quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PUC-SP-2009-Vestibular de INVERNO da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-PUC-SP-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Vestibular de INVERNO-2009. Prova Aplicada em JUNHO/2009.

A prova de inglês tem 05 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da PUC-SP.
www.theguardian.com
www.dailymail.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
Pontifícia Universidade Católica 
http://www.pucsp.br
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 05 Questões.
➦ Foco: 
*Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
*Identificação da relação entre um PRONOME e o seu REFERENCIADO.
*Vocábulos sinônimos contextuais.
*Phrasal verbs contextuais.
*Conhecimento de prefixos.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS 
Jornal Digital norte-americano THE NEW YORK TIMES, http://topics.nytimes.com .
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americano, www.seattlepi.com.
____________________________________________________________________________
Jornal digital: www.nytimes.com
____________________________________________________________________________
Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ] 
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ] 
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
Leia o texto e responda as questões de numeros 41 a 45.
_____________________________________________________________________________
Sea Salt Holds Clues to Climate Change
May 1st, 2009 in Space & Earth / Earth Sciences
_____________________________________________________________________________
(PhysOrg.com) - We know that average sea levels have risen over the past century, and that global warming is to blame. But what is climate change doing to the saltiness, or salinity, of our oceans? This is an important question because big shifts in salinity could be a warning that more severe droughts and floods are on their way, or even that global warming is speeding up.

Now, new research coming out of the United Kingdom suggests that the amount of salt in seawater is varying in direct response to man-made climate change. Working with colleagues to sift through data collected over the past 50 years, Peter Stott, head of climate monitoring and attribution at the Met Office in Exeter, England, studied whether or not human-induced climate change could be responsible for rises in salinity that have been recorded in the subtropical regions of the Atlantic Ocean, areas at latitudes immediately north and south of Earth's tropics.

By comparing the data to climate models that relate to naturally occurring salinity variations in the ocean, Stott has found that man-made global warming – over and above any possible natural sources of global warming, such as carbon dioxide given off by volcanoes or increases in the heat output of the sun – may be responsible for making parts of the North Atlantic Ocean more salty.

Salinity levels are important for two reasons. First, along with temperature, they directly affect seawater density (salty water is denser than freshwater) and therefore the circulation of ocean currents from the tropics to the poles. These currents control how heat is carried within the oceans and ultimately regulate the world's climate. Second, sea surface salinity is intimately linked to Earth's overall water cycle and to how much freshwater leaves and enters the oceans through evaporation and precipitation. Measuring salinity is one way to probe the water cycle in greater detail.

In the last half-century or so, the subtropical Atlantic has been getting gradually saltier – a less than 1 percent increase in real terms, but an effect that is nevertheless significant. “It might sound like quite a small change,” says Stott, “but the overall salinity of our oceans is naturally relatively steady, so it’s actually a lot of freshwater being factored out of the ocean.” Stott's analysis suggests that global warming is changing precipitation patterns over our planet. Higher temperatures increase evaporation in subtropical zones; the moisture is then carried by the atmosphere towards higher latitudes (towards the poles), and by trade winds across Central America to the Pacific, where it provides more precipitation. This process concentrates the salt in the water left behind in the North Atlantic, causing salinity to increase.
www.physorg.com/print160410249.html. Adaptado.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  41 :
Segundo o texto, o nível de salinidade dos mares é importante, pois
a) é a principal causa que afeta a densidade da água do mar.
b) a água do mar é mais densa do que a água doce.
c) o clima global dirige as correntes marítimas dos trópicos para os pólos.
d) as medições detalhadas da salinidade mostram como as águas superficiais e as profundas circulam nos mares.
e) a salinidade das águas da superfície do mar afeta diretamente o ciclo de toda a água da Terra.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto, o nível de salinidade dos mares é importante, pois
a) é a principal causa que afeta a densidade da água do mar.
b) a água do mar é mais densa do que a água doce.
c) o clima global dirige as correntes marítimas dos trópicos para os pólos.
d) as medições detalhadas da salinidade mostram como as águas superficiais e as profundas circulam nos mares.
e) a salinidade das águas da superfície do mar afeta diretamente o ciclo de toda a água da Terra.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] sea surface salinity is intimately linked to Earth’s overall water cycle...”
• surface = superfície
• to be linked = estar ligado, estar conectado
• overall = todo(a)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  42 :
Segundo o texto,
a) no século passado, os vulcões eram responsáveis pelo aumento do nível do mar.
b) as enchentes dos rios são provocadas pelo aumento do nível do mar.
c) as regiões subtropicais do oceano Atlântico são as mais afetadas pelas mudanças climáticas.
d) o aquecimento global está mudando os padrões da chuva no planeta.
e) os oceanos Atlântico e Pacífico são os responsáveis pelas mudanças climáticas que alteram a precipitação pluviométrica.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo o texto,
a) no século passado, os vulcões eram responsáveis pelo aumento do nível do mar.
b) as enchentes dos rios são provocadas pelo aumento do nível do mar.
c) as regiões subtropicais do oceano Atlântico são as mais afetadas pelas mudanças climáticas.
d) o aquecimento global está mudando os padrões da chuva no planeta.
e) os oceanos Atlântico e Pacífico são os responsáveis pelas mudanças climáticas que alteram a precipitação pluviométrica.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] that global warming is changing precipitation patterns over our planet.”
• warming = aquecimento
• patterns = padrões.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  43 :
No trecho do primeiro parágrafo do texto – This is an important question because big shifts in salinity could be a warning that more severe droughts and floods are on their way, or even that global warming is speeding up. – a palavra their refere-se a
a) droughts and floods.
b) global warming.
c) saltines or salinity.
d) sea levels.
e) climate change.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) droughts and floods.
b) global warming.
c) saltines or salinity.
d) sea levels.
e) climate change.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] droughts and floods are on their way...”
(As secas e as enchentes estão a caminho.)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  44 :
No trecho do quarto parágrafo – ...and therefore the circulation of ocean currents from the tropics to the poles. – a palavra therefore indica
a) contraste.
b) causa.
c) consequência.
d) condição.
e) confirmação.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) contraste.
b) causa.
c) consequência.
d) condição.
e) confirmação.
➦THEREFORE indica consequência.
• therefore = portanto
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  45 :
No quarto parágrafo, o trecho entre parênteses – (salty water is denser than freshwater) –
a) explica o que é densidade da água em geral, seja doce ou salgada.
b) fornece informação adicional sobre densidade da água do mar, comparando-a à água doce.
c) compara a água doce e a salgada para definir densidade.
d) é fundamental para o entendimento do conceito de densidade.
e) é um argumento que embasa a teoria da circulação das correntes marítimas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) explica o que é densidade da água em geral, seja doce ou salgada.
b) fornece informação adicional sobre densidade da água do mar, comparando-a à água doce.
c) compara a água doce e a salgada para definir den si - dade.
d) é fundamental para o entendimento do conceito de densidade.
e) é um argumento que embasa a teoria da circulação das correntes marítimas.
➦IDEIA CONTEXTUAL: Quando o autor afirma: salty is denser than freshwater = água salgada é mais densa do que água doce, ele apenas fornece mais informações sobre a densidade da água do mar, fato este já mencionado no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário