•
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA-VESTIBULAR-2004. From https://vestibular.ita.br.
❑ ESTRUTURA DA PROVA:
• INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA-VESTIBULAR-2004. From https://vestibular.ita.br.
❑ ESTRUTURA DA PROVA:
- 20 MCQs (Multiple Choice Questions) / 5 Options Each Question.
❑ TEXTO: As questões 01 e 02 referem-se ao texto abaixo.
Job Interview
The Engineer said, "In the neighborhood of $75,00
0 a year, depending on the benefits package."
The HR Person said, "Well, what would you say to a package of 5-weeks vacation, 14 paid holidays,
full medical and dental, company matching retirement fund to 50% of salary, and a company car
leased every 2 years – say, a red Corvette?"
The Engineer sat up straight and said, "Wow!!! Are you kidding?"
And the HR Person said, "Of course, … but you started it."
01 – (ITA/SP-2004) Qual dos adjetivos abaixo melhor descreve a atitude inicial do engenheiro recém-formado?
(Texto extraido de uma mensagem recebida por e-mail)
(A) Bem-humorada.
(B) Corajosa.
(C) Pretensiosa.
(D) Humilde.
(E) Maliciosa.
(B) Corajosa.
(C) Pretensiosa.
(D) Humilde.
(E) Maliciosa.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Qual dos adjetivos abaixo melhor descreve a atitude inicial do engenheiro recém-formado?
(A) Bem-humorada.
(B) Corajosa.
(C) Pretensiosa.
(D) Humilde.
(E) Maliciosa.
(B) Corajosa.
(C) Pretensiosa.
(D) Humilde.
(E) Maliciosa.
>> Atitude pretenciosa (demasiadamente ambicioso) ao pedir um valor muito elevado de U$75,000/ano:
- "[...] The Engineer said, "In the neighborhood of $75,000 a year, depending on the benefits package."
- O engenheiro disse: "Cerca de US$ 75,000 por ano, dependendo do pacote de benefícios."
02 – (ITA/SP-2003/2004) Considere as seguintes interpretações em relação à entrevista:
I. Dentre os benefícios oferecidos pela empresa para a vaga, estão: 5 semanas de férias anuais e um
carro novo a cada 2 anos.
II. O engenheiro recém-formado será contratado pela empresa por um salário que supera suas expectativas.
III. A pretensão salarial do candidato está aquém do que a empresa oferece.
Das afirmações acima, está(ãos) condizente(s) com o texto,
A) apenas a I.
B) apenas a III.
C) apenas I e II.
D) apenas I e III.
E) nenhuma.
B) apenas a III.
C) apenas I e II.
D) apenas I e III.
E) nenhuma.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
será contratado pela empresa por um salário que supera suas expectativas.
III. A pretensão salarial do candidato está aquém do que a empresa oferece.
❑ TEXTO: As questões 03 e 05 referem-se ao texto abaixo.
Considere as seguintes interpretações em relação à entrevista:
I. Dentre os benefícios oferecidos pela empresa para a vaga, estão: 5 semanas de férias anuais e um carro novo a cada 2 anos.
>> NÃO CONDIZENTE COM O TEXTO.
>> Na verdade, o funcionário do RH estava sendo irônico com o engenheiro, pois os benefícios oferecidos não passavam de brincadeira.
- The HR Person said, "Well, what would you say to a package of 5-weeks vacation, 14 paid holidays, full medical and dental, company matching retirement fund to 50% of salary, and a company car leased every 2 years – say, a red Corvette?"
- O funcionário dos RH disse: "Bem, o que diria de um pacote de 5 semanas de férias, 14 feriados remunerados, assistência médica e dentária completa, um fundo de reforma equivalente a 50% do salário da empresa e um carro da empresa alugado a cada 2 anos - digamos , um Corvette vermelho?"
>> NÃO CONDIZENTE COM O TEXTO.
>> O texto não faz menção que o engenheiro será contratado pela
empresa.
empresa.
>> NÃO CONDIZENTE COM O TEXTO.
>> O texto não faz menção que a pretensão salarial do candidato está aquém do que a empresa oferece.
First, let me tell you where I’m coming from.
Before I saw “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, I didn’t know the difference between an orc and an elf, or what Middle-earth was in the middle of. This review is coming to you from a Tolkien-freezone. I went in to Peter Jackson’s movie - the first of a trilogy - with no preconceptions. I came out, three hours later, sorry I’d have to wait a year to see what happens next in Frodo Baggins’s battle against the Dark Lord, Sauron, and thinking a trip to the bookstore to pick “The Two Towers” might be in order. (…)
This is a violent movie - too violent for little ones - and there are moments more “Matrix” than
medieval. Yet it transcends cheap thrills; we root for the survival of our heroes with a depth of feeling
that may come as a surprise. The movie keeps drawing you in deeper. Unlike so many overcooked
action movies these days, “Fellowship” doesn’t entertain you into a stupor. It leaves you with your
wits intact, hungry for more.
- (fonte omitida para evitar indução na resposta)
03 – (ITA/SP-2004) O texto acima foi redigido originalmente como
(A) uma sinopse do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, dirigido por Peter
Jackson.
(B) uma critica ao filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”.
(C) um informativo sobre o lançamento do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, dirigido por Tolkien.
(D) uma palestra sobre a obra literária de Tolkien e os filmes de Peter Jakson.
(E) uma mensagem enviada por e-mail ao fã-clube de Tolkien.
(B) uma critica ao filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”.
(C) um informativo sobre o lançamento do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, dirigido por Tolkien.
(D) uma palestra sobre a obra literária de Tolkien e os filmes de Peter Jakson.
(E) uma mensagem enviada por e-mail ao fã-clube de Tolkien.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
O texto acima foi redigido originalmente como
(A) uma sinopse do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, dirigido por Peter Jackson.
>> INCORRETA.
>> Em uma sinopse, o autor apresenta, de modo objetivo (em geral escrita na 3ª Pessoa do singular), os elementos essenciais da obra e não deve haver comentários ou avaliações pessoais.
>> O texto acima faz uso da 1ª da primeira pessoa do singular (I) e apresenta avaliações pessoais, conforme os trechos:
- “[...] First, let me tell you where I’m coming from. Before I saw “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, I didn’t know the difference between an orc and an elf, or what Middle-earth was in the middle of.”
- “[…] This is a violent movie - too violent for little ones - and there are moments more “Matrix” than medieval.”
>> CORRETA.
>> Em uma RESENHA CRÍTICA, há crítica ou opinião expressa por parte do autor, seja positiva ou negativa.
- "[...] This review is coming to you from a Tolkien-freezone."
- Esta CRÍTICA chega até si de uma zona livre de Tolkien.
>> Na resenha acima:
>> OPINIÃO NEGATIVA sobre o filme:
- “[…] This is a violent movie - too violent for little ones - and there are moments more “Matrix” than medieval.”
- Este é um filme violento - violento demais para os pequenos - e há momentos mais “Matrix” do que medievais,
>> OPINIÃO POSITIVA sobre o filme:
- “[…] It leaves you with your wits intact, hungry for more.”
- Isso deixa você com seu juízo intacto, faminto por mais.
>> INCORRETA.
>> O texto é uma resenha crítica do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”.
(D) uma palestra sobre a obra literária de Tolkien e os filmes de Peter Jakson.
>> INCORRETA.
>> O texto é uma resenha crítica do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”.
>> O texto é uma resenha crítica do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”.
(E) uma mensagem enviada por e-mail ao fã-clube de Tolkien.
>> INCORRETA.
>> O texto é uma resenha crítica do filme “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”.
04 – (ITA/SP-2003/2004) Assinale a opção correta.
(A) O autor do texto é leitor assíduo da obra de Tolkien.
(B) O autor do texto tinha grandes expectativas com relação ao filme antes de assisti-lo.
(C) O filme fez com que o autor se sentisse tentado a adquirir um livro de Tolkien.
(D) O autor recomenda o filme para adultos e crianças.
(E) O filme dirigido por Peter Jackson assemelha-se a Matrix.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Assinale a opção correta.
(A) O autor do texto é leitor assíduo da obra de Tolkien.
(B) O autor do texto tinha grandes expectativas com relação ao filme antes de assisti-lo.
(C) O filme fez com que o autor se sentisse tentado a adquirir um livro de Tolkien.
(D) O autor recomenda o filme para adultos ecrianças.
(E) O filme dirigido por Peter Jackson assemelha-se a Matrix.
(B) O autor do texto tinha grandes expectativas com relação ao filme antes de assisti-lo.
(C) O filme fez com que o autor se sentisse tentado a adquirir um livro de Tolkien.
(D) O autor recomenda o filme para adultos e
(E) O filme dirigido por Peter Jackson assemelha-se a Matrix.
>> TRECHO QUE JUSTIFICA:
- "[...] Unlike so many overcooked action movies these days, “Fellowship” doesn’t entertain you into a stupor. It leaves you with your wits intact, hungry for more."
- Ao contrário de tantos filmes de ação exagerados hoje em dia, “Fellowship” não nos leva ao estupor. Deixa-o com o juízo intacto, faminto por mais.
05 – (ITA/SP-2003/2004) Os termos Yet e Unlike, no segundo parágrafo, significam, respectivamente,
(A) entretanto – diferentemente.
(B) portanto – conforme.
(C) assim – diferentemente.
(D) entretanto – conforme.
(E) assim - no entanto.
(B) portanto – conforme.
(C) assim – diferentemente.
(D) entretanto – conforme.
(E) assim - no entanto.
Comentários e Gabarito A
TÓPICOS - YET (as a conjunction) and "UNLIKE"(as an adverb) :
- This is a violent movie - too violent for little ones - and there are moments more “Matrix” than medieval. Yet it transcends cheap thrills; we root for the survival of our heroes with a depth of feeling that may come as a surprise. The movie keeps drawing you in deeper. Unlike so many overcooked action movies these days, “Fellowship” doesn’t entertain you into a stupor. It leaves you with your wits intact, hungry for more.
Os termos Yet e Unlike, no segundo parágrafo, significam, respectivamente,
(A) entretanto – diferentemente.
(B)portanto – conforme.
(C)assim – diferentemente.
(D) entretanto –conforme.
(E)assim - no entanto.
(B)
(C)
(D) entretanto –
(E)
❑ TEXTO: As questões de 06 a 10 referem-se ao texto a seguir.
And Now, the Birdcast
Radar has been used to track bird migrations since around 1940, says Steve Kelling, who heads BirdSource, a bird database at Cornell University. But the potencial payoff grew about 5 years ago when the government began installing Dopple radar Stations, which yield high-resolution three-dimensional data. Ornithologists are eager to use Doppler to track bird movement, but first, they need to calibrate it with data from the ground.
So Cornell, Clemson University, and other groups have launched BirdCast. Every few hours from 1 April to 31 May, radar images of the Philadelphia to Washington, D. C., area – some filtered to remove weather and reveal birds – will be posted on the project´s Web site (www.birdcast.org). The site will also collect observations from several hundred citizen-scientists (birdwatchers, that is), which will be combined with other data, such as chirps picked up by acoustic monitors. Kelling says the results should reveal the bird’s favorite rest stops, highlighting priority areas for protection. Eventually, BirdCast hopes to go nationwide.
- CIENCE Vol. 288 7 April 2000.
06 – (ITA/SP-2004) A ideia principal abordada pela noticia é
(A) o lançamento do BirdCast, um radar desenvolvido pela Universidade de Cornell, que capta imagens
dos movimentos migratórios de pássaros na primavera.
(B) o lançamento de um novo site na internet que tem por objetivo auxiliar ornitólogos no estudo dos
movimentos migratórios de pássaros na primavera.
(C) a facilidade de acesso de ornitólogos e de “cidadãos-cientistas” a um banco de dados desenvolvido
pela Universidade de Cornell.
(D) a participação de “cidadãos-cientistas” no estudo desenvolvido pela Universidade de Cornell sobre o movimento migratório de pássaros na primavera.
(E) a descoberta de áreas que necessitam de proteção ambiental para preservar espécies raras de pássaros.
(D) a participação de “cidadãos-cientistas” no estudo desenvolvido pela Universidade de Cornell sobre o movimento migratório de pássaros na primavera.
(E) a descoberta de áreas que necessitam de proteção ambiental para preservar espécies raras de pássaros.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
A ideia principal abordada pela noticia é
(A) o lançamento do BirdCast, um radar desenvolvido pela Universidade de Cornell, que capta imagens dos movimentos migratórios de pássaros na primavera.
(B) o lançamento de um novo site na internet que tem por objetivo auxiliar ornitólogos no estudo dos movimentos migratórios de pássaros na primavera.
(C) a facilidade de acesso de ornitólogos e de “cidadãos-cientistas” a um banco de dados desenvolvido pela Universidade de Cornell.
(D) a participação de “cidadãos-cientistas” no estudo desenvolvido pela Universidade de Cornell sobre o movimento migratório de pássaros na primavera.
(E) a descoberta de áreas que necessitam de proteção ambiental para preservar espécies raras de pássaros.
(D) a participação de “cidadãos-cientistas” no estudo desenvolvido pela Universidade de Cornell sobre o movimento migratório de pássaros na primavera.
(E) a descoberta de áreas que necessitam de proteção ambiental para preservar espécies raras de pássaros.
>> TRECHO QUE JUSTIFICA:
- "[...] Passing almost unnoticed in the night, billions of birds will fly over the mid-Atlantic states this spring on their annual migration northward. A new Web site will help ornithologists pinpoint critical habitat for the feathered travelers by combining weather radar data with old-fashioned fieldwork."
- Passando quase despercebidas durante a noite, milhares de milhões de aves sobrevoarão os estados do Médio Atlântico esta Primavera, na sua migração anual para norte. Um novo site ajudará os ornitólogos a identificar habitats críticos para os viajantes emplumados, combinando dados de radar meteorológico com trabalho de campo antiquado.
07 – (ITA/SP-2004) Considere as seguintes asserções:
I. A intenção dos idealizadores do BirdCast é que ele se torne um projeto de abrangência nacional.
II. Radares são utilizados em estudos de movimentos migratórios dos pássaros há mais de 60 anos.
III. A implantação de estações de radar Doppler permite a coleta de dados de alta resolução em três dimensões.
Então, das afirmações acima, está(ão) correta(s)
(A) apenas a I.
(B) apenas a II.
(C) apenas a III.
(D) apenas I e III.
(E) todas.
(B) apenas a II.
(C) apenas a III.
(D) apenas I e III.
(E) todas.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
I. A intenção dos idealizadores do BirdCast é que ele se torne um projeto de abrangência nacional.
>> CORRETA, conforme o trecho:
- "[...] Eventually, BirdCast hopes to go nationwide."
- Finalmente, o BirdCast espera chegar a todo o país.
>> CORRETA, conforme o trecho:
- "[...] Radar has been used to track bird migrations since around 1940, says Steve Kelling, who heads BirdSource, a bird database at Cornell University."
- O radar vem sendo utilizado para acompanhar as migrações de aves desde cerca de 1940, diz Steve Kelling, que dirige a BirdSource, uma base de dados de aves na Universidade de Cornell.
>> CORRETA, conforme o trecho:
- "[...] But the potencial payoff grew about 5 years ago when the government began installing Dopple radar Stations, which yield high-resolution three-dimensional data."
- Mas o potencial retorno cresceu há cerca de cinco anos, quando o governo começou a instalar estações de radar Doppler, que produzem dados de alta resolução em três dimensões.
08 – (ITA/SP-2004) Os termos
- feathered travelers (linha 3), it (linha 7) e which (linha 12)
referem-se, respectivamente, a
(A) ornithologists, bird movement e citizen-scientists.
(B) birds, Doppler e observations.
(C) birds, Doppler e citizen-scientists.
(D) ornithologists, Doppler e observations.
(E) birds, bird movement e observations.
(D) ornithologists, Doppler e observations.
(E) birds, bird movement e observations.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
>> "feathered travelers" → birds.
- "[...] Passing almost unnoticed in the night, billions of birds will fly over the mid-Atlantic states this spring on their annual migration northward. A new Web site will help ornithologists pinpoint critical habitat for the feathered travelers by combining weather radar data with old-fashioned fieldwork."
- Passando quase despercebidas durante a noite, milhares de milhões de aves sobrevoarão os estados do Médio Atlântico esta Primavera, na sua migração anual para norte. Um novo site ajudará os ornitólogos a identificar habitats críticos para os viajantes emplumados, combinando dados de radar meteorológico com trabalho de campo antiquado.
>> "it" → Doppler.
- "[...] Ornithologists are eager to use Doppler to track bird movement, but first, they need to calibrate it with data from the ground."
- Passando quase despercebidas durante a noite, milhares de milhões de aves sobrevoarão os estados do Médio Atlântico esta Primavera, na sua migração anual para norte. Um novo site ajudará os ornitólogos a identificar habitats críticos para os viajantes emplumados, combinando dados de radar meteorológico com trabalho de campo antiquado.
>> "which" → observations.
- "[...] The site will also collect observations from several hundred citizen-scientists (birdwatchers, that is) which will be combined with other data, such as chirps picked up by acoustic monitors."
- O site irá também recolher observações de várias centenas de cientistas-cidadãos (ou seja, observadores de aves), que serão combinadas com outros dados, como sons captados por monitores acústicos.
09 – (ITA/SP-2004) Os termos
- “weather”, em “weather radar data” (linha 3);
- “heads”, em “who heads BirdSource” (linhas 4 e 5); e
- “rest”, em “bird’s” favorite rest stops” (linha 14)
têm, respectivamente, as funções gramaticais de
A) substantivo, substantivo e verbo.
B) adjetivo, substantivo e adjetivo.
C) adjetivo, verbo e adjetivo.
D) adjetivo, verbo e verbo.
E) substantivo, verbo e adjetivo.
B) adjetivo, substantivo e adjetivo.
C) adjetivo, verbo e adjetivo.
D) adjetivo, verbo e verbo.
E) substantivo, verbo e adjetivo.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
>> "[...] A new Web site will help ornithologists pinpoint critical habitat for the feathered travelers by combining weather radar data with old-fashioned fieldwork."
>> Um novo site ajudará os ornitólogos a identificar habitats críticos para os viajantes emplumados, combinando dados de radar meteorológico com trabalho de campo antiquado.
- Em "weather radar data". o vocábulo "weather" funciona como adjetivo.
>> "[...] Radar has been used to track bird migrations since around 1940, says Steve Kelling, who heads BirdSource, a bird database at Cornell University."
>> O radar tem sido utilizado para acompanhar as migrações de aves desde cerca de 1940, diz Steve Kelling, que lidera a BirdSource, uma base de dados de aves na Universidade de Cornell.
- No texto, HEAD funciona como verbo e sinônimo contextual de "TO LEADER"(liderar).
>> Kelling says the results should reveal the bird’s favorite rest stops, highlighting priority areas for protection.
>> Kelling diz que os resultados devem revelar as paragens de descanso favoritas da ave, destacando áreas prioritárias para proteção.
- Em "favorite rest stops". o vocábulo "rest" funciona como adjetivo.
10 – (ITA/SP-2004) Cada uma das opções seguintes se refere a um termo extraído da noticia.
Assinale a opção em que o termo
não corresponde, respectivamente, ao significado e/ou à função gramatical explicitados.
(A) northward (linha 2): rumo ao norte, advérbio.
(B) pinpoint (linha 2): detectar, verbo.
(B) pinpoint (linha 2): detectar, verbo.
(C) data (linha 3): dados, substantivo.
(D) yield (linha 6): fornecer, verbo.
(E) eventually (linha 14): casualmente, advérbio.
(D) yield (linha 6): fornecer, verbo.
(E) eventually (linha 14): casualmente, advérbio.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
>> "NORTHWARD"(ADVERB). Synonyms & Similar Words: identify (identificar), locate (localizar), detect (detectar).
- "[...] Passing almost unnoticed in the night, billions of birds will fly over the mid-Atlantic states this spring on their annual migration northward."
- Passando quase despercebidas durante a noite, milhares de milhões de aves sobrevoarão os estados do Médio Atlântico esta Primavera, na sua migração anual para o norte.
- OUTROS EXEMPLOS:
- To travel northward. (https://dictionary.cambridge.org)
- Viajar para o norte
- We sailed northward(s)."(www.ldoceonline.com)
- Navegamos para o norte.
>> "TO PINPOINT" (as in to identify). Synonyms & Similar Words: identify (identificar), locate (localizar), detect (detectar).
- "[...] A new Web site will help ornithologists pinpoint critical habitat for the feathered travelers by combining weather radar data with old-fashioned fieldwork."
- Um novo site ajudará os ornitólogos a localizar habitats críticos para os viajantes emplumados, combinando dados de radar meteorológico com trabalho de campo antiquado.
- OUTROS EXEMPLOS:
- Emergency workers at the site are still unable to pinpoint the cause of the explosion. (https://dictionary.cambridge.org)
- A equipa de emergência no local ainda não conseguiu identificar a causa da explosão.
- Rescue teams have now pinpointed the location of the ship.
- As equipas de resgate já identificaram a localização do navio.
>> "DATA" [plural, uncountable noun] information or facts - DADOS.
- "[...] A new Web site will help ornithologists pinpoint critical habitat for the feathered travelers by combining weather radar data with old-fashioned fieldwork."
- Um novo site ajudará os ornitólogos a identificar habitats críticos para os viajantes emplumados, combinando dados de radar meteorológico com trabalho de campo antiquado.
- OUTROS EXEMPLOS:
- Experimental data - dados experimentais.
- Historical data - dados históricos.
- Statistical data - dados estatísticos.
>> "YIELD" [verb] - "to produce a result, answer, or piece of information" or "to produce crops, profits etc". - DAR, RENDER, FORNECER.
- "[...] But the potential payoff grow about 5 years ago when the government began installing Dopple radar Stations, which yield high-resolution three-dimensional data."
- Mas o potencial retorno cresceu há cerca de cinco anos, quando o governo começou a instalar estações de radar Dopple, que fornecem dados de alta resolução em 3 dimensões.
- OUTROS EXEMPLOS:
- Our research has only recently begun to yield important results.(www.ldoceonline.com)
- A nossa investigação só recentemente começou a produzir resultados importantes.
- The investigation yielded some unexpected results.(https://dictionary.cambridge.org)
- A investigação produziu alguns resultados inesperados.
>> "EVENTUALLY" [Adverb] - FINALMENTE, POR FIM, COM O TEMPO.
- "[...] Eventually, BirdCast hopes to go nationwide."
- Finalmente, o BirdCast espera chegar a todo o país.
- OUTROS EXEMPLOS:
- We eventually got home at midnight.(https://dictionary.cambridge.org)
- Nós finalmente chegamos em casa à meia-noite.
- Space travel will eventually become common.
- Com o tempo, a viagem para o espaço se tornará comum.
➧ INSTRUÇÃO: As questões de 11 a 12 referem-se ao texto a seguir.
Commentary
Human Development 1997;40:96-101
A New Generation: New Intellectual Opportunities
The Catholic University of America, Washington, D.C., USA
These comments on the publication of the new handbook are written from the perspective of a member of
the in-between generation. In-betweeners were born about the time Murchison edited the first and second
handbooks in the 1930s. They spent childhood watching newreels of World War II at movie houses featuring
‘cowboy’ serials on Saturday afternoons. Their professional education straddled two psychological eras. It
began just as the ‘experimental psychology’ paradigm was ending its domination and it was completed as
new alternatives were coming into view.
(…)
Had they been born just a few years earlier, they would have been part of that powerful and long-lasting
generation that entered the military during World War II and filled the universities immediately after the war.
This unusual cohort held leadership in the discipline of psychology in general and developmental psychology,
in particular, for several decades.
(…)
- Vol. 288 7 April 2000
A New Generation: New Intellectual Opportunities
Uma nova geração: novas oportunidades intelectuais
James Youniss
The Catholic University of America, Washington, D.C., USA
Universidade Católica da América, Washington, D.C., EUA
These comments on the publication of the new handbook are written from the perspective of a member of the in-between generation.
Estes comentários sobre a publicação do novo manual foram escritos na perspectiva de um membro da geração intermédia.
In-betweeners were born about the time Murchison edited the first and second handbooks in the 1930s.
Os intermédios nasceram na época em que Murchison publicaram o primeiro e o segundo manuais na década de 1930.
They spent childhood watching newreels of World War II at movie houses featuring ‘cowboy’ serials on Saturday afternoons.
Passaram a infância a ver novos filmes da Segunda Guerra Mundial em cinemas com séries de “cowboy” nas tardes de sábado.
Their professional education straddled two psychological eras.
Estes comentários sobre a publicação do novo manual foram escritos na perspectiva de um membro da geração intermédia.
It began just as the ‘experimental psychology’ paradigm was ending its domination and it was completed as new alternatives were coming into view.
Começou no momento em que o paradigma da “psicologia experimental” estava a terminar o seu domínio e foi concluído à medida que novas alternativas foram surgindo.
Had they been born just a few years earlier, they would have been part of that powerful and long-lasting generation that entered the military during World War II and filled the universities immediately after the war.
Se tivessem nascido apenas alguns anos antes, teriam feito parte daquela geração poderosa e duradoura que se juntou às forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial e encheu as universidades imediatamente após a guerra.
This unusual cohort held leadership in the discipline of psychology in general and developmental psychology, in particular, for several decades.
Este grupo invulgar manteve a liderança na disciplina da psicologia em geral e da psicologia do desenvolvimento, em particular, durante várias décadas.
11 – (ITA/SP-2004) Assinale a opção que não expressa uma ideia contida no texto.
(A) O autor dos comentários sobre o novo manual escreve da perspectiva de um membro da geração de psicólogos que se autodenominam “intermediários”.
(B) Os “intermediários” passaram a infância assistindo a noticiários sobre a 2ª Guerra Mundial.
(C) Os “intermediários” nasceram no período entre a edição do 1° e do 2° Manuais editados por Murchison, nos anos 30.
(D) A formação profissional dos “intermediários” deu-se entre dois períodos da Psicologia.
(E) Na época da 2ª Guerra, os cinemas exibiam filmes de cowboy para as crianças nas tardes de sábado.
(C) Os “intermediários” nasceram no período entre a edição do 1° e do 2° Manuais editados por Murchison, nos anos 30.
(D) A formação profissional dos “intermediários” deu-se entre dois períodos da Psicologia.
(E) Na época da 2ª Guerra, os cinemas exibiam filmes de cowboy para as crianças nas tardes de sábado.
Comentários e Gabarito C
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Assinale a opção que não expressa uma ideia contida no texto.
(A) O autor dos comentários sobre o novo manual escreve da perspectiva de um membro da geração de psicólogos que se autodenominam “intermediários”.
(B) Os “intermediários” passaram a infância assistindo a noticiários sobre a 2ª Guerra Mundial.
(C) Os “intermediários” nasceram no período entre a edição do 1° e do 2° Manuais editados por Murchison, nos anos 30.
(C) Os “intermediários” nasceram no período entre a edição do 1° e do 2° Manuais editados por Murchison, nos anos 30.
- In-betweeners were born about the time Murchison edited the first and second handbooks in the 1930s.
- Os intermediários nasceram na época em que Murchison publicaram o primeiro e o segundo manuais na década de 1930.
(E) Na época da 2ª Guerra, os cinemas exibiam filmes de cowboy para as crianças nas tardes de sábado.
12 – (ITA/SP-2004) Assinale a opção que contém uma expressão equivalente a:
- “Had they been born”, em “Had they been born just a few years earlier...” (linha 7)
e que, portanto, poderia vir a substituí-la no texto.
(A) They had been born...
(B) When they had been born…
(C) As they had been born…
(D) Whether they had been born…
(E) If they had been born…
(B) When they had been born…
(C) As they had been born…
(D) Whether they had been born…
(E) If they had been born…
Comentários e Gabarito E
TÓPICO - USO DE INVERSÃO :
>> Uso de inversões para dar um ar mais teatral à frase é com as terceiras condicionais em inglês (aquelas que formulam hipóteses para algo que já aconteceu e não tem mais correção. Aí, a inversão também substitui o if.
- ORDEM NORMAL: If they had been born …
- ORDEM INVERTIDA: Had they been born ...
13 – (ITA/SP-2004) Assinale a opção que contém a melhor tradução de
- “that powerful and long-lasting generation” (linhas 7 e 8).
(A) Aquela geração poderosa e duradoura.
(B) Aquela geração forte e cheia de oportunidades.
(C) Aquela geração poderosa e eficiente.
(D) Aquela geração forte e aproveitadora.
(E) Aquela geração poderosa e eterna.
(B) Aquela geração forte e cheia de oportunidades.
(C) Aquela geração poderosa e eficiente.
(D) Aquela geração forte e aproveitadora.
(E) Aquela geração poderosa e eterna.
Comentários e Gabarito A
TÓPICO - VOCABULÁRIO & TRADUÇÃO :
- “that powerful and long-lasting generation” (linhas 7 e 8).
(A) Aquela geração poderosa e duradoura.
(B) Aquela geração forte e cheia de oportunidades.
(C) Aquela geração poderosa e eficiente.
(D) Aquela geração forte e aproveitadora.
(E) Aquela geração poderosa e eterna.
(B) Aquela geração forte e cheia de oportunidades.
(C) Aquela geração poderosa e eficiente.
(D) Aquela geração forte e aproveitadora.
(E) Aquela geração poderosa e eterna.
>> "LONG-LASTING" (adjective) - DURABLE (DURÁVEL, DURADOURO).
14 – (ITA/SP-2003/2004) O termo cohort (linha 9) refere-se
A) ao grupo autodenominado intermediário.
B) à geração a que pertence o autor do texto.
C) à geração que participou da 2ª Guerra Mundial.
D) a estudantes universitários de Psicologia.
E) a profissionais do campo da Psicologia Experimental.
B) à geração a que pertence o autor do texto.
C) à geração que participou da 2ª Guerra Mundial.
D) a estudantes universitários de Psicologia.
E) a profissionais do campo da Psicologia Experimental.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
➧ INSTRUÇÃO: As questões 15 e 16 referem-se ao texto a seguir.
Men in cobalt-blue
ICARO August 2003 .
15 – (ITA/SP-2003/2004) Assinale a opção que não está de acordo com o texto.
A) Ao criar seu mais recente perfume, Ralph Lauren inspirou-se na liberdade sugerida pela cor
azul.
B) O novo perfume de Ralph Lauren foi criado após 25 anos de existência do Polo original.
C) Um perfume é uma essência líquida de ervas, frutas, flores e certas madeiras.
D) Para Ralph Lauren, o homem urbano, que gosta de aventuras, sempre vai usar um Polo original.
E) O nome do novo perfume de Ralph Lauren é Polo Ralph Lauren Blue.
B) O novo perfume de Ralph Lauren foi criado após 25 anos de existência do Polo original.
C) Um perfume é uma essência líquida de ervas, frutas, flores e certas madeiras.
D) Para Ralph Lauren, o homem urbano, que gosta de aventuras, sempre vai usar um Polo original.
E) O nome do novo perfume de Ralph Lauren é Polo Ralph Lauren Blue.
Comentários e Gabarito D
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
16 – (ITA/SP-2003/2004) Os adjetivos
- “warm” e “soft” em “warm tones” (linha 4) e
- “soft scents” (linha 5)
significam,
respectivamente,
A) quentes e aconchegantes.
B) cálidos e suaves.
C) sutis e refrescantes.
D) leves e macios.
E) fortes e leves.
B) cálidos e suaves.
C) sutis e refrescantes.
D) leves e macios.
E) fortes e leves.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
➧ INSTRUÇÃO: As questões 17 refere-se ao Cartoon a seguir.
Qual das opções abaixo melhor preenche a lacuna no cartoon?
A) you’re replaced.
B) you’re being replaced.
C) you were replaced.
D) you replaced.
E) you’ve replaced.
B) you’re being replaced.
C) you were replaced.
D) you replaced.
E) you’ve replaced.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
(1) PRESENT CONTINOUS = something is hapenning now.
(2) PRESENT CONTINOUS é o tempo verbal que usamos em contexto quando queremos dizer que algo está acontecendo exatamente agora (RIGHT NOW) ou que está acontecendo no meio de um ação (IN THE MIDDLE OF THE ACTION).
(3) Também é usado para expressar o desenvolvimento e as ações que estão programadas para o futuro próximo.
(4) ESTRUTURA SIMPLES = am/is/are + Verb-ing.
(5) ESTRUTURA (voz passiva) = am/is/are + BEING + PARTICIPLE PAST + BY.
➧ IDEIA CONTEXUAL DO CARTOON:
- No cartoon, o chefe chega e diz ao empregado: Más notícias Cromwell - VOCÊ ESTÁ SENDO SUBSTITUÍDO POR uma máquina (um robô).
- A ideia contextual é que a ação ESTÁ ACONTECENDO no momento da fala do chefe, o que determina o uso do PRESENT CONTINUOUS ou PRESENT PROGRESSIVE.
- Na fala, foi utilizada a preposição BY que é uma palavra de sinalização de VOZ PASSIVA a qual é usada quando se busca enfatizar o receptor da ação, ou seja, o SUJEITO PACIENTE.
- Sendo assim, o cartoon retrata o PRESENT PROGRESSIVE WITH PASSIVE VOICE.
- Sentença completa:
- Bad news Cromwell – you’re being replaced by a machine.
- Más notícias Cromwell - você está sendo substituído por uma máquina.
Qual das opções abaixo melhor preenche a lacuna no cartoon?
(A) you’re replaced. (Não cabe SIMPLE PRESENT)
(B) you’re being replaced. (VOZ PASSIVA, é usado quando se busca enfatizar o sujeito paciente (YOU) da ação)
(C) you were replaced. (Não cabe SIMPLE PAST)
(D) you replaced. (Não cabe SIMPLE PAST)
(E) you’ve replaced. (Não cabe PRESENT PERFECT)
➧ INSTRUÇÃO: As questões de 18 a 20 referem-se ao texto a seguir.
IN THE PIPELINE
Project coordinator Mark Sawyer explained that the inspection system employs a tractor-mounted CCD matrix camera and curved mirrors for imaging inside the pipes, and proprietary software to convert the data into a perspective that humans can interpret. It will enable rapid detection of defects in pipe walls and could be in operation within 18 months.
“The prospect of using the sewers for telecommunications is still evolving”, he said. Commercial relationships between cable companies and sewer landlords must be negotiated, and the technology to install cables has yet to be developed. “However”, he added, “an accurate survey of the sewer system brings it closer.” It’s a concept that could well “go down the tubes”.
PHOTONICS SPECTRA March 2003 p.176
18 – (ITA/SP-2003/2004) A ideia principal abordada pelo texto é
A) a busca de formas alternativas para tratamento de água e esgoto na Europa.
B) a implementação imediata de novas tecnologias no campo das telecomunicações.
C) o uso de tecnologia avançada na detecção de de feitos em cabos utilizados para telecomunicações.
D) a possibilidade de utilização dos encanamentos de água e esgoto também para instalação de cabos de telecomunicações.
E) o aprimoramento das relações comerciais entre empresas dos setores de tratamento de água e de telecomunicações.
B) a implementação imediata de novas tecnologias no campo das telecomunicações.
C) o uso de tecnologia avançada na detecção de de feitos em cabos utilizados para telecomunicações.
D) a possibilidade de utilização dos encanamentos de água e esgoto também para instalação de cabos de telecomunicações.
E) o aprimoramento das relações comerciais entre empresas dos setores de tratamento de água e de telecomunicações.
Comentários e Gabarito D
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
19 – (ITA/SP-2003/2004) Considere as seguintes asserções:
I. O projeto Isaac entrará em funcionamento dentro de um ano e meio.
II. O software utilizado no projeto Isaac é um dos componentes essenciais para auxiliar na detecção de defeitos em encanamentos de água e esgoto.
III. O projeto Isaac também é responsável por uma iniciativa mais ampla de uma Comissão Europeia responsável por pesquisas no campo tecnológico.
Então, das afirmações acima, está(ão) correta(s):
A) apenas a I.
B) apenas a II.
C) apenas a III.
D) apenas II e III.
E) apenas I e II.
B) apenas a II.
C) apenas a III.
D) apenas II e III.
E) apenas I e II.
Comentários e Gabarito B
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
20 – (ITA/SP-2003/2004) Assinale a opção que não condiz com o texto:
A) 'sparked' (linha 2), em "has sparked interest", tem significado semelhante a 'stimulated'.
B) 'lay' (linha 2), em "lay cables", é o mesmo que 'install'.
C) 'enable' (linha 8), em "will enable rapid detection”, significa o mesmo que 'allow'.
D) 'evolving' (linha 10), em "is still evolving", é o mesmo que ‘in progress’.
E) 'go down the tubes' (linha 13) é usado com significado semelhante a 'fail'.
B) 'lay' (linha 2), em "lay cables", é o mesmo que 'install'.
C) 'enable' (linha 8), em "will enable rapid detection”, significa o mesmo que 'allow'.
D) 'evolving' (linha 10), em "is still evolving", é o mesmo que ‘in progress’.
E) 'go down the tubes' (linha 13) é usado com significado semelhante a 'fail'.
Comentários e Gabarito E
TÓPICOS - VOCABULÁRIO & RELAÇÃO SEMÂNTICA COM TRECHO DO TEXTO :
Nenhum comentário:
Postar um comentário