quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PUC/SP–2001–Vestibular de Verão–Língua Inglesa–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo–Prova com Gabarito.

www.inglesparaconcursos.blog.br

❑ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: PUC-SP-2001-Vestibular de VERÃO.

www.pucsp.br

❑ ESTRUTURA-PROVA:
 09 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.



❑ TEXTO: Leia o texto e responda às questões identificando a
alternativa correta, com base nas informações fornecidas.
O texto About the Human Genome Project foi retirado da Internet e adaptado para fins de vestibular.
Encontra-se na íntegra no endereço
http://www.ornl.gov/hgmis/project/about.html

ABOUT THE HUMAN GENOME PROJECT

What is the Human Genome Project? Begun formally in 1990, the U.S. Human Genome Project is a 13-year effort coordinated by the U.S. Department of Energy and the National Institutes of Health. The project originally was planned to last 15 years, but rapid technological advances have accelerated the expected completion date to 2003. 

Project goals are to

• identify all the approximately 1000,000 genes in human DNA,
• determine the sequences of the 3 billion chemical bases that make up human DNA,
• store the information in databases,
• develop faster, more efficient sequencing technologies,
• develop tools for data analysis, and
• address the ethical, legal and social issues (ELSI) that may arise from the project.

To help achieve these goals, researchers also are studying the genetic makeup of several nonhuman organisms. These include the common human gut bacterium Escherichia coli, the fruit fly, and the laboratory mouse.

A unique aspect of the U.S. Human Genome project is that it is the first large scientific undertaking to address the ELSI implications that may arise from the project.

Another important feature of the project is the federal government’s long-standing dedication to the transfer of technology to the private sector. By licensing technologies to private companies and awarding grants for innovative research, the project is catalyzing the multibillion-dollar U.S. biotechnology industry and fostering the development of new medical applications.

What are some practical benefits to learning about DNA?

Knowledge about the effects of DNA variations among individuals can lead to revolutionary new ways to diagnose, treat, and someday prevent the thousands of disorders that affect us. Besides providing clues to understanding human biology, learning about nonhuman organisms’ DNA sequences can lead to an understanding of their natural capabilities that can be applied toward solving challenges in health care, energy sources, agriculture, and environmental cleanup.

73 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
O Projeto Genoma Humano
a) foi iniciado em 1990 e terá a duração de 15 anos.
b) levou 10 anos para terminar a primeira fase e levará 3 para terminar a segunda.
c) terá a duração de 13 anos a partir de 1990.
d) entrará na fase acelerada em 2003.
e) já dura 13 anos e terminará em 2005.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
O Projeto Genoma Humano
a) foi iniciado em 1990 e terá a duração de 15 anos.
b) levou 10 anos para terminar a primeira fase e levará 3 para terminar a segunda.
c) terá a duração de 13 anos a partir de 1990.
d) entrará na fase acelerada em 2003.
e) já dura 13 anos e terminará em 2005.

74 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
Um dos objetivos do Projeto Genoma Humano é
a) endereçar os resultados do projeto a instituições e entidades.
b) identificar tecnologias de seqüenciamento do DNA.
c) desenvolver a análise de ferramentas para banco de dados.
d) determinar os 3 bilhões de genes químicos que compõem o DNA humano.
e) identificar todos os genes do DNA humano.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) endereçar os resultados do projeto a instituições e entidades.
b) identificar tecnologias de seqüenciamento do DNA.
c) desenvolver a análise de ferramentas para banco de dados.
d) determinar os 3 bilhões de genes químicos que compõem o DNA humano.
e) identificar todos os genes do DNA humano.

75 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
No terceiro parágrafo do texto, “A unique aspect of the U.S. Human Genome Project is that it is the first large scientific undertaking to address the ELSI implications that may arise from the project”, a sigla ELSI refere-se
a) a questões éticas, legais e sociais.
b) a aspectos jurídicos de síndromes de origem genética.
c) a processos decorrentes da falta de ética médica.
d) a questões étnicas, litigiosas e serviços de internação.
e) à escassez de leitos, segurança e informação.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) a questões éticas, legais e sociais.
b) a aspectos jurídicos de síndromes de origem genética.
c) a processos decorrentes da falta de ética médica.
d) a questões étnicas, litigiosas e serviços de internação.
e) à escassez de leitos, segurança e informação.

76 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
A transferência de tecnologia do Projeto Genoma Humano para o setor privado
a) torna esse projeto o primeiro a vincular verbas federais e particulares visando ao lucro.
b) será testada primeiro em ratos de laboratório.
c) permitiu que a indústria de biotecnologia deixasse de gastar bilhões de dólares.
d) está promovendo o desenvolvimento de novas aplicações médicas.
e) promove a destinação de empréstimos bancários para pesquisas inovadoras.
      Comentários e Gabarito    D  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) torna esse projeto o primeiro a vincular verbas federais e particulares visando ao lucro.
b) será testada primeiro em ratos de laboratório.
c) permitiu que a indústria de biotecnologia deixasse de gastar bilhões de dólares.
d) está promovendo o desenvolvimento de novas aplicações médicas.
e) promove a destinação de empréstimos bancários para pesquisas inovadoras.

77 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
Novas maneiras de diagnóstico, tratamento e futura prevenção de milhares de doenças decorrem
a) da biologia humana.
b) das seqüências de DNA não humano.
c) do conhecimento dos efeitos das variações do DNA.
d) das capacidades naturais do organismo humano.
e) do sistema de saúde do governo.
      Comentários e Gabarito    C  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) da biologia humana.
b) das seqüências de DNA não humano.
c) do conhecimento dos efeitos das variações do DNA.
d) das capacidades naturais do organismo humano.
e) do sistema de saúde do governo.

78 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
Na frase do último parágrafo, “Besides providing clues to understanding human biology, learning about nonhuman organisms’ DNA can lead...”, a palavra Besides indica uma relação de
a) adição.
b) oposição.
c) conseqüência.
d) exemplificação.
e) finalidade.
      Comentários e Gabarito    A  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) adição.
b) oposição.
c) conseqüência.
d) exemplificação.
e) finalidade.

79 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
Nas frases do último parágrafo, “Knowledge about the effects of DNA variations among individuals can lead to revolutionary new ways...” “... DNA sequences can lead to an understanding of their natural capabilities...”, a palavra can indica a idéia de
a) conhecimento.
b) permissão.
c) habilidade.
d) confirmação.
e) probabilidade.
      Comentários e Gabarito    E  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) conhecimento.
b) permissão.
c) habilidade.
d) confirmação.
e) probabilidade.

80 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
Na frase do segundo parágrafo, “These include the common human ...”, a palavra These refere-se
a) aos objetivos do projeto.
b) a diversos organismos não humanos.
c) à mosca de fruta e bactérias.
d) às bactérias do intestino humano.
e) aos pesquisadores do projeto.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) aos objetivos do projeto.
b) a diversos organismos não humanos.
c) à mosca de fruta e bactérias.
d) às bactérias do intestino humano.
e) aos pesquisadores do projeto.

81 – (PUC/SP-2001-VESTIBULAR DE VERÃO)
Na frase do segundo parágrafo, “To help achieve these goals...“, a palavra To pode ser substituída por
a) such.
b) in order to.
c) because.
d) from.
e) then.
      Comentários e Gabarito    B  
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & 
RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO
:
a) such.
b) in order to.
c) because.
d) from.
e) then.


As questões de 73 a 81 referem-se ao texto cujo vocabulário principal se segue: • to begin, began, begun = começar • effort = esforço • National Institutes of Health = Institutos Nacionais de Saúde • to last = durar • advances = avanços • goals = objetivos, metas • chemical bases = bases químicas • to make up = formar • to store = armazenar • to develop = desenvolver • faster = mais rápidas • tools = ferramentas • to address = indicar • issues = problemas, questões • to arise = surgir • to help = ajudar • to achieve = alcançar, atingir • researchers = pesquisadores • also = também • makeup = constituição, composição • gut bacterium = bactéria do intestino • fly = mosca • mouse = camundongo • unique = singular, original • large = grande • undertaking = empreendimento • feature = característica • to award = dar, fornecer • grants = concessões • to foster = promover • benefits = benefícios • about = sobre • among = entre • to lead to = levar a
• to prevent = impedir • thousands of = milhares de • disorders = doenças, distúrbios • besides = além de • to provide = fornecer • clues = pistas, indícios • understanding = compreensão • to learn = aprender • to apply = aplicar • toward = em relação a • solving = solução • challenges = desafios • health care = assistência médica • energy sources = fontes energéticas • environmental cleanup = limpeza ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário