sábado, 22 de dezembro de 2018

UNESP – 2018/2019 – VESTIBULAR – 1º SEMESTRE – LÍNGUA INGLESA – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – PROVA COM GABARITO.

Welcome back to another post!

➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESAUNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE.
 ESTRUTURA-PROVA:
 10 Multiple Choice Questions / 5 Options Each Question.
➭ Text (1) – She led Latin American Art in a bold new direction – www.nytimes.com. (2 questions)
➭ Text (2) – The Atlantic Slave Trade, 1731-1775 – global.oup.com. (1 question)
➭ Text (3) – Prescriptions for fighting epidemics – www.economist.com. (7 questions)
➧ TEXT 1Leia o trecho do artigo de Jason Farago, publicado pelo jornal The New York Times, para responder às questões 21 e 22.
She led Latin American Art in a bold new direction
Antropofagia ("Cannibalism"), 1929, a seminal work of Brazilian Modernism by Tarsila do Amaral that is part of a new show of her work at MoMA.

In 1928, Tarsila do Amaral painted Abaporu, a landmark work of Brazilian Modernism, in which a nude figure, half-human and half-animal, looks down at his massive, swollen foot, several times the size of his head. Abaporu inspired Tarsila's husband at the time, the poet Oswald de Andrade, to write his celebrated "Cannibal Manifesto," which flayed Brazil's belletrist writers and called for an embrace of local influences – in fact, for a devouring of them. The European stereotype of native Brazilians as cannibals would be reformatted as a cultural virtue. More than a social and literary reform movement, cannibalism would form the basis for a new Brazilian nationalism, in which, as de Andrade wrote, “we made Christ to be born in Bahia.”

The unconventional nudes of A Negra, a painting produced in 1923, and Abaporu unite in Tarsila’s final great painting, Antropofagia, a marriage of two figures that is also a marriage of Old World and New. The couple sit entangled, her breast drooping over his knee, their giant feet crossed one over the other, while, behind them, a banana leaf grows as large as a cactus. The sun, high above the primordial couple, is a wedge of lemon.
(Jason Farago. www.nytimes.com, 15.02.2018. Adaptado.)

01
 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

De acordo com o artigo de Jason Farago, o "Manifesto Antropofágico", escrito por Oswald de Andrade, foi influenciado
(A) pelo quadro Abaporu, produzido por Tarsila do Amaral em 1928.
(B) pela exuberância das paisagens tropicais brasileiras.
(C) pelo quadro Antropofagia, produzido antes da Semana de Arte Moderna.
(D) pelo estereótipo dos povos indígenas brasileiros.
(E) pelo sincretismo religioso na Bahia e pelo primitivismo nas artes plásticas.

👍 Gabarito  A 

02 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

A obra Antropofagia (“Cannibalism”) de Tarsila do Amaral, apresentada na imagem, é interpretada pelo autor do artigo como

(A) o casamento tradicional entre um homem e uma mulher.
(B) uma referência aos trabalhadores rurais, evidenciados pelo tamanho dos pés.
(C) a agrura implacável da natureza, representada pelo Sol sobre o sertão.
(D) uma expressão de contraste entre a suavidade da bananeira e os espinhos do cacto mandacaru. 
(E) uma mistura entre a Europa e a América.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A obra Antropofagia (“Cannibalism”) de Tarsila do Amaral, apresentada na imagem, é interpretada pelo autor do artigo como
*Alternativa (A): o casamento tradicional entre um homem e uma mulher.
*Alternativa (B): uma referência aos trabalhadores rurais, evidenciados pelo tamanho dos pés.
*Alternativa (C): a agrura implacável da natureza, representada pelo Sol sobre o sertão.
*Alternativa (D): uma expressão de contraste entre a suavidade da bananeira e os espinhos do cacto mandacaru. 
*Alternativa (E): uma mistura entre a Europa e a América.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] The unconventional nudes of A Negra, a painting produced in 1923, and Abaporu unite in Tarsila’s final great painting, Antropofagia, a marriage of two figures that is also a marriage of Old World and New."
(Os nus não convencionais de A Negra, uma pintura produzida em 1923, e Abaporu se unem na grande pintura final de Tarsila, Antropofagia, um casamento de duas figuras que também é um casamento do Velho Mundo(Europa) com o Novo Mundo(América).)

➧ TEXT 2:
The Atlantic Slave Trade, 1731-1775
(global.oup.com)
03 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

Based on the information presented by the map, one can say that, from 1731 to 1775,


(A) the majority of enslaved Africans were taken to the British and French Caribbean colonies.
(B) enslaved Africans from Senegambia were mainly smuggled to Brazil.
(C) a great part of enslaved Africans were forced to work in other African regions.
(D) most enslaved Africans from West Central Africa were taken to British colonies in the Caribbean.
(E) the northern region of the Americas, colonized by the British, received more enslaved Africans than the south.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): a maioria dos africanos escravizados foi levada para as colônias britânicas e francesas do Caribe.
➦Vê quantitativo no mapa, MAIOR volume para o Caribe:
→Colônias britânicas: 848000
→Colônias francesas: 492000
*Alternativa (B): africanos escravizados da Senegâmbia foram contrabandeados principalmente para o Brasil.
*Alternativa (C): grande parte dos africanos escravizados foi forçada a trabalhar em outras regiões africanas.
*Alternativa (D): a maioria dos africanos escravizados da África Central Ocidental foi levada para colônias britânicas no Caribe.
*Alternativa (E): a região norte das Américas, colonizada pelos britânicos, recebeu mais africanos escravizados do que o sul.
➧ TEXT 3Leia o texto para responder às questões de 04 a 10.
Prescriptions for fighting epidemics

1
Epidemics have plagued humanity since the dawn of settled life. Yet, success in conquering them remains patchy. Experts predict that a global one that could kill more than 300 million people would come round in the next 20 to 40 years. What pathogen would cause it is anybody’s guess. Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched. The scariest are both highly lethal and spread easily among humans. Thankfully, bugs that excel at the first tend to be weak at the other. But mutations – ordinary business for germs – can change that in a blink. Moreover, when humans get too close to beasts, either wild or packed in farms, an animal disease can become a human one.
2
A front-runner for global pandemics is the seasonal influenza virus, which mutates so much that a vaccine must be custom-made every year. The Spanish flu pandemic of 1918, which killed 50 million to 100 million people, was a potent version of the "swine flu" that emerged in 2009. The H5N1 "avian flu" strain, deadly in 60% of cases, came about in the 1990s when a virus that sickened birds made the jump to a human. Ebola, HIV and Zika took a similar route.
(www.economist.com, 08.02.2018. Adaptado.)
04 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

De acordo com o primeiro parágrafo,

(A) há perspectivas de erradicar as epidemias nos próximos 40 anos.
(B) as epidemias assolaram principalmente os povos ancestrais nômades.
(C) as mutações que os germes sofrem geralmente atenuam a sua letalidade.
(D) doenças presentes em animais e aves podem se transformar em doenças humanas.
(E) as aves são as principais transmissoras de patógenos, devido à sua mobilidade.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o primeiro parágrafo,
*Alternativa (A): há perspectivas de erradicar as epidemias nos próximos 40 anos.
➦O texto afirma o contrário, ou seja, há perspectivas de AUMENTAR e não erradicar:
"[...] Experts predict that a global one that could kill more than 300 million people would come round in the next 20 to 40 years."
(Especialistas prevêem que uma epidemia global, que poderia matar mais de 300 milhões de pessoas, apareceria nos próximos 20 a 40 anos.)
*Alternativa (B): as epidemias assolaram principalmente os povos ancestrais nômades.
➦ O texto apenas declara que as epidemias têm atormentado a humanidade desde o início da vida estabelecida, mas não principalmente no inicio da vida nômade, vê no texto:
"[...] Epidemics have plagued humanity since the dawn of settled life.
(Epidemias têm atormentado a humanidade desde o início da vida estabelecida.)
*Alternativa (C): as mutações que os germes sofrem geralmente atenuam a sua letalidade.
➦ As mutações não atenuam a sua letalidade e sim podem a intensificar.
[...] Thankfully, bugs that excel at the first tend to be weak at the other. But mutations – ordinary business for germs – can change that in a blink."
(Felizmente, os bacilos que se destacam no primeiro tendem a ser fracos no outro. Mas as mutações - negócios comuns para germes - podem mudar isso em um piscar de olhos.)
*Alternativa (D): doenças presentes em animais e aves podem se transformar em doenças humanas.
➦IDEIA CONTEXTUAL 1(no final do 1ª parágrafo):
"[...] Moreover, when humans get too close to beasts, either wild or packed in farms, an animal disease can become a human one."
(Além disso, quando os seres humanos se aproximam demais dos animais, seja selvagens ou compactados em fazendas, uma doença animal pode se tornar uma doença humana.)
➦IDEIA CONTEXTUAL 2(no final do texto):
"[...] The H5N1 "avian flu" strain, deadly in 60% of cases, came about in the 1990s when a virus that sickened birds made the jump to a human. Ebola, HIV and Zika took a similar route."
(A força da gripe aviária H5N1, mortal em 60% dos casos, surgiu na década de 1990, quando um vírus que adoeceu aves fez o salto para um ser humano. O Ebola, o HIV e o Zika seguiram um caminho semelhante.)
*Alternativa (E): as aves são as principais transmissoras de patógenos, devido à sua mobilidade.
O texto apenas declara que:
"[...] Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched."
(As chances são de que seja um vírus que se esconde em pássaros ou mamíferos, ou um que ainda não tenha eclodido.)

05 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

No trecho do primeiro parágrafo "or one that that has not yet hatched", o termo sublinhado refere-se a

(A) mutation.
(B) virus.
(C) mammals.
(D) epidemic.
(E) birds.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
*Alternativa (A): mutation.
*Alternativa (B): virus.
*Alternativa (C): mammals.
*Alternativa (D): epidemic.
*Alternativa (E): birds.
ONE refere-se → VIRUS, ou seja, ONE substitui o substantivo VIRUS, mencionado anteriormente.
"[...] Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched."
(As chances são de que ele será um vírus que se esconde em pássaros ou mamíferos, ou um virus que ainda não tenha eclodido.)  

06 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

De acordo com o texto, os especialistas

(A) pressupõem que haverá uma pandemia futura, ainda sem patógeno identificado.
(B) identificaram o vírus que poderá matar mais de 300 milhões de pessoas.
C) presumem que vacinas sejam capazes de conter epidemias, ainda que sem evidências.
(D) acreditam que os vírus mais letais não são transmitidos para os humanos.
(E) estão criando patógenos mutantes em laboratórios para produzir vacinas.
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, os especialistas...
*Alternativa (A): pressupõem que haverá uma pandemia futura, ainda sem patógeno identificado.
*Alternativa (B): identificaram o vírus que poderá matar mais de 300 milhões de pessoas.
*Alternativa (C): presumem que vacinas sejam capazes de conter epidemias, ainda que sem evidências.
*Alternativa (D): acreditam que os vírus mais letais não são transmitidos para os humanos.
*Alternativa (E): estão criando patógenos mutantes em laboratórios para produzir vacinas.
➦IDEIA CONTEXTUAL(no  1º parágrafo):
"[...] Experts predict that a global one that could kill more than 300 million people would come round in the next 20 to 40 years. What pathogen would cause it is anybody's guess. Chances are that it will be a virus that lurks in birds or mammals, or one that that has not yet hatched."
(Especialistas prevêem que uma epidemia global, que poderia matar mais de 300 milhões de pessoas , apareceria nos próximos 20 a 40 anos. Que patógeno causaria isso, ninguém sabe. As chances são de que seja um vírus que se esconde em pássaros ou mamíferos, ou um que ainda não tenha eclodido.)

07 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

No trecho do primeiro parágrafo "Yet, success in conquering them remains patchy",

o termo sublinhado equivale, em português, a

(A) assim mesmo.
(B) portanto.
(C) além disso.
(D) ao invés disso.
(E) no entanto.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - CONJUNÇÃO: YET(porém, contudo, todavia) ➝ transmite ideia adversativa :
*Alternativa (A): assim mesmo.
*Alternativa (B): portanto.
*Alternativa (C): além disso.
*Alternativa (D): ao invés disso.
*Alternativa (E): no entanto.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"Epidemics have plagued humanity since the dawn of settled life. Yet, success in conquering them remains patchy."
(Epidemias têm atormentado a humanidade desde o alvorecer da vida estabelecida. No entanto, o sucesso em conquistá-los permanece rudimentar/irregular.)

08 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

No trecho do primeiro parágrafo "can change that in a blink", a expressão sublinhada tem sentido de

(A) confiança.
(B) previsibilidade.
(C) expectativa.
(D) desalento.
(E) rapidez

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - EXPRESSÃO IDIOMÁTICA: in a blink ➝ transmite ideia de rapidez :
*Alternativa (A): confiança.
*Alternativa (B): previsibilidade.
*Alternativa (C): expectativa.
*Alternativa (D): desalento.
*Alternativa (E): rapidez

09 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

No trecho do primeiro parágrafo "Moreover, when humans get too close to beasts", o termo sublinhado indica

(A) acréscimo.
(B) decorrência.
(C) comparação.
(D) condição.
(E) finalidade.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - CONJUNÇÃO: MOREOVER(=futhermore, besides, in a adition) ➝ transmite ideia de ADIÇÃO ou ACRÉSCIMO:
*Alternativa (A): acréscimo.
*Alternativa (B): decorrência.
*Alternativa (C): comparação.
*Alternativa (D): condição.
*Alternativa (E): finalidade.

10 – (UNESP-2018/2019-VESTIBULAR-1º SEMESTRE)

De acordo com o segundo parágrafo,

(A) o vírus H5N1 é uma mutação do vírus HIV.
(B) o vírus influenza possui comportamento sazonal, ou seja, é capaz de se espalhar pelos continentes.
(C) a gripe suína de 2009 foi muito mais letal que a gripe espanhola de 1918.
(D) os vírus Ebola, HIV e Zika passaram a contaminar os seres humanos.
(E) um vírus só é considerado perigoso se sua letalidade superar 60% dos casos de contaminação.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o segundo parágrafo,
*Alternativa (A): o vírus H5N1 é uma mutação do vírus HIV.
*Alternativa (B): o vírus influenza possui comportamento sazonal, ou seja, é capaz de se espalhar pelos continentes.
*Alternativa (C): a gripe suína de 2009 foi muito mais letal que a gripe espanhola de 1918.
*Alternativa (D): os vírus Ebola, HIV e Zika passaram a contaminar os seres humanos.
*Alternativa (E): um vírus só é considerado perigoso se sua letalidade superar 60% dos casos de contaminação.
"[...] The H5N1 "avian flu" strain, deadly in 60% of cases, came about in the 1990s when a virus that sickened birds made the jump to a human. Ebola, HIV and Zika took a similar route."
(A linhagen da gripe aviária H5N1, mortal em 60% dos casos, surgiu na década de 1990, quando um vírus que adoeceu aves fez o salto para um ser humano. O Ebola, o HIV e o Zika seguiram um caminho semelhante.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário