sábado, 5 de setembro de 2015

AOCP-2015-Prefeitura de Angra dos Reis/RJ- Concurso Público DOCENTE II(INGLÊS) da PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Profº Valdenor Sousa - Prova de INGLÊS com gabarito e questões comentadas.

_____________________________________________________________________________
Hey, what's up my friends!!!...How have you been?!
Neste post, veremos a Prova de INGLÊS do Concurso Público-INSTITUTO AOCP-2015-PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS ESTADO DO RIO DE JANEIRO–DOCENTE II(INGLÊS). Aplicação em 2015.
_____________________________________________________________________________
[a]Banca Organizadora do Concurso Público 
www.institutoaocp.org.br

_____________________________________________________________________________
[b]Padrão/Composição da prova 
👉20 Questões.
👉Reading Comprehension(Compreensão textual).
👉Use of english(uso do inglês).
_____________________________________________________________________________
🔄  TEXTO :
👉  Texto  I  "The Quest for Affordable Energy"(A busca por energia acessível) 
_____________________________________________________________________________
[c]Dictionary:
Caso necessário,sugiro que consulte os excelentes dicionários a seguir:
http://www.thefreedictionary.com/
_____________________________________________________________________________
🔄Verbos 
[to )
🔄Phrasal Verbs :
[to "]
🔄Expressões verbais com o TO BE(simple present/simple past/simple future/ be going to/present continuous/past continuous/future continuous):
["]
🔄Expressões verbais no PERFECT TENSE(present perfect/past perfect/present perfect continuous/past perfect continuous):
["]
🔄Expressões com os 10 modais(can/could/may/might/must/should/would/ought to/will/shall):
["]   
🔄Expressões com verbos com ING:
[."]
🔄Expressões VERBAIS EM GERAL:
["]
🔄Substantivos(NOUNS):
[]
🔄Adjetivos/Locuções adjetivas :
["]
🔄Advérbios/Locução adverbial:
[]
🔄 Pronomes Relativos(who, which, whom, that) :
[.]
🔄 Coordination Conjunctions (for, and, nor, but, or, yet, so):
["]
🔄 Subordination Conjunctions (however/nonetheless/nevertheless/notwithstanding)-(although/though/even though)-(as if/as though)-(as/so long as/provided that)-(despite/in spite of)-(as)-(once)-(otherwise)-(unless)-(untill)-(when/by the time)-(whenever)-(whereas)-(while)-(so that/so as to/in order that/in order to)-(since):
[)
🔄 Correlative Conjunctions(not only...but also, both...and, as...as, either...or, wheter...or, neither...nor) :
["]
🔄 Preposition (in ➜ mês), (on ➜ dia/data), (at➜ hora/momento específico: at night, at midnight, at lunchtime) :
["]
🔄 Passive Voice: Verbo TO BE(no tempo verbal contextual)+VP no particípio passado. :
["]
🔄Expressões idiomáticas :
[)
🔄Expressões ADJETIVO+SUBSTANTIVO:
["] 
🔄IF-CLAUSE:
["]
🔄Tax English - Expressões Técnicas na ÁREA DE TRIBUTAÇÃO:
["]
🔄Oil English - Expressões Técnicas na ÁREA DE PETRÓLEO :
["]
🔄Expressões Técnicas na ÁREA DE FINANÇAS :
["]
🔄Economy English - Expressões Técnicas na ÁREA DE ECONOMIA:
["]
🔄 Comparativos (superioridade) :
[a]
🔄Expressões com 'S (Genitive case=proprietário 'S propriedade) ➜ relação de posse , parentesco ou autoria. :
["]
🔄 Afixos :
[]
🔄Expressões com frações/números:
[."]
🔄Questions:
["]
🔄Falso cognato:
[]
_____________________________________________________________________________
Agora vamos à prova.
_____________________________________________________________________________
TEXTO 01 – Questões 11 – 28
_____________________________________________________________________________
The More I Learn About Breast Milk, the More Amazed I Am
_____________________________________________________________________________
by Angela Garbes
_____________________________________________________________________________
To produce breast milk, mothers melt their own body fat. Are you with me? We literally dissolve parts of ourselves, starting with gluteal-femoral fat, aka our butts, and turn it into liquid to feed our babies. But breast-feeding is more than being a good mom. And breast milk is much more than food: It’s potent medicine and, simultaneously, a powerful medium of communication between mothers and their babies. It’s astonishing. And it should be—the recipe for mother’s milk is one that female bodies have been developing for 300 million years. Breast-feeding leads to better overall health outcomes for children, which is why the World Health Organization and the American Academy of Pediatrics recommend that babies be exclusively breast-fed for a minimum of six months. (…) We’re also told that breast-feeding leads to babies with higher IQs and lower rates of childhood obesity than their formula-fed counterparts. I understand why people find this appealing, but I don’t plan to raise my daughter to understand intelligence in terms of a single test score, or to measure health and beauty by body mass index. More compelling to me are the straightforward facts about breast milk: It contains all the vitamins and nutrients a baby needs in the first six months of life (breast-fed babies don’t even need to drink water, milk provides all the necessary hydration), and it has many germs and disease-fighting substances that help protect a baby from illness. Oh, also: The nutritional and immunological components of breast milk change every day, according to the specific, individual needs of a baby. (…) Food points to who we are as animals—human beings with a fundamental need for nourishment, survival—but also to who we are as people: individuals with families, histories, stories, idiosyncrasies. Every day, calories, vitamins, and even clues about the culture I live in flow, drip, leak, and squirt out of my boobs, staining my clothes and making my skin sticky. And every day, I wonder what exactly goes into this miraculous substance. (…) Nutritionally, breast milk is a complete and perfect food, an ideal combination of proteins, fat, carbohydrates, and nutrients. Colostrum, the thick golden liquid that first comes out of a woman’s breasts after giving birth (or sometimes weeks before, as many freaked-out moms-to-be will tell you) is engineered to be low in fat but high in carbohydrates and protein, making it quickly and easily digestible to newborns in urgent need of its contents. (It also has a laxative effect that helps a baby pass its momentous first poop, a terrifying black tar-like substance called meconium.) (…) Like a glass of red wine, breast milk has a straightforward color and appearance, but it possesses subtleties in flavor that reflect its terroir—the mother’s body. And it turns out that like any great dish of food, mother’s milk holds a variety of aromas, flavors, and textures. The flavors of breast milk are as dynamic as a mother’s diet. In the 1970s, researchers at the University of Manitoba obtained samples of breast milk from lactating women and had them evaluated by a trained panel for taste, quality of sweetness, and texture. There were variations across all samples in all categories, most notably that the milk of a woman who had recently eaten spicy food was described by tasters as being “hot” and “peppery.” Based on her more recent research, Julie Mennella of the Monell Chemical Senses Center in Philadelphia believes that these early breastmilk experiences help infants develop their own personal taste preferences, as well as increase their enjoyment of particular flavors. Just as exciting as the possibility that breast milk may help my daughter develop a healthy appetite in the future, though, is the reality that it is helping her live a healthier life right now, and that without my knowing it, my milk has already been adapting itself to her needs. Breast-fed babies have lower instances of colds and viruses. When they do get sick, they are often able to recover more quickly because the mother’s body produces antibodies specific to the baby’s infection. This is an idea that has literally kept me up for hours at night. How exactly is my body able to write my daughter a prescription for her illness without a diagnosis? When a baby suckles at its mother’s breast, a vacuum is created. Within that vacuum, the infant’s saliva is sucked back into the mother’s nipple, where receptors in her mammary gland read its signals. This “baby spit backwash,” as she delightfully describes it, contains information about the baby’s immune status. If the mammary gland receptors detect the presence of pathogens, they compel the mother’s body to produce antibodies to fight it, and those antibodies travel through breast milk back into the baby’s body, where they target the infection. At the same time that it is medicine, breast milk is a private conversation between mother and child. While my daughter lacks words, breast-feeding makes it possible for her to tell me exactly what she needs. The messages we are sending each other are literally made of ourselves, and they tell us about what is going on in our lives at that very moment.
 (Source:http://www.thestranger.com/features/ feature/2015/08/26/22755273/the-more-i-learn-about-breast-milk-themore-amazed-i-am)
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  11 :
Levando em consideração a linguagem utilizada no texto “The More I Learn About Breast Milk, the More Amazed I Am”, qual é seu provável gênero textual?
(A) Reportagem jornalística.
(B) Artigo de cunho científico.
(C) Publicação em blog.
(D) E-mail.
(E) Tutorial.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  12 :
Qual é o assunto principal abordado pelo texto “The More I Learn About Breast Milk, the More Amazed I Am”?
(A) Como o aleitamento materno contribui para que as crianças sejam mais inteligentes.
(B) Características do leite materno e a importância do aleitamento materno para as crianças.
(C) Leite materno como prescrição médica para crianças doentes.
(D) A importância do leite materno segundo a Organização Mundial da Saúde.
(E) A receita para produzir leite materno de qualidade e ser uma boa mãe.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  13 :
De acordo com o texto, o leite materno é produzido, principalmente, de qual elemento do corpo da mãe que amamenta?
(A)  O leite materno é produzido primordialmente da gordura corporal da mulher, principalmente a gordura dos glúteos.
(B) O leite materno é produzido primordialmente dos glóbulos brancos da mulher, principalmente os do fêmur.
(C) O leite materno é produzido primordialmente pelos carboidratos ingeridos pela mulher, principalmente os mais calóricos.
(D) O leite materno é produzido primordialmente pelas vitaminas ingeridas pela da mulher, principalmente as de uma dieta dinâmica.
(E) O leite materno é produzido primordialmente a partir do colostro, o líquido dourado que faz o bebê engordar.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  14 :
Segundo o texto, todos os componentes a seguir estão presentes no leite materno, EXCETO
(A) proteínas.
(B) gorduras.
(C) carboidratos.
(D) ferro.
(E) nutrientes.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  15 :
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do colostro.
(A) O colostro é o leite materno produzido apenas nos primeiros dias de vida do bebê.
(B) O colostro tem pouca gordura e bastante carboidratos e proteínas.
(C) O colostro tem um efeito laxativo no bebê fazendo com que ele elimine o primeiro coco.
(D) O colostro é facilmente digerido pelo recémnascido que necessita dos seus nutrientes.
(E) O colostro sempre está presente no leite materno e tem efeito calmante no bebê.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  16 :
De acordo com o texto, o que podemos afirmar de maneira geral a respeito do sabor do leite materno? (A) O leite materno é estéril e completamente sem sabor.
(B) O leite materno possui variedade de aroma, sabor e textura.
(C) O leite materno tem sabor apimentado ou “quente”.
(D) O leite materno tem como qualidade ser adocicado.
(E) O leite materno é aguado e não apresenta gosto característico.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  17 :
Qual é a razão pela qual bebês amamentados com leite materno têm menos resfriados ou viroses ou são mais resistentes a doenças?
(A) Porque o corpo do bebê produz anticorpos para se altocurar a partir de sua necessidade imunológica. (B) Porque o corpo do bebê lê a sua necessidade imunológica e produz anticorpos para curá-lo.
(C) Porque os receptores na glândula mamária da mãe produzem anticorpos para curar o bebê.
(D) Porque a saliva do bebê interpreta sua necessidade imunológica e produz anticorpos para curá-lo
(E) Porque o corpo da mãe lê a necessidade imunológica do bebê e produz anticorpos para curá-lo.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  18 :
Observe o título do texto: The More I Learn About Breast Milk, the More Amazed I Am.
Considerando o sentido da estrutura The more..., the more… assinale a alternativa que apresenta uma tradução apropriada para esse título.
(A) O mais que aprendo sobre leite materno, o mais maravilhada eu estou.
(B) Quanto mais aprendo sobre leite materno, mais maravilhada fico.
(C) O quanto eu aprendo sobre leite do peito me deixa assombrada.
(D) O mais eu aprendo sobre leite do peito, o mais assombrada eu sou.
(E) Eu estou espantada o quanto aprendo sobre o leite materno.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  19 :
Observe a seguinte sentença retirada do texto:
“(…) the recipe for mother’s milk is one that female bodies have been developing for 300 million years. Assinale a alternativa que melhor descreve o tempo verbal sublinhado.
(A) Trata-se do “Present Continuous” já que a sentença expressa uma atividade que está em progresso no momento.
(B) Trata-se do “Present Perfect” já que a sentença se refere a um tempo passado indefinido pelo contexto.
(C) Trata-se do “Present Perfect Continuous” já que a sentença enfatiza a duração de uma atividade.
(D) Trata-se do “Future Continuous” já que a sentença expressa um evento que já foi marcado para uma data futura.
(E) Trata-se do “Past Continuous” já que a sentença expressa uma ação em progresso no passado.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  20 :
No primeiro parágrafo, observamos o uso da sigla informal aka. Assinale a alternativa com o significado dessa sigla em língua inglesa.
(A)  All knows as.
(B)  At the knowledge as.
(C)  At the kindness of all.
(D)  As kind as.
(E)  As known as.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  21 :
Observe o excerto retirado do segundo parágrafo do texto: “It’s astonishing. And it should be”. O auxiliar modal should nesse contexto específico implica um(a)
(A) certeza.
(B) possibilidade.
(C) obrigação.
(D) conselho.
(E) condição.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  22 :
No excerto “(…) breast-feeding leads to babies with higher IQs and lower rates of childhood obesity than their formula-fed counterparts(…)”, os vocábulos higher e lower são
(A) adjetivos comparativos de superioridade.
(B) adjetivos comparativos de igualdade.
(C) adjetivos superlativos.
(D) advérbios de modo.
(E) advérbios de lugar.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  23 :
Os vocábulos fundamental e miraculous, sublinhados no texto, são respectivamente
(A) substantivo formado pelo sufixo –al e adjetivo formado pelo sufixo -ous.
(B) adjetivo formado pelo sufixo –al e adjetivo formado pelo sufixo -ous.
(C) substantivo formado pelo sufixo –al e substantivo formado pelo sufixo -ous.
(D) advérbio formado pelo sufixo –al e adjetivo formado pelo sufixo -ous.
(E) substantivo formado pelo sufixo –al e advérbio formado pelo sufixo -ous.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  24 :
No excerto “making it quickly and easily digestible to newborns”, os vocábulos quickly e easily são
(A) adjetivos formados pelo sufixo –ly que determinam o substantivo digestible.
(B) adjetivos formados pelo sufixo –ly que determinam o verbo digestible.
(C) advérbios de modo formados pelo sufixo –ly que determinam o verbo digestible.
(D) advérbios de modo formados pelo sufixo –ly que determinam o adjetivo digestible.
(E) substantivos formados pelo sufixo –ly que completam o verbo digestible.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  25 :
Considere o seguinte excerto: “How exactly is my body able to write my daughter a prescription for her illness without a diagnosis?” e assinale a alternativa correta.
(A) O vocábulo How é um pronome pessoal.
(B) O substantivo prescription significa “prescrever” ou “caducar”.
(C) O vocábulo illness é um substantivo formado a partir do adjetivo ill mais o sufixo –ness.
(D) O vocábulo diagnosis é um substantivo que está no plural.
(E) Os vocábulos my e her não são considerados pronomes possessivos adjetivos em inglês.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO: 
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  26 :
No excerto “Breast-fed babies have lower instances of colds and viruses. When they do get sick, they are often able to recover more quickly because the mother’s body produces antibodies specific to the baby’s infection”, os pronomes they retomam, respectivamente,
(A)  Breast-fed babies e Breast-fed babies.
(B)  Breast-fed babies e Mother’s body.
(C)  Mother’s body e Mother’s body.
(D)  Mother’s body e Colds and Viruses.
(E)  Colds and Viruses e Breast-fed babies.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  27 :
Considerando o excerto “Like a glass of red wine (…)”, assinale a alternativa que melhor descreve o vocábulo like nesse contexto.
(A) No contexto apresentado, like trata-se de um verbo com o sentido de “gostar”.
(B) No contexto apresentado, like trata-se de uma preposição com o sentido de “similar a”.
(C) No contexto apresentado, like trata-se de um advérbio com o sentido de “provavelmente”.
(D) No contexto apresentado, like trata-se de um substantivo com o sentido de “como”.
(E) No contexto apresentado, like trata-se de uma interjeição utilizada informalmente.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  28 :
Observe o verbo sublinhado no excerto: 
(…) it turns out that like any great dish of food (…). Que tipo de verbo é esse e qual é o seu sentido em português?
(A) Trata-se de um “Phrasal Verb” e significa “verificar-se” ou “acontecer”.
(B) Trata-se de um “Phrasal Verb” e significa “virarse” ou “tornar-se”.
(C) Trata-se de um “Prepositional Verb” e significa “examinar”.
(D) Trata-se de um “Prepositional Verb” e significa “virar para fora”.
(E) Trata-se de um “Transitive Verb” e significa “esvaziar”.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
As questões 29 e 30 devem ser respondidas levando em consideração os Parâmetros Curriculares Nacionais  (língua estrangeira), bem como métodos e abordagens de ensino da língua inglesa.
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  29 :
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor de língua estrangeira no ensino médio deve colocar seus alunos em situações reais de uso do idioma de forma a mobilizar as competências e habilidades dos alunos para tal fim. Tendo em vista essa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta o método ou abordagem de ensino de línguas estrangeiras que mais se aproxima dessa proposta.
(A) Abordagem da Gramática e da Tradução.
(B) Método Direto.
(C) Metódo da Leitura.
(D) Abordagem Audiolingual.
(E) Abordagem Comunicativa.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
_____________________________________________________________________________
👉 Questão  30 :
Levando em consideração os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta quanto ao ensino das línguas estrangeiras modernas.
(A) O estudo de uma língua estrangeira não objetiva que o aluno a utilize em outras esferas de sua vida pessoal.
(B) O ensino de língua estrangeira tem um caráter intrincado e complexo, portanto a função comunicativa da linguagem não é enfocada.
(C) O ensino de língua estrangeira privilegiará uma abordagem teórica e situações artificiais de uso do idioma.
(D) O ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira envolve a percepção de que o mesmo envolve um produto cultural complexo.
(E) Ao apropriar-se de uma língua estrangeira, o aluno deixará de se apropriar dos bens culturais que ela engloba. 
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário