quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PUC-SP-2005-Vestibular de VERÃO da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

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Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
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Neste post, veremos a Prova INGLÊS-PUC-SP-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Vestibular de VERÃO-2005. Prova Aplicada em 12/2004.

A prova de inglês tem 09 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da PUC-SP.
www.theguardian.com
www.dailymail.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
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[a]Banca/Organizador 
Pontifícia Universidade Católica 
http://www.pucsp.br
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[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 09 Questões.
➦ Foco: 
*Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
*Identificação da relação entre um PRONOME e o seu REFERENCIADO.
*Vocábulos sinônimos contextuais.
*Phrasal verbs contextuais.
*Conhecimento de prefixos.
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[c] FONTES TEXTUAIS 
Jornal Digital norte-americano THE NEW YORK TIMES, http://topics.nytimes.com .
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Jornal norte-americano, www.seattlepi.com.
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Jornal digital: www.nytimes.com
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Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
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[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
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🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
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Agora, vamos à prova.
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As questões de números 73 a 81 referem-se ao texto
Study of Obscure Amazon Tribe Sheds New Light on
How Language Affects Perception.
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Study of Obscure Amazon Tribe Sheds New Light
on How Language Affects Perception
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1
During the late 1930s, amateur linguist Benjamin Lee Whorf posed the theory that language can determine the nature and content of thought. But are there concepts in one culture that people of another culture simply cannot understand because their language has no words for it?
2
No one has ever definitively answered that question, but new findings by Dr. Peter Gordon, a bio-behavioral scientist at Teachers College, Columbia University, strongly support a “yes” answer. Gordon has spent the past several years studying the Pirahã, an isolated Amazon tribe of fewer than 200 people, whose language contains no words for numbers beyond “one”, “two”, and “many”. Even the Pirahã word for “one” appears to refer to “roughly one” or a small quantity, as opposed to the exact connotation of singleness in other languages.
3
What these experiments show, according to Gordon, is how having the right linguistic resources can carve out one's reality. “Whorf says that language divides the world into different categories,” Gordon said. “Whether one language chooses to distinguish one thing versus another affects how an individual perceives reality”.
4
While the Pirahã words for “one” and “two” do not necessarily always refer to those specific amounts, Gordon also found that members of the tribe never used those words in combination to denote larger quantities. In the study, they also used their fingers in addition to their verbal statement of quantity, but this practice, too, was found to be highly inaccurate even for small numbers less than five.
5
The Pirahã language has no words for “number”, and pronouns do not designate number “he” and “they” are the same word. Most standard quantifiers like “more”, “several”, “all”, and “each” do not exist. In general, while containing a very complex verb structure common to many Native American languages, the Pirahã language does not allow for certain kinds of comparative constructions. For example, it was not possible to ask participants whether one group of objects “has more nuts than the other” because of the lack of that construction in the Pirahã grammar. Yet, the word they use for “many”, which in that language was derived from a form of the verb meaning “to bring together”, is distinct from a word that means something like “much”.

Details of the study will appear in the Thursday, August 19, issue of the journal Science.
(Adaptado do site www.sciencedaily.com/releases/2004/08)
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👉 Questão  73 :
A teoria de Whorf afirma que
a) a linguagem é natural e não cultural.
b) as pessoas podem se comunicar com outras culturas sem problemas.
c) o conteúdo do pensamento é um fenômeno biológico.
d) a natureza determina os pensamentos.
e) a língua pode moldar os pensamentos.
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👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A teoria de Whorf afirma que
a) a linguagem é natural e não cultural.
b) as pessoas podem se comunicar com outras culturas sem problemas.
c) o conteúdo do pensamento é um fenômeno biológico.
d) a natureza determina os pensamentos.
e) a língua pode moldar os pensamentos.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Benjamin Lee Whorf posed the theory that language can determine the nature and content of thought.”
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👉 Questão  74 :
Dr. Peter Gordon
a) é professor de colegial na Universidade de Columbia.
b) pesquisou comportamentos biológicos de piranhas e de tribos da Amazônia.
c) é cientista da Universidade de Columbia e passou anos estudando uma tribo da Amazônia.
d) considera que a comunicação de conceitos de culturas diferentes é plenamente possível.
e) não conseguiu responder à questão sobre se a língua interfere na compreensão de culturas diferentes.
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👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Dr. Peter Gordon
a) é professor de colegial na Universidade de Columbia.
b) pesquisou comportamentos biológicos de piranhas e de tribos da Amazônia.
c) é cientista da Universidade de Columbia e passou anos estudando uma tribo da Amazônia.
d) considera que a comunicação de conceitos de culturas diferentes é plenamente possível.
e) não conseguiu responder à questão sobre se a língua interfere na compreensão de culturas diferentes.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] by Dr. Peter Gordon, a bio-behavioral scientist at Teachers College, Columbia University...”
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👉 Questão  75 :
A tribo Pirahã
a) tem uma língua com poucas palavras que expressam números e quantidades.
b) fica na Amazônia e é composta de vários agrupamentos com menos de 200 pessoas.
c) tem uma palavra usada para expressar “um” que tem o mesmo sentido da palavra em inglês.
d) tem um sistema binário, com palavras para “um” e “dois”, semelhante ao sistema dos computadores.
e) tem uma palavra para designar uma quantidade acima de cinco.
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👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A tribo Pirahã
a) tem uma língua com poucas palavras que expressam números e quantidades.
b) fica na Amazônia e é composta de vários agrupamentos com menos de 200 pessoas.
c) tem uma palavra usada para expressar “um” que tem o mesmo sentido da palavra em inglês.
d) tem um sistema binário, com palavras para “um” e “dois”, semelhante ao sistema dos computadores.
e) tem uma palavra para designar uma quantidade acima de cinco.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] whose language contains no words for numbers beyond ‘one’, ‘two’, and ‘many’.”
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👉 Questão  76 :
Na frase do segundo parágrafo do texto ...whose language contains no words for numbers beyond “one”, “two”, and “many” , a palavra “beyond” significa, em português,
a) menos que.
b) além de.
c) inclusive.
d) antes de.
e) como.
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👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) menos que.
b) além de.
c) inclusive.
d) antes de.
e) como.
➦IDEIA CONTEXTUAL: Na oração “...whose language contains no words for numbers beyond ‘one’, ‘two’, and ‘many’ “, a palavra “beyond” significa, em português, além de
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👉 Questão  77 :
Dr. Gordon descobriu que
a) o uso dos dedos para denotar quantidades era uma prática inexata, assim como o uso de palavras.
b) a palavra dos Pirahã para “dois” pode ser combinada a outras para expressar quantidades maiores.
c) a palavra para “um” na língua dos Pirahã poderia ser sinalizada com o dedo indicador erguido.
d) números menores que cinco eram sinalizados com os dedos da mão esquerda.
e) a multiplicação por dois era usada para se referir a quantidades maiores.
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👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Dr. Gordon descobriu que
a) o uso dos dedos para denotar quantidades era uma prática inexata, assim como o uso de palavras.
b) a palavra dos Pirahã para “dois” pode ser combinada a outras para expressar quantidades maiores.
c) a palavra para “um” na língua dos Pirahã poderia ser sinalizada com o dedo indicador erguido.
d) números menores que cinco eram sinalizados com os dedos da mão esquerda.
e) a multiplicação por dois era usada para se referir a quantidades maiores.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] In the study, they also used their fingers in addition to their verbal statement of quantity, but this practice, too, was found to be highly inaccurate even for small numbers less than five.”
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👉 Questão  78 :
A língua dos índios Pirahã
a) quantifica por aproximação, usando palavras equivalentes a “mais ou menos”.
b) apresenta uma estrutura verbal simples diferentemente de outras tribos nativas.
c) não tem palavras diferentes para pronomes no plural ou no singular.
d) tem estruturas comparativas derivadas de verbos.
e) é tão complexa que para compreendê-la é necessário ter um raciocínio abstrato desenvolvido.
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👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A língua dos índios Pirahã
a) quantifica por aproximação, usando palavras equivalentes a “mais ou menos”.
b) apresenta uma estrutura verbal simples diferentemente de outras tribos nativas.
c) não tem palavras diferentes para pronomes no plural ou no singular.
d) tem estruturas comparativas derivadas de verbos.
e) é tão complexa que para compreendê-la é necessário ter um raciocínio abstrato desenvolvido.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] The Pirahã language has no words for ‘number’, and pronouns do not designate number ‘he’ and ‘they’ are the same word.”
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👉 Questão  79 :
Escolha a alternativa que identifica o que é possível dizer na língua dos Pirahã.
a) Number.
b) Each.
c) All.
d) Many.
e) Has more nuts than the other.
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👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Number.
b) Each.
c) All.
d) Many.
e) Has more nuts than the other.
➦IDEIA CONTEXTUAL: A única palavra mencionada no texto como existente na língua dos Pirahã é many.
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👉 Questão  80 :
No penúltimo parágrafo, a palavra “yet” em Yet, the word they use for “many”..., significa, em português, a) portanto.
b) nesse caso.
c) sem dúvida.
d) entretanto.
e) e ainda mais.
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👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) portanto.
b) nesse caso.
c) sem dúvida.
d) entretanto.
e) e ainda mais.
➦IDEIA CONTEXTUAL: No penúltimo parágrafo, a palavra “yet” em “Yet, the word they use for ‘many’ “... significa, em português, entretanto.
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👉 Questão  81 :
Segundo Gordon, sua pesquisa mostra que
a) o raciocínio matemático dos Pirahã é mais abstrato pois não tem palavras concretas para quantidades.
b) as pessoas percebem a realidade segundo os recursos lingüísticos de que dispõem.
c) o mundo se divide em duas categorias lingüísticas que afetam a percepção dos indivíduos.
d) a vida comunitária é mais importante que a pessoal pois os Pirahã usam a mesma palavra para significar “eu” e “eles”.
e) será difícil os índios Pirahã aprenderem outras línguas, já que a deles é limitada.
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👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo Gordon, sua pesquisa mostra que
a) o raciocínio matemático dos Pirahã é mais abstrato pois não tem palavras concretas para quantidades.
b) as pessoas percebem a realidade segundo os recursos lingüísticos de que dispõem.
c) o mundo se divide em duas categorias lingüísticas que afetam a percepção dos indivíduos.
d) a vida comunitária é mais importante que a pessoal pois os Pirahã usam a mesma palavra para significar “eu” e “eles”.
e) será difícil os índios Pirahã aprenderem outras línguas, já que a deles é limitada.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Whether one language chooses to distinguish one thing versus another affects how an individual perceives reality”. 

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