www.vunesp.com.br, https://www2.unesp.br/

PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVAIt consists of 04 questions.

 PROVA:

 VOCABULÁRIO:

1-VERBS:
• [to captivate = to hold the attention of someone by being extremely interesting, exciting, pleasant, or attractive]
• [Monsters captivated the imagination of medieval men and women = Os Monstros cativaram a imaginação de homens e mulheres medievais]
• [to stray = to start thinking or talking about a different subject from the one you should be giving attention to.]
• [to stray from the norm= desviar da norma]

2-ADJECTIVE PHRASES(Adjective+noun):
• [superb collection = coleção soberba, excelente coleção]
• [the Middle Ages = a Idade Média]

3-COLLOCATIONS:
• [just as they continue to = da mesma forma que eles(elas) continuam a]

 PROVA:

 TEXT 1Leia o texto para responder, em português, às questões 01 e 02.

Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders

"Siren", from Abus du monde
(The abuses of the world), France, Rouen, ca. 1510.
New York, The Morgan Library & Museum.

Monsters captivated the imagination of medieval men and women, just as they continue to fascinate us today. Drawing on the Morgan’s superb collection of illuminated manuscripts, this major exhibition, the first of its kind in North America, will explore the complex social role of monsters in the Middle Ages.

Medieval Monsters will lead visitors through three sections based on the ways monsters functioned in medieval societies. “Terrors” explores how monsters enhanced the aura of those in power, be they rulers, knights, or saints. A second section on "Aliens" demonstrates how marginalized groups in European societies – such as Jews, Muslims, women, the poor, and the disabled – were further alienated by being figured as monstrous. The final section, "Wonders", considers a group of strange beauties and frightful anomalies that populated the medieval world. Whether employed in ornamental, entertaining, or contemplative settings, these fantastic beings were meant to inspire a sense of marvel and awe in their viewers.

Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders runs from June 8 to September 23, 2018 at The Morgan Library & Museum.

(www.themorgan.org, s/d. Adaptado.)

01 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) De acordo com o primeiro parágrafo, qual é a justificativa para uma exposição de iluminuras de monstros da Idade Média atualmente? Qual é a proposta da exposição?
A justificativa é de que os monstros cativaram a imaginação de homens e mulheres medievais, da mesma forma que  continuam a nos fascinar até hoje.
- A proposta é explorar o complexo papel social dos monstros na Idade Média.
b) O que os grupos sociais retratados na seção "Aliens" têm em comum? Qual era a consequência, na Idade Média, de se retratar esses grupos sociais como monstros?
- Os "Aliens", que eram considerados monstruosos, retratam os grupos marginalizados na Europa na Idade Média, como judeus, muçulmanos, mulheres, pobres e deficientes. Portanto tais grupos tinha em comum a marginalização.
- A consequência é que foram ainda mais alienados por serem considerados ou figurados como monstruosos.

02 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) Com que função eram empregadas as iluminuras da seção "Wonders" na Idade Média? Qual era o efeito produzido sobre o público?
- A seção WONDERS, considera um grupo de belezas estranhas e anomalias assustadoras que povoaram o mundo medieval com função em ambientes ornamentais, de entretenimento ou contemplativos.
- O efeito era produzir uma sensação de maravilha e temor em seus espectadores.

b) Em que seção da exposição a imagem "Siren", apresentada no texto, poderia estar localizada? Justifique sua resposta com base nas características dos grupos representados em cada seção.
- A imagem "Siren", apresentada no texto, poderia estar localizada na seção WONDERS tendo em vista ser um grupo de belezas estranhas e anomalias assustadoras.

 TEXT 2Leia o texto para responder, em português, às questões 03 e 04.

Medievil: the monstrous middle ages

"Blemmyae" from the Nurenberg Chronicle (1493)
(www.theoi.com)

Monsters are still everywhere. Godzilla keeps stomping through silver-screen cities, zombies lurch through eight seasons of the TV series “The Walking Dead” and the vampires of “Twilight” nibble necks across thousands of pages of the book series by Stephanie Meyer.

But those looking for some historical context should head to the Morgan Library and Museum in New York to see around 70 works (such as illuminated manuscripts) from the 9th to the 16th century that show how ogres of the imagination have always inspired terror and wonder. In a time when the distant was unknowable, they filled the gaps. Almost always from afar, the monster was a substitute for those perceived to stray from the norm.


Pale Man in Pan’s Labyrinth
(www.cinematropical.com)

Keep your eyes peeled for a perennial medieval favourite, the Blemmyae: disgusting headless humanoids with their 
faces transplanted onto their chests. These were quite possibly the inspiration for Guillermo Del Toro’s Pale Man in the film Pan’s Labyrinth (2006) – a horrifying fellow whose eyeballs peer out abjectly from his clawed hands.

(https://espresso.economist.com, 09.06.2018. Adaptado.)


03
 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) De acordo com o texto, cite dois exemplos de monstros que ocorrem em obras contemporâneas.
- Godzilla, zombies, vampires.
b) De acordo com o texto, que tipo de sensação os monstros Blemmyae despertam? Por que os Blemmyae podem ter sido a inspiração para a criação do Homem Pálido no filme O labirinto do fauno (2006)?
- Despertam a sensação de terror e maravilha.
- Perceba que o Blemmyae tem olhos no peito e o Homem Pálido tem os olhos na mão. Portanto os Blemmyae podem ter sido a inspiração para a criação do Homem Pálido devido ao fato de terem em comum os transplante de órgãos.

04 – (UNESP-2019-VESTIBULAR-FIM DE ANO-DISCURSIVA)

a) De acordo com o texto, a exposição no Morgan Library and Museum abrange qual período histórico? Quantas obras compõem a exposição?
- Do 9º ao 16º século.(from the 9th to the 16th century)
- Cerca de 70 obras (tais como manuscritos iluminados).

b) No trecho do segundo parágrafo "Almost always from afar, the monster was a substitute for those perceived to stray from the norm", os trechos sublinhados podem se referir a que grupos sociais identificados no texto anterior "Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders"? Justifique sua resposta.
- Sim, quase sempre de longe, o monstro era um substituto para aqueles que percebiam se desviar da norma, tais como os grupos sociais ALIENS representados por judeus, muçulmanos, mulheres, pobres e deficientes/incapacitados) os quais têm EM COMUM  a marginalização deles na sociedade européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário