quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PUC-SP-2003-Vestibular de VERÃO da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Prof° Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e Questões Comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?! Welcome back to another post!
_____________________________________________________________________________
Neste post, veremos a Prova INGLÊS-PUC-SP-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Vestibular de VERÃO-2003. Prova Aplicada em 12/2002.

A prova de inglês tem 09 questões do tipo múltipla escolha(A,B,C,D,E).

LEITURA de textos de jornais digitais,revistas, websites, blogs e cartoons a seguir, é um excelente treino paras a provas de inglês da PUC-SP.
www.theguardian.com
www.dailymail.co.uk
www.seattlepi.com
www.nytimes.com
www.gocomics.com
_____________________________________________________________________________
[a]Banca/Organizador 
Pontifícia Universidade Católica 
http://www.pucsp.br
_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
➦ Prova com 09 Questões.
➦ Foco: 
*Compreensão Textual de eventos atuais de relevância mundial.
*Identificação da relação entre um PRONOME e o seu REFERENCIADO.
*Vocábulos sinônimos contextuais.
*Phrasal verbs contextuais.
*Conhecimento de prefixos.
_____________________________________________________________________________
[c] FONTES TEXTUAIS 
Jornal Digital norte-americano THE NEW YORK TIMES, http://topics.nytimes.com .
____________________________________________________________________________
Jornal norte-americano, www.seattlepi.com.
____________________________________________________________________________
Jornal digital: www.nytimes.com
____________________________________________________________________________
Notícias do mundo para estudantes de inglês: www.newsinlevels.com
_____________________________________________________________________________
[c] DICTIONARY 
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/grotesque
http://www.thefreedictionary.com/
http:/www.macmillandictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
🔄 VERBS :
➝ ]
[
🔄 PHRASAL VERBS:
➝ ]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
➝ ]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
[ ➝ ]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
➝ ]   
🔄Expressões com verbos com ING:
➝ ]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
➝ ] 
🔄Substantivos(NOUNS):
➝ ]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas:
➝ ]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
➝ ]
🔄Conectores/Marcadores de discurso:
➝ ] 
🔄Expressões comuns:
[ ➝ ]
🔄Expressões idiomáticas:
➝ ]
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO :
➝ ]
🔄Expressões/Vocábulos técnicos :
➝ ]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=indica posse):
[ ➝ ]
🔄Expressões com frações/números:
➝ ]
🔄Questions:
[ ➝ ]
🔄Falso cognato:
[ ➝ ]
* → .
_____________________________________________________________________________
Agora, vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
O texto ‘Tropical Truth’ foi condensado e adaptado para fins de vestibular. Encontra-se na íntegra no endereço http://www.nytimes.com/2002/09/29/books/chapters/.
Leia o texto e responda às questões identificando a alternativa correta, com base nas informações fornecidas.
_____________________________________________________________________________
The New York Times Magazine
nytimes.com
September 29, 2002
‘Tropical truth’
by CAETANO VELOSO
_____________________________________________________________________________
1
In 1995, the Brazilian daily Folha de São Paulo bore this headline: ”World Bank Report Indicates Brazil Is the Country with the Greatest Social and Economic Disparity in the World.” The article reports that 51.3 percent of Brazilian income is concentrated in 10 percent of the population. The wealthiest 20 percent own 67.5 percent of Brazil, while the 20 percent who are poorest have only 2.1 percent. It was that way when I was a boy, and it is still that way. As we reached adolescence, my generation dreamed of inverting this brutal legacy.
2
In 1964, the military took power, motivated by the need to perpetuate those disparities that have proven to be the only way to make the Brazilian economy work (badly, needless to say) and, in the international arena, to defend the free market from the threat of the communist bloc (another American front of the Cold War). Students were either leftist or they would keep their mouths shut. Within the family or among one’s circle of friends, there was no possibility of anyone’s sanely disagreeing with a socialist ideology. The Right existed only to serve vested or unspeakable interests. Thus, the rallies “With God and for Freedom” organized by the “Catholic ladies” in support of the military coup appeared to us as the cynical, hypocritical gestures of evil people.
3
The coup, carried out in the name of the war against international communism, had put in power a man called Marshal Castelo Branco, a military officer of the socalled American line of thinking, meaning that he, unlike those called “Prussians” (who yarned to be centralizing nationalists), wanted to wipe out the Left and corruption in Brazil in order to turn it over to the modernity of the free market. Almost all of us were unaware of those nuances back then, and even if we had been, it would have changed nothing; we saw the coup simply as a decision to halt the redress of the horrible social inequities in Brazil and, simultaneously, to sustain North American supremacy in the hemisphere.
4
The trend toward establishing a political art, sketched out in1963 the Centros Populares de Cultura (Centers of Popular Culture) of UNE (the National Students’ Union) became widespread in all conventional artistic production, and, in spite of repression at the universities and censorship of the media, show business fell under the hegemony of the Left. In a highly politicized student environment, MPB (Música Popular Brasileira) functioned as an arena for important decisions concerning Brazilian culture and even national sovereignty – and the media covered it accordingly. And it was at MPB’s huge televised festivals that the world of students interacted with that of the wide masses of TV spectators. (The latter were naturally much more numerous than the record buyers.)
5
At these events, one could encounter the more or less conscious illusion that this was where the problems of national affirmation, social justice, and advances in modernization were to be resolved. Market questions, often the only decisive ones, did not seem noble enough to be included in heated discussions.
6
Of course girls would scream ”beautiful!” when Chico Buarque came onstage (and, with far less reason, started screaming the same at me), but the conversations and hostilities between the groups would focus as much on an artist’s political attitude and his fidelity to national characteristics as on his harmonic or rhythmic daring. That it should be so was a luxury. As silly as this state of things could be, we were living in an exceptionally stimulating period for composers, singers, and musicians.
6
And one thing rang true: the recognition of MPB’s power among us. Everything heightened the instinctive rejection of the military dictatorship, which seemed to unify the whole of the artistic class around a common objective: to oppose it.
As questões de 73 a 81 referem-se ao texto cujo vocabulário segue abaixo. • to bear = trazer • headline = manchete • report = relatório • to report = relatar • income = renda, rendimento • the wealthiest = os mais ricos • to own = possuir, deter • while = enquanto • still = ainda • to dream of = sonhar com • legacy = legado • to take power = assumir o poder • need = necessidade • to work = funcionar • needless to say = desnecessário dizer • free market = mercado livre, livre comércio • threat = ameaça • leftist = esquerdista • sanely = sensatamente • to disagree = discordar • vested interests = capitais investidos  unspeakable = impronunciável • rally= comício, passeata • freedom = liberdade • support = apoio • military coup = golpe militar • gestures = ações • evil = má • to carry out = realizar • so-called = assim chamado • thinking = pensamento • unlike = ao contrário de • to yarn to be = declarar ser • to wipe out = eliminar • to turn over to = transformar em • to be unaware = não ter consciência de • to halt = interromper • inequities = desigualdades • trend = tendência • to sketch out = dar origem a • widespread = difundido • in spite of = apesar de • censorship = censura • environment = ambiente • concerning = no que se refere a • sovereignty = soberania • accordingly = adequadamente • huge = enorme • wide masses = grandes massas • the latter = os últimos • record buyers = compradores de discos • advances = avanços • heated discussions = discussões acaloradas • to scream = gritar • to come onstage = vir ao palco • far less = muito menos • daring = ousadia • silly = tolo • to ring true = parecer verdadeiro • to heighten = aumentar • dictatorship = ditadura • the whole = a totalidade
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  73 :
A manchete do jornal Folha de São Paulo “World Bank Report Indicates Brazil Is the Country with the Greatest Social and Economic Disparity in the World” significa:
a) Os principais bancos do mundo reportam que há indícios de o Brasil ser a maior sociedade do mundo que apresenta disparidade econômica.
b) A disparidade econômica mundial está atingindo a sociedade brasileira, conforme indica o Banco Mundial.
c) O crescimento social do Brasil está afetado pelos bancos que questionam a desigualdade econômica.
d) A desigualdade social e econômica no Brasil é a maior do mundo, segundo indica o relatório do Banco Mundial
e) O jornal Folha de São Paulo discorda do relatório apresentado pelos bancos mundiais.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) Os principais bancos do mundo reportam que há indícios de o Brasil ser a maior sociedade do mundo que apresenta disparidade econômica.
b) A disparidade econômica mundial está atingindo a sociedade brasileira, conforme indica o Banco Mundial.
c) O crescimento social do Brasil está afetado pelos bancos que questionam a desigualdade econômica.
d) A desigualdade social e econômica no Brasil é a maior do mundo, segundo indica o relatório do Banco Mundial
e) O jornal Folha de São Paulo discorda do relatório apresentado pelos bancos mundiais.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  74 :
As porcentagens apresentadas no primeiro parágrafo do texto indicam que
a) há uma relação inversamente proporcional entre riqueza e número de habitantes.
b) há uma mesma porcentagem de 20% de ricos e pobres no Brasil.
c) os 10% mais ricos produzem mais.
d) 2,1% da população é muito pobre.
e) 67,5% dos brasileiros são de classe média.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 

TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
As porcentagens apresentadas no primeiro parágrafo do texto indicam que
a) há uma relação inversamente proporcional entre riqueza e número de habitantes.
b) há uma mesma porcentagem de 20% de ricos e pobres no Brasil.
c) os 10% mais ricos produzem mais.
d) 2,1% da população é muito pobre.
e) 67,5% dos brasileiros são de classe média.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  75 :
No terceiro parágrafo do texto, os “Prussians”
a) queriam eliminar a esquerda e a corrupção no Brasil.
b) apoiavam as mesmas idéias do marechal Castelo Branco.
c) eram considerados modernos.
d) simpatizavam com o comunismo internacional.
e) se auto-denominavam nacionalistas.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
No terceiro parágrafo do texto, os “Prussians”
a) queriam eliminar a esquerda e a corrupção no Brasil.
b) apoiavam as mesmas idéias do marechal Castelo Branco.
c) eram considerados modernos.
d) simpatizavam com o comunismo internacional.
e) se auto-denominavam nacionalistas.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] (who yarned to be centralizing nationalists)...”, explica a ideologia dos “Prussians”.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  76 :
A MPB, em um ambiente estudantil politizado,
a) foi uma arena para experimentos estéticos tropicais.
b) estabeleceu a tendência da arte politizada, a partir dos Centros Populares de Cultura da UNE.
c) foi palco de discussão e de decisões sobre cultura brasileira.
d) influenciou todos os campos artísticos, sobretudo o teatro.
e) foi conivente com a censura e a repressão militar que cerceava a liberdade de expressão.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A MPB, em um ambiente estudantil politizado,
a) foi uma arena para experimentos estéticos tropicais.
b) estabeleceu a tendência da arte politizada, a partir dos Centros Populares de Cultura da UNE.
c) foi palco de discussão e de decisões sobre cultura brasileira.
d) influenciou todos os campos artísticos, sobretudo o teatro.
e) foi conivente com a censura e a repressão militar que cerceava a liberdade de expressão.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] MPB (Música Popular Brasileira) functioned as an arena for important decisions concerning Brazilian culture and even national sovereignty...?”
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  77 :
Os festivais de MPB
a) serviram para impulsionar a venda de discos.
b) promoviam o contato entre os estudantes e as massas de telespectadores.
c) tentavam resolver os problemas nacionais por meio das letras de músicas e do comportamento dos artistas.
d) eram avançados e modernos para a época e por isso não foram bem aceitos pelas massas.
e) eram os únicos eventos em que a linha entre a consciência e a ilusão se fundia.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Os festivais de MPB
a) serviram para impulsionar a venda de discos.
b) promoviam o contato entre os estudantes e as massas de telespectadores.
c) tentavam resolver os problemas nacionais por meio das letras de músicas e do comportamento dos artistas.
d) eram avançados e modernos para a época e por isso não foram bem aceitos pelas massas.
e) eram os únicos eventos em que a linha entre a consciência e a ilusão se fundia.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] And it was at MPB’s huge televised festivals that the world of students interacted with that of the wide masses of T.V. spectators.”
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  78 :
Segundo Caetano Veloso, a classe artística
a) considerava Chico Buarque atraente.
b) se dividiu em grupos hostis que apoiavam determinados líderes estudantis.
c) valorizava a ousadia harmônica e rítmica mas não as letras das músicas que eram discutidas politicamente.
d) opunha-se instintivamente à ditadura militar.
e) estimulava os compositores, cantores e músicos a produzir um tipo de música unificada.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo Caetano Veloso, a classe artística
a) considerava Chico Buarque atraente.
b) se dividiu em grupos hostis que apoiavam determinados líderes estudantis.
c) valorizava a ousadia harmônica e rítmica mas não as letras das músicas que eram discutidas politicamente.
d) opunha-se instintivamente à ditadura militar.
e) estimulava os compositores, cantores e músicos a produzir um tipo de música unificada.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] which seemed to unify the whole of the artistic class around a common objective: to oppose it.”
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  79 :
Na frase do primeiro parágrafo do texto “As we reached adolescence, my generation dreamed...”, a palavra “As” pode ser substituída, sem mudar o sentido, por
a) like.
b) whatever.
c) when.
d) as well as.
e) then.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) like.
b) whatever.
c) when.
d) as well as.
e) then.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] A palavra AS pode ser substituída, sem alteração de sentido, por WHEN (= quando)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  80 :
Na frase do segundo parágrafo “Students were either leftist or they would keep their mouths shut.” A expressão “either – or” indica uma idéia de
a) exclusão.
b) inclusão.
c) gradação.
d) predominância.
e) enumeração.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) exclusão.
b) inclusão.
c) gradação.
d) predominância.
e) enumeração.
➦IDEIA CONTEXTUAL: A expressão “either...or” indica idéia de exclusão (= ou ... ou)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  81 :
Na frase do final do último parágrafo do texto “And one thing rang true: the recognition of MPB’s power among us.” o pronome “us” refere-se a
a) militares.
b) artistas.
c) Chico Buarque e Caetano Veloso.
d) grupos ideológicos.
e) artistas e estudantes.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
a) militares.
b) artistas.
c) Chico Buarque e Caetano Veloso.
d) grupos ideológicos.
e) artistas e estudantes.
➦IDEIA CONTEXTUAL: O pronome us refere-se aos “composers, singers and musicians”, portanto, artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário