quinta-feira, 20 de abril de 2017

IME-2006 - Vestibular do Instituto Militar de Engenharia(IME) - Profº Valdenor Sousa - Prova de Inglês com gabarito e questões comentadas.

Welcome back to another post!
A pauta aqui é MILITARY ENGLISH.
NESTE POST: PROVA de INGLÊS do IME/RJ-2006, aplicada 23/10/2006.
BANCA/ORGANIZADOR:
Ministério da defesa-Exército Brasileiro-Departamento de Ciência e Tecnologia-Instituto Militar de Engenharia.
LEITURA de textos de jornais digitais, revistas, websites, é um excelente treino para a prova.
PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA:
➦ 1ª PARTE(Prova Objetiva)
➧ 04 questões;
➦ 2ª PARTE(Prova Escrita/Discursiva)
➧ Ler um trecho dado. Em cada uma das linhas pode haver uma palavra excedente que torna errada a estrutura da elocução. Caso a linha esteja correta, escrever no espaço indicado a palavra "CORRETO"; caso haja alguma palavra extra, escrever no espaço indicado. 
TÓPICOS ABORDADOS ao longo da prova:
1-VERBS:
[to cope(Kôu) = compete(kãmPít)(competir) = lidar com algo dificil]
[to flavor(Flêivôr)(aromatizar) =temper(Têmpôr)(temperar)]
[to matter(Mérôr) = importar","significar"]
[to nurture(nutrir) = encourage=(encorajar)]
[to relegate(RélêGuêit) = relegar, banir","pôr de lado"]
[to rest = descançar"]
[to suggest(SôgDjést)(sugerir) = propose(prôPôz)(propor)]
[to spark(sPârk) = desencadear]
2-PHRASAL VERBS - USES:
[ ➝ ]
3-PERFECT TENSE - USES:
[has provoked a backlash = tem provocado reação]
4-MODAL VERBS - USES:
[must have cleared = deve ter limpado]
[will not be widely adopted = não será amplamente adotado"]
[will probably be contested = provavelmente será contestado]
[would say= diria]
5-NOUN:
[backlash(békLéxi) = repercussion(rípôrKôrxã) = reação, repercussão]
[dwarf(duôrf) = anão ]
[effect(iFékt) = result(ríZôlt) = efeito, resultado]
[flavor(Flêivôr) = sabor, aroma]
[flavoring(Flêivôrên) = aromatizante, especiaria]
[exhaustion(íguêZóstchên) = exaustão, esgotamento]
[furore(fûRôri) = fury(Fíurí)= furor, fúria]
[matter = assunto, questão, matéria]
[quality(kuaLêrí) = value(Véuliú) = qualidade, valor)]
[relaxation(rilákSêixã) = tranquility(thrénKuêlêrí) = tranqüilidade, relaxamento]
[tiredness(TáiôrNês) = weariness(uírNês) = fatigue = cansaço, fatiga]
6-ADJECTIVES:
[conscious(Kãnxês) =aware(ôuér)(consciente) =cognizant(Kâgnizênt)(ciente)]
[flawed(Flód) = defective(diFéktiv)(defeituoso)]
[false(Fóls) = wrong(rõn) = untrue(ãThrú) = falso, errado]
[orbital(Ôrbêrôl) = orbital]
[ubiquitous(iúBíkêrêz) = omnipresent(ÃmnPréznt)(onipresente)]
7-ADVERBS:
[instead = em vez disso]
[widely(uâidLí) = amplamente]
8-ADJECIVE PHRASES(Adjective+noun):
[a failed star = uma estrela falhada]
[conscious relaxation = relaxamento consciente]
[healthy tiredness = cansaço saudável]
[Minority report = Relatório de Minorias] 
9-IDIOMS(Expressões Idiomáticas):
[by the time(bâidê-Tâim) = no momento que.
*"By the time" é usado para falar de um evento que, quando acontecer, outro determinado evento ­já terá ocorrido. Não confundir com "at the time"(na época/no momento)]
[coming weeks(Kãmên-uíks) = próximas semanas]
[upcoming book = próximo livro"]
[As best I can tell = O melhor que posso dizer"] 
10-COLLOCATIONS:
[even under(ívênNãdôr) = mesmo abaixo]
[for everyday use(fôrÉvridêi-íuz) = para uso diário]
[however deepseated(rráuÉvôr-DípSírêd) = por mais profundo que seja]
[but not everyone(bânâ-Évriuã) = mas nem todos]
[Grammar issue = Problema de gramática]
[It appears likely that(ÊrâPíôrz-LáiklíDét) = Parece provável que]
[it is just a matter(Êrêzdjûstâ-Mérôr)  = é apenas uma questão] 
[it makes no sense(êMêiks-nôuSêns) = não faz sentido]
[in any case(ênéníKêis) = em qualquer caso]
[so as to = de modo a ter]
[with this in mind(uêVêssên-Máind) = com isso em mente]
11-TECHNICAL ENGLISH(Military English, Business English, Finance English, Legal English, Tax English, Customs English and so on):
[dwarf planet = planeta anão]
[IAU(áiêi-iú) = International Astronomical Union = União Astronômica Internacional]
[IAU meeting(áiêi-iú-Mírên) = reunião da IAU]
[NASA(Nâssâ) = National Aeronautics and Space Administration = Agência espacial norte-americana]
[orbital neighbourhood = zona orbital]
12-CONNECTORES AND LINKERS:
[ = ]
13-GENITIVE CASE:
[body's abilities = habilidades do corpo]
[NASA's New Horizons mission = Missão New Horizons da NASA]
14-FALSE COGNATES:

[ = ]
TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 e 2
New planet definition sparks furore
1
The new planet definition that relegates Pluto to "dwarf planet" status is drawing intense criticism from astronomers. It appears likely that the definition will not be widely adopted by astronomers for everyday use, even though it is the International Astronomical Union's (IAU) official position.
2        
On Thursday, astronomers at the IAU meeting in Prague approved a resolution that says the solar system has only eight planets, with Pluto excluded. Pluto is considered a "dwarf planet" instead.
3        
But the new definition has provoked a backlash. Alan Stern, who heads NASA's New Horizons mission to Pluto and works at the Southwest Research Institute in Boulder, Colorado, US, says the new definition is "awful".
4        
"The definition introduced is fundamentally flawed," he told New Scientist. "As a scientist, I'm embarrassed."
_____________________________________________________________________________
Four planets   
_____________________________________________________________________________
5
He says only four of the eight objects mentioned in the IAU definition actually meet the definition's criteria – and Earth, Mars, Jupiter and Neptune do not.
6        
That is because the definition stipulates that to be a planet, an object must have cleared the neighbourhood around its orbit. But Earth's orbital neighbourhood is filled with thousands of near-Earth asteroids, Stern says.
7        
And Mars, Jupiter and Neptune have so-called "Trojan" asteroids sharing their orbits. "This is a half-baked criterion for planethood," he says.
8        
He says the new definition was pushed by people who are unhappy with having large numbers of planets (an earlier proposal, which was abandoned after heavy criticism at the meeting, would have potentially allowed hundreds of new planets into the fold).
9        
"It's just people that say things like, 'School kids will have to memorise too many names.' Do we limit the number of stars because children have to think of too many names? Or rivers on the Earth? It's just crazy," Stern told New Scientist.
_____________________________________________________________________________

Minority report

_____________________________________________________________________________
10
Stern is also critical of the fact that only astronomers present for the vote, which occurred at the end of the two-week meeting, were allowed to have their say on the matter. No email voting was allowed for the decision – it was made by a show of hands – and that meant that less than 5% of the nearly 9000 IAU members actually voted.
11        
"You're going to see a real backlash in the coming weeks," he says. "I know there is a petition among planetary scientists that's getting a lot of support."
12        
In any case, he says, astronomers are not obligated to use the new definition, since the IAU does not have the power to enforce it. "I don't think it's going to be very widely followed," he says.
13        
David Weintraub, author of the upcoming book Is Pluto a Planet? and a researcher at Vanderbilt University in Nashville, Tennessee, US, says he thinks Pluto is still a planet – even under the new definition.
_____________________________________________________________________________
Grammar issue

_____________________________________________________________________________
14
"As best I can tell, 'dwarf' is an adjective and 'planet' is a noun," he told New Scientist. "I think the IAU thinks they defined Pluto to not be a planet. But they in fact have defined Pluto to be a planet – a particular kind of planet."
15        
Astronomers who proposed the new definition respond that the term "dwarf planet" is meant to be thought of as a single concept. And others point out that "minor planets" – asteroids and other small bodies – are not considered planets.
16        
But he agrees with Stern that the stipulation that a planet clears out its neighbourhood is flawed. A better definition would say a planet is an object that orbits a star and is large enough to be spherical, but is not large enough to be a brown dwarf – a "failed" star with between about 13 and 75 times the mass of Jupiter – or a star, he says.
_____________________________________________________________________________

'This is crazy'

_____________________________________________________________________________
17
"Everyone agrees on those criteria," he says. "The question is, can we agree on additional criteria to refine the definition further? I think the answer is no."
18        
"Everybody who has communicated with me is saying, 'This is crazy and we don't agree with it,'" he adds. "I'm not convinced that the folks who were at the meeting represented well the larger community."
19        
But not everyone is unhappy with the decision. Richard Conn Henry of Johns Hopkins University in Baltimore, Maryland, US, says he is pleased with the
outcome. "As far as I'm concerned, the right decision was made," he told New Scientist. "I know a planet when I see it and there are eight of them."
20        
He says it makes no sense to call Pluto a planet because it is just one of huge numbers of objects in the Kuiper Belt beyond Neptune.
(Adaptado de New Scientist Space, August 2006)
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.1  
Considering the content of the text, why is the title "New planet definition sparks furore" appropriate?
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 1.1   
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦PERGUNTA:
Considering the content of the text, why is the title "New planet definition sparks furore" appropriate?
(Considerando o conteúdo do texto, por que é apropriado o título "Nova definição do planeta desencadeia agitação"?)
➦RESPOSTA:
A nova definição de planeta relega Plutão ao status de "planeta anão" e tal definição foi tomada de uma reunião de duas semanas na União Astronômica Internacional e votaram para a decisão apenas alguns astrônomos presentes que correspondia a menos de 5% dos membros e não a todos os membros da IAU.
Portanto o título "Nova definição do planeta desencadeia furor", adapta-se ao tema abordado do texto, tendo em vista que alguns astrônomos até afirmam que esta nova definição da União Astronômica Internacional é fundamentalmente errada, imperfeita.  

_____________________________________________________________________________
      Questão   1.2 
Alan Stern, of Southwest Research Institute, states, "The definition is fundamentally flawed". Find in the text one argument that can be used to support his opinion.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 1.2   
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Alan Stern, do Southwest Research Institute, afirma: "A definição é fundamentalmente imperfeita". Encontre no texto um argumento que pode ser usado para apoiar sua opinião.
➦ARGUMENTO TEXTUAL:
Isso porque pela nova definição ,para ser um planeta, um objeto deve ter a zona orbital limpa. Desta forma planetas como a Terra, Marte, Netuno e Júpiter não seriam também planetas visto que os mesmos estão preenchido com milhares de asteróides próximos das suas vizinhanças orbitais.
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.3 
The scientist Alan Stern states that according to the criterion established by the resolution, Earth shouldn't be considered a planet. Why wouldn’t Earth be considered a planet?
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 1.3   
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O cientista Alan Stern afirma que de acordo com o critério estabelecido pela resolução, a Terra não deve ser considerada um planeta. Por que a Terra não seria considerada um planeta?
➦RESPOSTA:
Porque pela nova definição , para ser um planeta, um objeto deve ter a zona orbital limpa. Se for assim, a Terra não seria planeta visto que a mesma está preenchido com milhares de asteróides próximo da sua vizinhança orbital.
_____________________________________________________________________________
      Questão   1.4 
Richard Conn Henry, of Johns Hopkins University, says he is pleased with the outcome. Find in the text one argument that supports his position.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 1.4   
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Richard Conn Henry, da Universidade Johns Hopkins, diz que está satisfeito com o resultado. Encontre no texto um argumento que suporte sua posição.
➦RESPOSTA:
Richard diz que não faz sentido chamar Plutão de um planeta porque é apenas um grande número de objetos no Cinturão de Kuiper além de Netuno.
_____________________________________________________________________________
      Questão   2.1 
Considere as informações contidas no texto “New planet definition sparks furore” e marque a alternativa correta em cada item seguinte.
What resolution was approved at the IAU meeting in Prague?
(A) One that redefines what a planet is.
(B) One that states Earth, Mars, Jupiter and Neptune are not planets.
(C) One that sends a mission headed by Alan Stern to Pluto.
(D) One that considers Trojan asteroids in Mars, Jupiter and Neptune orbits.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 2.1  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Qual resolução foi aprovada na reunião da IAU em Praga?
*Alternativa (A): Uma que redefine o que é um planeta.
*Alternativa (B): Uma que afirma que Terra, Marte, Júpiter e Neptuno não são planetas.
*Alternativa (C)Uma que envia uma missão liderada por Alan Stern para Plutão.
*Alternativa (D): Uma que considera os asteróides de Trojan em órbitas de Marte, Júpiter e Neptuno.
➦Comentário sobre (A):
👨 Vê no 6º parágrafo:
"[...] But he agrees with Stern that the stipulation that a planet clears out its neighbourhood is flawed. A better definition would say a planet is an object that orbits a star and is large enough to be spherical, but is not large enough to be a brown dwarf – a "failed" star with between about 13 and 75 times the mass of Jupiter – or a star, he says"
(Mas ele concorda com Stern que a estipulação de que um planeta limpa seu bairro é falho. Uma definição melhor diria que um planeta é um objeto que orbita uma estrela e é grande o suficiente para ser esférico, mas não é grande o suficiente para ser uma anã marrom - uma estrela "fracassada" com cerca de 13 a 75 vezes a massa de Júpiter - ou uma estrela, ele diz).
_____________________________________________________________________________
      Questão   2.2 
According to the Prague resolution a planet …
(A) has a neighborhood of clear objects.
(B) was included in the solar system.
(C) must have its orbit cleared.
(D) is a half-backed criterion.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 2.2  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
Segundo a resolução de Praga, um planeta…
*Alternativa (A): tem uma vizinhança de objetos claros.
*Alternativa (B): foi incluído no sistema solar.
*Alternativa (C): deve ter sua órbita liberada.
*Alternativa (D): é um critério de meia-volta.
_____________________________________________________________________________
      Questão   2.3 
According to the text it is correct to affirm that…
(A) hundreds of new planets were included in the Prague resolution list of planets.
(B) an earlier proposal for adopting a planet definition was rejected.
(C) the Prague proposal was abandoned after heavy criticism at the meeting.
(D) school kids will not understand the new definition.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 2.3  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
De acordo com o texto, é correto afirmar que…
*Alternativa (A): centenas de novos planetas foram incluídos na lista de planetas de resolução de Praga.
*Alternativa (B): uma proposta anterior para adotar uma definição planetária foi rejeitada.
*Alternativa (C): a proposta de Praga foi abandonada após pesadas críticas na reunião.
*Alternativa (D): as crianças da escola não vão entender a nova definição.
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   2.4 
What can be inferred by the statement “You’re going to see a real backlash in the coming weeks. I know there is a petition among planetary scientists that’s getting a lot of support.”
(A) Only 5% of the nearly 2000 IAU members will vote in the next meeting.
(B) Most of the members of IAU don’t have access to emails.
(C) The petition among scientists will be sent by email.
(D) The resolution will probably be contested by the majority of members because they were not allowed to vote by email.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 2.4  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
O que pode ser inferido pela declaração "Você verá uma reação real nas próximas semanas. Eu sei que há uma petição entre cientistas planetários que está recebendo muito apoio. ”
*Alternativa (A): Apenas 5% dos quase 2000 membros da IAU votarão na próxima reunião.
*Alternativa (B): A maioria dos membros da IAU não tem acesso a e-mails.
*Alternativa (C): A petição entre cientistas será enviada por email.
*Alternativa (D): A resolução provavelmente será contestada pela maioria dos membros porque eles não foram autorizados a votar por e-mail.
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   03 
Leia o texto "Relaxation" e COMPLETE CADA LACUNA NUMERADA DAS FRASES A SEGUIR COM APENAS UMA PALAVRA retirada desta passagem, mantendo a mesma ideia do texto original.
_____________________________________________________________________________
TEXTO PARA AS QUESTÕES 3
_____________________________________________________________________________
Relaxation
_____________________________________________________________________________
1
True relaxation is most certainly not a matter of flopping down in front of the television with a welcome drink. Nor it is about drifting into an exhausted sleep. Useful though these responses to tension and over-tiredness may be, we should distinguish between them and conscious relaxation in terms of quality and effect. Regardless of the level of tiredness, real relaxation is a state of alert yet at the same time passive awareness, in which our bodies are at rest while our minds are awake.
2        
Moreover, it is natural for a healthy person to be relaxed when moving as resting. Being relaxed in action means we bring the appropriate energy to everything we do, so as to have a feeling of healthy tiredness by the end of the day, rather than one of exhaustion.
3        
Unfortunately, as a result of living in today's world, we are under constant strain and have difficulty in coping, let alone nurturing our body’s abilities. What needs to be rediscovered is conscious relaxation. With this in mind we must apply ourselves to understanding stress and the nature of its causes, however deepseated.
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   3.1 
The text relates two ways of relieving from tension and over-tiredness, reinforcing the power of __3.1__ relaxation over the false one, which is considered only momentary.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦LACUNA (3.1):
"The text relates two ways of relieving from tension and over-tiredness, reinforcing the power of __3.1__ relaxation over the false one, which is considered only momentary."
(O texto relata duas maneiras de aliviar a tensão e o cansaço, reforçando o poder do verdadeiro relaxamento sobre o falso, que é considerado apenas momentâneo.)
➦IDEIA CONTEXTUAL: devido a dicotomia "TRUE/FALSE" ➝ TRUE.
_____________________________________________________________________________ 
      Questões    3.2 e 3.3 
The difference between these two ways of relaxing lies upon its __3.2__ and __3.3__.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦LACUNAS (3.2)  e (3.3):
The difference between these two ways of relaxing lies upon its __3.2__ and __3.3__.
(A diferença entre estas duas maneiras de relaxar encontra-se sobre a qualidade e efeito.
➦IDEIA CONTEXTUAL: quality and effect.
"[...] we should distinguish between them and conscious relaxation in terms of quality and effect"
(devemos distinguir entre eles e relaxamento consciente em termos de qualidade e efeito)
➦LACUNAS PREENCHIDAS:
The difference between these two ways of relaxing lies upon its QUALITY and EFFECT.
_____________________________________________________________________________ 
      Questões   3.4 e 3.5  
In order to feel really relaxed, people should keep their __3.4__ alert at the same time their __3.5__ are at rest.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦LACUNAS (3.4)  e (3.5):
In order to feel really relaxed, people should keep their __3.4__ alert at the same time their __3.5__ are at rest.
Para se sentir realmente relaxado, as pessoas devem manter suas MENTES alertas ao mesmo tempo em que seus CORPOS estão em repouso.
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Regardless of the level of tiredness, real relaxation is a state of alert yet at the same time passive awareness, in which our bodies are at rest while our minds are awake."
(Independentemente do nível de cansaço, o relaxamento real é um estado de alerta, mas ao mesmo tempo uma consciência passiva, em que nossos corpos estão em repouso enquanto nossas mentes estão acordadas.)
➦LACUNAS PREENCHIDAS:
In order to feel really relaxed, people should keep their MINDS alert at the same time their BODIES are at rest.
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   3.6 
Someone who is healthy is supposed to feel relaxed either moving or __3.6__.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦LACUNAS (3.6)
Someone who is healthy is supposed to feel relaxed either moving or __3.6__.
(Alguém que é saudável estar acostumado a sentir-se relaxado, seja em movimento ou em repouso.)
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Moreover, it is natural for a healthy person to be relaxed when moving as resting."
(Além disso, é natural que uma pessoa saudável seja relaxada quando em movimento ou em repouso)
➦LACUNA PREENCHIDA:
Someone who is healthy is supposed to feel relaxed either moving or RESTING.
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   3.7 
It is possible to feel relaxed even when you are moving or doing any other activity, it is just a matter of devoting the right amount of __3.7__ to the things you do, not less or more.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦LACUNAS (3.7)
"It is possible to feel relaxed even when you are moving or doing any other activity, it is just a matter of devoting the right amount of __3.7__ to the things you do, not less or more."
(É possível sentir-se relaxado, mesmo quando você está se movendo ou fazendo qualquer outra atividade, é apenas uma questão de dedicar a quantidade certa de ENERGIA às coisas que você faz, não menos ou mais.)
➦IDEIA CONTEXTUAL:
"[...] Being relaxed in action means we bring the appropriate energy to everything we do,"
(Estar relaxado em ação significa que trazemos a quantidade de energia apropriada para tudo o que fazemos)
➦LACUNA PREENCHIDA:
"It is possible to feel relaxed even when you are moving or doing any other activity, it is just a matter of devoting the right amount of ENERGY to the things you do, not less or more."
_____________________________________________________________________________ 
      Questões    3.8 e 3.9 
If by the time you go to sleep you have a feeling of __3.8__, you are not taking the right relaxation, for by the time your day finishes you should have a feeling of healthy __3.9__.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦LACUNAS (3.8) e (3.9):
If by the time you go to sleep you have a feeling of __3.8__, you are not taking the right relaxation, for by the time your day finishes you should have a feeling of healthy __3.9__.
(Se, no momento em que você for dormir, você tem uma sensação de exaustão, você não está tomando o relaxamento certo, pois, quando terminar o seu dia, você deve ter uma sensação de __3.9__ saudável.
➦IDEIA CONTEXTUAL(2º parágrafo):
"[...] Being relaxed in action means we bring the appropriate energy to everything we do, so as to have a feeling of healthy tiredness by the end of the day, rather than one of exhaustion."
(Estar relaxado em ação significa que trazemos a energia apropriada para tudo o que fazemos, de modo a ter uma sensação de cansaço saudável ao final do dia, em vez de uma exaustão.)
➦LACUNAS PREENCHIDAS:
If by the time you go to sleep you have a feeling of EXHAUSTIONyou are not taking the right relaxation, for by the time your day finishes you should have a feeling of healthy TIREDNESS.
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   3.10 
The text suggests that practicing __3.10__ relaxation is a way of living in nowadays’ stressing world paying close attention to our bodies abilities’ and needs.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito    
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦LACUNA (3.10):
"The text suggests that practicing __3.10__ relaxation is a way of living in nowadays’ stressing world paying close attention to our bodies abilities' and needs."
O texto sugere que praticar o relaxamento consciente é uma maneira de viver hoje em dia "mundo estressante prestando muita atenção às nossas habilidades de corpo" e necessidades.
➦IDEIA CONTEXTUAL(3º parágrafo):
"[...] What needs to be rediscovered is conscious relaxation."
(O que precisa ser redescoberto é o relaxamento consciente.)
➦LACUNA PREENCHIDA:
"The text suggests that practicing CONSCIOUS relaxation is a way of living in nowadays’ stressing world paying close attention to our bodies abilities' and needs."
_____________________________________________________________________________
      Questão   04 
Marque com um (X) a única alternativa correta para cada uma das perguntas abaixo.
_____________________________________________________________________________
      Questão   4.1 
My discovery of Tillie Olsen was a gift from a friend; years ago she gave me her copy of Tell Me a Riddle because she liked the stories and wanted to share the experience.
What do we know of Tillie Olsen?
(A) She is a friend.
(B) She likes stories.
(C) She gives gifts.
(D) She is an author.
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦PEQUENO ARTIGO:
"My discovery of Tillie Olsen was a gift from a friend; years ago she gave me her copy of Tell Me a Riddle because she liked the stories and wanted to share the experience."
(Minha descoberta de Tillie Olsen foi um presente de um amigo; anos atrás, ela me deu sua cópia do Tell Me a Riddle porque gostava das histórias e queria compartilhar a experiência.)
➦A PERGUNTA:
What do we know of Tillie Olsen?
*Alternativa (A): She is a friend.(Ela é uma amiga)
*Alternativa (B): She likes stories.(Ela gosta de histórias)
*Alternativa (C): She gives gifts.(Ela dá presentes)
*Alternativa (D): She is an author.(Ela é autora)
➦IDEIA CONTEXTUAL: Tillie Olsen é uma autora do livro "Tell Me a Riddle".
_____________________________________________________________________________
      Questão   4.2 
The medical journal reported that heart attack victims who recover are approximately five times as likely to die within the next five years as those people without a history of heart disease.
What did this article say about people who have had a heart attack?
(A) They are more likely to die in the near future than others.
(B) They will die in five years.
(C) They are less likely to die than people without a history of heart disease.
(D) They are likely to recover
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦PEQUENO ARTIGO:
"The medical journal reported that heart attack victims who recover are approximately five times as likely to die within the next five years as those people without a history of heart disease."
(A revista médica relatou que as vítimas de ataque cardíaco que se recuperam têm aproximadamente cinco vezes mais chances de morrer nos próximos cinco anos do que aquelas pessoas sem histórico de doença cardíaca.)
➦A PERGUNTA:
What did this article say about people who have had a heart attack?
(O que este artigo disse sobre pessoas que tiveram um ataque cardíaco?)
*Alternativa (A): They are more likely to die in the near future than others.(Elas são mais propensos a morrer em um futuro próximo do que outros.)
*Alternativa (B): They will die in five years.(Eles vão morrer em cinco anos.)
*Alternativa (C): They are less likely to die than people without a history of heart disease.(Eles são menos propensos a morrer do que pessoas sem histórico de doença cardíaca.)
*Alternativa (D): They are likely to recover(Eles provavelmente se recuperarão)
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   4.3 
Thanks to the ubiquitous use of vanilla as a _____ in ice creams and cakes the world over, its taste is more _____ to the majority of people than the appearance of the plant.
Que alternativa contém as palavras que completam correta e respectivamente as lacunas da frase?
(A) flavor – recognize
(B) flavoring – recognizable
(C) flavored – recognized
(D) flavoring – recognizing
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito   B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
➦PEQUENO ARTIGO:
"Thanks to the ubiquitous use of vanilla as a _____ in ice creams and cakes the world over, its taste is more _____ to the majority of people than the appearance of the plant."
(Graças ao uso onipresente da baunilha como _____ em sorvetes e bolos em todo o mundo, seu sabor é mais _____ para a maioria das pessoas do que a aparência da planta.)
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS PARA A 1ª LACUNA: 
*1ª) A lacuna está precedida do artigo 'a', logo a lacuna é um SUBSTANTIVO.
*2ª) O sufixo "ing" é formador de substantivo e portanto das opções dada ,temos o substantivo "FLAVORING"(aromatizante).
(A) flavor – recognize
(B) flavoring – recognizable
(C) flavored – recognized
(D) flavoring – recognizing
➦OBSERVAÇÕES GRAMATICAIS PARA A 2ª LACUNA: 
*1ª) A lacuna está precedida do verbo de ligação 'is' logo a lacuna é um ADJETIVO.
*2ª) Dentre as opções, o adjetivo é o "recognizable"(reconhecível).
*3ª) "recognize" é verbo no presente.
*4ª) "recognizing" é verbo no gerúndio.
*5ª) "recognized" é verbo no passado.
(A) flavor – recognize
(B) flavoring – recognizable
(C) flavored – recognized
(D) flavoring – recognizing
➦ Portanto só resta a opção (B) como correta.
_____________________________________________________________________________
      Questão   05 
Leia o período seguinte. Em cada uma das linhas pode haver uma palavra excedente que torna errada a estrutura da elocução. 
Caso a linha esteja correta, escreva no espaço indicado a palavra “CORRETO”; caso haja alguma palavra extra, escreva-a no espaço indicado.
_____________________________________________________________________________
"Training is not a cost. It's an investment. It really doesn’t matter what much we pay for an investment.
What is really relevant is what we get in return."
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   5.1 
linha 1 ____________
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 5.1   
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
* A 1ª linha é:
"Training is not a cost. It's an investment. It really doesn't matter what much we pay for an investment."
(O treinamento não é um custo. É um investimento. Realmente não importa o que pagamos por um investimento.)
➦ERRO ENCONTRADO: Uso inadequado de 'much'.
*A expressão correta é "It doesn't matter what we pay" e não "It doesn't matter what much we pay".
_____________________________________________________________________________ 
      Questão   5.2 
linha 2 ____________
_____________________________________________________________________________
👍 Comentários e Gabarito da 5.2   
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
A 2ª linha é:
"What is really relevant is what we get in return."
(O que é realmente relevante é o que recebemos em troca.)
➦ERRO ENCONTRADO: Não existe erro gramatical nem erro de semântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário