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domingo, 14 de dezembro de 2014

UNESP-2006-VESTIBULAR - FIM DE ANO - LÍNGUA INGLESA-PROVA OBJETIVA-UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - PROVA COM GABARITO.

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➧ PROVA DE LÍNGUA INGLESA: UNESP-2006-VESTIBULAR-1ªFASE-VESTIBULAR-FIM DE ANO-PROVA OBJETIVA, prova aplicada em 29/11/2005.

➧ BANCA/ORGANIZADORVUNESP - Vestibular da Universidade Estadual Paulista - www.vunesp.com.br, https://www2.unesp.br/

 PADRÃO/COMPOSIÇÃO DA PROVA: It consists of 12 multiple-choice questions.

 GABARITO:


01-D,  02-B,  03-A,  04-D,  05-C
06-A,  07-C,  08-B,  09-E,  10-E
11-B,  12-D


➧ PROVA:

 TEXT 1: Leia o texto 1 e responda às questões de números 73 e 74.
Terrorism

Terrorism The term “terrorism” is controversial and has many definitions, none of which are universally accepted. The Oxford English Dictionary defines terrorism as “a policy intended to strike with terror those against whom it is adopted; the employment of methods of intimidation; the fact of terrorizing or condition of being terrorized”. It is almost always used in a pejorative sense, to describe the violence of an enemy as being immoral or wanton. No known group describes itself as “terrorist”.

Theories on the causes of terrorism include:

• sociological explanations which focus on the position of the perpetrators in society
• conflict theory which includes their relationship to those in power
• ideological explanations which focus on the differences in ideology, and the different goals of the ideologies
• media theory explanations which treat terrorist acts as a form of communication

Some anti-terrorist commentators refuse to consider the causes, since that implies justification. For them, the terrorists are simply evil people. Some theories of the ethics of terrorism also exist, and they too are concerned with moral judgment on terrorism and specific actions. They do not attempt to explain its origins. They often treat terrorism as a form of warfare, and refer to the just war theory, and to war crimes law.
(http://en.wikipedia.org/wiki/Terrorism)

01
 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Escolha a alternativa correta.

(A) O termo terrorismo é controvertido, possuindo muitas definições. Apesar dessa variedade, o conceito apresentado pelo Oxford English Dictionary parece ser o universalmente aceito: terrorismo corresponde ao curso de ações empregadas para combater com terror o inimigo violento que não partilha das mesmas idéias.
(B) Apesar da variedade, parece existir um certo consenso sobre o conceito de terrorismo. Segundo o Oxford English Dictionary, terrorismo pode ser, então, entendido como um curso de ações violentas que, envolvendo métodos de intimidação, é sempre usado com uma conotação pejorativa.
(C) O termo terrorismo possui várias definições, todas aceitas universalmente. Segundo o Oxford English Dictionary, terrorismo pode ser entendido como o curso de ações contra a polícia que, nas greves, usa métodos de intimidação para combater os inimigos. É um termo sempre utilizado no sentido pejorativo.
(D) Apesar das várias definições existentes, não existe um consenso sobre o que seja terrorismo. Entre as explicações contidas no Oxford English Dictionary, pode-se entender terrorismo como o curso de ações que envolve métodos de intimidação e combate com terror aqueles contra os quais é dirigido.
(E) Embora o termo terrorismo possa ter várias definições, a universalmente adotada é a apresentada no Oxford English Dictionary. Segundo essa fonte, terrorismo é um termo pejorativo que descreve a violência de um inimigo imoral que usa métodos de intimidação contra a polícia, nas greves.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) O termo terrorismo é controvertido, possuindo muitas definições. Apesar dessa variedade, o conceito apresentado pelo Oxford English Dictionary parece ser o universalmente aceito: terrorismo corresponde ao curso de ações empregadas para combater com terror o inimigo violento que não partilha das mesmas idéias.
(B) Apesar da variedade, parece existir um certo consenso sobre o conceito de terrorismo. Segundo o Oxford English Dictionary, terrorismo pode ser, então, entendido como um curso de ações violentas que, envolvendo métodos de intimidação, é sempre usado com uma conotação pejorativa.
(C) O termo terrorismo possui várias definições, todas aceitas universalmente. Segundo o Oxford English Dictionary, terrorismo pode ser entendido como o curso de ações contra a polícia que, nas greves, usa métodos de intimidação para combater os inimigos. É um termo sempre utilizado no sentido pejorativo.
(D) Apesar das várias definições existentes, não existe um consenso sobre o que seja terrorismo. Entre as explicações contidas no Oxford English Dictionary, pode-se entender terrorismo como o curso de ações que envolve métodos de intimidação e combate com terror aqueles contra os quais é dirigido.
(E) Embora o termo terrorismo possa ter várias definições, a universalmente adotada é a apresentada no Oxford English Dictionary. Segundo essa fonte, terrorismo é um termo pejorativo que descreve a violência de um inimigo imoral que usa métodos de intimidação contra a polícia, nas greves.

02 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Escolha a alternativa correta, de acordo com o texto 1.

(A) Alguns comentaristas antiterroristas se recusam a considerar que o terrorismo possa ser causado por questões ideológicas e pelo tratamento que a mídia dá aos atos terroristas. Para eles, os terroristas são simplesmente pessoas ignorantes.
(B) As teorias sobre as causas do terrorismo parecem contemplar explicações de natureza sociológica e ideológica, além de levar em consideração os conflitos de poder e o enfoque dado pela mídia aos atos terroristas.
(C) Como é difícil conceituar terrorismo, é igualmente difícil identificar suas causas. Entretanto, possíveis explicações para causas do terrorismo indicam razões de natureza sociológica e ideológica, exclusivamente.
(D) Embora seja fácil conceituar, é controvertido apontar as causas do terrorismo. Entretanto, possíveis explicações para causas do terrorismo indicam razões de natureza sociológica e ideológica, exclusivamente.
(E) Entre as inúmeras causas do terrorismo podemos relacionar as questões éticas relativas a julgamento moral e ações específicas. Apesar da identificação de suas causas, o terrorismo sempre tem sido combatido como se fosse uma guerra.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) Alguns comentaristas antiterroristas se recusam a considerar que o terrorismo possa ser causado por questões ideológicas e pelo tratamento que a mídia dá aos atos terroristas. Para eles, os terroristas são simplesmente pessoas ignorantes.
(B) As teorias sobre as causas do terrorismo parecem contemplar explicações de natureza sociológica e ideológica, além de levar em consideração os conflitos de poder e o enfoque dado pela mídia aos atos terroristas.
(C) Como é difícil conceituar terrorismo, é igualmente difícil identificar suas causas. Entretanto, possíveis explicações para causas do terrorismo indicam razões de natureza sociológica e ideológica, exclusivamente.
(D) Embora seja fácil conceituar, é controvertido apontar as causas do terrorismo. Entretanto, possíveis explicações para causas do terrorismo indicam razões de natureza sociológica e ideológica, exclusivamente.
(E) Entre as inúmeras causas do terrorismo podemos relacionar as questões éticas relativas a julgamento moral e ações específicas. Apesar da identificação de suas causas, o terrorismo sempre tem sido combatido como se fosse uma guerra.

INSTRUÇÃO: De acordo com as informações contidas no texto 1, assinale a alternativa correta para cada uma das questões de números 75 a 77.

03 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa em que os termos denotam, respectivamente, o mesmo significado das expressões destacadas na sentença:

Terrorism is almost always used in a pejorative sense.

(A) practically all the time ... depreciatory
(B) sometimes ... offensive
(C) nearly all the time ... constructive
(D) all the time ... positive
(E) once in a while ... destructive

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) practically all the time ... depreciatory
(B) sometimes ... offensive
(C) nearly all the time ... constructive
(D) all the time ... positive
(E) once in a while ... destructive

04 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa que expressa o mesmo significado de:

It seems that some theories can’t explain the origins of terrorism.

(A) It seems that the origins of terrorism weren’t explained by all theories.
(B) It seems that the origins of terrorism shouldn’t be explained by theories.
(C) It seems that all theories might be explained by the origins of terrorism.
(D) It seems that the origins of terrorism are explained by all theories.
(E) It seems that the origins of terrorism can’t be explained by some theories.

👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) Parece que as origens do terrorismo não foram explicadas por todas as teorias.
(B) Parece que as origens do terrorismo não devem ser explicadas por teorias.
(C) Parece que todas as teorias podem ser explicadas pelas origens do terrorismo.
(D) Parece que as origens do terrorismo são explicadas por todas as teorias.
(E) Parece que as origens do terrorismo não podem ser explicadas por algumas teorias.

05 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa que preenche corretamente a sentença:

If some anti-terrorist commentators _____ the causes of terrorism, they ______ justifications for it.

(A) accept ... also accepted
(B) don’t refuse ... wouldn’t refuse
(C) accepted ... would also accept
(D) wouldn’t refuse ... didn’t refuse
(E) accepted ... won’t refuse

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) accept ... also accepted
(B) don’t refuse ... wouldn’t refuse
(C) accepted ... would also accept
(D) wouldn’t refuse ... didn’t refuse
(E) accepted ... won’t refuse

TEXTO 2: Leia o texto 2 e responda às questões de números 78 e 79.

How do terrorist organizations use the internet?

The internet is an increasingly useful tool for terrorists, whose online activities include information-sharing, propaganda, and possibly, cyberterrorism. Over the last ten years, the number of terrorist sites has jumped from less than 100 to as many as 4,000. “This has particularly taken off since the war in Iraq, as many of the insurgency groups there have many sites and message boards to help their network”, says SITE Institute, a Washington DCbased terrorist-tracking group. “The greatest advantage [of the internet] is stealth”, says John Arquilla, professor of defense analysis at the Naval Postgraduate School. “[Terrorists] swim in an ocean of bits and bytes”. But the same anonymity that draws terrorists into the cyber world may also enable law-enforcement officials to spy on them undetected. (…)

Today, terrorists give orders, plan attacks, and even send funds via online message boards and chat rooms. Terrorist sites also serve as virtual training grounds, offering tutorials on making bombs, firing surface-to-air-missiles, shooting at U.S. soldiers, and sneaking into Iraq from abroad. The internet also provides a venue for terrorists to disseminate their message, experts say. Terrorist sites broadcast propaganda videos designed to boost morale, raise funds, or recruit new members. (…)

There is some debate within the counterterrorism community about how to combat terrorist sites. Some experts say monitoring websites can provide valuable information about terrorist activities. “You can see who’s posting what and who’s paying for it”, one expert says. (…) Other experts advocate a more aggressive approach; they say shutting down websites, even temporarily, can disrupt a terrorist group’s activities.

The United States have tried to prosecute webmasters who run terrorist websites in the West, but has run into opposition from free speech advocates. “Sites that tell the terrorist side of the story go right up to the brink of civil liberties”, Arquilla says.
(http://cfrterrorism.org/home)

06
 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa correta.

(A) A internet tem sido um instrumento útil para, por exemplo, troca de informações, planejamento de ações, treinamentos e remessas de fundos, contribuindo para o crescimento do ciberterrorismo. Uma prova disso é que, nos últimos 10 anos, o número de sites de terrorismo cresceu cerca de 40 vezes.
(B) A internet tem sido um instrumento razoavelmente útil para a troca de informações e planejamento de ações, contribuindo para o crescimento do ciberterrorismo. Por conta disso, o número de sites sobre terrorismo cresceu cerca de 400 vezes, ao longo dos últimos 10 anos.
(C) Apesar de todas as ferramentas disponíveis, a internet tem gerado um espaço online ainda restrito à ação de terroristas. Embora o número de sites sobre terrorismo tenha crescido mais de 4000 vezes, eles ainda são pouco eficientes para divulgar as atividades dos grupos terroristas.
(D) Devido à grande quantidade de ferramentas disponíveis, a internet tem gerado um espaço online bastante promissor à ação de terroristas. Acusando um crescimento exato de 4000 sites em 10 anos, a internet tem sido suficiente para divulgar informações e propaganda e para planejar ações terroristas.
(E) Nos últimos 10 anos, a internet tem se mostrado um local de divulgação do terrorismo, hospedando 4000 sites que compartilham informações e oferecem tutoriais sobre como construir bombas e mísseis. Alguns peritos estão monitorando esses sites e contribuindo para que se tornem cada vez mais informativos.

👍 Comentários e Gabarito  A 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) A internet tem sido um instrumento útil para, por exemplo, troca de informações, planejamento de ações, treinamentos e remessas de fundos, contribuindo para o crescimento do ciberterrorismo. Uma prova disso é que, nos últimos 10 anos, o número de sites de terrorismo cresceu cerca de 40 vezes.
(B) A internet tem sido um instrumento razoavelmente útil para a troca de informações e planejamento de ações, contribuindo para o crescimento do ciberterrorismo. Por conta disso, o número de sites sobre terrorismo cresceu cerca de 400 vezes, ao longo dos últimos 10 anos.
(C) Apesar de todas as ferramentas disponíveis, a internet tem gerado um espaço online ainda restrito à ação de terroristas. Embora o número de sites sobre terrorismo tenha crescido mais de 4000 vezes, eles ainda são pouco eficientes para divulgar as atividades dos grupos terroristas.
(D) Devido à grande quantidade de ferramentas disponíveis, a internet tem gerado um espaço online bastante promissor à ação de terroristas. Acusando um crescimento exato de 4000 sites em 10 anos, a internet tem sido suficiente para divulgar informações e propaganda e para planejar ações terroristas.
(E) Nos últimos 10 anos, a internet tem se mostrado um local de divulgação do terrorismo, hospedando 4000 sites que compartilham informações e oferecem tutoriais sobre como construir bombas e mísseis. Alguns peritos estão monitorando esses sites e contribuindo para que se tornem cada vez mais informativos.

07 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa correta, de acordo com o texto 2.

(A) O combate a sites sobre terrorismo tem provocado debates, colocando, de um lado, os webmasters favoráveis ao monitoramento para gerar acesso a informações de atividades terroristas; de outro, os webmasters favoráveis à obstrução permanente desses sites, com a finalidade de interromper as atividades de grupos terroristas.
(B) Discussões sobre sites terroristas têm dividido opiniões: de um lado ficam os defensores do não monitoramento dos sites e, assim, da liberdade de expressão; de outro, ficam os defensores da não obstrução desses sites e, conseqüentemente, da continuidade das atividades de grupos terroristas.
(C) O combate a sites sobre terrorismo tem gerado debates, colocando, de um lado, os peritos favoráveis ao monitoramento para garantir acesso a informações sobre atividades terroristas; de outro, os favoráveis à obstrução temporária desses sites para interromper as atividades de grupos terroristas.
(D) Apesar de ser uma questão bastante contestável, a permanência de sites sobre terrorismo tem provocado unanimidade entre os peritos no assunto. De acordo com eles, os sites tanto devem ser monitorados quanto obstruídos pois, assim, as informações sobre ações terroristas podem ser bloqueadas tão logo sejam obtidas.
(E) Apesar de ser uma questão fácil de ser resolvida, a permanência de sites sobre terrorismo tem provocado debates entre os peritos no assunto. De acordo com eles, os sites devem ser monitorados mas não obstruídos pois, assim, as informações sobre ações terroristas não podem ser bloqueadas tão logo sejam obtidas.

👍 Comentários e Gabarito  C 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) O combate a sites sobre terrorismo tem provocado debates, colocando, de um lado, os webmasters favoráveis ao monitoramento para gerar acesso a informações de atividades terroristas; de outro, os webmasters favoráveis à obstrução permanente desses sites, com a finalidade de interromper as atividades de grupos terroristas.
(B) Discussões sobre sites terroristas têm dividido opiniões: de um lado ficam os defensores do não monitoramento dos sites e, assim, da liberdade de expressão; de outro, ficam os defensores da não obstrução desses sites e, conseqüentemente, da continuidade das atividades de grupos terroristas.
(C) O combate a sites sobre terrorismo tem gerado debates, colocando, de um lado, os peritos favoráveis ao monitoramento para garantir acesso a informações sobre atividades terroristas; de outro, os favoráveis à obstrução temporária desses sites para interromper as atividades de grupos terroristas.
(D) Apesar de ser uma questão bastante contestável, a permanência de sites sobre terrorismo tem provocado unanimidade entre os peritos no assunto. De acordo com eles, os sites tanto devem ser monitorados quanto obstruídos pois, assim, as informações sobre ações terroristas podem ser bloqueadas tão logo sejam obtidas.
(E) Apesar de ser uma questão fácil de ser resolvida, a permanência de sites sobre terrorismo tem provocado debates entre os peritos no assunto. De acordo com eles, os sites devem ser monitorados mas não obstruídos pois, assim, as informações sobre ações terroristas não podem ser bloqueadas tão logo sejam obtidas.

INSTRUÇÃO: De acordo com as informações contidas no texto 2, assinale a alternativa correta para cada uma das questões de números 80 a 82.

08 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa que preenche corretamente a sentença:
John Arquilla declared that the greatest advantage of the internet _____ stealth, and that terrorists _____ in an ocean of bits and bytes.
(A) was ... swim
(B) is ... swam
(C) is ... has swum
(D) was ... swam
(E) was ... swimming

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

09 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa que expressa o mesmo sentido da expressão destacada na sentença:

Other experts advocate a more aggressive approach: to shut websites down.

(A) more persuasive methods
(B) a cooler instruction
(C) a more receptive strategy
(D) a shocking performance
(E) a more violent attitude
👍 Comentários e Gabarito  E 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

10 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

Indique a alternativa que preenche corretamente a sentença:

Although it is possible to identify who _____ a website, it is impossible to avoid ______ some ethical consequences of disclosing anonymity.

(A) run ... cope
(B) runs ... dealing with
(C) have ... respond to
(D) running ... coping with
(E) has run ... dealing

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) run ... cope
(B) runs ... dealing with
(C) have ... respond to
(D) running ... coping with
(E) has run ... dealing

INSTRUÇÃO: As questões de números 83 e 84 referem-se aos textos 1 e 2.

11 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

A leitura dos dois textos permite afirmar que:

(A) não se pode articular nenhuma discussão sobre terrorismo porque, até o momento e apesar de todas as facilidades de comunicação e troca de informações disponíveis via internet, ainda não sabemos, ao certo, o que é terrorismo.
(B) embora não haja uma definição única para terrorismo, é possível buscar algumas explicações para suas causas e reconhecer que a internet tem sido um instrumento potencialmente útil à preparação e divulgação de atos terroristas.
(C) há duas formas de terrorismo: uma é aquela que não conseguimos definir mas sobre a qual podemos buscar explicações de natureza sociológica e ideológica; a outra é aquela veiculada pela internet, nos vários sites sobre o assunto.
(D) a internet permite uma divulgação exagerada de atos terroristas porque os sites, em geral, não são monitorados pelas autoridades competentes. Por isso, os textos exigem a tomada de duas medidas agressivas: de censura e obstrução de sites.
(E) o anonimato que a internet permite ao terrorista também garante que os agentes da lei possam agir sem serem identificados. Essas características da internet, então, definem o que é o terrorismo.

👍 Comentários e Gabarito  B 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:

12 – (UNESP-2006-VESTIBULAR-FIM DE ANO-OBJETIVA)

A leitura dos dois textos também permite afirmar que:

(A) as teorias que procuram esclarecer as causas do terrorismo equacionam completamente a questão, permitindonos concluir que todo ato terrorista tem uma explicação ideológica, exclusivamente.
(B) terroristas são pessoas do mal que se utilizam da internet para, entre outras atividades, dar ordens, planejar ataques, enviar bombas e mísseis, além de divulgar mensagens através de salas de bate-papo, exclusivamente.
(C) terroristas não são pessoas do mal necessariamente, mas elas se utilizam da internet, apenas, para intimidar, tratar outras pessoas de forma pejorativa e divulgar suas idéias através de mensagens de correio eletrônico.
(D) a internet acrescentou mais uma dificuldade conceitual pois, além de carecermos de uma definição mais precisa sobre terrorismo, também precisamos de uma que dê conta do termo ciberterrorismo.
(E) como nenhum grupo se autodescreve como terrorista, a internet veio garantir-lhes liberdade incondicional e fornecer os chats para que articulem atos terroristas, sem o menor risco de serem descobertos.

👍 Comentários e Gabarito  D 
TÓPICO - IDEIA CONTEXTUAL ou INFORMAÇÃO DENTRO DO TEXTO:
(A) as teorias que procuram esclarecer as causas do terrorismo equacionam completamente a questão, permitindonos concluir que todo ato terrorista tem uma explicação ideológica, exclusivamente.
(B) terroristas são pessoas do mal que se utilizam da internet para, entre outras atividades, dar ordens, planejar ataques, enviar bombas e mísseis, além de divulgar mensagens através de salas de bate-papo, exclusivamente.
(C) terroristas não são pessoas do mal necessariamente, mas elas se utilizam da internet, apenas, para intimidar, tratar outras pessoas de forma pejorativa e divulgar suas idéias através de mensagens de correio eletrônico.
(D) a internet acrescentou mais uma dificuldade conceitual pois, além de carecermos de uma definição mais precisa sobre terrorismo, também precisamos de uma que dê conta do termo ciberterrorismo.
(E) como nenhum grupo se autodescreve como terrorista, a internet veio garantir-lhes liberdade incondicional e fornecer os chats para que articulem atos terroristas, sem o menor risco de serem descobertos.

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